Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão ponto a ponto

    pessoal sou novo aqui queria saber se esse ponto a ponto funcionaria sem problema e qual equipamento usar aqui tenho adsl de 15mega
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ponto.jpg
Visualizações:	351
Tamanho: 	736,5 KB
ID:      	62032

  2. #2

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: ponto a ponto

    Se tiver visada, e segundo o airlink tem, vai funcionar, sobre equipamento use powerbeam

  3. #3

    Padrão Re: ponto a ponto

    Citação Postado originalmente por ederjulio Ver Post
    pessoal sou novo aqui queria saber se esse ponto a ponto funcionaria sem problema e qual equipamento usar aqui tenho adsl de 15mega
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ponto.jpg
Visualizações:	351
Tamanho: 	736,5 KB
ID:      	62032
    Pra fechar esse enlace use Powerbeam M5 400 (M5 300 dá conta mas eu gosto de sobras) É sucesso garantido. So tem que verificar e seguinte: Nao ha obstáculos, predios, árvores, casas na frente? Se voce subir no telhado de um dos locais consegue visualizar o outro ponto? Se conseguir é so usar o equipamento indicado, alinhar bem, fazer um site survey e um airview bem detalhado (devido ao aeroporto proximo, ninguem quer problemas com a FAB por interferir no radar) escolha o melhor canal DFS e seja feliz!

    Abraço!

  4. #4

    Padrão Re: ponto a ponto

    Se tiver visada até com uma airgrid resolve

  5. #5

    Padrão Re: ponto a ponto

    obrigado pelas repostas então tava querendo liga o ponto A que e na casa da minha mae ao ponto B que e minha casa sera se eu usar 2 nano loco resolve não tava querendo investi muito nisso

  6. #6

    Padrão Re: ponto a ponto

    Citação Postado originalmente por ederjulio Ver Post
    obrigado pelas repostas então tava querendo liga o ponto A que e na casa da minha mae ao ponto B que e minha casa sera se eu usar 2 nano loco resolve não tava querendo investi muito nisso
    Nao usaria Nano Loco... No maximo estourando ai Airgrid M5...

    Mas conta ai... tem visada?
    Não esqueça do aeroporto... o sinal irradiado do ponto mais distante pode chegar ao radar e a FAB bater na sua porta junto com a PF.... Se fosse um enlace sem um aeroporto perto nem dava pra se preocupar... Fique de olho aberto nesse quesito!

  7. #7

    Padrão Re: ponto a ponto

    Então amigo esse aeroporto não funciona mais ta desativado, eu subi em cima da casa não deu pra ver mais eu acho que da visada sim se eu colocar um cano de 3 metro em cima da casa daria 6 metros do chão pelo site da visada

  8. #8

    Padrão Re: ponto a ponto

    Opa... sem problema com FAB entao....

    Quanto a visualização, você viu algo que esta obstruindo?

    Elevar a antena é uma boa, não esqueça de estaiar o cano pra nao balançar....

    Dei uma olhada bem de perto na foto que voce postou... me parece que elevando a antena nao va ter problema... é testar pra ver...

  9. #9

    Padrão Re: ponto a ponto

    opa boa noite me add SKYPE aprendainformaticaskype

  10. #10

    Padrão Re: ponto a ponto

    Pessoal descupa a demora pra responde aqui então pra fazer esse ponto a ponto daria certo apenas com 2 argrid ? ou teria outro equipamento mais em conta srsrsr?

  11. #11

    Padrão Re: ponto a ponto

    Citação Postado originalmente por ederjulio Ver Post
    Pessoal descupa a demora pra responde aqui então pra fazer esse ponto a ponto daria certo apenas com 2 argrid ? ou teria outro equipamento mais em conta srsrsr?
    Devido a distância não... mais em conta somente CPE (com antena integrada) Ou você pode tentar com kits de 2.4ghz... uns R$ 250,00 cada um.. mas aí o barato pode sair caro... Você pode é passar raiva...

    Vá de Airgrid e seja feliz!!!


    FELIZ NATAL!!!!

  12. #12

    Padrão Re: ponto a ponto

    sim vou de argrid mesmo Feliz natal pra você
    você sabe onde posso esta comprando essas argrid ? vou precisar só delas mais 2 roteador cabos e etc?

  13. #13

    Padrão Re: ponto a ponto

    essas antenas pode ser de quantos dbi?

  14. #14

    Padrão Re: ponto a ponto

    alguem poderia me ajuda configurar as airgrid m5 nesse ponto a ponto ?

  15. #15

    Padrão Re: ponto a ponto

    Diga lá!
    Primeiramente você deve configurar o pais ao acessar a primeira vez a antena... por padrão escolha Brasil.

    Já dentro do AIROS....
    A antena nº1 vai ser como AP (acess point).
    Vá configurando dentro do AIROS da aba da direita pra esquerda... (parece estranho mas eu acho melhor).

    Passo1 - Na aba SYSTEM: Escolha o device name. Logo abaixo em system accounts, clique na chave e altere a senha para uma de seu gosto e que obviamente você irá lembrar.

    Passo para salvar a config: da Feito isso , abaixo a direita tem um botão escrito "mudar" ou "change"... Clique nele e aguarde... Irá aparecer em cima TEST, APPLY, CANCEL Clique primeiramente em TEST... a antena irá desligar e voltar... quando voltar você irá clicar em APPLY (você selecionar teste antes de aplicar, garante que se você fizer alguma coisa errada e a antena travar, ela irá retornar ao ponto anterior as suas modificações). Você terá que fazer isso em cada aba, pois se você não aplicar as alterações antes de mudar de aba elas serão descartadas.

    Passo 2 - Na aba SERVICES: Nada a ser alterado aqui... deixe o padrão de fábrica.

    Passo 3 - Na aba ADVANCED: Deixe a distância em ajuste automático. Selecione a opção Installer EIRP Control. Repita o Passo para salvar a configuração.

    Passo 4 - Na aba NETWORK: Modo de rede=bridge(ponte) Management ip Adress=FIXO Endereço IP=192.168.xxx.20 (xxx não pode ser = 1... coloque 3,4,5,6,10.... ficaria por exemplo 192.168.10.20... isso serve para não haver conflito IP na sua rede) IP do Gateway=IP de acesso ao roteador ao qual o cabo da antena está ligado. Repita o Passo para salvar a config. Após aplicar, você deverá acessar a antena pelo IP selecionado nesse passo.

    Passo 5 - Na aba WIRELESS: Modo sem fio=Ponto de acesso. SSID=nome_da_sua_rede. Channel Width=40mhz. Frequencymhz= escolha qualquer canal... pois depois de montado definitivo você terá que mudar... Auto adjust to EIRP limit=desmarcado (por enquanto). Antenna=Feed only. Potência de saída=no máximo (por enquanto). Segurança=escolha entre as opçoes e insira uma senha. Repita o passo para salvar as configurações.

    Tendo feito isso ... mantenha essa 1ª antena ligada e vamos configurar a 2ª antena (a que irá no ponto de recepção do sinal)

    Acesse a 2ª antena pela primeira vez,3 ecolha país Brasil... etc

    Dentro do AIROS: Repita os Passos 1,2,3

    Passo 4 - Na aba Network: Modo de rede=roteador. Configuration mode=ADVANCED. WAN interface=WAN0. WAN ip adress=DHCP (contanto que a sua 1ª antena esteja ligada a um roteador). DHCP fallback IP=192.168.xxx.20 (onde xxx diferente de 1 e diferente da antena nº 1 EXEMPLO antena 1=192.168.10.20;;; antena 2=192.168.5.20... estes IPs serão digitados nos PC para acessarem a antena, lembrando que você só terá acesso a antena se fixar o IP na placa de rede do PC na faixa selecionada)....NAT=Enable... INTERFACE LAN: Endereço IP=ao escolhido em DHCP fallback IP. DHCP server=Ativado. Início da faixa= 192.168.xxx.100 (xxx=ao escolhido em DHCP fallback) Fim da faixa=192.168.xxx.200... Feito isso lá em baixo tem uma opção de TRAFFIC SHAPING... aqui você poderá limitar a banda recebida pela antena cliente... caso não seja necessário, ignore este item e repita o Passo para salvar as configurações.

    Passo 5 - Na aba Wireless. Modo sem fio=Estação. SSID=Clicar no botão selecionar (ele irá escanear... você irá então selecionar o nome da antena nº 1 que deverá estar ligada para esse passo). Auto adjust to EIRP limit=desmarcado (por enquanto). Antenna=Feed only. Potência de saída=Máximo. Segurança da conexão sem fio=aos dados digitados na antena nº 1. Repita o passo para salvar as configurações.


    Quando a antena nº 2 voltar... Você irá selecionar a aba MAIN e verificar se ela está conectada a antena nº 1... caso não esteja, verifique as configurações do Passo 5 em ambas as antenas.

    Após elas estarem conectadas é hora de conferir se elas estão passando banda...
    Conecte a antena nº 1 ao roteador que irá fornecer internet.. conecte a antena nº2 no PC (verifique se a placa de rede do PC não está com IP travado)...
    Teste a navegação... Caso não esteja navegando, verifique o Passo 4 nas duas antenas, principalmente se o NAT está ativo na antena 2.


    Caso esteja tudo OK.. elas estejam se conectando e navegando... é só instalar as antenas nos locais onde elas irão ficar... Aponte a antena 1 +ou- na direção de onde irá ficar a antena 2... instale a antena 2 e aponte +ou- na direção da 1.... Feito isso... na antena 2 acesse em cima a direita na seleção que desce, escolha ALINHAR ANTENA... vá posicionando ela até o melhor sinal possível...
    Vá até a antena 1 e repita o procedimento de alinhar antena até o melhor sinal possível....

    Feito isso é hora de escolher o canal que sua antena irá ficar: Na antena 1 na mesma aba superior direita, escolha SITE SURVEY... irá aparecer um POP_UP com os nomes das redes da sua região... anote os valores da ultima coluna e vá ate a aba Wireless... em FREQUENCY mhz, escolha um valor que não conste das suas anotações e logo acima, confira se MUDANÇA DE CANAIS está desmarcado.... Abaixo selecione AUTO ADJUST TO EIRP LIMIT... Repita o passo para salvar configurações... Acesse a antena 2 e na aba wireless selecione também o AUTO ADJUST...Dê um reboot na antena nº 2... (voçê poderá acessar a antena 2 a partir da antena 1, contanto que você trave a placa de rede do PC na faixa de IP da antena 2 e que o PC esteja ligado diretamente a antena 1 sem passar pelo roteador)

    Feito todos esses passos é para seu enlace estar OK...


    Espero ter ajudado!!!

  16. #16

    Padrão Re: ponto a ponto

    opa obrigado vou tenta aqui

  17. #17

    Padrão Re: ponto a ponto

    pessoal fiz o ponto a ponto mais meu sinal esta muito ruim ta -79 ja fiz de tudo já virei as duas para melhor ganho ta sempre em -79

  18. #18

    Padrão Re: ponto a ponto

    Citação Postado originalmente por ederjulio Ver Post
    pessoal fiz o ponto a ponto mais meu sinal esta muito ruim ta -79 ja fiz de tudo já virei as duas para melhor ganho ta sempre em -79
    Ambas estão na mesma polarização? Já deu uma olhada se a visada está limpa??? Sinal baixo muitas vezes é Fresnel obstruído... é so fazer uma observação a "olho" e traçar uma linha reta entre um ponto e outro... o sinal deverá passar pelo menos 3 metros acima de qualquer obstáculo no caminho...
    Elas tem que ficar pelo menos 1,5 metros acima do telhado dos locais de instalação... quanto mais alto melhor....
    Tente desabilitar o Auto EIRP na aba wireless das duas antenas e deixar a potência no máximo pra ver o que acontece....

    Observe o tilt da antena... elas não podem ficar a 90º do chão... tem que fazer tanto ajuste horizontal quanto vertical, pois pelo que vi há uma diferença de altitude/elevação entre os dois pontos... então uma das antenas deve estar apontando levemente para cima e a outra levemente para baixo, dependendo claro da altura dos mastros.O

    utra coisa que pode influenciar é "apoiar" no mastro na hora de alinhar as antenas... A gente encosta a escada no mastro e pensa que não tem problema... alinha e lá em cima tá tudo ok... quando você desce o mastro enverga e o alinhamento já era...

  19. #19

    Padrão Re: ponto a ponto

    aderjulio vou te dar um conselho usa equipamentos robustos mesmo que sejam 15mb pra esse nível vo te da um conselho usa um groove 5ghz banda n + grade de 25 dbi 5ghz com protocolo nv2 , não te iludi com teórica !!

  20. #20

    Padrão Re: ponto a ponto

    então pessoal oque seria esse airmax?
    vcs poderia me ajuda configurar elas direito acho que o problema e configuração
    quando dbi deixa os mhz certo e etc?