+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão NanoStation 2 Com sinal -32dbm, e link 25mb, chega somente 11mb na casa do cliente, mme ajudem!

    Bom dia, à todos,
    Pessoal solicito ajuda de vocês, devido a algumas dificuldade que estou tendo com os nanostations ubiquiti, tenho uma rede wireless com diversos nanostations 2 porém os mesmo não ultrapassam 10mb sendo que meu link é 25MB, e estes clientes estão a mais ou menos 1km de distância, com visada limpa.
    Utilizo servidor pfsense, com squid cache transparente, e o estranho que tenho dois clientes ao lado com antenas de grade que conseguem os 24, 25 mb.
    Se alguém aí puder me ajudar, com uma dica, segue os prints de telas das configurações do nanostation.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Capturar.fw.png
Visualizações:	248
Tamanho: 	188,1 KB
ID:      	62046Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Capturar2.PNG
Visualizações:	214
Tamanho: 	49,8 KB
ID:      	62047Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Capturar3.PNG
Visualizações:	234
Tamanho: 	53,5 KB
ID:      	62048Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Capturar4.PNG
Visualizações:	223
Tamanho: 	43,5 KB
ID:      	62049Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Capturar6.PNG
Visualizações:	158
Tamanho: 	45,2 KB
ID:      	62050

  2. #2

    Padrão Re: NanoStation 2 Com sinal -32dbm, e link 25mb, chega somente 11mb na casa do cliente, mme ajudem!

    Bom dia.
    Para começar diminui a potência dos dois rádios gradativamente.
    Está no máximo, está com sinal saturado. Observe na segunda foto que o NOISE está em -88, provavelmente essa interferência está sendo causada por vc mesmo.
    A potência está em 26, ponha em 20 e vá acompanhando o sinal, se ficar em torno de -55 e -60 já está ótimo, o NOISE deve cair para -92 pelo menos.
    Depois de baixar para 20, vá abaixando de 1 em 1 dbm e anotando os resultados para escolher o melhor para seu cenário.

  3. #3

    Padrão Re: NanoStation 2 Com sinal -32dbm, e link 25mb, chega somente 11mb na casa do cliente, mme ajudem!

    como o amigo ai de cima disse, ABAIXE A POTENCIA DO RADIO, tenta manter o nivel de sinal acima de -65 com a menor potencia possivel. Pra se ter idéia um um nivel de ruído ideal seria acima de -97, voce esta com -88

  4. #4

    Padrão Re: NanoStation 2 Com sinal -32dbm, e link 25mb, chega somente 11mb na casa do cliente, mme ajudem!

    Tem algo errado nessa visada, ele pegou um ack-timeout automatico de 372, e em 1Km devia ficar, quando muito, em 40-50us.

    Tá no datarate de 12M pra up, tá com 12M de TX e 48M de RX, com sinal tão alto era pra ter 54M pra RX e TX, então testar ignorar o modo auto e usar config. manual (Desmarca a caixa automatic do lado do datarate), além é claro de baixar a potência pra ter sinal no máximo nuns -45dBm.

    Fora que com 1Km, mesmo com 26dBm, o sinal devia estar no máximo em uns -50dBm, 1Km é muita distância pra sinal tão alto. Ou isso não é um Nanostation2 com antena de 11dBi?

    E por fim, usando 802.11G a 54M vai ser muito difícil trafegar 25Mbps, em A ou G geralmente se consegue 20 a 22Mbps. Datarate é uma coisa, mas o throughput é outra, e geralmente o thoughput é metade do datarate, só que isso é um hardware velho (Esse chipset AR2313 é de ou 2003, e essa CPE tem só 16MB de Ram, qualquer CPE moderna tem 64MB de Ram com poucas excessões), sinceramente duvido que passe dos 18Mbps de tráfego real com esse hardware, mesmo se ele estivesse em estado normal (E não parece estar, numa aba o acktime é um e noutra é diferente, o sinal está uns 20dBm acima do que o calculo de free space loss diz que devia estar (Se é um NS2 comum mesmo)).

    Ou isso é print de um cliente e o que tem na torre não é outro NS2 mas sim uma setorial de 21dBm com radio gritando a 30dBm? Só assim pra explicar ter -36dBm em 1Km. E se for isso, pra entregar 25Mbps em PTMP precisa muito rádio, e muito ajuste manual na configuração (Nada de auto).

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por DouglasSpinola Ver Post
    Bom dia, à todos,
    Pessoal solicito ajuda de vocês, devido a algumas dificuldade que estou tendo com os nanostations ubiquiti, tenho uma rede wireless com diversos nanostations 2 porém os mesmo não ultrapassam 10mb sendo que meu link é 25MB, e estes clientes estão a mais ou menos 1km de distância, com visada limpa.
    Utilizo servidor pfsense, com squid cache transparente, e o estranho que tenho dois clientes ao lado com antenas de grade que conseguem os 24, 25 mb.
    Se alguém aí puder me ajudar, com uma dica, segue os prints de telas das configurações do nanostation.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Capturar.fw.png
Visualizações:	248
Tamanho: 	188,1 KB
ID:      	62046Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Capturar2.PNG
Visualizações:	214
Tamanho: 	49,8 KB
ID:      	62047Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Capturar3.PNG
Visualizações:	234
Tamanho: 	53,5 KB
ID:      	62048Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Capturar4.PNG
Visualizações:	223
Tamanho: 	43,5 KB
ID:      	62049Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Capturar6.PNG
Visualizações:	158
Tamanho: 	45,2 KB
ID:      	62050

    Amigão voce quer passar 25mb em 2.4????? seria uma proeza kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  6. #6

    Padrão Re: NanoStation 2 Com sinal -32dbm, e link 25mb, chega somente 11mb na casa do cliente, mme ajudem!

    Meu caro faça a configuração que quiser em 25 mb você não consegue passar com 2.4 GHz.
    O rádio pode modular a 54mb utilizando banda G porém a banda G em espectro aberto se dispersa demais fazendo com que chegue sinal mas não chegue qualidade, constância.
    E até mesmo se você colocar um radio na Bunda do outro você não conseguirá vender 25mb.

  7. #7

    Padrão Re: NanoStation 2 Com sinal -32dbm, e link 25mb, chega somente 11mb na casa do cliente, mme ajudem!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk cada uma que aparece por isso que o via radio esta queimado no mercado.

  8. #8

    Padrão Re: NanoStation 2 Com sinal -32dbm, e link 25mb, chega somente 11mb na casa do cliente, mme ajudem!

    Citação Postado originalmente por speedynet Ver Post
    Amigão voce quer passar 25mb em 2.4????? seria uma proeza kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Se a empresa diz que é 54mb, acho que não sou o analfabeto, ou foi você que projetou os mesmos?

  9. #9

    Padrão Re: NanoStation 2 Com sinal -32dbm, e link 25mb, chega somente 11mb na casa do cliente, mme ajudem!

    Citação Postado originalmente por speedynet Ver Post
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk cada uma que aparece por isso que o via radio esta queimado no mercado.
    Verídico, pela sua educação "via rádio está queimada no mercado", seu retrógrado você nasceu sabendo?
    Pelo seu português, acho que até hoje ainda não aprendeu. Se julga esperto mas é um analfabeto, pelo que vejo: O fórum é para postar dúvidas e respostas. Você é tão capacitado que apenas fez me uma ofensa ao invés de mostrar que sabe alguma coisa. Diversos me ajudaram com o meu problema, e irar ajudar outras pessoas, agora você inútil, é o que você disse: " É cada uma que aparece por aqui", sem noção, amadorZinho de merda, você nem curso superior tem vacilão, antes ser crítico seja analítico, seu jumento, deve ter problemas mentais só pode ser... Deve viver de manutenções de micro e acha que sabe algo, por isso fez somente uma crítica... Quer mais? Foda-Se!
    Pau no CU

  10. #10

    Padrão Re: NanoStation 2 Com sinal -32dbm, e link 25mb, chega somente 11mb na casa do cliente, mme ajudem!

    Citação Postado originalmente por rimaraujo Ver Post
    Meu caro faça a configuração que quiser em 25 mb você não consegue passar com 2.4 GHz.
    O rádio pode modular a 54mb utilizando banda G porém a banda G em espectro aberto se dispersa demais fazendo com que chegue sinal mas não chegue qualidade, constância.
    E até mesmo se você colocar um radio na Bunda do outro você não conseguirá vender 25mb.
    O mais engraçado, que consegui, como você afirma não passa 54mb? Não chegou a 25 mas chegou variável entre 24, e 23... Leia as primeiras respotas pois os caras sabem o que estão falando, era na interferência devido a noise, você não sabe de nada inocente!

  11. #11

    Padrão Re: NanoStation 2 Com sinal -32dbm, e link 25mb, chega somente 11mb na casa do cliente, mme ajudem!

    Citação Postado originalmente por vinitec Ver Post
    Bom dia.
    Para começar diminui a potência dos dois rádios gradativamente.
    Está no máximo, está com sinal saturado. Observe na segunda foto que o NOISE está em -88, provavelmente essa interferência está sendo causada por vc mesmo.
    A potência está em 26, ponha em 20 e vá acompanhando o sinal, se ficar em torno de -55 e -60 já está ótimo, o NOISE deve cair para -92 pelo menos.
    Depois de baixar para 20, vá abaixando de 1 em 1 dbm e anotando os resultados para escolher o melhor para seu cenário.
    Valeu era isso mesmo! Obrigado

  12. #12

    Padrão Re: NanoStation 2 Com sinal -32dbm, e link 25mb, chega somente 11mb na casa do cliente, mme ajudem!

    Citação Postado originalmente por carlinhotocabrabo Ver Post
    como o amigo ai de cima disse, ABAIXE A POTENCIA DO RADIO, tenta manter o nivel de sinal acima de -65 com a menor potencia possivel. Pra se ter idéia um um nivel de ruído ideal seria acima de -97, voce esta com -88
    Certíssimo! Valeu abraços...

  13. #13

    Padrão Re: NanoStation 2 Com sinal -32dbm, e link 25mb, chega somente 11mb na casa do cliente, mme ajudem!

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Tem algo errado nessa visada, ele pegou um ack-timeout automatico de 372, e em 1Km devia ficar, quando muito, em 40-50us.

    Tá no datarate de 12M pra up, tá com 12M de TX e 48M de RX, com sinal tão alto era pra ter 54M pra RX e TX, então testar ignorar o modo auto e usar config. manual (Desmarca a caixa automatic do lado do datarate), além é claro de baixar a potência pra ter sinal no máximo nuns -45dBm.

    Fora que com 1Km, mesmo com 26dBm, o sinal devia estar no máximo em uns -50dBm, 1Km é muita distância pra sinal tão alto. Ou isso não é um Nanostation2 com antena de 11dBi?

    E por fim, usando 802.11G a 54M vai ser muito difícil trafegar 25Mbps, em A ou G geralmente se consegue 20 a 22Mbps. Datarate é uma coisa, mas o throughput é outra, e geralmente o thoughput é metade do datarate, só que isso é um hardware velho (Esse chipset AR2313 é de ou 2003, e essa CPE tem só 16MB de Ram, qualquer CPE moderna tem 64MB de Ram com poucas excessões), sinceramente duvido que passe dos 18Mbps de tráfego real com esse hardware, mesmo se ele estivesse em estado normal (E não parece estar, numa aba o acktime é um e noutra é diferente, o sinal está uns 20dBm acima do que o calculo de free space loss diz que devia estar (Se é um NS2 comum mesmo)).

    Ou isso é print de um cliente e o que tem na torre não é outro NS2 mas sim uma setorial de 21dBm com radio gritando a 30dBm? Só assim pra explicar ter -36dBm em 1Km. E se for isso, pra entregar 25Mbps em PTMP precisa muito rádio, e muito ajuste manual na configuração (Nada de auto).
    O problema era o Noise mesmo, agora está batendo 23, 24 MB, teve uns aí que disseram que não era possível com 2.4, acho que a pseudo inteligência dos mesmo está muito alta, pois as empresas disseram que suporta 54mb, não eu que fiz o aparelho, ou os que disseram que não. Então realmente deu certo. Valeu!

  14. #14

    Padrão

    Mas nenhuma "empresa" nunca prometeu 54Mbps de throughput onde 54Mbps é o data rate.

    Tá faltando olhar melhor o que vai num pacote wireless, pra ver o monte de dados acessórios pra transportar cada pacote do cliente, pra ver quanto do espaço total é destinado ao payload (Dados do usuário). Throughput e datarate são coisas diferentes e nenhuma "empresa" confunde isso (Vendedores talvez).

    No caso do NS5, essa informação está no datasheet, que é o local onde se olha dado técnico:
    https://dl.ubnt.com/ns5_datasheet.pdf

    Na 2ª página tem:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ns5.jpg
Visualizações:	139
Tamanho: 	94,8 KB
ID:      	62426

    Isso é em condições específicas, tipo os 10Km de range na linha de cima, que só ocorre com datarate bem baixo (Só eles lidam bem com sinais baixos tipo -85dBm). É informação correta, mas leigo se engana com elas (Do mesmo jeito que acham que datarate é throughput), tipo o tenis "A partir de R$ 199" que na verdade só o tamanho 32 custa esse preço, os outros custam R$ 499. Conseguir 25Mbps sustentado, com pacotes do mundo real (Não com teste de banda de um firmware pro outro, precisa botar a ethernet pra trabalhar, fazer um teste ethernet a ethernet), com pacotes variando de 30 a 1500 bytes de tamanho, é bem difícil, depende de cenário muito limpo (Depende de não ter nenhum vizinho fazendo PTP com um NS5 de antena com angulo tão aberto, em potência alta/máxima, ocupando 1/4 do espectro (Canal de 20MHz ocupa 1/4 do espectro de 2401 a 2483MHz)). Conseguir mais de 20Mbps é motivo pra comemorar, graças aos péssimos usos do espectro (Especialmente potência alta e canal largo demais), tem tanta poluição no espectro que isso anda bem raro.




    =======================
    Edit:

    Alias,o post é sobre um NS2, o datasheet:
    https://dl.ubnt.com/ns2_datasheet.pdf

    O alcance máximo aumenta pois baixa frequência tem penetrabilidade maior e menor queda no espaço livre, mas o throughput é o mesmo, já que, tirando filtros e amplificadores, o resto do circuito dos 2 é igual, o throughput tem relação mais com os chipsets (CPU e chipset de RF).

  15. #15

    Padrão Re: NanoStation 2 Com sinal -32dbm, e link 25mb, chega somente 11mb na casa do cliente, mme ajudem!

    Citação Postado originalmente por DouglasSpinola Ver Post
    O mais engraçado, que consegui, como você afirma não passa 54mb? Não chegou a 25 mas chegou variável entre 24, e 23... Leia as primeiras respotas pois os caras sabem o que estão falando, era na interferência devido a noise, você não sabe de nada inocente!
    Bom dia meu caro,
    Irei guardar seu nickname para acompanhar e verificar quanto tempo você retornará solicitando ajuda nesse seu enlace com argumento de link caindo toda hora quando a banda aumenta ou link não passa mais banda!!