+ Responder ao Tópico

1. Não tenho praxe com nada além de umas fazendas com muito funcionário onde mal passa de uns 15Kpps...

Exceto se alguém já mediu isso melhor, o jeito é se basear no chipset. Os equiptos UBNT com mesmo chipset que MK tem desempenho similar, muda pouco, se pegar o AR9344 dos PowerBeam N comuns dá pra pegar a previsão de performance do MK com hardware similar lá no final:
    http://routerboard.com/RB951G-2HnD
    E isso é igual até a chipset levemente diferente (Mas da mesma geração, muito parecido):
    http://routerboard.com/RB912UAG-5HPnD-OUT
    Tem quem relate desempenho similar nos PowerBeam N.

Já os PowerBeam AC, tem por 5AC-300 com chipset mais comum e menos ram, é o AR9344 como CPU, e o QCA9882 pra wifi, então ele deve cair na capacidade de PPS do PowerBeam N (E da RB912).
    O PBE 5AC-500 tem 64MB de Ram, mas já é um chipset mais novo, é o QCA9558 como CPU e o QCA9880 pra wifi (E do QCA9880 pro 9882 não muda nada grave, a capacidade na parte de wifi dos 2 é quase igual).
    O PBE 5AC-620 tem essa mesma configuração de chipset (QCA9558+QCA9880) mas tem 128MB de Ram.

Então a capacidade em PPS do PBE 5ac-620 acho que deve ficar mais ou menos assim:
    http://routerboard.com/RB922UAGS-5HPacD
    Que não muda com relação ao prod. com QCA9880 ou 9882:
    http://routerboard.com/RB922UAGS-5HPacT-NM

Pelo que tenho prática, o valor confiável tá em METADE do valor com 25 filtros de IP e pacote de 1500B (Porque o chipset de wifi tem que agregar pacote, confirmar envio, isso gasta o mesmo processamento que um roteamento pesado), dá pra falar em na casa dos 30Kpps em internet típica. Com muito uso de whatsapp e cia vai ter pacotes menores mas veja que o modo de operação desses mips big-endian não tem lucro com pacotes pequenos, ele gasta o mesmo processamento por pacote, o tráfego aumenta (Com pacotes maiores) mas continua limitado nums 60Kpps (Ou uns 50 no PBE-5ac-300, então eu não contaria com mais de 30 e 25Kpps respectivamente).

Se pegar um Rocket M5, por exemplo, conseguir 20Kpps com aquilo não é fácil, eu não contaria com mais de 15Kbpps. E... as RB's com mesmo chipset e Ram falam em 35-37Kbpps com 25 regras e bla-bla-bla (Prometer na ficha é fácil, mas na vida real depois tem pacote de todo tamanho, inúmeras conexões paralelas, pacotes perdidos, não espero mais que metade).

Pra ter estabilidade com chuva tem que ter sinal suficiente, se usar MCS9 em AC vai precisar algo tipo -45dBm mesmo com chuva, se no trajeto a chuva costuma derrubar o sinal em 5dBm, então tem que organizar a coisa de modo a ter -40dBm em dia normal, e isso é muito sinal pra 10Km. Aí o jeito é reduzir pra um MCS7 em AC e contar com -50dbm em dias normais, hora que cair pra -55dbm com chuva ainda vai ter capacidade pra mais que 100Mbps. E pra ter tudo isso de sinal acho que a PBE-5ac 500 é pouco, com radio a 20dBm, e antena de 27dBi, em 10Km vai ter uns -54dbm de sinal, caindo pra -58 a -59dbm com chuva, daria pra MCS6 em AC, dá 100Mbps só com 40MHz (Prefiriria MCS7 a 30MHz), nem sempre presta porque faixa livre de 40MHz anda rara.
    A PBE-5AC 620 com 29dBi já teria 4dBm a mais de sinal, mas ele também tem 2dBm a mais de potência no radio, ou seja, teria como ter sinal -48dBm, ótimo pra 100Mbps nessa distância (Provavelmente MCS7 em AC, a 30MHz, vai passar mais que isso em dia de chuva comum, teria que testar se o MCS8 em AC fica estável na chuva nessa distância, acho que não).

O PBE 5AC 500 acho que ia obrigar a usar 40MHz ou mais, aí já entra na falta de canal e consumo de processamento um pouco maior (Mais portadoras é mais coisa no ADC, come um pouco de processamento), não ponho a mão no fogo por mais de 100Mbps em chuva nesse caso, mas posso estar errado. A PBE 5ac 300 duvido que dê 80Mbps nesse uso com chuva, talvez poluindo 60 ou 80MHz, mas ainda assim com chuva o sinal baixo fica instável com tanto tráfego, o AR9344 não é dessa era, é pra trafegos de 5 anos atrás.

2. Citação Postado originalmente por surfinhu Ver Post
    Amigo, estou no início e como vou ter 6 antenas dessa, acho que o valor vai ficar um pouco alto pra mim, que estou começando. Mas a contribuição foi ótima e vou guardar esses nomes de rádios.

Amigo, você acha que terei estabilidade em dias de chuva forte? Estou prezando pela estabilidade nesse caminho pois dependerei muito dele.

Obs: a área não é poluída.

Compre esses equipamentos que eu informei com uma antena de 30 algcom.
    Faça uma boa alimentação elétrica. E um sistema de aterramento se for usar companhia energética. Se for painel solar utilize um painel de 12V. Você vai instalar e esquecer. Tenho desses ponto a ponto fazendo 80km passando 45mb, 46km passando 90mb 35km passando 100 mb.
    Já estão em produção a 2 anos chuva e sol até hoje não caiu 1 dia.
    Mas tentei utilizar o que podia de melhor. Cabo de rede blindado. Conectores blindado. Aterramento protetor surto clamper. Fonte da CCN 12v e bateria 65A freedom

3. Muito interessante essa sua análise e agradeço muito pelas informações. Estou inclinado a optar pelas PowerBeam pelo fato de serem 2 em 1 (rádio e antena), por dizerem por aí que têm boas velocidades e por consumirem relativamente pouco (isso é papo pra mais pra frente! rs).

Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    O PBE 5AC 500 acho que ia obrigar a usar 40MHz
    Você quis se referir a qual tipo de limitação? Vi isso no datasheet: "PtP Mode 10/20/30/40/50/60/80 MHz".

Pro meu cenário, você acha mais interessante então a 620, né? Se for ela, tudo bem. O único problema é que não está homologada ainda, a 500 está. Talvez seja questão de tempo até homologarem a 620 também, não sei.

Você acha que seria então uma boa optar pelas PowerBeam à outras formas, tipo ALGCom + Rocket AC (ou APC5M)? Uma vez que precisarei de menos energia até!

Citação Postado originalmente por rimaraujo Ver Post
    Tenho desses ponto a ponto fazendo 80km passando 45mb, 46km passando 90mb 35km passando 100 mb.
    Meu camarada, qual a sua média de PPS (pacotes por segundo) nesse enlace de 35Km?

4. Antena esta certa e radio eu iria de rb 911.Se não achar vai de 912 mesmo.
    Se não estiver muito poluído vc vai conseguir seus 100M fácil fácil.

5. Eu começei um enlaçe de 10km com essas power beam 500ac e estou muito satisfeito. Esta passando 138mb em 60Mhz 6X 64Qam. Agora vou ampliar e colocar Algcom 29 com rocket AC.

Tópicos Similares

1. Antena para ptp de 27km
    Por VNInfo no fórum Redes
    Respostas: 22
    Último Post: 22-06-2016, 14:28
  2. Ajuda com PTP 27KM 5.8
    Por linknet no fórum Redes
    Respostas: 11
    Último Post: 11-05-2014, 11:48
  3. Link PTP 18 Km
    Por nataniel no fórum Redes
    Respostas: 12