+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Distribuição de internet por fibra.

    Bom dia a todos, gostaria de saber se é possível eu fazer a distribuição em uma localidade utilizando um conversor de mídia na ponta, splinters passivos no caminho, e no cliente final utilizar o mesmo tipo de conversor que utilizei na origem, ou séria possível eu utilizar algum desses roteadores epon ou gpon?

    Se fosse para implementar epon ou gpon, quais os materiais seriam necessários? Grato desde já!

  2. #2

    Padrão Re: Distribuição de internet por fibra.

    Bom dia @robertojr2k!
    Infelizmente não é possível de implantar uma rede de fibra óptica para distribuir internet do modo como você deseja fazer.

    Para utilizar uma rede GPON ou EPON você obrigatoriamente precisa de um equipamento OLT.

    Isso porque é a OLT que é responsável por fazer a MULTIPLEXAÇÂO dos diversos circuitos de comunicação clientes utilizando somente uma fibra para se comunicar.

    Os conversores de mídia não tem essa capacidade de MULTIPLEXAR. Sua função é somente converter um meio físico para outro e fazer também a conversão de protocolo L1 e L2 MAC/LLC.

    Utizando conversor de mídia é possível somente implantar redes ópticas ponto-a-ponto. Ou seja, uma fibra para cada cliente ou usar uma fibra que vai se conectando a vários switches ethernet no caminho e assim você conse ligar vários clientes nessa mesma fibra.

    Porém em meu ponto de vista isso não é um modo profissional de se implantar uma rede óptica. Em um pouco amador fazer desse jeito apesar de funcionar. Além claro que irá gastar um bom dinheiro comprando conversor e switch a cada ponto ou poste que deseja derivar pontos de conexão para clientes.

    Já em uma rede epon ou GPON não precisa de equipamentos no caminho até o cliente. Basta utilizar equipamentos passivos como caixas de emendas, splitters e caixas de emenda óticas terminais para distribuir o sinal de uma fibra para diversas outra fibras ligadas oa cliente de modo bem mais barato e profissional.

    Existem diversos outro modos de se fazer isso combinando multiplexadores DWDM/CWDM, SFP, Divisores, Conversores. Mas é preciso analisar o custo/benefício.

    Em caso de eventuais dúvidas e esclarecimentos fico à disposição.

    Att

    Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: [email protected]
    [email protected]
    Skype: rafaelthemistocles

    Whatsapp: (11)9-5962-2128

  3. #3

    Padrão Re: Distribuição de internet por fibra.

    Bom dia Rafael, o olt é apenas a placa? ou precisa montar encima de outra estrutura? achei isso no ML, http://produto.mercadolivre.com.br/M...0-olt-gc8b-_JM
    Seria apenas isso? E quanto aos roteadores, poderiam ser utilizados alguns tipo um desse : http://produto.mercadolivre.com.br/M...-hg260-usb-_JM ?
    Nesse caso eu poderia prover tanto internet quanto serviços VoIP através de apenas 1 cabo drop? O que seria gbic B+ e C+? Quais as vantagens e desvantagens?

    Uma dúvida final, com quanto eu montaria realmente uma estrutura por exemplo para uma rede gpon, para atender a 32 clientes por exemplo? Dá so uma dica, tipo. 1 OLT GPON + 10m de cabo drop + 1 spliter + 1 roteador gpon. Fico no aguardo Obrigado ai pelas dicas cara.

  4. #4

    Padrão Re: Distribuição de internet por fibra.

    Se você tem projeto de ter muitos clientes em pequeno espaço , pesquise sobre FTTH da Fiberhome, no meu ponto de vista e a que tem ONU com preços mais acessíveis , caso for atender clientes longe um do outro(empresas) pode usar solução da tplink mc111cs e mc112cs , a intelbras também tem alguns destes tipo A - B

  5. #5

    Padrão Re: Distribuição de internet por fibra.

    Citação Postado originalmente por telmetrics Ver Post
    Bom dia @robertojr2k!
    Infelizmente não é possível de implantar uma rede de fibra óptica para distribuir internet do modo como você deseja fazer.

    Para utilizar uma rede GPON ou EPON você obrigatoriamente precisa de um equipamento OLT.

    Isso porque é a OLT que é responsável por fazer a MULTIPLEXAÇÂO dos diversos circuitos de comunicação clientes utilizando somente uma fibra para se comunicar.

    Os conversores de mídia não tem essa capacidade de MULTIPLEXAR. Sua função é somente converter um meio físico para outro e fazer também a conversão de protocolo L1 e L2 MAC/LLC.

    Utizando conversor de mídia é possível somente implantar redes ópticas ponto-a-ponto. Ou seja, uma fibra para cada cliente ou usar uma fibra que vai se conectando a vários switches ethernet no caminho e assim você conse ligar vários clientes nessa mesma fibra.

    Porém em meu ponto de vista isso não é um modo profissional de se implantar uma rede óptica. Em um pouco amador fazer desse jeito apesar de funcionar. Além claro que irá gastar um bom dinheiro comprando conversor e switch a cada ponto ou poste que deseja derivar pontos de conexão para clientes.

    Já em uma rede epon ou GPON não precisa de equipamentos no caminho até o cliente. Basta utilizar equipamentos passivos como caixas de emendas, splitters e caixas de emenda óticas terminais para distribuir o sinal de uma fibra para diversas outra fibras ligadas oa cliente de modo bem mais barato e profissional.

    Existem diversos outro modos de se fazer isso combinando multiplexadores DWDM/CWDM, SFP, Divisores, Conversores. Mas é preciso analisar o custo/benefício.

    Em caso de eventuais dúvidas e esclarecimentos fico à disposição.

    Att

    Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: [email protected]
    [email protected]
    Skype: rafaelthemistocles

    Whatsapp: (11)9-5962-2128
    Rafael, boa noite,
    Aproveitando o assunto muito interessante supra-citado pelo nosso colega, queria pegar uma carona e perguntar se minha ideia funcionaria.

    -Tenho em mente de fazer num futuro próximo um anel óptico na minha rede, mas seria apenas um anel mesmo e não tendimento final ao cliente, esse continuaria a ser feito no par metálico (mesmo porque a densidade demografica por aqui não justifica ainda isso). O intuito seria justamente fazer esse anel para a cada x distancia "acender" a rede metalica, ou seja, queria fazer uma via rapida de acesso e as derivações continuariam no par metalico, para tanto queria utilizar esse switch aqui:
    https://www.ispshop.com.br/switch-ge...07-svw-ux.html
    vc vê, tem entrada, saida e ainda sobraria uma sfp para algum "vip". Dele ligava o par metalico nos switches que ja existem.

    Pergunto, desconsiderando questões "relação custo x beneficio", funcionaria?

  6. #6

    Padrão Re: Distribuição de internet por fibra.

    @robertojr2k

    Segue abaixo suas respostas:

    1) Em relação a placa no site http://produto.mercadolivre.com.br/M...0-olt-gc8b-_JM. Para você poder usa-la você precisar adquirir além da placa em si, precisa comprar também o chassis de mesma marca da placa(FIBERHOME) e qual seja compátivel com essa placa.

    2)Quanto ao roteador que na verdade é um equipamento Gpon chamado ONU/ONT específico para ser usado em terminações de clientes em rede FTTx. Você pode usar ele sim para instalar nos clientes finais usando a placa OLT Gpon mencionada.

    3) Para oferecer serviços de triple play(tv+telefone+internet) é necessário que o equipamento ONU/ONT suporte aos protocolos e sinalizações necessárias aos serviços ofertados. Para saber isso é necessário que você dê uma olhada coom detalhes no datasheet e no application notes da ONU/ONT acima mencionada.


    4) Em relação a gbic(Gigabit Interface Converter), qual técnicamente é implementado através do uso dos SFP's são transceivers é um pequeno dispositivo qual você pode encaixar em um porta de um switche ethernet e permite você conectar a esse pequeno plugue um enlace de fibra ótica que pode alcançar as mais diversas distâncias de acordo com o modelo do SFP(Gbic). Os modelos mais comuns são os que estão em compliance com os padrões 1000BASE-T, 1000BASE-SX, 1000BASE-LX/LH, 1000BASE-EX, 1000BASE-ZX. Sendo o 1000BASE-LX/LH para distâncias de até 10Km e 1000Base-EX para distâncias de até 40Km.

    As vantagens e desvantagens tem de ser analisadas detalhadamente em projeto durante a fase de especificações e do Netoworking Planning, Network Design e Capacity Plannin da Rede.

    5) Quanto a dica de estrutura que você montaria uma rede GPON infelizmente não tem como eu te explicar pois cada projeto tem suas particularidade e não possui uma receitinha de bolo. Cada caso é um caso. Você precisa analisar junto com um consultor diversas questões como região onde irá montar a rede GPON, área de cobertura da rede(KM), mapa detalhado das vias quais serão atendidas, estimativa demográfica como quantidade de moradores da região, tipos de domícilios residenciais, domicílios tipo condomínio, condomínios comerciais, previsão de construção de novos condomínios na região, previsão de crescimento da rede e etc.

    Só depois disso se consegue ter uma estimativa de custo mais exata do projeto.

    Cordialmente

    Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: [email protected]
    [email protected]
    Skype: rafaelthemistocles

    Whatsapp: (11)9-5962-2128




    Citação Postado originalmente por robertojr2k Ver Post
    Bom dia Rafael, o olt é apenas a placa? ou precisa montar encima de outra estrutura? achei isso no ML, http://produto.mercadolivre.com.br/M...0-olt-gc8b-_JM
    Seria apenas isso? E quanto aos roteadores, poderiam ser utilizados alguns tipo um desse : http://produto.mercadolivre.com.br/M...-hg260-usb-_JM ?
    Nesse caso eu poderia prover tanto internet quanto serviços VoIP através de apenas 1 cabo drop? O que seria gbic B+ e C+? Quais as vantagens e desvantagens?

    Uma dúvida final, com quanto eu montaria realmente uma estrutura por exemplo para uma rede gpon, para atender a 32 clientes por exemplo? Dá so uma dica, tipo. 1 OLT GPON + 10m de cabo drop + 1 spliter + 1 roteador gpon. Fico no aguardo Obrigado ai pelas dicas cara.

  7. #7

    Padrão Re: Distribuição de internet por fibra.

    @gabrielest!

    Funcionaria sim perfeitamente sem problema algum.

    Cordialmente

    Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: [email protected]
    [email protected]
    Skype: rafaelthemistocles

    Whatsapp: (11)9-5962-2128


    Citação Postado originalmente por gabrielest Ver Post
    Rafael, boa noite,
    Aproveitando o assunto muito interessante supra-citado pelo nosso colega, queria pegar uma carona e perguntar se minha ideia funcionaria.

    -Tenho em mente de fazer num futuro próximo um anel óptico na minha rede, mas seria apenas um anel mesmo e não tendimento final ao cliente, esse continuaria a ser feito no par metálico (mesmo porque a densidade demografica por aqui não justifica ainda isso). O intuito seria justamente fazer esse anel para a cada x distancia "acender" a rede metalica, ou seja, queria fazer uma via rapida de acesso e as derivações continuariam no par metalico, para tanto queria utilizar esse switch aqui:
    https://www.ispshop.com.br/switch-ge...07-svw-ux.html
    vc vê, tem entrada, saida e ainda sobraria uma sfp para algum "vip". Dele ligava o par metalico nos switches que ja existem.

    Pergunto, desconsiderando questões "relação custo x beneficio", funcionaria?

  8. #8

    Padrão Re: Distribuição de internet por fibra.

    Rafa, boa noite,
    Aproveitando então, qual Gbic + fibra vc recomendaria para trabalhar na casa de 1, 2 ou 3km cada PTP?
    Tava pensando numa fibra monomodo com um Gbic para lc/apc ou lc/upc, tudo de 1.25G mesmo, o que acha??