+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Montar Provedor via Rádio

    Boa noite pessoal!


    Faz tempo que tenho vontade de montar um provedor de acesso a internet via rádio em minha cidade, por se tratar de uma cidade pequena (Em torno de 5 mil habitantes), só existe atualmente um provedor de internet a rádio de péssima qualidade que faz o que quer com seus clientes, pois não tem concorrência direta e o Oi Velox, a Oi só disponibiliza no máximo 1Mb para os clientes da cidade.


    Como já havia dito que quero montar um provedor, fiz um orçamento via ML e com um consultor da região, que ficou assim:


    * Basestation Am-5g16 120 16dbi + 01 Rocket M5 - R$899,00 x3 = R$2.697,00
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-rocket-m5-_JM


    * Mikrotik Routerboard Rb2011uias-rm L5 - R$634,88 = R$605,00
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...t-portasfp-_JM


    * Ubiquiti Nanostation Cpe Nano Loco 5 5.8ghz - R$225,90 x10 = R$2.259,00
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...o-m5-13dbi-_JM


    * Consultoria - R$2.000,00


    * Torre Autoportante de 20 metros - R$5.000,00


    * Licença da Anatel - R$3.000,00




    Total à vista = R$10.000,00
    Total à prazo = R$5.561,00
    Total = R$15.561,00


    Vale lembrar que o valor da Torre e da Licença da Anatel não é exato, é somente baseado no que o consultor me passou.


    Queria a opinião de vocês com relação aos equipamentos se é bom ou ruim?
    O investimento que vou fazer, onde pretendo atender de inicio, no máximo 100 clientes, é um investimento alto?
    1Mb aqui na região costuma ser vendido a R$50,00, esse equipamento suporta 100 clientes cada um utilizando 1Mb?
    A instalação do concorrente é algo em torno de R$200,00 à vista, tô pretendendo cobrar o valor de um CPE, só que parcelado em 12x no cartão de crédito, vcs acham uma boa?


    Obs.: Os basestations são Airmax e os CPE não são, fiz isso para economizar um pouco no inicio e conforme for aumentando o numero de clientes, ir aos poucos mudando todos para Airmax. Fiz a compra só de 10 pq no contrato do meu concorrente informa que após 1 ano, os equipamentos são do cliente, ai já pretendo utilizar alguns CPE dele.


    Fica no aguardo de amigos para me ajudar com essas duvidas.


    Desde já, muito obrigado!

  2. #2

    Padrão Re: Montar Provedor via Rádio

    cara, achei esse orçamento que te passaram um tanto superficial, tem muita coisa faltando ai e que são de total importância, veja que não tem nada de parte elétrica, aterramento, cabeamento. essa Mikrotik Routerboard Rb2011uias-rm L5. que deve ser pra fazer as autenticação dos clientes não serve pra isso. uma 450G seria muito melhor.

    os Rocket sim são uma boa opção para atender clientes, já a questão do Airmax, aconselho a usar de preferem ia todos com o protocolo, e para clientes ate 2 KM use os nano loco, talvez ate mais que 2 KM, depois disso utilize as power bem, Airgrid só tem uma polarização e não aconselho usar.

  3. #3

    Padrão Re: Montar Provedor via Rádio

    Bom dia caso necessite de consultoria estou a disposição pra lhe ajudar e auxiliar sem custo, envie um email para [email protected]

  4. #4

    Padrão Re: Montar Provedor via Rádio

    Acabei de receber o orçamento da torre.

    Torre de 20 metros, já incluso frete, pintura e montagem: R$6.000,00 à vista.

    Obs.: Não é de ferro galvanizado, vem com zarcão.

    O preço tá bom?

  5. #5

    Padrão Re: Montar Provedor via Rádio

    Rb2011uias-rm L5 é boa sim, pra quem vai começar, usei com até 130 clientes de boa... após isso vc troca pra rb1100
    não sei se tem intimidade com mikrotik, mas eu aconselho usar basebox ao invés de rocket, muito mais flexível de se trabalhar.
    essa é minha opinião.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jmprestes Ver Post
    Rb2011uias-rm L5 é boa sim, pra quem vai começar, usei com até 130 clientes de boa... após isso vc troca pra rb1100
    não sei se tem intimidade com mikrotik, mas eu aconselho usar basebox ao invés de rocket, muito mais flexível de se trabalhar.
    essa é minha opinião.
    Rocket só funciona com ubnt? Qual seria o "airmax" do basebox?

    Pretendo usar rocket pq o concorrente já usa cpe loco m5, aí posso aproveitar as CPE dele.

  7. #7

    Padrão Re: Montar Provedor via Rádio

    Sai for desta torre.

  8. #8

    Padrão Re: Montar Provedor via Rádio

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         dsgsdhsh.jpg
Visualizações:	223
Tamanho: 	76,5 KB
ID:      	62079Olha a situação da internet que sou obrigado a usar onde moro! Um dos motivos que tenho de criar um provedor descente pra minha cidade.

  9. #9

    Padrão Re: Montar Provedor via Rádio

    olha não muito experiencia mas uma torre estaiada sai mais barato. estaiada sia mais barato.

  10. #10

    Padrão Re: Montar Provedor via Rádio

    Galera, pra abrir o CNPJ pode ser como micro empresa lá no sebrae, ou precisa daquela burocracia com contador e tudo mais?

  11. #11

    Padrão Re: Montar Provedor via Rádio

    rocket em airmax funciona em alguns equipamentos diferentes sim, mas não acredito q com o mesmo desempenho, ja testei com cpe da oiw. Ja o mikrotik utiliza o nv2, q seria o airmax, compativel apenas com mikrotik, mas se for usar outros equipamentos com ele pode usar em modo normal.

  12. #12

    Padrão Re: Montar Provedor via Rádio

    Citação Postado originalmente por jmprestes Ver Post
    rocket em airmax funciona em alguns equipamentos diferentes sim, mas não acredito q com o mesmo desempenho, ja testei com cpe da oiw. Ja o mikrotik utiliza o nv2, q seria o airmax, compativel apenas com mikrotik, mas se for usar outros equipamentos com ele pode usar em modo normal.
    Amigo, me fale como você fez o airmax funcionar em outro equipamento? e demostre aqui pra nos! Vir aqui no fórum falar que algo acontece e não demostrar não faz sentido.

  13. #13

    Padrão Re: Montar Provedor via Rádio

    Citação Postado originalmente por alexmeirelesalves Ver Post
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         dsgsdhsh.jpg
Visualizações:	223
Tamanho: 	76,5 KB
ID:      	62079Olha a situação da internet que sou obrigado a usar onde moro! Um dos motivos que tenho de criar um provedor descente pra minha cidade.
    Qual cidade? Dependendo, compensa mandar fazer a torre em um serralheiro de confiança.

  14. #14

    Padrão Re: Montar Provedor via Rádio

    amigo biohazzzzz, se vc leu bem o post presta atenção em ("ja testei com cpe da oiw") pesquisa sobre o assunto, nao tenho q demonstrar nada não, só estou dando minha opinião.
    Mas segue ai print de uma oiw maxxstation com firmware ubnt rodando e muito bem obrigado!
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         maxxstation.jpg
Visualizações:	154
Tamanho: 	136,1 KB
ID:      	62120

  15. #15

    Padrão Re: Montar Provedor via Rádio

    Então vou corrigir a sua fala!
    Primeiro quando você fala que o airmax roda em outros equipamentos não fica entendido que foi trocado o Firmware do mesmo, por firmware da UBNT, o que faz o equipamento da oiw comunicar, é o fato de usar o mesmo tipo de chip, e o mesmo suportar receber a instalação do firmware da UBNT, logo não é mais um oiw, e sim um ubnt, desta forma o airmax esta comunicando com um equipamento modificado, porem a sua alma é de um UBNT.

    Quero ver rodar o airmax sem ser com firmware airmax, pois isto que esta no texto, e caso não tivesse pedido uma explicação, este fórum presa pela qualidade dos post, e informações como esta pode gerar duvidas nos iniciantes aqui.

  16. #16

    Padrão Re: Montar Provedor via Rádio

    Calma galera. Eu só queria saber se o Rocket m5 funciona bem com Loco 5 sem airmax.

  17. #17

    Padrão Re: Montar Provedor via Rádio

    Sim, já existe um firmware compativel com AIRMAX... só não posso falar de quem .. mas o airmax eh SOFTWARE-BASED ...

  18. #18

    Padrão Re: Montar Provedor via Rádio

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptp.jpg
Visualizações:	155
Tamanho: 	291,4 KB
ID:      	62152 Esse enlace pode da errado? Existir algum monte que não esteja aparecendo nesse mapa?