+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 2,4 ou 5 ghz

    Galera, bom dia.

    Pergunta basica que vai me salvar!! (Desde já agradeço)

    Comprei um kit com rb750 + pcba + antena 2,4

    Pretendo montar um provedor para 60 pessoas num raio de 1,5km - cada usuario com 2 ou 5mega.

    DUVIDA: posso usar esse kit com 2,4?

  2. #2

  3. #3

    Padrão Re: 2,4 ou 5 ghz

    Obrigado amigo. preciso comprar entao uma pcba e uma antena de 5, confere?

  4. #4

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: 2,4 ou 5 ghz

    RB750G, rocket m5, omni dupla.polarização da ubnt, se todos os clientes estiverem com sinal bom, e o tráfego não for muito intenso, tipo uns 30 mega, esse conjunto deve dar conta.

  5. #5

    Padrão Re: 2,4 ou 5 ghz

    Fuja de omni!

  6. #6

    Padrão Re: 2,4 ou 5 ghz

    Citação Postado originalmente por surfinhu Ver Post
    Fuja de omni!
    Você já usou esta omni sugerida?

    Concordo contigo quando se trata de omni tradicional. Até ela tem suas indicações.

    Mas no caso em pauta, 5ghz e uma omni dupla polarização produz um absurdo de bom. Temos um pop assim e o ccq é 100% praticamente em todos os clientes. Quando oscila vai a 98% .

    A única ressalva que faço é com relação a 60 clientes com planos altos tipo 5mega. Não sei se vai aguentar. Mas aí não é problema de antena mas sim de rádio.
    Antena nunca tem limite de clientes, mas o rádio sim.

    O melhor pop que temos em 2.4 , senta aí para não cair, é uma omni... Uma omni Slot polarização horizontal... já deu para ver que não é uma omni tradicional...

    Em 2.4 não conseguimos a maioria com 100% de CCQ mas mesmo assim, atinge 5 mega de tráfego. Os outros pop 2.4 não fazem isso mesmo com painel 90º

  7. #7

    Padrão Re: 2,4 ou 5 ghz

    Quem fala em "kit" certamente está falando daquelas omni pra idiota, aquelas de 25dBi de fundo de quintal.

    Pra quem fala em "kit" ou "PCBA" eu não digo nem pra não usar omni, eu digo pra não tentar ser provedor.

    Quem acredita em "kit" e PCBA acredita em vendedor, vai passar a vida sendo iludido com produtos porcaria.

    E tem 6 problemas aí, 60 clientes é demais pra omni, e 6Km é demais pra antena barata. Quem está começando agora não devia sonhar com tudo isso.
    6Km precisa algo tipo uns 15dBi ou mais na antena da torre 5GHz, e também mais de 20dBi no cliente.

    Com antena de 10 ou 13dBi na torre vai ter sinal baixo, iniciante insiste em modos automáticos (Por preguiça de testar) então tem CCQ's ridículos em distância grande, uma omni 10 ou 13dBi custa os olhos da cara e é insuficiente pra 6Km configurado no modo noob, digo, modo automático. E se vai ter que otimizar configuração, pode logo cai pra algo bem menor, uma omnitik da vida, com 7,5dBi num Airgrid 27dBi (Certamente iniciante vai misturar DP com polarização simples) vai ter sinal decente pra um MCS3 da vida, dá pra vender uns 10Mbps estável sem medo (E com 60 clientes deve ter uns 30 simultâneos, 15 com tráfego, 10Mbps é mais que suficiente pra eles em planos de 1 ou 2Mbps), mas o melhor, omnitik atende a essa mania besta dos noobs de querer um "kit", já vem pronto pra usar (Como se uma antena avulsa precisasse ferramentas especiais e treinamento pra rosquear um conector N ou SMA).

    Se for pra usar tudo no default, sem otimização, vai precisar omni 5,8GHz de uns 15dBi, mas iniciante sempre instala elas mal, do lado de algo e não em cima, sofre com reflexo e perde CCQ por isso, ao menos é um aprendizado barato (RB750, Groove, omni 5,8GHz decente).

    (Alias, olhando aqueles lixos 25dBi no ML, eles não dizem claramente que prometem GANHO de 25dBi, é tão zoneado e tosco, feito por leigos, que falam em "Utilidade 25dbi Ultra" e noutro ponto "Antenan 25DBI", realmente se inventar uma medida dbi ou DBI ele talvez esteja correto, mas 25dBi aqueles lixos toscos não tem, e ao menos ele é sincero em dizer que o VSWR quase chega a 10:1 (Enquanto em antena decente, feita por gente séria, quando muito tem 1,8:1, mas o normal é 1,4 a 1,5:1. E se uma antena 2:1 já tem desempenho lixo, imagina 10:1! Mas parece que só o fabricante de fundo de quintal das omni 5,8GHz é sincero, o malandro que faz as 2,4GHz insiste em dizer que tem VSWR 1,5:1, esse tenho certeza que copiou os dados técnicos de outra antena ao invés de medir ou calcular)

    Complicado sugerir uma Oiw 12dBi 5,8GHz, porque quem procura "kit" e "PCBA" certamente vai se seduzir pelas lixos sem marca (Talvez uma das antenas de fundo-de-quintal já tenha CNPJ, mas homologação vão demorar 10 anos pra procurar) que custam metade do preço e prometem 20 a 25dBi.

    Tem duzias de opções razoaveis (Bullet M5, Groove, Rocket M5, uns NS Loco M5 como AP, usar uma CPE como AP e ligar antena no conector SMA, setoriais baratas Wirelink/Betel, omni de slot (Pluton tem?)), mas quem procura kit ou pcba com certeza vai acabar comprando omni de fundo-de-quintal.

  8. #8

    Padrão Re: 2,4 ou 5 ghz

    Irmão, se já comprou isso coloca pra funcionar pra você começar a pegar mensalidade desse pessoal, e ai você vai ter que estudar investir ai de acordo com sua captação de clientes. Esses "KITS" como o amigo Rubem citou acima não são tudo que prometem, na verdade não são nem a metade. rsrsr. Hoje em dia 2.4 Ghz já esta extremamente poluído, todo mundo tem um WiFi em casa e so temos 11 canais pra atuar aqui no Brasil, então atender esses planos em 2.4 é impraticável! Se você tiver 1 ou 2 cliente pode ser que você consiga até atender, mas conforme vc começar ativar mais você vai se deparar com vários problemas. Essas PCBA são feitas na verdade pra você instalar em clientes e não la no AP. Caso queira trocar uma ideia me add no skype: oc.networks.
    Espero ter ajudado, Abraço.

  9. #9

    Padrão Re: 2,4 ou 5 ghz

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Você já usou esta omni sugerida?
    Nunca usei, mas imaginei que não era essa de dupla polarização que ele tivesse comprado. Acho que pensei parecido com o rubem porque já fui BEM INICIANTE quando quis comprar esses "kits" e sei que hoje em dia, se eu tivesse comprado, teria feito a maior burrada! Hoje, sou só iniciante! rs

    @1929, por favor, me passa depois o modelo que você usa aí, o número de clientes e suas velocidades. Tive uma ideia pro centro de um bairro aqui.

    Abraços.

  10. #10

    Padrão Re: 2,4 ou 5 ghz

    Citação Postado originalmente por surfinhu Ver Post
    Nunca usei, mas imaginei que não era essa de dupla polarização que ele tivesse comprado. Acho que pensei parecido com o rubem porque já fui BEM INICIANTE quando quis comprar esses "kits" e sei que hoje em dia, se eu tivesse comprado, teria feito a maior burrada! Hoje, sou só iniciante! rs

    @1929, por favor, me passa depois o modelo que você usa aí, o número de clientes e suas velocidades. Tive uma ideia pro centro de um bairro aqui.

    Abraços.
    E quem de nós na sua grande maioria não começou assim, na ilusão.... hehehe
    Depois a gente vai aprendendo... e testando e aplicando o que aprende.

    Tenho omni slot da hyperlink, da wirelink também. E posso dizer que nesta onde o desempenho é superior é a wirelink. Mas não sei se pode ser por causa da localização mais na periferia. Apesar que a cidade tem 5km por 3km. Em termos geográficos tudo é centro.. kkk

    Nesta wirelink são planos 2.4 básicos de 1 mega com alguns poucos clientes com 2 mega. Quando eu digo que atinge os 5mega de consumo neste ponto é porque isso se destaca dos outros pontos. Todos sabemos que 2.4 não passa muita coisa por ponto.

    Tenho também omni da Ubiquiti que é dupla polarização.. Mas como nos clientes 2.4 é tudo pol. horizontal acaba que não utilizo a pol vertical.

    Já em 5.8 temos uma omni Ubiquiti com clientes com Nanostation. Não é nem o M. Mas com ótimos resultados pois os clientes ficam com o ccq praticamente nos 100% com uma variação muito pequena para 96 a 98%. Os planos são os mesmos dos clientes 2.4.

    Hoje o que mais nos atrapalha são clientes recém chegados a informática. Normalmente são clientes que chegam numa loja e comprar um computador sem sabem ao menos o que é processamento.... Daí quando a coisa começa a não andar bem eles dizem que compraram o último modelo, que o computador é novinho, etc etc, como se tudo fosse igual
    Dia desses encontramos até um notebook que vem com Android. Um verdadeiro "saco". E isso na mão de principiantes e ainda por cima com faixa etária acima dos 60 já viu né... Pode largar uma bela duma conexão com 10 mega e o cara ainda vai ficar reclamando... kkkk como se tudo se resumisse numa conexão..