+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace Licenciado 2.2GHz

    Pessoal, boa noite.

    Primeiramente gostaria de desejar um Feliz Natal a todos os colegas.
    Estou idealizando mudar um enlace que acredito estar obstruido, fiz orçamento com as únicas empresas que encontrei que trablham com 2.2GHZ, a Digitel e a Asga, ambos apontaram a viabilidade do enlace.
    Gostaria de um feedback de alguém que utiliza ou utilizou algum dos equipamentos (Asga AW2200 AC e Digitel DSR 2.2Ghz Split).

    Abraços

  2. #2

    Padrão Re: Enlace Licenciado 2.2GHz

    É necessário que seja em 2,2 GHZ ?
    Qual a distancia deste enlace?
    Qual a taxa de transferência neste enlace?

  3. #3

    Padrão Re: Enlace Licenciado 2.2GHz

    Tcftelecom,

    A distância é 19,5Km.
    Tem que ser em frequencia baixa, pois acredito que alguns eucaliptos estão obstruindo parcialmente o enlace atual.
    Preciso passar uns 40mb.

  4. #4

    Padrão Re: Enlace Licenciado 2.2GHz

    Olhe não tenho experiencia com 2,3 GHZ mas acredito que não passe 400 Mb .
    1° É preciso simular para ver a topografia ,independente da frequência se tem obstaculo não vai passar.

  5. #5

    Padrão Re: Enlace Licenciado 2.2GHz

    trapiche
    também estou pensando em fazer um enlace em 2.2Ghz qual é o seu email para trocarmos umas ideias.

  6. #6

  7. #7

    Padrão Re: Enlace Licenciado 2.2GHz

    Tcf, não preciso de 400, mas sim de 40.

  8. #8

    Padrão Re: Enlace Licenciado 2.2GHz

    Quero aproveitar o momento para ampliar a discussão sobre frequencia licenciada.

    Quem escolhe a frequência é o usuário (provedor) ou há regras sobre qual frequencia a ser utilizada?
    Ou seja, quando manda o projeto para a Anatel, já vai especificado em qual frequência pretende ou tem que esperar a homologação da Anatel para depois comprar equipamento?
    A lógica me diz que quem deve escolher qual a frequência pode ser liberada para determinado local é a Agência, pois são eles que tem todo o mapeamento do uso.
    E sempre que tenho lido sobre o tema, a liberação normalmente ocorre em frequências mais altas um pouco.

    Mas como o assunto é um pouco novo para mim, fica a dúvida...

  9. #9

    Padrão Re: Enlace Licenciado 2.2GHz

    1929,

    Acredito que a escolha é do provador, mas condicionado aos enlaces licenciados na região e as regras estipuladas nos decretos da Anatel. Por exemplo, no caso do 2.2ghz deve tomar cuidado com o azimute e potência, em determinadas regiões, pois pode atrapalhar um dos satélites (decreto 240/00). Já em 6ghz, a Anatel só libera enlaces maiores que 20km e assim por diante.

    Hj tenho um enlace com rocket + antena 30dbi, o negócio está caótico, não passa mais que 15mbps. Acredito que alguma árvore cresceu no meio do caminho. Por isso fico BA dúvida em adquirir um licenciado de frequência alta "só pra testar".

  10. #10

    Padrão Re: Enlace Licenciado 2.2GHz

    Citação Postado originalmente por trapiche Ver Post
    1929,

    Acredito que a escolha é do provador, mas condicionado aos enlaces licenciados na região e as regras estipuladas nos decretos da Anatel. Por exemplo, no caso do 2.2ghz deve tomar cuidado com o azimute e potência, em determinadas regiões, pois pode atrapalhar um dos satélites (decreto 240/00). Já em 6ghz, a Anatel só libera enlaces maiores que 20km e assim por diante.

    Hj tenho um enlace com rocket + antena 30dbi, o negócio está caótico, não passa mais que 15mbps. Acredito que alguma árvore cresceu no meio do caminho. Por isso fico BA dúvida em adquirir um licenciado de frequência alta "só pra testar".
    Não seria mais viável investir em aumentar a altura das torres nas duas pontas?

    Eu imagino que sim, pois o preço de um enlace licenciado é geralmente suficiente para comprar uma nova torre de uns 22 metros (para aumentar as torres existentes basta 1 ou 2 módulos em cada lado), e ainda tem os custos anuais com o licenciamento na Anatel.

    Tudo isso para apenas 40Mbps, em uma frequência baixa (2.2GHz) que não vai suportar muito tráfego futuramente, não parece ser muito interessante. Se aumentar as torres pode até usar rádios licenciados de frequência mais alta e maior capacidade futuramente.

  11. #11

    Padrão Re: Enlace Licenciado 2.2GHz

    TsouzaR,

    Não estou descartando a possibilidade de aumentar as torres, mas ambas estão no limite de 30m.
    Acredito que a troca pela frequencia licenciada, independente dos custos envolvidos, será tão notável quanto a troca de ADSL para link dedicado.
    Já trabalhasse com enlace 2.2Ghz?

  12. #12

    Padrão Re: Enlace Licenciado 2.2GHz

    Citação Postado originalmente por trapiche Ver Post
    1929,
    ....
    ...

    Hj tenho um enlace com rocket + antena 30dbi, o negócio está caótico, não passa mais que 15mbps. Acredito que alguma árvore cresceu no meio do caminho. Por isso fico BA dúvida em adquirir um licenciado de frequência alta "só pra testar".
    Então vamos analisar outra questão. Será que o enlace em frequência licenciada vai resolver? Se há obstrução de visada o problema vai continuar.

    Pelo menos o conhecimento que tenho sobre comportamento de ondas eletromagnéticas que trago lá do radioamadorismo me diz que este comportamento é característico de cada faixa.

    Se 2.4 já sofre com visada, 2.2 não vai ser muito diferente. Se estivéssemos falando em 900mghz por exemplo aí seria diferente. Partindo do princípio de que quanto mais baixa a frequência, menor o problema de visada, em algumas situações 900mhz resolve. Mas cuidado com a canalização.. Na prática só sobra o 922.

    Nós temos um atendimento a cliente corporativo que não tem visada. Fica numa região complicadíssima em área rural e em linha reta são mais ou menos 12km. Nunca que se enxerga um ponto olhando do outro e região de mata. Um ponto fica em terreno mais alto que o outro. Mas tem um enlace em 900 mhz que está lá cumprindo seu papel. Só que no teu caso que precisa de 40 mega de banda pode ainda não ser o ideal.

    Você já conferiu exaustivamente as condições deste enlace atual?
    Se você tem plena certeza que a visada está comprometida, talvez pensar em um ponto adicional para desviar estes eucaliptos possa ser muito mais simples e muito menos burocrático. Sem falar em custos.

  13. #13

    Padrão Re: Enlace Licenciado 2.2GHz

    Pode se testar antes com ubnt ou mikrotik em 2.4ghz em superchanel ou complice test alguns cartoes abre em 2312 ou menos nos mikrotik no ubnt ja não sei o qual o complice test começa mais se vc testar proximo do 2.2 ja da pra ter uma noção se vai compensar, mais não fique nessas frequencia de vez que da rolo grande.

  14. #14

    Padrão Re: Enlace Licenciado 2.2GHz

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Então vamos analisar outra questão. Será que o enlace em frequência licenciada vai resolver? Se há obstrução de visada o problema vai continuar.

    Pelo menos o conhecimento que tenho sobre comportamento de ondas eletromagnéticas que trago lá do radioamadorismo me diz que este comportamento é característico de cada faixa.

    Se 2.4 já sofre com visada, 2.2 não vai ser muito diferente. Se estivéssemos falando em 900mghz por exemplo aí seria diferente. Partindo do princípio de que quanto mais baixa a frequência, menor o problema de visada, em algumas situações 900mhz resolve. Mas cuidado com a canalização.. Na prática só sobra o 922.

    Nós temos um atendimento a cliente corporativo que não tem visada. Fica numa região complicadíssima em área rural e em linha reta são mais ou menos 12km. Nunca que se enxerga um ponto olhando do outro e região de mata. Um ponto fica em terreno mais alto que o outro. Mas tem um enlace em 900 mhz que está lá cumprindo seu papel. Só que no teu caso que precisa de 40 mega de banda pode ainda não ser o ideal.

    Você já conferiu exaustivamente as condições deste enlace atual?
    Se você tem plena certeza que a visada está comprometida, talvez pensar em um ponto adicional para desviar estes eucaliptos possa ser muito mais simples e muito menos burocrático. Sem falar em custos.

    1929,

    Fiz um teste com o enlace atual: coloquei por um tempo ele numa frequencia não padrão 5840. Segue o resultado em anexo.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         status.png
Visualizações:	234
Tamanho: 	36,6 KB
ID:      	62104

    Acredito que o enlace possa estar sofrendo com apenas uma pequena obstrução e alguma interferência tbm.

  15. #15

    Padrão Re: Enlace Licenciado 2.2GHz

    Citação Postado originalmente por wala Ver Post
    Pode se testar antes com ubnt ou mikrotik em 2.4ghz em superchanel ou complice test alguns cartoes abre em 2312 ou menos nos mikrotik no ubnt ja não sei o qual o complice test começa mais se vc testar proximo do 2.2 ja da pra ter uma noção se vai compensar, mais não fique nessas frequencia de vez que da rolo grande.
    Oi Wala,

    Tanto a digitel quanto a Asga, fizeram o enlace com antenas vazadas, numa ponta com 2m e na outra com 1,2m. Infelismente não tenho esses equipamentos para fazer o teste. Mas como postei anteriormente, além da pequena obstrução o enlace pode estar sofrendo alguma intereferência.

  16. #16

    Padrão Re: Enlace Licenciado 2.2GHz

    @trapiche, faz um teste desativando o Airmax.

    Outro detalhe é a diferença entre o tx e rx. Já experimentou tentar realinhar.

    Eu não creio tanto em interferência, principalmente em ponto a ponto onde os angulos são bem fechados

  17. #17

    Padrão Re: Enlace Licenciado 2.2GHz

    @1929,

    Desativei o Airmax e notei uma diferença negativa.
    Depois da virada do ano, irei visitar a empresa Digitel para ver a qualidade dos radios em 2.2GHz.

  18. #18

    Padrão Re: Enlace Licenciado 2.2GHz

    Citação Postado originalmente por trapiche Ver Post
    @1929,

    Desativei o Airmax e notei uma diferença negativa.
    Depois da virada do ano, irei visitar a empresa Digitel para ver a qualidade dos radios em 2.2GHz.
    E a polarização é a mesma nas duas pontas? Conferiu o alinhamento?

    O que chama a atenção são os 200metros. É muito pouco para dar toda esta encrenca.

  19. #19

    Padrão Re: Enlace Licenciado 2.2GHz

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    E a polarização é a mesma nas duas pontas? Conferiu o alinhamento?

    O que chama a atenção são os 200metros. É muito pouco para dar toda esta encrenca.
    Polarização correta.

    200m? O enlace tem 19,5Km.

  20. #20

    Padrão Re: Enlace Licenciado 2.2GHz

    Citação Postado originalmente por trapiche Ver Post
    Polarização correta.

    200m? O enlace tem 19,5Km.
    he,he,he,, que viagem a minha....
    Confundi com outro tópico onde o usuário não consegue um enlace de 200 m por isso confundi[