+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Duvida sobre elevação radio mobile

    Bom dia a todos, por esses dias estava fazendo alguns estudos de viabilidade pelo radio mobile, e notei que muitos de meus estudos de enlaces que antes tinha uma boa visada estava ficando ruim, tipo se tivesse crescido uma montanha na frente, mas ai comecei a reparar no valor da altitude que esta no radio mobile, então vi que ele esta bem diferente da informação de elevação do meu GPS GARMIN ETREX, ai agora fico na duvida, em quais dos valores confiar? também fiz uma comparação com os valores de elevação do GOOGLE EARTH com o RADIO MOBILE, e também esta bem diferente, coisa de 40m a menos no RADIO MOBILE, sera que alguém já teve essa duvida? sera em qual posso confiar?

  2. #2

    Padrão Re: Duvida sobre elevação radio mobile

    @infor3!

    As informações dos perfis de elevação usados no Rádio Mobile são muito confiáveis e possuem margens de erro bem próximas a realidade pois os dados são obtidos geralmente dos arquivos do Projeto SRTM da NASA qual são obtidos por diversos medições e processo de amostragem feitas por satélites equipados com recursos de telemetria avançada.

    Mas esse erro de elevação que está acontecendo é porque provávelmente você está esquecendo de ativar a opção "Adjust Elevation Units" nas opções do "Map properties" no momento que você faz a importação/download do quadrante do arquivo SRTM de acordo com as coordenadas inseridas.

    È comum o pessoal esquecer de marcar essa opção quando está começando a usar o Radio Mobile. Se não marcar essa opção, o rádio mobile não irá ajustar a altura da sua UNIT(representação da sua torre) para a altitude correta informada pelo mapa que você baixou.

    Segue abaixo a tela onde você pode fazer esse ajuste.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         File-MapProperties.png
Visualizações:	455
Tamanho: 	17,0 KB
ID:      	62150

    Espero ter ajudado

    Cordialmente


    Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: [email protected]
    [email protected]
    Skype: rafaelthemistocles

    Whatsapp: (11)9-5962-2128

  3. #3
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Duvida sobre elevação radio mobile

    Essa opção ja esta marcada no meu Radio Mobile, pois é a diferença é muita, tem locais que da até 100m de diferença, as configuração de SRTM que estou são essas http://dds.cr.usgs.gov/srtm/version2...South_America/

    ate mesmo quando eu exporto um enlace para o google earth fica parecendo como a posição da antena esta dentro do Chão, kkkkkk tem nem como ter muita noção não, mas ta bom vou continuar utilizando esse recurso pois ainda é o melhor.

  4. #4
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Duvida sobre elevação radio mobile

    Sei que não pode comparar muito, mas olhe a diferença entre 1 sistema e outro, e olhe que os 2 estão com as mesma coordenada, acho que a diferença não poderia ser tanta assim.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         0001.jpg
Visualizações:	331
Tamanho: 	79,1 KB
ID:      	62153

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         002.png
Visualizações:	327
Tamanho: 	28,3 KB
ID:      	62154

  5. #5

    Padrão Re: Duvida sobre elevação radio mobile

    Eu uso um Etrex amarelinho de uns 10 anos de idade, e um Garmin cinza antiiiigo que até já soltou tinta. Os 2 dão a mesma altitude e coordenada. Se estou em campo aberto dá digamos 380m, se subo 20m numa torre no local, eles marcam 400m, entendo que estão ok. As coordenadas batem com de smartphone (Que tem margem de erro maior).

    E... também vejo essas diferenças de altitude no Google Maps, aqui em casa dá uns 8-10m, mas tem lugar com 40m, acho que foi o máximo que vi.

    A uns anos o Google Maps errava feio uns pontos aqui na roça, mostrava a foto uns 5Km longe da coordenada, mostrava estradas fora do lugar (Hoje o software mapeia sozinho as estradas, ainda falha porque já vi uns pontos onde ele mostra trilha de gado como estrada, é fácil enganar software).

    O que eu faço é ir nos pontos onde parece ser alto ver as coordenadas e altitude, as vezes dá erro grande mas logo descubro: O mapa de relevo está com as coordenadas erradas, assim como tem imagem com coordenada errada.

    O Etrex tem 12 canais, mas uns GPS automotivos tem 18 canais, dá a mesma coordenada, smartphone com poucos canais idem, é só achar lugar aberto (Na área rural é o que mais tem) que você enxerga satelite pra todo lado, mesmo que o etrx diga ter precisão no máximo de 8m em local plano isso não faz diferença, aqui tá cheio de pasto onde leva 1Km pra altitude mudar 1m, nesses lugares não tem muito erro (2 ou 3m, talvez de mapa que pegou altitude via radar que interceptou arvore quando ainda tinha). Os erros eu vejo em lugar onde tem mais variação, a altitude de um morro não bate, a impressão que tenho é de mapa de relevo não batendo com as coordenadas nem com as imagens de satelite.

    E o teste que mais me dá certeza que os GPS de mão estão ok é subir em torre, os módulos tem tamanho fixo então é fácil subir uma altura exata tipo 20 ou 30m, e o GPS de mão vai mostrar altitude 20 ou 30m acima da que ele pegou no solo.

    (A umas semanas tava vendo essa questão da altitude numa fazenda, atrás de um galpão de uns 50m do nada a altitude despencava 5m, eu achei que era um galpão feito na beira de barranco, mas chegando lá o lugar era 100% plano, conclui que a imagem do satelite estava deslocada uns 20 ou 30m e a altitude maior foi pegar de cima do galpão (Não sei como pegam mapa de relevo, mas já ví muito erro no Google Earth em mato alto e cidade com prédio velho, eles aparecem como relevo as vezes), ou são aqueles erros nas "emendas" dos mapas. As emendas de fotos quando o Google Maps surgiu a uns 8 anos eram muitas, era foto escaneada, o processo tá diferente hoje mas ainda tem umas falhas aqui, um exemplo que achei rapidinho aqui perto, só um pedaço da estrada sumiu (Porque uma parte é imagem de 10 anos atrás), mas tem lugar onde uma estrada ou sede inteira não aparecem:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         estrada.jpg
Visualizações:	256
Tamanho: 	167,9 KB
ID:      	62163
    E isso é lugar 100% plano, mas o Google Earth mostra uma diferença de 5-7m ao passar da imagem velha (Em cima) pra nova (Em baixo), parece que pega a altura do mato nalguns pontos.

  6. #6
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Duvida sobre elevação radio mobile

    @rubem, vc acha que posso confiar no radio mobile? pq realmente estou com muito receio, e meus calculos não tao ficando bom, o problema é que se eu coloco a altitude do meu GPS os outros morros no caminho vai ficar com a altitude do radio mobile, assim não me dando uma precisão, não sei o que fazer viu.

  7. #7
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Duvida sobre elevação radio mobile

    Pessoal tem um trem muito errado, fiz um outro teste, pegui um ponto que no radio mobile estava muito alto e olhei a altitude dele no google earth, ai ja foi ao contrario, no google earth ficou 80m mais baixo, kkkkk e realmente no local eu não vejo nenhum morro na frente do enlace onde eu tenho hoje, vou passar um estudo para vcs verem.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         enlace.png
Visualizações:	282
Tamanho: 	56,8 KB
ID:      	62164

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         estudo.png
Visualizações:	212
Tamanho: 	22,5 KB
ID:      	62165

    pelas experiencias de vcs, acham que esse enlace com essa visada daria esse CCQ e esse sinal?

  8. #8
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Duvida sobre elevação radio mobile

    Pessoal alguem consegue me ajudar com essa duvida do sinalbe CCQ

  9. #9

    Padrão Re: Duvida sobre elevação radio mobile

    Se essa imagem está certa:
    https://under-linux.org/attachment.p...5&d=1451465379
    Então não vai nem ter sinal pra conectar, talvez nem escaneie o SSID, já que teria uma obstrução perto do ponto T37.
    Mas a realidade não bate...

    Se isso estiver correto:
    https://under-linux.org/attachment.p...4&d=1451407148
    e
    https://under-linux.org/attachment.p...3&d=1451407147
    então vai ter o 140dBm de atenuação previstos.
    Isso quer dizer:

    Se colocar um Rocket M5 em MCS15, a 20dBm de potência, numa antena de 30dBi, vai ter 50dBm EIRP.
    50 - 140 = -90dBm, se usar antena de 30dBi no outro lado ele aumenta em 30dBm o sinal, -90 + 30 = -60dBm, isso em MCS14 dá CCQ 95 a 98% provavelmente.

    Vai dar CCQ de 98-99% (Cravado em 100% só em bancada talvez) com atenuação de 140dBm em 22Km com essas antenas acho que dá em MCS12 ou MCS13.

    Se usar PowerBeam M5 25dBi, com radio a 18dBm, 25 + 18 = 43dBm EIRP.
    43 - 140 = -97dBm, fica -97 + 25 = -72dBm, que mal e mal dá pra MCS12 com CCQ decente (Mais de uns 96%).

    O throughput quando tem CCQ tipo 96 a 99% é de cerca de metade do datarate. MCS12 a 20MHz é o datarate de 78Mbps, o throughput real fica na casa dos 38-40Mbps.


    Enfim, tem que dizer as antenas e radios que vai usar (Em quais datarate, veja no datasheet dos radios que nos maiores datarate nem sempre tem potência boa, PowerBeam tem modelo de só 17dBm em dararate alto, outros modelos chegam a 22 ou 23dBm, isso dá diferença de 5 ou 6dBm no sinal no outro lado, é a diferença entre um ou outro datarate), ou calcular, o radio mobile dá o dado, 140dBm de previsão de atenuação (22Km ao ar livre, obstáculos zero, a 5,8GHz, daria 135dBm de atenuação).

  10. #10
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Duvida sobre elevação radio mobile

    @rubem, muito obrigado pela ajuda, deu pra entender muito bem. Descobri uma configuração que resolveu meu problema e acho que vai resolver o problema de muitos tambem, agora as altitudes esta praticamente identicas a do google earth e do Gps coisa de 2 a 5m de diferença, a configuração é em OPÇÕES, DADOS DE ALTITUDE, ai lá marca, EXTRAIR DADOS DE ALTITUDE DIRETAMENTE DO BANCO DE DADOS, ai vc coloca o caminho do banco de dados do SRTM na primeira linha, depois disso ficou bom de mais viu, resolveu meu problema.

  11. #11

    Padrão Re: Duvida sobre elevação radio mobile

    Hum... que versão dele você tem?
    O meu diz que está atualizado, mas não tem essas opções:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         googleearth.jpg
Visualizações:	199
Tamanho: 	106,9 KB
ID:      	62211

  12. #12
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Duvida sobre elevação radio mobile

    a versão do meu é a 11.6, SEGUE AS IMAGENS.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DADOS DE ALTITUDE.png
Visualizações:	331
Tamanho: 	1,09 MB
ID:      	62216

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         versão.png
Visualizações:	346
Tamanho: 	1,55 MB
ID:      	62218
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         versão.png
Visualizações:	193
Tamanho: 	1,48 MB
ID:      	62217  

  13. #13

    Padrão Re: Duvida sobre elevação radio mobile

    Heheh... é o RadioMobile. Achei que era no Google Earth.

  14. #14
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Duvida sobre elevação radio mobile

    né não o problema era nas configs do RadioMobile, agora ficou bacana da para confiar.