+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Ajuda Nano Station M5 Loco 5.8Ghz, Defeito ou Interferencia ?

    Bem, estou com um problema ja faz meses com uma das minhas antenas Nano Station m5, a antena que esta apresentando defeito e a que está na minha residencia, ele esta mudando sozinha, de 100mbps full para 10mbps full, sozinho, e so volta pra 100mbps full se eu ir lá nas configurações e muda alguma configuração e testa ou aplica, ai volta, mais depois de alguns minutos ela torna a volta pra 10mbps full, oque pode ser ? problema na lan ou no equipamento, interferencia, ja troquei o cabiamento da minha antena, a que esta com o problema e nada, coloquei cabos da lan expert ercules, blindado, e fiz uma tubulações esterna so pra passas o cabo de rede, da antena, mais continuou o problema, alguem pode me ajudar a resolver isso, se não vou ter que acabar comprando outro equipamento...

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda Nano Station M5 Loco 5.8Ghz, Defeito ou Interferencia ?

    Já atualizou o fimware? essa antena gosta de dar pau na lan.

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda Nano Station M5 Loco 5.8Ghz, Defeito ou Interferencia ?

    ja tive este problema em uma torre,mas era excesso de interferencia,quanto tirei de automatico e setei 100 mb ok,mas no seu caso pode ser atualizaçao de firmware,se nao adiantar pode ser problema na lan do equipamento.

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda Nano Station M5 Loco 5.8Ghz, Defeito ou Interferencia ?

    Vou contar o que aconteceu conosco com Rocket M2. Uma dos rádios simplesmente não estabilizava em 100mbps, exatamente como o relato que foi citado.

    Me indicaram um série de soluções desde condenar rj45 até o sistema de energia....

    Mas quando tirei o equipamento e coloquei outro no local tudo se resolveu...
    Conclusão: não era interferência, não era energia, não era conector, não era cabo, etc etc...

    O @rubem tem uma teoria com relação a estes e outros "defeitos" que aparecem: componentes baratos...

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda Nano Station M5 Loco 5.8Ghz, Defeito ou Interferencia ?

    Na verdade minha teoria é mais complexa, é algum componente específico sofrendo de EMI ou RFI num ponto específico, que nem vale a pena mexer e sim fazer isso de mover de lugar.

    Com 2,4GHz e antenas de grade tinha muito disso, o anteneiro tirava a antena ou roteador "com defeito", jogava nos fundos, colocava outro da frente e tava tudo lindo, quando dava tempo eu testava algo "defeituoso" nalgum lugar (Em casa, na loja), geralmente parecia tudo normal, então eu colocava na frente pra ir pra próxima instalação.
    (Sempre gostei de dar uns pingos de cola ou retocar umas soldas, mas duvido que isso faça diferença)

    Defeito MESMO lembro de poucos, tenho duzias de antenas jogadas nos cantos porque defeito nelas é raro (Ou é simples de reparar), rádio que dá ping de 2-4ms onde devia dar <1ms (Em cabo de 1,8m) já mando pra sucata (O custo da troca do chipset só compensa em CPE), mas fora isso e scan de sinal normal (Testar sempre no mesmo lugar, com o mesmo equipto, facilita se acostumar em ver o sinal normal, pra testar se o amplificador de RF está ok) eu sempre mandei colocar em algum cliente e não tinha reclamação. Ruim no cliente A, bom no cliente B. Só posso colocar a culpa que no cliente A tem RFI numa faixa que no cliente B não tem.

    Com 5GHz e CPE's nada mudou (Só tem muuuuuita queima de ethernet em tempestade). Essa de ethernet com ping ruim já tive por passar cabo junto com AC ou com cabo de parabolica (Mas não é regra), ethernet travando que parou depois de trocar cabo ou conector idem (Fontes eu troco sem nem ficar comparando, fonte é tudo igual então o negócio é trocar sem pensar 2 vezes, mas não jogar as usadas fora, dá uma avaliada usando outros equiptos de referência (Uso caixa de som comum, se a fonte tiver ripple a caixa dá um ronquinho e o som dá uma raspada, é bem mais barato que osciloscópio, um divisor resistivo pra ligar caixa de som USB em fonte 12V ou 24V é simples. É só usar audio que você tá acostumado (Ouço podcast a 10 anos, tô bem acostumado com as vozes), na época das fitas K7 eu fiz uma hagadas porque onde eu trabalhava tinha umas fitas que nunca ouvi, por exemplo, Os Incríveis, acho que dos anos 60 ou 70, uma voz esquisita, eu ajustava a velocidade do motor mais devagar, porque as vozes dos anos 60 e 70 nas musicas puxavam muito pro médio (Equalização RIAA das vitrolas), como eu não conhecia o audio achava que DEVIA ser mais grosso, errava ajuste por isso, tive que gastar R$ 1 pra ir comprar uma fita do Queen que eu pelo menos tava acostumado)).


    E tem detalhes bobos, isso de desconfiar de ping só aprendi depois de sofrer muito, um ping de 1ms em bancada é de equipto ruim, devia ficar <1ms, se tiver aquelas variações tipo 2 ou 3ms as vezes já dá pra condenar, isso é reflexo de software com rotina com erro (Reset as vezes ajuda), chipset com setor interno danificado, ou ripple no VRM interno (Imaginando que já se testou outra fonte externa). Idem pra nível de sinal, se você sempre mede os sinais X ou Y da vizinhança de um modo, ao colocar outro equipto igual no lugar deve medir sinais iguais, mas o mais importante é medir emissão, coloca a CPE como AP e veja o ruído que ela diz ter, as vezes ela diz ter na bancada uns -90dBm, é pra se preocupar, isso é ruído dela mesma, alguma blindagem ou capacitor de desacoplamento está faltando. Eu uso um netbook lixo mas com uma placa wifi mini-pcie muito boa pra ver sinal de AP (Além de ser cliente p2p, claro), as vezes ligo CPE noutra mesa e ele mede sinal tipo -45dBm, ligo outra CPE que tem throughput ruim e o sinal está em -65dBm, oras, não tem como 20dBm ser culpa de posição ou tipo de antena, um feed de dish ou grade tem 3dBi, uma antena patch de CPE comum tem 12 a 16dBi, a diferença de sinal devia ser 9 a 13dBi, mas quando o amplificador tem problema a diferença fica em 20 a 30dBm, assim fica fácil identificar a culpa.

    (E o teste na CPE instalada é ver ruído, não por medo de ruído da vizinhança, mas sim do que a CPE gera que afeta ela mesma, conforme a posição idiota que a gente coloca elas no telhado surge ruído escaneado tipo -80dBm, é só reposicionar direito (Longe do telhado, longe de refletor metalico tipo calha) que "misteriosamente" o ruído escaneado caixa pra -96dBm, o ruído da vinihança não muda, muda o que a CPE emite e que volta pra ela mesma e cria intermodulação em cabos, pigtails (Tem deles numas CPE's, entre placa e antena), ou mesmo na placa de circuito, por conta de trilhas atuando como antenas)

    A culpa exata pode ser de componente problemático, mas conforme a posição (1m distante já muda tudo) uma falha de desacoplamento ou filtragem pode não criar instabilidades.