+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de 5gnetnovoprogresso
    Ingresso
    Nov 2015
    Localização
    Novo Progresso, PA, Brasil
    Posts
    20

    Question Routerboard Groove é RB912UAG-2HPnD

    Quem saber uma Resposta, o Szenário e Seguinte. 1. usando o Rb Groove com Antena Omni Hyperlink de 15 dbi 2,4 Ghz, Configuração do Groove = Banda G, Frequençia 2412 Mhz, Potençia 22 dbm, Montagem em Cima de um Pequeno Mastro com +- 10m de altura. Resultado Sinal para Android Celuláres muito bom, com até + de 200m visada Livre de Distançia os Celulares pega Cheir, mostram 5 barrinhas. 2. Agora usando a mesma Altura no mesmo Mastro a RB 912UAG-2HPnD dentro de uma Caixa Hermética, duas Antenas Omni Hyperlink de 15 dbi 2,4 Ghz, conectando a Placinha com as Antenas usando Cabinho mmcx-N macho de 60cm, Configuração da Placinha Banda G, Frequençia 2412 mhz, Potençia 22 dbm. O que Eu não Entendir agora a Conexão para os Celulares ficou muito ruim de Perto, é o Alcançe também ficou menos. Por Que ????????
    Última edição por ab5x2; 30-12-2015 às 07:55.

  2. #2

    Padrão

    Debaixo da antena você tá fora no angulo de ganho da antena.

    Quanto maior o ganho da omni colinear, menor o angulo vertical de irradiação.

    Algo assim:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         omni.pattern.jpg
Visualizações:	296
Tamanho: 	221,3 KB
ID:      	62161

    Omni colinear tem problema de fabricação ou variação na fabricação, os elementos meio deitados fazem a emissão ser feita meio pra cima.

    Mas isso é simples verificar, é só trocar as omni de radio, se o problema seguir então é culpa do rádio.

    E... tem certeza que os rádios estão emitindo 22dBm só porque você setou? Tem limite EIRP pra cada país, conforme a seleção de país e a versão do firmware o radio vai respeitar limite legal (36dBm EIRP provavelmente0).

    A Mikrotik até o firmware 5.x ainda estava em 2007 na parte de 5GHz, não liberava o uso de 5725-5850MHz (Que é legal desde 2008 mas a MK demorou 4 ou 5 anos pra ajustar isso).

    Também tem que ver se está só escaneando SSID ou se está conectado e trocando dados. O SSID é emitido num datarate baixo por isso "escaneia longe" (Muuuuuito mais longe da distância onde conecta), mas se o rádio usar preambulo coerente com o datarate escolhido, o SSID vai estar no mesmo nível do sinal dos pacotes. MK em G que eu saiba usar preambulo a 1 e 2Mbps, nos Groove ele vai realmente no maior datarate possível. Nas RB912 não sei, talvez com chipset mais recente isso mudou (A sensibilidade e potência em A nuns radios 5GHz está pior que em N, modo velho em chipset novo não combina).

    E da RB912 testa plugar a antena noutro chain, a princípio os 2 são iguais, mas se queimou o amplificador (Sabe-se lá porque) vai ter uns 10 a 20dBm a menos de sinal mesmo, sorte que cada chain tem seu amplificador então esse teste é simples.

  3. #3
    Avatar de 5gnetnovoprogresso
    Ingresso
    Nov 2015
    Localização
    Novo Progresso, PA, Brasil
    Posts
    20

    Padrão Re: Routerboard Groove é RB912UAG-2HPnD

    Os 912 são Zero bala, tirei da Embalagem, Atualisei o Firmware p. 6.34rc23, as Antena são Zero também, comprei tudo num Distribuidor authorizado da RB, na Wi-Network, sei la que esta enorme diferençia não fica nos Cabos, por que no groove não usa cabos, pois conecta Antena direto nele??????????????? Eu trocei de chains, usei o 0 é depois o 1, as duas Antena toca, não a Diferencia! A quase aposta que faz a Diferençia estes Cabinhos!!!

  4. #4

    Padrão Re: Routerboard Groove é RB912UAG-2HPnD

    Cabo de 60cm, mesmo que seja um RGC174 (Não são pra isso, procure LMR) vai ter perda de uns 3 ou 4dBm, no máximo 5dBm, e 5dBm não é nem "uma barrinha" de sinal no celular.

    Só se dentro da RB912 os conectores MMCX estão soltos, vai que caiu ou bateu e ficou mal encaixado, só assim pra pensar em 10 a 20dBm a menos de sinal.

    E agora que me toquei, são 2 omni na mesma RB912? Se estão na mesma polarização (Não conheço omni 15dBi de pol. horizontal) tem grandes chances de nuns pontos uma chegar em contra-fase em relação a outra e atenuar sinal, o rádio só aproveita MIMO se usar 802.11N, porque G é de 2003, era em que nem se sonhava com MIMO.

    Enfim, em G-only o rádio não faz MIMO (Ou SIMO/MISO na verdade), não tem motivo pra usar 2 antenas.

  5. #5

    Padrão Re: Routerboard Groove é RB912UAG-2HPnD

    Mai vc viu o que ele disse Rubem ele colocou 2 omni de 15 dbi uma do lado da outra numa rb 912 . Vai dar interferencia uma na outra o ideal nesse caso e vc usar uma omni da ubnt de dupla polaridade pois assim fica melhor cada uma numa polarização
    ou volta o groove que e melhor pelo menos ele foi feito pra uma antena sozinha

  6. #6

    Padrão Re: Routerboard Groove é RB912UAG-2HPnD

    Ah, mas usar antena de dupla polarização em G também não melhora nada, tá só gastando dinheiro com antena cara. O modo não está preparado pra MIMO então enquanto um chain troca dados o outro espera, o desempenho é igual com antena simples.

    Isso deve ser praça, aí precisa aceitar conexão de "todo mundo", e tá cheio, muito cheio, lotado, de smartphone novo o velho que não roda em N, e pra esses lugares você é obrigado a usar B ou G.

    (E eu na verdade usaria B, em Novo Progresso/PA não deve ter muita banda disponível então os 4 a 5Mbps que o modo passa devem dar. A vantagem de B é que os smartphones ficam limitados no datarate de 11M, onde tem uns 14 ou 15dBm de potência (Enquanto em G a 54M tem 10 a 12dBm), fora que a sensibilidade do AP recebendo dados em 11M é uns 10dBm melhor que em G a 54M (E não adianta fixar o AP em 18M, os smartphones são burros e vão responder em 54M, mesmo tendo sinal ridículo tipo -80dBm essas porcarias burras usam o maior datarate possível no modo)

  7. #7
    Avatar de 5gnetnovoprogresso
    Ingresso
    Nov 2015
    Localização
    Novo Progresso, PA, Brasil
    Posts
    20

    Padrão Re: Routerboard Groove é RB912UAG-2HPnD

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         duas antenas 1.jpg
Visualizações:	166
Tamanho: 	6,2 KB
ID:      	62168Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         duas antenas 2.jpg
Visualizações:	90
Tamanho: 	7,4 KB
ID:      	62169Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         duas antenas 3.jpg
Visualizações:	106
Tamanho: 	3,7 KB
ID:      	62170Nome:      duas antenas 4.jpg
Visitas:     299
Tamanho:  1,7 KBClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         duas antenas.jpg
Visualizações:	77
Tamanho: 	6,6 KB
ID:      	62172

  8. #8
    Avatar de 5gnetnovoprogresso
    Ingresso
    Nov 2015
    Localização
    Novo Progresso, PA, Brasil
    Posts
    20

    Padrão Re: Routerboard Groove é RB912UAG-2HPnD

    Aquelle AP do meio, são duas antenas de 15 dbi!!!!!!!!!!!!!!!!

  9. #9
    Avatar de 5gnetnovoprogresso
    Ingresso
    Nov 2015
    Localização
    Novo Progresso, PA, Brasil
    Posts
    20

    Padrão Re: Routerboard Groove é RB912UAG-2HPnD

    A Situação do Progresso/PA, +- 12 a 15 mil Usoários de Celuláres, Tecnologia das Empresas de Telefonia Tim, Claro aida usa Analógigo, Previsão da chegar 3G aqui mais de 3 ou 4 Anos, eu sei por que meu Visinho é Chefe da Comunicação na Oi, ele me conta as Coisas deles, a Velocidade da internet da Tim é de 8 a 12 kb/ps, se ela funcionar, Intão eu vou incarar de trazer internet boa para a Galera paraens, outra o meu Fornecedor de Internet modernisou o Link dele, ele gastou Milhões, ele da trazendo 400 mb/ps eu vou pegar 54 mb/ps dele. Eu querir trabalhar na banda G porque para comerçar eu vou trabalhar em wds, o problema é achar um meio da comunicação dos ap's é dos Celulares no mesmo Tempo.

  10. #10

    Padrão Re: Routerboard Groove é RB912UAG-2HPnD

    Esses equiptos tem 2 antenas porque são feitos de 2010 pra cá, é era de 802.11n.
    Com 802.11g não tem Mimo, é usada uma antena por vez, não há lucro em 2 antenas.
    Não adianta usar equipto novo em modo velho (G é de 2003), cai nas limitações do modo.

    (Por isso elas não exisitiam antes de 2009, mesmo roteadores Linksys de R$ 300 como os WRT54G e cia tinham só 1 antena)

    Só vai usar 2 se usar então modo G+N, talvez a versão do RouterOS só tenha B+G+N.

    E G nem sempre tem nem sensibilidade maior em hardware novo. Até os velhos Bullet M (De 2010) não tem nada especial em B/G, vide no datasheet:
    https://dl.ubnt.com/datasheets/bulletm/bm_ds_web.pdf
    Isso:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sens.jpg
Visualizações:	176
Tamanho: 	62,0 KB
ID:      	62173

    Não dá pra usar somente N porque muuuuuito smartphone não coencta, mas G é extremamente limitado, não aproveita quase nada dos hardwares atuais, os Unifi são planejados pra conexão quase móvel (Wifi é fixo, se move dentro da área de alcance mas é fixo na troca de AP's), o SOFTWARE tolera sinais mais baixos por simples opção por timeout longo, ack timeout longo, não reenviar dado de sincronia toda hora, umas duzias de pequenos detalhes pra economizar processamento com conexão ruim (Conexão de smartphone sempre será ruim).

    Ter 2 antenas não quer dizer nada se usar B ou G, elas só existem pra N, que suporta MIMO desde a nascença (G é uma leve melhoria de A, que é de 1999. Em 1999 mal se sonhava com wifi, que dirá sonhar com MIMO).

  11. #11

    Padrão Re: Routerboard Groove é RB912UAG-2HPnD

    Olá Rubem. Preciso falar com você para tirar dúvida. Como posso entrar em contato?

  12. #12

    Padrão Re: Routerboard Groove é RB912UAG-2HPnD

    Citação Postado originalmente por NelsonMarques Ver Post
    Olá Rubem. Preciso falar com você para tirar dúvida. Como posso entrar em contato?
    [email protected]

    Não tenho WhatsApp, messenger, skype, não uso nada real-time, só o fórum ou email, pra responder quando dá tempo.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    [email protected]

    Não tenho WhatsApp, messenger, skype, não uso nada real-time, só o fórum ou email, pra responder quando dá tempo.


    Boa tarde Rubem.

    Primeiramente quero agradecer pela resposta e também desejar-lhe um feliz e próspero ano novo!


    A minha dúvida é a seguinte:


    Comprei um mini alarme modelo YL-105 HOME SECURITY e o mesmo é alimentado por 4 pilhas AA 1.5v e também tem entrada para fionte DC 6V. Eu acho que o mesmo pode ser alimentado somente com pilha ou fonte. Não há informações nem manual, mas acho que se colocar as pilhas e também ligar a fonte pode ser que ele queime.


    Eu pensei em fazer um nobreak utilizando um carregador de celular e pilhas recarregáveis ou um carregador de pilhas com pilhas para alimentar este mini alarme, já que ele não pode ficar sem energia por se tratar de um item de segurança da casa (um alarme).


    Eu lhe pergunto o que eu posso fazer para manter as pilhas carregadas e ao mesmo tempo alimentar o mini alarme, e se acabar a energia da rua o mini alarme assumiria a energia das pilhas?


    Obs: Não tenho urgência. Quando você puder responder eu agradeço, enquanto isso vou utilizando com as pilhas.


    Grato

  14. #14

    Padrão Re: Routerboard Groove é RB912UAG-2HPnD

    Pilhas NiMh podem ficar sob flutuação sim, relógios de ponto usaram isso muito tempo.

    O problema é com os ajustes, célula de NiMh tem tensão de flutuação limitada a 1,35V. Se passar disso aquece e estufa.

    Se usa 4 pilhas, 4x 1,35 = 5,4V. Precisaria um circuito limitando a tensão a 5,4V pra flutuar essas células.

    A palavra chave é precisão, se usar trafo vai ter 4,9 a 6,5V conforme o consumo e tensão na rede AC, precisa uma fonte chaveada com tensão precisa e estável.

    Ou pode simplesmente usar pilhas alcalinas, e isolar elas da entrada 6V com diodo.
    As pilhas alcalinas serão consumidas até ficar em 1,675V em cada (SE elas tiverem essa tensão), algo tipo 4x 1,5V = 6V, mas o diodo come 0,7V então 5,3V. Já a entrada da fonte 6V vai ter 6V, e o consumo sai de onde há tensão maior, logo, será consumido da fonte, e só hora que essa estiver sem eletricidade será consumido das pilhas.

    Abra o aparelho e veja se já não tem diodo isolador, deve ser, se não tiver a fonte iria carregar as pilhas (E pilha NiMH não pode receber 1,5V por muitas horas senão danifica, o fabricante costuma isolar o alojamentos das pilhas).

    Se não quiser/puder mexer com nada de eletronica (soldar um diodo, pelo menos. Ou ver se a entrada DC no jack P4 é isolada das pilhas, abrindo o aparelho e medindo com multímetro), aí complica, aí vai ter que comprar outro produto, a parte que posso ajudar é na gambiarr... digo, na adaptação do aparelho, mas nunca vi esse alarme e no google não aparece dado técnico. Poderia me basear num Multitoc similar (Na foto é igual), ele tem diodo isolando a entrada DC das pilhas, hora que acaba a eletricidade pelo pino P4 as pilhas é que assumem.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Pilhas NiMh podem ficar sob flutuação sim, relógios de ponto usaram isso muito tempo.

    O problema é com os ajustes, célula de NiMh tem tensão de flutuação limitada a 1,35V. Se passar disso aquece e estufa.

    Se usa 4 pilhas, 4x 1,35 = 5,4V. Precisaria um circuito limitando a tensão a 5,4V pra flutuar essas células.

    A palavra chave é precisão, se usar trafo vai ter 4,9 a 6,5V conforme o consumo e tensão na rede AC, precisa uma fonte chaveada com tensão precisa e estável.

    Ou pode simplesmente usar pilhas alcalinas, e isolar elas da entrada 6V com diodo.
    As pilhas alcalinas serão consumidas até ficar em 1,675V em cada (SE elas tiverem essa tensão), algo tipo 4x 1,5V = 6V, mas o diodo come 0,7V então 5,3V. Já a entrada da fonte 6V vai ter 6V, e o consumo sai de onde há tensão maior, logo, será consumido da fonte, e só hora que essa estiver sem eletricidade será consumido das pilhas.

    Abra o aparelho e veja se já não tem diodo isolador, deve ser, se não tiver a fonte iria carregar as pilhas (E pilha NiMH não pode receber 1,5V por muitas horas senão danifica, o fabricante costuma isolar o alojamentos das pilhas).

    Se não quiser/puder mexer com nada de eletronica (soldar um diodo, pelo menos. Ou ver se a entrada DC no jack P4 é isolada das pilhas, abrindo o aparelho e medindo com multímetro), aí complica, aí vai ter que comprar outro produto, a parte que posso ajudar é na gambiarr... digo, na adaptação do aparelho, mas nunca vi esse alarme e no google não aparece dado técnico. Poderia me basear num Multitoc similar (Na foto é igual), ele tem diodo isolando a entrada DC das pilhas, hora que acaba a eletricidade pelo pino P4 as pilhas é que assumem.

    Bom dia Rubem.

    Você tem razão há diodo isolador na placa. Muito obrigado pela dica, você me ajudou muito. Agora vou colocar uma fonte de alimentação de 6v no mini alarme e também deixar as pilhas nele. Eu tenho várias fontes em casa, mas testanto-as com multímetro nenhuma mostra a voltagem correta. Parece que não é possível medir a tensão de fontes com multímetro se as mesmas não estiverem em funcionamento, pois o resultado sai mascarado. Não sei se há alguma maneira de medir a tensão das fontes que dê o resultado correto.

    Mais uma vez lhe agradeço pela gentileza, e desejo que você tenha um ano excelente, e que Deus lhe ajude em tudo.

    Atenciosamente
    Nelson

  16. #16

    Padrão Re: Routerboard Groove é RB912UAG-2HPnD

    Fonte com transformador, ou fonte chaveada barata, precisa uma "carga" pra ter tensão precisa na saída.

    Como carga entenda um "peso", tipo uma carga num carro pra fazer o ajuste de molas reguláveis num carro ou calibrar pneus em viagem, põe um peso e simula o ambiente real de quando estiver em uso.

    Uma carga resistiva é usada pra testes de fonte, mas em casa pode usar uma lampada 12V 1W de painel de carro ou moto, ou talvez uma lampada 12V 5W, nem precisa acender, só precisa ser um consumo que estabilize a tensão, que faça sumir os spikes (Picos) e um pouco do ripple.

    Multimetro barato até é confiável as vezes, mas tem essa questão de ripple e spikes enganar eles, só ficam confiáveis com uma carga ou medindo tensão de pilha/bateria.

    Pra fazer um nobreak teria que ver isso muito bem, a tensão nas baterias ou pilhas precisa precisão (Senão aquecem demais e duram meses ao invés de anos), construir nobreak é simples, mas fazer algo durável exige precisão, esse sistema com pilhas alcalina isolada por diodos é muito mais simples e confiável que manter uma bateria interna em flutuação, troca as pilhas a cada X anos e no fim vai gastar em 10-15 anos o mesmo que gastaria trocando baterias que ficassem em flutuação num mini-nobreak.