Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda para Comprar equipamentos para iniciar provedor

    ola, estou com um projeto para iniciar 2016 de um provedor de internet, não disponho de muita grana pra gastar, mais também não quero nada muito ruim, tive pesquisando sobre alguns mikrotik e encontrei esse modelo
    UPA-5HnD OmniTIK, gostaria de opniao de vcs sobre o que vcs acham desse produto?

    Faixa de clientes=30
    link de internet 8Mb
    distancia 1,5km media

    sera que estou no caminho certo ou seria melhor partir pra algo como uma Rb951 + bullet m5?
    entao o que acham?

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda para Comprar equipamentos para iniciar provedor

    Ola Amigo td bem seja bem vindo a essa area doida kkkk

    Entao vamos la.

    Esses 30 clientes vao ser em um POP só? sera 8mb cada um?

    Recomendo comecar com autenticacao PPPOE numa mikrotik, pode comecar com uma 450g mesmo.

    Esse pop vai ficar perto da concentradora (rb450g)? Eu recomendaria uma antena OMNI UBNT com Rocket e nos clientes airgrid.

    Vai postando que vamos lhe auxiliando...

    Se lhe fui util clica na estrelinha, isso motiva no forum

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda para Comprar equipamentos para iniciar provedor

    A Omnitik é muito boa se configurada adequadamente, só que também dizem muito bem sobre a Omni MiMo da Ubiquiti que o amigo acima citou.
    Pra começar, eu começaria com a Omnitik mesmo e depois investiria em painéis, porque por mais que as Omnis sejam boas, não ficam com o mesmo sinal e estabilidade.
    Você pode ver também em qual posição vai ficar sua torre e em quais locais os clientes estão. Se estiverem em uma área única, recomendo você começar direto com um ou dois painéis. Não precisa nem ser muita coisa esses painéis. Dê mais detalhes em relação à isso.

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda para Comprar equipamentos para iniciar provedor

    Citação Postado originalmente por Upstream Ver Post
    ola, estou com um projeto para iniciar 2016 de um provedor de internet, não disponho de muita grana pra gastar, mais também não quero nada muito ruim, tive pesquisando sobre alguns mikrotik e encontrei esse modelo
    UPA-5HnD OmniTIK, gostaria de opniao de vcs sobre o que vcs acham desse produto?

    Faixa de clientes=30
    link de internet 8Mb
    distancia 1,5km media

    sera que estou no caminho certo ou seria melhor partir pra algo como uma Rb951 + bullet m5?
    entao o que acham?
    bom dia amigo se te enteresar estou vendendo alguns equipamentos do meu uso. estao anunciados no ML. se enteressar te passo os links.

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda para Comprar equipamentos para iniciar provedor

    OmniTik funciona 100% porem tem que usar como client os SXT , no modo NV2 , vai poder ter 30 clientes em simultaneo!!!Usra so clientes da marca Mikrotik sim ou sim!!!

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda para Comprar equipamentos para iniciar provedor

    Citação Postado originalmente por ManoDW Ver Post
    Ola Amigo td bem seja bem vindo a essa area doida kkkk

    Entao vamos la.

    Esses 30 clientes vao ser em um POP só? sera 8mb cada um?

    Recomendo comecar com autenticacao PPPOE numa mikrotik, pode comecar com uma 450g mesmo.

    Esse pop vai ficar perto da concentradora (rb450g)? Eu recomendaria uma antena OMNI UBNT com Rocket e nos clientes airgrid.

    Vai postando que vamos lhe auxiliando...

    Se lhe fui util clica na estrelinha, isso motiva no forum
    opa blz, quero desde ja agradecer pela ajuda, esses 30 clientes ficariam em uma unica pop, o link total de internet seria 8mb, configurando os planos para cada usuario de 300k a 1 mb.

    Sobre os equipamentos tinha visto um anuncio no mercado livre sobre uma omnitik UPA-5HnD Mikrotik level 4, mais pesquisando e trocando ideia com o pessoal do forum aqui, me disseram que seria melhor uma Rb450g como o amigo disse e com antenas setoriais e rocket M5 ou Bullet M5 mais antena Omni ubiquiti.

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda para Comprar equipamentos para iniciar provedor

    Citação Postado originalmente por andfonsek Ver Post
    A Omnitik é muito boa se configurada adequadamente, só que também dizem muito bem sobre a Omni MiMo da Ubiquiti que o amigo acima citou.
    Pra começar, eu começaria com a Omnitik mesmo e depois investiria em painéis, porque por mais que as Omnis sejam boas, não ficam com o mesmo sinal e estabilidade.
    Você pode ver também em qual posição vai ficar sua torre e em quais locais os clientes estão. Se estiverem em uma área única, recomendo você começar direto com um ou dois painéis. Não precisa nem ser muita coisa esses painéis. Dê mais detalhes em relação à isso.
    Os clientes ficariam ao redor da torre mesmo e tava pensando em usar rb 450g e Bullet M5 por enquanto o que acha da ideia?

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda para Comprar equipamentos para iniciar provedor

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    OmniTik funciona 100% porem tem que usar como client os SXT , no modo NV2 , vai poder ter 30 clientes em simultaneo!!!Usra so clientes da marca Mikrotik sim ou sim!!!
    penso em usar uma rb 450g e bullet m5 com antena omni, nos clientes airgrid m5.

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda para Comprar equipamentos para iniciar provedor

    Citação Postado originalmente por leonet Ver Post
    bom dia amigo se te enteresar estou vendendo alguns equipamentos do meu uso. estao anunciados no ML. se enteressar te passo os links.
    opa, manda o link ai para dar uma olhada.

  10. #10

    Padrão Re: Ajuda para Comprar equipamentos para iniciar provedor

    Não é melhor solução que Omnitik. O Bullet nao é MIMO 2x2 nem o airgrid. Para usar solução da Ubiquiti tem que ser , minimo:

    Rocket M5, antena AirMax omni e clientes com LOCO M5, dessa forma vai se igualar a Omnitik com SXT.

  11. #11

    Padrão Re: Ajuda para Comprar equipamentos para iniciar provedor

    Citação Postado originalmente por Upstream Ver Post
    Os clientes ficariam ao redor da torre mesmo e tava pensando em usar rb 450g e Bullet M5 por enquanto o que acha da ideia?
    Para ponto multi marcas eu recomendaria você usar Mikrotik ao invés de Ubiquiti. A não ser que você vá colocar nos clientes tudo Ubiquiti também. Tudo mesmo, sem exceção, pra você poder utilizar o protocolo AirMax. Aqui, por exemplo, eu tenho um setor que atendo multi marcas(WOM 5000, AirGrid, Nano Loco...), devo ter uns 80 clientes nessa área e eu utilizo painéis mikrotik de 90 graus mimo. Nenhum problema, nenhuma reclamação, banda chegando o que o cliente contrata... Minhas experiências anteriores com omni/painel Ubiquiti sem o Airmax ligado não foram muito boas hehe

  12. #12

    Padrão Re: Ajuda para Comprar equipamentos para iniciar provedor

    Citação Postado originalmente por andfonsek Ver Post
    Para ponto multi marcas eu recomendaria você usar Mikrotik ao invés de Ubiquiti. A não ser que você vá colocar nos clientes tudo Ubiquiti também. Tudo mesmo, sem exceção, pra você poder utilizar o protocolo AirMax. Aqui, por exemplo, eu tenho um setor que atendo multi marcas(WOM 5000, AirGrid, Nano Loco...), devo ter uns 80 clientes nessa área e eu utilizo painéis mikrotik de 90 graus mimo. Nenhum problema, nenhuma reclamação, banda chegando o que o cliente contrata... Minhas experiências anteriores com omni/painel Ubiquiti sem o Airmax ligado não foram muito boas hehe

    opa blz, obrigado pela ajuda, como sou novo no ramo não conheço muitas marcas e modelos de equipamentos, vc poderia ser mais especifico sobre modelos de equipamentos?

  13. #13

    Padrão Re: Ajuda para Comprar equipamentos para iniciar provedor

    Citação Postado originalmente por Upstream Ver Post
    opa blz, obrigado pela ajuda, como sou novo no ramo não conheço muitas marcas e modelos de equipamentos, vc poderia ser mais especifico sobre modelos de equipamentos?
    Tudo vai depender de como seus clientes vão receber o sinal. Será multi marcas mesmo? Se for, eu recomendo os painéis mikrotik como expliquei antes.
    No meu caso, eu uso dois painéis na área em que eu te especifiquei: Uma XWave SuperPOP da Computech com RB912, e o outro painel é um XWave MegaPOP também da Computech, também com RB912 para que eu atenda um bairro que é mais distante da torre. Um painel para cada bairro, no meu caso. Fica bom sendo painel 90 graus? Fica, pois os clientes destes bairros se enquadram dentro do ângulo da antena. Por isso você tem que ver certinho onde você pretende atender, se dá pra você usar um ou dois painéis. No caso de você não ter como investir em painéis para iniciar, inicie com a Omnitik UPA(modelo com melhor configuração) que você começará bem.
    Nos clientes, o custo-benefício das WOM 5000 MiMo estão muito boas. Você pode optar pela Siso também, também funciona bem.

    Qual seria a média de planos que você irá distribuir para os clientes? Até quantos Mega para cada?

  14. #14

    Padrão Re: Ajuda para Comprar equipamentos para iniciar provedor

    na verdade amigo vc nao so vai querer 30 cliente to certo mais nem um desse-se ai nao serve para servido profissional recomendaria vc usa essa aqui

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ess-poe-sd-_JM

    mais vc tambem vai precisar de um cartão mikrotik aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/M...w-mikrotik-_JM

    e a antena vai depender si vc manda o sinal so pro alto recomendo essa aqui http://produto.mercadolivre.com.br/M...al-homolog-_JM

    mais si vc quer manda o sinal so baixo e alto para prédios casa que vão usa tablete smatphone e notbooks e etc.. usa essas aqui 4 painel setoriais http://produto.mercadolivre.com.br/M...fi-aquario-_JM

    os painel setoriais de confiança são aquario, hiperlink e oiwtech o resto cuidado. e boa sorte....

  15. #15

    Padrão Re: Ajuda para Comprar equipamentos para iniciar provedor

    ah no no mercado livre procure sempre por preço meno as q ti passei foi so pra mostra o melhor q um serv podeira ter com os melhores equipamentos.

  16. #16

    Padrão Re: Ajuda para Comprar equipamentos para iniciar provedor

    Citação Postado originalmente por andfonsek Ver Post
    Qual seria a média de planos que você irá distribuir para os clientes? Até quantos Mega para cada?
    planos serão de 300k a 1 mb por enquanto

  17. #17

    Padrão Re: Ajuda para Comprar equipamentos para iniciar provedor

    Entao aqui na cidade o pessoal tem usado bastante ubiquiti, por essa razao a preferencia por equipamentos ubiquiti.

    tava pensando nos seguintes produtos.

    Antena Basestation Am-5g16-120 120º 16dbi Airmax.
    Rocket M5 Mimo

    para gerenciamento o que vcs me indicariam?
    poderia ser uma RB450g ?

  18. #18

    Padrão Re: Ajuda para Comprar equipamentos para iniciar provedor

    Certo. Você teria que pensar no agora e um pouco pro futuro também.
    Por exemplo: se você tem planos de expansão de clientes e planos pra curto prazo(considero curto prazo coisa de 3 a 4 meses), começa já com Ubiquiti. Se você acha que manterá esses planos por um tempo maior do que esse, o melhor custo-benefício que eu te recomendaria é realmente pegar um ou dois painéis Mikrotik, e usar as CPEs da Intelbras nos clientes. A Intelbras está trabalhando também no protocolo deles, o iPool. Em pouco tempo a Intelbras vai disponibilizar o protocolo deles, então num futuro próximo você pode passar a utilizar a Intelbras em toda sua rede, você só alteraria o painel. Afinal, as CPEs já serão Intelbras.

    E sai dessa de "porque todo mundo usa, eu também vou usar". Cada caso é um caso. Eu mesmo, hoje atendo mais de 500 clientes e, acredite se quiser, eu não uso Ubiquiti em toda minha rede. Tenho também, mas a maioria da minha rede é Mikrotik, por vários motivos, os dois que mais pesam por essa escolha minha é: CPEs Ubiquiti, se não estiver aterrada(o que é muito dificil cliente ter aterramento em casa), queimam com muita facilidade a porta LAN. Isso é prejuízo pra você e/ou para o cliente. O segundo motivo é gerenciamento. Acho o gerenciamento da rede Mikrotik com muito mais ferramentas do que a Ubiquiti. Ubiquiti é mais fácil de mexer, mas Mikrotik disponibiliza muito mais ferramentas.

    Sobre o gerenciamento, você pode começar sim com uma 450G ou até mesmo com uma RB 2011 iL, que também é muito boa e tem mais portas de rede(pra mim é útil).

  19. #19

    Padrão Re: Ajuda para Comprar equipamentos para iniciar provedor

    Citação Postado originalmente por andfonsek Ver Post
    o melhor custo-benefício que eu te recomendaria é realmente pegar um ou dois painéis Mikrotik
    Quais modelos dos paineis da mikrotik vc indica, os radios tmb teria q ser da mikrotik?

  20. #20

    Padrão Re: Ajuda para Comprar equipamentos para iniciar provedor

    Você tem Skype? Se tiver, me adiciona lá que eu te explico certinho como funciona minha rede, senão vamos fazer um bate-papo no tópico kkkk
    Meu Skype é andfonsek

    Se preferir que eu diga por aqui mesmo, avisa que eu explico como funciona minha rede nesta área de multi marcas hoje.