+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida sobre Radome.

    Boa Tarde Amigos!
    Estou com uma duvida e gostaria da ajuda de vcs.
    Em um dos meus ptp o lado do AP é extremamente poluído então instalei disco com radome, do outro lado, 25 KM não tem poluição nenhuma então instalei disco sem radome, dai a duvida a falta deste radome do lado sem poluição faz muita falta?tendo em vista que do lado do AP a poluição é enorme.

    Desde já agradeço,

  2. #2

    Padrão Re: Duvida sobre Radome.

    O ideal seria você instalar dos dois lados. Depende muito de quanto de banda você pretende passar também.

  3. #3

    Padrão Re: Duvida sobre Radome.

    Eu penso assim, se o radome é para eliminar ou atenuar ruídos, colocando só do lado mais prejudicado, já está de bom tamanho.
    Por outro lado, se do lado sem ruído que é o caso citado, colocar radome, não iria trazer nenhuma vantagem pois radome não é para aumentar ganho de antena.

    E tem que ver que tipo de radome estamos falando. Tem uns que é só para evitar de entrar pássaros ou outras coisas. Outros já são feitos para evitar as interferências laterais. Este é o que resolve na diminuição dos ruídos indesejáveis.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Rafa100 Ver Post
    Boa Tarde Amigos!
    Estou com uma duvida e gostaria da ajuda de vcs.
    Em um dos meus ptp o lado do AP é extremamente poluído então instalei disco com radome, do outro lado, 25 KM não tem poluição nenhuma então instalei disco sem radome, dai a duvida a falta deste radome do lado sem poluição faz muita falta?tendo em vista que do lado do AP a poluição é enorme.

    Desde já agradeço,

    Não precissa de radome onde nao tem prescença de interferenças. O radome o que faz é diminuir os lobulos laterais das antenas parabolicas de forma de não "captar" sinais interferentes.

    Porem tem que tomar muito cuidado pois RADOME tem que exigir o fabricamente apresente as mediçoes certificadas do mesmo porque a chances de piorar é bem grande!!!

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    Não precissa de radome onde nao tem prescença de interferenças. O radome o que faz é diminuir os lobulos laterais das antenas parabolicas de forma de não "captar" sinais interferentes.

    Porem tem que tomar muito cuidado pois RADOME tem que exigir o fabricamente apresente as mediçoes certificadas do mesmo porque a chances de piorar é bem grande!!!

    falo e disse camada !!! outra coisa para nosso amigo !
    se for pra comprar esses radomes da vida aí...
    compre já uma antena da ALGcom que já vem com radome homologadas tudo dentro dos conformes da lei...
    esses radomes da vida que vendem por os caras gastam tipo r$ 50,00 no maximo. e vendem mais r$ 600,00...
    se bem que ás outras os caras gastão tipo r$ 80,00 e vendem pra mais de r$ 900,00
    rsrsrs! tamo fodido de qualquer jeito...

  6. #6

    Padrão Re: Duvida sobre Radome.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Eu penso assim, se o radome é para eliminar ou atenuar ruídos, colocando só do lado mais prejudicado, já está de bom tamanho.
    Por outro lado, se do lado sem ruído que é o caso citado, colocar radome, não iria trazer nenhuma vantagem pois radome não é para aumentar ganho de antena.

    E tem que ver que tipo de radome estamos falando. Tem uns que é só para evitar de entrar pássaros ou outras coisas. Outros já são feitos para evitar as interferências laterais. Este é o que resolve na diminuição dos ruídos indesejáveis.
    @1929, acho que já li aqui no fórum mesmo que o radome shield serve também para reduzir multipath, visto que elimina os lóbulos secundários e consequentemente evita que eles cheguem na outra ponta, com um atraso por ter sido irradiado de forma irregular e refletidos, que consome processamento do rádio receptor e degrada a capacidade do enlace.

    Isso procede?
    Faz sentido para mim... talvez tenha até sido em um post do @rubem que vi falar isso.
    Caso esteja correto, faz sentido usar o radome shield mesmo no lado sem interferência.

  7. #7

    Padrão Re: Duvida sobre Radome.

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    @1929, acho que já li aqui no fórum mesmo que o radome shield serve também para reduzir multipath, visto que elimina os lóbulos secundários e consequentemente evita que eles cheguem na outra ponta, com um atraso por ter sido irradiado de forma irregular e refletidos, que consome processamento do rádio receptor e degrada a capacidade do enlace.

    Isso procede?
    Faz sentido para mim... talvez tenha até sido em um post do @rubem que vi falar isso.
    Caso esteja correto, faz sentido usar o radome shield mesmo no lado sem interferência.
    Pios é, né?
    Vamos ver melhor isso, pois agora você tocou num ponto que eu não tinha pensado:
    Seria auto-interferencia?

  8. #8

    Padrão Re: Duvida sobre Radome.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Pios é, né?
    Vamos ver melhor isso, pois agora você tocou num ponto que eu não tinha pensado:
    Seria auto-interferencia?
    É mais ou menos isso aí...

    Achei agora, esse é o post do qual me lembrava, onde o @rubem fala de uso de radome shield para combater multipath: https://under-linux.org/showthread.p...156#post753156

  9. #9

    Padrão Re: Duvida sobre Radome.

    Bem explicadinho.... pelo @rubem

    Então em distâncias menores e não tão alto como no exemplo a questão do multipath sempre vai estar bem presente e poderá ou não ajudar um 2º radome. Tem que ver o custoxbenefício, pois como ele mostra na explicação sempre vai ter o multipath. É uma limitação física dos sistemas irradiantes...

    E ele cita ali que o diferencial maior está na qualidade dos rádios de frequencia digitais e a possibilidade de trabalhar em frequencias mais altas.
    Dia desses aqui no forum alguém comentou que queria colocar rádio digital em 2.2. Está aí agora um novo argumento para fugir das frequencias mais baixas. Acho até que a Anatel nem daria o licenciamento para 2.2 para provedores... Também nem fui olhar a tabela de atribuições de frequencia para ver se já não está atribuida a outros serviços..

    Mas valeu pelo boa lembrança @TsouzaR. Matou a charada.

  10. #10

    Padrão Re: Duvida sobre Radome.

    Bem por aí. Rádio digital 10GHz pra bandas grandes já tem naturalmente uma zona de fresnel pequena, e ainda por cima usam radomes enormes, e... mesmo em repetições no meio do nada, a 40Km da civilização, as grandes operadoras colocam antenas com radome, não é pelo ruído na vizinhança (Que nem existe na roça).

    Aquela espuma na lateral dos radomes melhora até o VSWR! A antena é exitada pelo que ela mesmo emite e reflete pelas imperfeições do disco.

    Enfim, tem de tudo um pouco, evitar água no disco, evitar ruído lateral, minimizar efeito multipath, minimizar problemas com reflexo interno...

    O que muda throughput é efeito multipath e ruído na vizinhança. Erguer a antena 0,5° pra cima do ideal as vezes atenua os reflexos em 2 ou 3dBm, melhora o CCQ em alguns %, é puro e simples tirar ganho do sinal que chega fora do angulo central da antena.