Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Recuperação de WON5000 através da interface Serial da Placa

    Olá Kamaradas.

    Sumido estou, mas retornei para os Kamaradas. Eu,o ser da controvérsia estou aqui para quebrar todas as barreiras e fundamentos desse mundo.

    Após muito ver que a intelbras não dava suporte a nenhuma forma de recuperação de seus produtos por motivos obviamente capitalistas para forçar a vc comprar outro aparelho. Nos fóruns quando alguém pergunta como recuperar por tftp como fazemos nos rádios normais, seus representantes não informam sobre essa possibilidade.

    Uma coisa é fato!! vc só vai tentar fazer isso se seu Aparelho estiver fora da garantia, ou seja quando seu caso for perca total e sabe que não valerá a pena consertar essa budega barata.

    Levantamento do caso.
    - Ela deve ter algum Boot Loader, provavelmente baseado no U-boot. Esse sistema interno é responsável por levantar o firmware dela.
    - vc vai precisar de um conversor serial ttl para usb. Existem conversos para RS232 - TTL, mas o complicado seria arrumar uma porta serial rs232 hoje em dia. então vai de usb que é mais fácil.
    - ferro de solda para soldar os pinos TX-RX-GND dela ao dispositivo conversor.

    vide photos em anexo

    OBS: não use a porta 3.3v. isso serviria para ligar o circuito caso vc não tivesse uma fonte. mas é muito complicado e sempre pode dar ruim, caso vc venha trocar os pinos.

    eu não consegui aqui pq esse meu conversor está com problema, queimei ele por querer usar essa porta 3.3v em um tplink quando estava tentando upar o openwrt. Mas já encomendei outro no mercado livre por R$15,00. Vale a pena. VC que tem um WON com defeito, pode tentar.


    Vamos tentar ???
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20160102_173634538.jpg
Visualizações:	886
Tamanho: 	1,88 MB
ID:      	62177   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20160102_173731221.jpg
Visualizações:	850
Tamanho: 	1,56 MB
ID:      	62178  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20160102_173738471.jpg
Visualizações:	1006
Tamanho: 	1,41 MB
ID:      	62179   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20160102_173758672.jpg
Visualizações:	643
Tamanho: 	1,91 MB
ID:      	62180  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20160102_201106030.jpg
Visualizações:	685
Tamanho: 	1,84 MB
ID:      	62181  

  2. #2

    Padrão Re: Recuperação de WON5000 através da interface Serial da Placa

    Acompanhando...

  3. #3

    Padrão Re: Recuperação de WON5000 através da interface Serial da Placa

    Acompanhando.

  4. #4

    Padrão Re: Recuperação de WON5000 através da interface Serial da Placa

    Ac

  5. #5

    Padrão Re: Recuperação de WON5000 através da interface Serial da Placa

    algum os acompanhantes de luxo, pode testar também não. rsrsrs

    o meu conversor vai chegar ainda. e estarei postando testes e resultados.

  6. #6

    Padrão Re: Recuperação de WON5000 através da interface Serial da Placa

    Dica de quem já sofreu muito com recuperação via serial ou TTL: Não é regra, mas com Windows Vista em diante com adaptador USB/Serial as vezes dá uns erros bobos e você tem que ir na config. da porta emulada e mudar, digamos, bitrate, ou controle de fluxo, ou diminuir o tamanho do buffer.

    Não sei se tem um padrão, mas em caso de erro desconfiem da config. default, ela é diferente do XP pra trás (Não sei como é na família Server), dependendo do chipset ou rom usados uns detalhes mudam as vezes, e é configuração da porta (Emulada ou nativa, caso tenha um desktop mais antigo com win7 digamos) e não problema do cliente tftp ou do hardware.

  7. #7

    Padrão Re: Recuperação de WON5000 através da interface Serial da Placa

    eu "agarro" essa empreitada junto com vc. Mas depois de comprar o conversor e soldar, qual o proximo passo. O que usar para passar o sistema? Qual programa. Eu tenho um monte de placas com RS232 e pontas de cabos, rsrs. Só preciso saber "quem é quem" (fios) pra soldar.

  8. #8

    Padrão Re: Recuperação de WON5000 através da interface Serial da Placa

    Na wom5000 com SMA tá escrito RX, TX, GND e +3,3V nos pinos, tá fácil identificar.

    Pra saber a pinagem dos conectores seriais:
    https://www.google.com.br/search?q=s...inout&tbm=isch

    Mas segundo a wikidevi.com, o chipset RT3662 das Wom5000 que conheço (Não conheço as mimo) usa UART e não RS232, logo, precisa adaptador pra UART, tipo:
    http://www.bravekit.com/image/cache/...32-600x600.jpg

    Lembra que RX de um é o TX do outro. Seja serial, TTL ou UART.
    (O som sai da boca (TX) de uma pessoa e entra nos ouvidos (RX) da outra pessoa. O som é o fio, vai do TX de um pro RX do outro, T de transmit, R de receive)

    Resolvido a questão física, o software a usar pode ser o TFTP:
    http://tftpd32.jounin.net/tftpd32_download.html
    Putty:
    http://www.putty.org/
    Kitty:
    http://www.9bis.net/kitty/?page=Download
    Mobaxterm:
    http://mobaxterm.mobatek.net/download-home-edition.html

    Pelo terminal desses programas dá pra rodar os comandos típicos de linux via SSH, digamos:
    https://www.bhsite.com.br/comandos-para-o-putty-ssh/

    O básico pra enviar firmware é algo tipo tipo
    put -i firmware.bin
    (Ou firmware.rom...)
    Mas cada chipset ou firmware pode ser diferente, é bom achar receita de bolo pra isso, no site do openwrt.org tem muito material de exemplo pra testar (Procure produto de chipset parecido, Intelbras usa Ralink), infelizmente brasileiro mexe pouco com isso (Mas gasta tempo com inutilidade tipo futebol e reveillon...) então produto brasileiro (Intebras, digamos) é uma incógnita as vezes, o jeito é achar o produto gringo de onde isso é copiado, nos casos dos Wom5000 deve ser algum Ligowave/Deliberant. No wikidevi.com , dd-wrt.com ou openwrt.org tem pouco material desse tipo de produto (Tem mais de roteador de mesa), o jeito é o santo Google, em inglês é fácil achar (Sobre produtos gringos), em pt-br quase não tem nada.

    Isso tudo imaginando que você já tentaram tftp via cabo ethernet, seguindo a receita genérica pra chipset da geração do RT3662:

    1. download firmware image from website
    2. turn off the router, press RESET and hold, then plug in the power cord and keep holding RESET
    3.wait a couple of secs - the lights on router will tun orange
    4. setup a static ip address on pc lan card - 192.168.1.10, netmask 255.255.255.0
    5. plug in the lan cable into router and into pc
    6. push stock image to router using tftp:
    tftp -i 192.168.1.6 PUT firmware.bin

    after flashing is completed, router will restart with firmware image on
    (É... o RT3662 é velhão, usa tftp no estilo dos velhos RTL8186 da Realtek (Onipresente nos roteadores de mesa e CPE's 2,4GHz até 2010), talvez não seja o IP 192.168.1.6 e sim *.2 , só tentando, mas a grosso modo é esse o modo)

  9. #9

    Padrão Re: Recuperação de WON5000 através da interface Serial da Placa

    Que pena! Se fosse RS232 ia testar já.

  10. #10

    Padrão Re: Recuperação de WON5000 através da interface Serial da Placa

    arrume um adaptador, pra brincar vc pode usar placas pcba dessas krazer ou similar rtl, ou vc pode usar placas tplink que vc pode upar o openwrt. Vc dominando esse processo vc poderá fazer em qualquer uma.

    procure no mercado livre Adaptador Usb Serial Ttl Conversor Rs232 /pl2303hx
    comprei o meu por 10,00.

  11. #11

    Padrão Re: Recuperação de WON5000 através da interface Serial da Placa

    Sacanagem da Intelbrás, não disponibiliza o procedimento para recuperar o firmware e não coloca o TFTP nativo na antena.

  12. #12

    Padrão Re: Recuperação de WON5000 através da interface Serial da Placa

    Citação Postado originalmente por jorgilson Ver Post
    Sacanagem da Intelbrás, não disponibiliza o procedimento para recuperar o firmware e não coloca o TFTP nativo na antena.
    Não funciona TFTP nelas?

    Curioso, nas WOG212 funciona.

    Cada vez mais suspeito que a Intelbras recebe tudo pronto da Ligowave/Deliberant e não modifica conforme os problemas/necessidades locais porque não consegue.

  13. #13

    Padrão Re: Recuperação de WON5000 através da interface Serial da Placa

    Rubem, se der algum problema no firmware tem que enviar para eles.

  14. #14

    Padrão Re: Recuperação de WON5000 através da interface Serial da Placa

    Fora da garantia esquece. Perdeu seu produto. Certamente Tem,

    O meu conversor usb TTL chegou, vou estar fazendo isso só no sábado e reporto aqui. meu primeiro passo será esse, o segundo será upar outra coisa nessa budega.

    Não sejam inocentes. Deliberant não faz essa pouca vergonha que é a Won, ela feita sobre encomenda da china. Vc pegando o numero da placa dela, vc acha na net outras placas com a mesma série mas snedo outros modelos de boards.

  15. #15

    Padrão Re: Recuperação de WON5000 através da interface Serial da Placa

    É o "barato" que sai caro.

  16. #16

    Padrão Re: Recuperação de WON5000 através da interface Serial da Placa

    melhor seria se desse pra subir o AirOS da ubiquiti nos wom mimo 2x2
    aiiii sim o bixo ia pega!!

    tipo o TP-Station o AirOS que dava pra instalar nas TP-LINK 5210G porem o AirMax soh rodava no modo cliente e nao modo AP
    @misterbogus por favor poste seus resultados, esse seu topico eh de extrema importancia

    to rodando iPoll nas wom aqui usando APC5M e ta legal, pretendo comprar mais wom, o unico problema ate agora eh o tftp mesmo, mais a garantia deles funciona ja mandei 2 wom e ja voltou, mais depende muito da loja que vc compra!!!

    entao quando for comprar wom fique esperto no local que esta comprando, se vier sem nota, adeus garantia!!!

  17. #17

    Padrão Re: Recuperação de WON5000 através da interface Serial da Placa

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Não funciona TFTP nelas?

    Curioso, nas WOG212 funciona.

    Cada vez mais suspeito que a Intelbras recebe tudo pronto da Ligowave/Deliberant e não modifica conforme os problemas/necessidades locais porque não consegue.
    Prezados, Bom Dia!
    A linha WOM 5000/i/MiMo são fabricados no Brasil, com alguns de seus componentes importados, sendo o firmware criado localmente.
    A linha WOM 5000/i/MiMo, não possuem suporte ao TFTP.

    Abraço Equipe Intelbras!

  18. #18

    Padrão Re: Recuperação de WON5000 através da interface Serial da Placa

    Manolo, á intenção desse tópico é incentivar a pesquisa, e fuçar as coisas,
    acho que todo mundo pode tentar da sua parte seja qual for o router.

    Eu detesto esse mercado mentiroso.
    vc acessando o won5000 por ssh ele já te mostra uma interface customizada de linux pra modo embarcado. Então não é esse negócio de totalmente feito pela intelbrás, isso que dá nojo.

    Igual aos DVRS deles para cftv que eles compram da Dahua na china e dizem que é deles.

  19. #19

    Padrão Re: Recuperação de WON5000 através da interface Serial da Placa

    Firmware desenvolvido localmente até acredito, já que ele é uma merda e foi lançado cheio de bugs. Vcs lançam uma linha comercal toda bugada, e deixam todo mundo quebrar a cara para ir aperfeiçoando. Mas fazer o que, a preço de banana a um tempo atrás, todo mundo se arrisca.

  20. #20

    Padrão Re: Recuperação de WON5000 através da interface Serial da Placa

    O ap router tem firmware para alguns chipset ralink esse da won não ta na lista mais acho que se tiver demanda eles fazem pois eles ganham pra isso.
    Eu instalei ele ne um proeletronic com chipset ralink e ficou melhor que o anterior, mais tive que compra uma licença. Antes acabei instalando a variante errada e usei esse adaptador usb ttl para instalar o firmware original e upar o certo da aprouter. Usei o programa Xshell 5 mais acho que o puty dava certo tambem
    Usei esse tutorial da overtek pois o radio da proeletronic tinha a mesma placa generica deles. Nesse link vc ve o video com o conversor usb ttl uart. http://wiki.overtek.com.br/videos/CP...18a_5.8Ghz.avi

    http://wiki.overtek.com.br/images/e/...18a_5.8Ghz.pdf