+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Cool provedor

    tenho 15 megas dedicados ,sera que ele aguenta 43 clientes com 2 megas cada ??? sera que aguenta oque vcs acham a respeito ???

  2. #2

    Padrão Re: provedor

    Ratio ótimo é 4:1, se tem 15M de dedicado pode vender 4x isso, ou seja, 60M.

    Ratio bom é 5:1, vender 75M com link dedicado de 15M.

    Mas se os perfil é de clientes pacatos, sem muito tráfego, talvez seus 6:1 (Vendidos 90M pra 15M de dedicado) fiquem bons, depende MUITO do tipo de cliente, se tiver 2 pirralhos (De 8 a 80 anos) com p2p configurado toscamente usando toda a banda 24x7 (Ou aquele povinho que acha que internet é pra ver TV e roda vídeo o dia todo) esses 2 vão consumir 4M, sendo que 20 clientes domésticos típicos que só usam whatsapp e lá de vez em quando facebook consumirão MENOS de 4M ao todo.

    Imagina que metade dos clientes vai estar conectado, cai pra média de 20 a 25 conectados. Imagina que metade desses não tem tráfego constante, cai pra 10 a 12 com tráfego, e dos que tem tráfego constante metade consomem tudo que podem e a outra metade tem tráfego bem baixo (Radio online, p2p ou messenger, coisa de tráfego bem baixo). Mas nesse caso 1 cliente inconsciente pode consumir um percentual meio grande do link (Vender planos de 3M ou 5M seria um veneno nessa rede, detonaria de vez), é bom ficar na casa dos 4:1, se vender uns 90M seria bom ter 20M de dedicado, a parte boa é que a partir dos 50 clientes pode ir baixando pra ratio 6:1 ou 7:1 (Se continuar em planos pequenos) lá pelos 25M de dedicado (Pode vender 200M com 25M de dedicado, se for plano pequeno e cliente doméstico simples) o tráfego para de crescer conforme o numero de clientes exatamente, muitos clientes de planos pequenos vivem muuuuuito melhor que poucos clientes de planos grandes. Se você tivesse planos de 1M eu ia falar que 60 clientes de 1M tá mais que tranquilo, seja lá qual for o perfil de consumo desses clientes.

  3. #3

    Padrão Re: provedor

    Rubem, só dedicado aguenta isso, 4:1 ou 5:1, se sim, porque?

  4. #4
    Avatar de ConsultLinkFull
    Ingresso
    Dec 2015
    Localização
    Cabo Frio - Rj / Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    10

    Padrão Re: provedor

    Dani,

    Eu aconselho a meus clientes uma proporção de 1 MB FULL para cada 8 ou 10 clientes de 1 MB compartilhado, dependendo da forma de entrega, rádio, cabo TP ou fibra.

    Lembre-se a qualidade é a diferença do negócio, preço todos tem que ter, o que vai garantir um crescimento sustentável é a qualidade do seu serviço, isso envolve diretamente quantos clientes você tem e quantos megas eles utilizam, além da qualidade da sua rede.

    Resumo: Se você possui 15 MB Full para disponibilizar para 43 clientes a 2 Mb cada isso da um uso de 86 MB p 15 Mb Full, Teoricamente você não terá problemas.

  5. #5

    Padrão Re: provedor

    Citação Postado originalmente por reirox Ver Post
    Rubem, só dedicado aguenta isso, 4:1 ou 5:1, se sim, porque?
    ADSL ou conexão pra cliente tem limitações nas DSLAM, prioridade baixa e filtragens diversas (Até por segurança, evitar ataques DDOS pra travar modem adsl barato, digamos), ADSL não aceita muita conexão simultânea (Especialmente porque cada pacote no download precisa uma resposta via upload, não adianta ter 15M de download se vai ter 1M de upload, essa limitação no upload gargala as respostas dos pacotes, fazer X conexões rumo a um servidor pra um download em gerenciador é tranquilo, mas com X conexões rumo a servidores diferentes, com tamanhos de pacotes diferentes, com pacotes inconstantes (No WhatsApp vem texto, sai imagem, depois vem link e a pessoa clica no link, depois vem vídeo (E os conteúdos multimídia nas redes Akamai que WhatsApp e Facebook usam não ficam nos mesmos servers, a rota muda a cada vídeo ou imagem praticamente), enfim, o desempenho com 10 pessoas navegando e consumindo 1Mbps cada é 100% diferente de 1 computador fazer um download de 10Mbps rumo a 1 servidor, estabelecida a conexão os softwares aprendem a lidar com tempos de resposta maiores, pode criar um buffer que com multiplas conexões pra destinos diferentes (Cada cliente num site ou servidor diferente) não existe, não se consegue as mesmas velocidades ou tempos de resposta.

    Fora que ADSL depende muito do link de entrada da DSLAM, e a qualidade da conexão na central, aqui na minha cidade das DSLAM são tão lotadas que nem chamada de voz no skype funciona de dia, nem com ADSL de 10 ou 15Mbps, mas um gerenciador de downloads estabelece múltiplas conexões com servidores com buffer, de modo que é fácil ter download neles com 80% da velocidade contratada o dia todo.

    Num link dedicado não tem filtros, nada limitado, tudo simétrico, todas as portas livres, 2000 conexões simultâneas num dedicado de 15M é tranquilo, mas 500 conexões simultâneas numa ADSL de 15M já vai tornar o modem lerdo (Lembra que ele roteia tudo, colocar em bridge não ajuda porque alguém vai rotear isso igual).

    Eu me uso como exemplo, uso p2p 24x7, limito a velocidade severamente, mas... faço centenas de conexões simultâneas, 50 em cada p2p (Uso 2) o dia todo, mesmo que limite o tráfego a 200 ou 300Kbps as conexões abertas e semi-abertas comem capacidade de tráfego, é só olhar na ficha dos equiptos Mikrotik a capacidade com pps (Packets-per-second) com pacotes de 64B, passa um numero X de pacotes, seja pacote de 64B, 512B ou 1500B, um monte de conexões simultâneas de baixa velocidade gera um monte de pacotes pequenos de 64 a 400B, cada um precisa ser roteado, a resposta de cada um é roteada de novo, consome processamento do equipamento sem consumir banda grande. Eu tenho conexão ruim (Ping de 200ms pra cima pra qualquer site no brasil), então o jeito é usar p2p e gerenciador de downloads pra usar múltiplas conexões, 20 conexões simultaneas com 200ms de delay em cada e tá tudo bem, se usar só 1 conexão por vez vai ter os mesmos 200ms, só em download em server http próximo (Tipo o cache do GoogleVideos) que presta, no resto o delay é um gargalo, e esse delay é culpa dos N roteamentos e filtragens que uma conexão ADSL passa (O delay no ping num dedicado pode ser igual, mas depois de 40 ou 50 conexões estabelecidas ele ainda se mantém, coisa que com ADSL não acontece, o ping sempre aumenta, vejo muito ping de 500 a 800ms aqui de dia em adsl!)

  6. #6

    Padrão Re: provedor

    Rubem, muito obrigado.