+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Solução de Cache com desvalorização do Link dedicado

    Gostaria de saber dos Experts no assunto se vale a pena investir alto em cache como Hyper da Taghos ou Mara Cache sendo que cada vez mais temos interconexões, PTT, Google Global Cache (GGC) , Peering com CDN's como Akamai (Facebook), Netflix etc e também a migração de conteúdo HTTP para HTTPS que reduz a taxa de armazenamento do cache.

    Onde moro consigo link a 30 Reais o Mega comprando 200MB, se subir a quantidade o valor com certeza desce!

    Quem usa estes dois caches também deem suas opiniões sobre o mesmo quanto a economia.

    Será que vale a pena investir em Cache?

  2. #2

    Padrão Re: Solução de Cache com desvalorização do Link dedicado

    Opa,

    Com certeza hoje em dia não esta valendo a pena investir em cache.
    Tinha o Hyper Cache da Taghos e ja esta desativado a mais de 8 meses por economia de energia, porque de link não estava tendo nenhum retorno viável para mante-lo ligado.
    Além de alguns problemas principalmente com suporte os mesmos são uma caixa preta que realmente não sabemos se fazem mesmo o que se propõem ou não.

    Basicamente hoje não se tem link IP full. Todos estão interligados de algum modo o que torno os valores de link competitivos e nos dão condições de sobreviver em um mercado cada vez mais prostituído.

  3. #3

    Padrão Re: Solução de Cache com desvalorização do Link dedicado

    Acredito que depende muito o quanto de tráfego você possui, uma vez que para ter um GGC e outros caches você precisa ter uma penca de tráfego direto para os caras... Gosto da ideia do cache pois é um conteúdo armazenado localmente, isso acelera a entrega do conteúdo ao usuário e melhora a experiência. Mesmo que muito do conteúdo esteja em HTTPS, ainda sobram alguns vilões como windows update, iOS update e outros...

  4. #4

    Padrão Re: Solução de Cache com desvalorização do Link dedicado

    Existem segmentos que estão crescendo cada vez mais como netflix que é de interesse destes que você tenha um cache local, inclusive eles oferecem uma solução própria dependendo do volume de tráfego que você tenha. A maioria dos "proxy-full" que existem no mercado fazem cache deste conteúdo. Só isso na minha opinião já faz valer a pena.

  5. #5

    Padrão Re: Solução de Cache com desvalorização do Link dedicado

    Ola.
    E para os que tem perfil inicial? Por exemplo eu tenho 300 clientes e tenho ThunderCache, ele vem me dando uma ajuda boa, porem o que noto é que o cache n faz milagre. Ele acelera a conexão dos clientes, porem ele tem seu preço. Só funciona bem quando o link ta com sobra, se o link tiver perto do limite contratado ele deixa a rede mais lenta e o melhor é desligar temporariamente.
    Mais alguém na mesma situação?