Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Roteador travando com varias conexões simultaneas

    Pessoal, boa noite,
    Estou notando um problema, que na verdade ja esperava acontecer visto que tinha avisado ma$$$, o pessoal (cliente) querendo economizar sabe como é né:
    O que ta acontecendo é o seguinte, em local com muita rotatividade de aparelhos, chega um dado momento que o roteador trava e tem que desligar e religar de novo pra voltar....estou falando de roteadores domesticos claro tipo wr150n, tp720n, link one..etc......... obviamente quando o DHCP atinge uns 10/15/20 aparelhos (varia de um pra outro) ele trava e pronto, acredito que devido ao fato do chip´set não conseguir lidar com mais devices, justamente por ser um router domestico....pergunta:

    -Pela experiencia de vcs, em locais com grande circulação de gente, falo de rotatividade de 100/200 devices, que roteador sugerem pra aguentar o cacete??
    Pensei também em colocar uma RB750 na borda e deixar os roteadores em bridge porque dai a RB faria toda a parte administrativa e os roteadores apenas espalhariam o sinal mas ai também fica uma questão, sera que o chipset deles aguentaria apenas "pendurar devices", sim, porque bem ou mal, mesmo sendo a RB que faria a diministração, a wireles ficaria a cargo do chip set do routers?

    -Em fim, o que sugerem sem ser muito expansivo$$$

  2. #2

    Padrão Re: Roteador travando com varias conexões simultaneas

    amigo o problema da tp-link é o Firmware e o chip também com baixa memoria ram e pouco processamento 3 problemas isso na tp-link é normal ele nao foi feito para aguenta mais de 2 dias ligado esquenta muito e fica com cache na memoria muito cheio so desligando e ligando que fica bom dica atualiza o Firmware dele ou usa uma Rb750 a rb nao tem essa problema, mais si vc quer monta um servidor para lan e wifi usa uma rb433ah ou monta um mikrotik x86 é um PC com software da mikrotik mais potente e mais barato do q http://produto.mercadolivre.com.br/M...b1100-ahx2-_JM

    eu uso x86 a 5 anos nunca tive problemas

    equipamentos importantes:

    placa mae: http://produto.mercadolivre.com.br/M...-dual-core-_JM

    Processador: http://produto.mercadolivre.com.br/M...hz2m80004a-_JM

    Memoria ram no maximo 2gb ddr2 800mhz :http://produto.mercadolivre.com.br/M...r2-desktop-_JM

    mini pci adaptador mikrotik: http://produto.mercadolivre.com.br/M...ete-gratis-_JM

    cartão mikrotik : http://produto.mercadolivre.com.br/M...otik-24ghz-_JM

    cabo pigtail ufl : http://produto.mercadolivre.com.br/M...-wifi-15cm-_JM

    cabo pigtail 10 metro para torre: http://produto.mercadolivre.com.br/M...-sma-10mts-_JM

    amplificador wireless de 8w de potencia : http://produto.mercadolivre.com.br/M...4ghz-39dbm-_JM

    tai a pesquisa mais baratas e um servido wireless mais potente do mundo em domestico

    so lambra da fonte e o HD de 40 gb é uma dica boa

  3. #3

    Padrão Re: Roteador travando com varias conexões simultaneas

    ah e as antenas setorial aquarios ou hiperlink e oiwtech o resto cuidado..

  4. #4

    Padrão Re: Roteador travando com varias conexões simultaneas

    Amigo,
    Agradeço a atenção, mas não é pra montar provedor não, é pra restaurante e pousda que quando o giro aumenta começa a aparecer isso, e não é só tp-link não, aliás, o tp-link até que ta se comportando menos poir deles....o problema é justamente que ele não consegue gerenciar + de tantos clientes, mas ai minha pergunta é:

    - se aliviar o lado colocando um 750 pra fazer a gerencia e o roteador serve apenas de wireles fica de boa ou o chip set dele também vai se perder em algum ponto visto que o wi-fi bem ou mal ele vai ter que gerenciar?

  5. #5

    Padrão Re: Roteador travando com varias conexões simultaneas

    Em umas empresas uns travamentos tenho resolvido fixando modo e datarate. Mas são locais onde já com 10 a 15 conexões trava.

    (Graças a maldição do android barato tem que fixar em G, porque uns lixinhos baratos NOVOS não aceitam N, fixo em 24M ou 36M, onde o link é pequeno (Menos de 5M) sou mais radical e fixo em B mesmo, atravanca grandes downloads mas permite navegação básica normal)


    Quanto a amplificador, não adianta nada afinal só aumenta a potência de TX, o sinal de RX continua baixo, o chipset precisa processar dado vagamente legível sendo que tem 20 ou 30 conexões com sinal baixo, quem vai receber sinal alto é o smartphone, mas ele só tem 1 (uma) conexão pra cuidar, ele é quem poderia receber sinal baixo. Se é pra aumentar algum sinal devia aumentar o de RX não o de TX, antena de ganho maior ajuda nessa hora (Pra ter RX maior, não pra ter sinal "pegando mais forte" pra enganar usuário). Se tem algo bom em cartão + amplificador é tudo mérito do cartão, porque amplificador só faz merda, além de poluir a vizinhança (Por isso eles raramente tem homologação, a maioria nem certificação do FCC ou algo assim de tão esmerdalhadores do espectro que essas desgraças são) só ajuda a enganar o usuário, que acha que sinal alto no smartphone é tudo.

  6. #6
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Roteador travando com varias conexões simultaneas

    Têm alguns roteadores que podem desligar o LOG ou SYSLOG, não armazenando os acessos; alguns já vêm desabilitados na configuração original como o Greatek e Multilaser, por isso têm se a impressão de travar menos. Acho que usando uma RB, e os Wlan ficando em bridge pode minimizar para o cliente, mas como de todo jeito vc precisaria de limpar a memória da RB não faz diferença. Os provedores aqui deixam os roteadores em bridge, inclusive a Velox por assim é feito a "limpeza" num único sistema, mas logicamente por lei os dados precisam ficar armazenados num outro sistema e não podem ser apagados por um certo período.

  7. #7

    Padrão Re: Roteador travando com varias conexões simultaneas

    Cara, se você me falar em 100/200 conexões simultâneas não tem como imaginar uma rede que funcione bem com esses roteadores que você citou.

    A receita para isso funcionar bem é simples, porem não é barata.

    Voce pode usar 1 Unifi UAP-LR para cada 40 clientes, ou seja, 200 / 40 = 5 Unifi ou voce pode usar 2 Unifi PRo / Engenius EAP600 Dual band para os 200 clientes.

    Os rádios serão somente as bridges, configure todos com o mesmo SSID nas duas bandas. Para ser o gateway/nat/dhcp voce pode usar uma rb750, caso for usar algum tipo de hotspot melhor pegar uma rb2011.

    Configure um DHCP com lease time de no máximo 5 minutos, e coloque um /22 pois assim seu dhcp não vai acabar. faça uma simple queue para cada IP desse /22 (tem scripts na internet que faz em 1 minuto usando o "for") definindo uma banda compatível com o link de internet que o seu cliente contratou.

    Lembrando que no caso dos rádios eu passei uma configuração minima, quanto mais rádios você colocar melhor fica a qualidade da conexão.

  8. #8

    Padrão Re: Roteador travando com varias conexões simultaneas

    Concordo com o amigo acima, coloque uma rb 2011 ou 450G, + 4 uni-fi, vai te atender bem... atendo aqui um shopping no qual fica uma média de 25 a 35 usuários simultâneos na praça de alimentação... rodo com uma 450G + uni-fi, funciona perfeitamente...

  9. #9

    Padrão Re: Roteador travando com varias conexões simultaneas

    UNIFI da Ubiquiti é o equipamento utilizado para essa função.É o preferido do mercado.Por volta do R$400.

  10. #10

    Padrão

    Prezados,
    Obrigado pelo empenho em responder, vejam:

    Finalmente estamos chengando onde acho que seja o problema:

    1º- O Amigo Rubens citou a modulação dele, vou verificar e tentar fixar, podem realmente estar se atrapalhando;

    2º- Mas o que mais acredito que seja é realmente a "falta de competencia" em lidar com o DHCP quando tem muito giro. Acho que o colega acima me entendeu mal rerere ele falou de 100/200 conexões simultaneas, não, eu me referia a diarias, tipo, acho que num dia penduram uns 100/200 aparelhos, dai o DHCP dos bixinhos (que ja são uma bosta) pira...kkkkk

    A sujestão do colega com uni-fi e 2011 é ótima, conheço, mas não é pra minha situação, seria algo para um show ou coisa do genero. Minha pergunta foi se, aproveitando as estruturas existentes nos restaurantes e pousadas (que é onde ocorrem os travamentos por conta do DHCP (acredito eu)) eu poderia colocar um 750 ou uma HapLite, que tem processamento e memoria pra lidar com esse fluxo um pouco maior e deixava os roteadores em bridge, apenas espalhando o wi-fi????????

  11. #11

    Padrão Re: Roteador travando com varias conexões simultaneas

    Citação Postado originalmente por gabrielest Ver Post
    Prezados,
    Obrigado pelo empenho em responder, vejam:

    Finalmente estamos chengando onde acho que seja o problema:

    1º- O Amigo Rubens citou a modulação dele, vou verificar e tentar fixar, podem realmente estar se atrapalhando;

    2º- Mas o que mais acredito que seja é realmente a "falta de competencia" em lidar com o DHCP quando tem muito giro. Acho que o colega acima me entendeu mal rerere ele falou de 100/200 conexões simultaneas, não, eu me referia a diarias, tipo, acho que num dia penduram uns 100/200 aparelhos, dai o DHCP dos bixinhos (que ja são uma bosta) pira...kkkkk

    A sujestão do colega com uni-fi e 2011 é ótima, conheço, mas não é pra minha situação, seria algo para um show ou coisa do genero. Minha pergunta foi se, aproveitando as estruturas existentes nos restaurantes e pousadas (que é onde ocorrem os travamentos por conta do DHCP (acredito eu)) eu poderia colocar um 750 ou uma HapLite, que tem processamento e memoria pra lidar com esse fluxo um pouco maior e deixava os roteadores em bridge, apenas espalhando o wi-fi????????


    O UNIFI é o MINIMO que poderia atender qualquer lugar publico. Para pousada ou restaurante pode usar o modelo mais em conta (ate uns 10 ou 15 clientes em simultaneo). Tem que entender que a solicitação dos smartphones é intensa nos locais publicos e os erros de conexão são frequentes , isso obriga a processamento extras que nao teria se estivese em uma residencia conextado a notebooks e poucos smartphones.

  12. #12

    Padrão Re: Roteador travando com varias conexões simultaneas

    Citação Postado originalmente por gabrielest Ver Post
    A sujestão do colega com uni-fi e 2011 é ótima, conheço, mas não é pra minha situação, seria algo para um show ou coisa do genero. Minha pergunta foi se, aproveitando as estruturas existentes nos restaurantes e pousadas (que é onde ocorrem os travamentos por conta do DHCP (acredito eu)) eu poderia colocar um 750 ou uma HapLite, que tem processamento e memoria pra lidar com esse fluxo um pouco maior e deixava os roteadores em bridge, apenas espalhando o wi-fi????????
    1 - Quando voce diz ''show'', voce quer dizer show de bandas? Se foi isso: Cara 4 unifi e uma 2011 daria conta de um show com 200 pessoas e como os shows que vejo tem pelo menos mil e as vezes 20 mil pessoas, ou seja, a estrutura é totalmente diferente e muito mais parruda, coisa que nem 100 unifi desse daria conta por varios motivos.

    O problema do travamento nao é o DHCP e quanto a isso pode ficar tranquilo.

    Sobre aproveitar a estrutura já existe em pousadas, restaurantes, etc: Pode-se até pensar nisso sim, mas o cliente tem que já ter o minimo aceitavel de equipamentos. Tudo depende de quantas conexoes simultaneas voce terá e essa conta é simples:

    Se uma pousada tem 40 quartos com uma media de 2 pessoas por quarto, temos então 80 pessoas. Dessas 80 pessoas algumas podem nao se conectar, porem a maioria vai conectar o notebook, smartphones e um tablet caso ela tenha... por isso trabalhe com folga e pense que no seu horário de pico você terá 100 conexões simultâneas. Se essa pousada tiver 4 andares aconselho voce usar 1 unifi para cada andar, sempre limitando a banda em 1 ou 2b por dispositivo, se voce quizer utilizar alguma coisa que seu cliente já tenha voce pode pensar que um ''roteadorzinho'' suporte no MAXIMO 8 conexões simultâneas de 2mb com uma qualidade aceitavel e quando digo ''roteadorzinho'' estou falando de um TP-LINK de 300mbs com 3 ou 2 antenas, entao se for um roteador menor que isso a performance cai cada vez mais e quanto mais dispositivos conectados pior fica.

    Fico muito em hoteis e 90% dos hoteis que fico a conexao com a internet é ridícula, andares com 10 apartamentos o pessoal usa dlink dl-524, airlive 5460ap, entre outros aparelho que servem para uma wifi residencial, nao para um estabelecimento do tipo.

    Entao, o que eu posso falar pra voce é que cada caso é um caso, se for entrar em um projeto desse com seu cliente eu te aconselho avaliar muito bem todas as informacoes sempre se baseando na quantidade maxima de conexoes simultaneas, assim voce ganha dinheiro e seu cliente fica satisfeito com seu trabalho.

  13. #13

    Padrão Re: Roteador travando com varias conexões simultaneas

    Sobre HAP ou HAPLite, pode ser uma boa.

    Já coloquei RB133 com cartão emp8602 velhos e surrados em sorveteria e restaurante, substituindo TP-Link 741nd e 941nd, e o desempenho em dia cheio era normal, nada de travamento. Mérito do software, porque o hardware das RB133 (E dos cartões Engenius) é bem pobre.

    RB2011 com wifi incluso (A mais barata) coloquei em restaurante onde deve ter umas 200 pessoas por noite, nunca olhei quantos tem conectados mas com lease time no DHCP de 1h e com IP's apenas do 192.168.1.100 ao 253 nunca deu problema. Na verdade tenho a impressão que tem mais gente frequentando o lugar com RB133 e cartão veeeelhos ridículos, só não sei quantos usam wifi.

    Enfim, eu confio em RouterOS pra esse uso também, mesmo com hardware lixo e pobre (Hap e Hap lite tem mesmo hardware que muito roteador de mesa de R$ 150).

  14. #14

    Padrão Re: Roteador travando com varias conexões simultaneas

    Considerando que da para comprar UNIFI por R$350 ou Routerboard RB Cap 2n por R$270 , realmente acreditam que compensa discutir sobre os TP-Links?????

  15. #15

    Padrão Re: Roteador travando com varias conexões simultaneas

    Mas o problema é com o hardware dos TP-Link ou com o software?

    Porque o Cap 2N tem Atheros AR9331 com 64MB de Ram. Aqueles TP-Link com mini-USB tipo WR702, 703 até 710, tem AR9331 ou similar, e 32MB de Ram. O desempenho é totalmente diferente, mas quanto disso vem da Ram extra?

    Hap lite tem hardware bem igual uns TPLink 841nd versão 10, ou uns 3020 portáteis, mesmo chipset, quantidade de ram e rom. Como o desempenho é bem diferente, de novo dá pra colocar a culpa no software (RouterOS com desempenho bem superior, em hardware similar)

    Considerando que já tem os hardwares, e eles talvez vão pro lixo ou serão subutilizados, vale testar um OpenWRT da vida antes de condenar o hardware de vez.
    (Sempre que usei ele ou o DD-WRT foi em busca de alguma feature extra, nunca "medi" essa questão de desempenho, mas tem quem garanta que tem desempenho muuuuito melhor com esses firmwares. Eu na verdade nem consegui colocar nada no TPLink 720N, esses modelos mais baratos são capados demais (Rom de 2MB nuns casos), nem vale a pena tentar, mas tem uma bela diferença entre um hardware de R$ 60 (TPLink 720n) e um MK de R$ 300, um colégio que atendo tem a construção em H e tem tanta parede grossa que precisa 6 roteadores, 6x60 = R$ 360, enquanto 6x300 = R$ 1800, aí a diferença de preço pesa e o teste de firmware fica interessante).

  16. #16

    Padrão Re: Roteador travando com varias conexões simultaneas

    nao o tp-link so aguenta 63 clientes em wireless

  17. #17

    Padrão Re: Roteador travando com varias conexões simultaneas

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    Considerando que da para comprar UNIFI por R$350 ou Routerboard RB Cap 2n por R$270 , realmente acreditam que compensa discutir sobre os TP-Links?????
    Então, também pensei neles.....e gostei muito da cap2n, sera que ela daria conta de segurar o giro?? ta até mais barata que o uni-fi, 270 contra 350.

  18. #18

    Padrão Re: Roteador travando com varias conexões simultaneas

    si vc colocar uma rb750 com o tp-link nao vai adianta em nada por q as pessoas vão entra no tp-link para a rb750 gerencia então so 63 cliente no tplink no wireless usa uma rb411 ajuda muito so tem uma porta mais vc pode colocar switch 8 para ganha mais portas

  19. #19

    Padrão Re: Roteador travando com varias conexões simultaneas

    Citação Postado originalmente por shadowman Ver Post
    nao o tp-link so aguenta 63 clientes em wireless
    Qual Tp-Link suporta 63 clientes? Nao conheço nenhum que suporte 20 com qualidade.

    Citação Postado originalmente por gabrielest Ver Post
    Então, também pensei neles.....e gostei muito da cap2n, sera que ela daria conta de segurar o giro?? ta até mais barata que o uni-fi, 270 contra 350.
    Eu uso um cAP2n e é uma boa opçao para 25 conexoes a 1mb cada, o bom do Cap é que se for utilizar ele como unico AP voce dispença o uso de uma RB para nat/dhcp/queue.

    Pessoal, gostaria de dizer que quando digo que os TP-LINKs sao ruins eu me refiro a um uso ''comercial''! Para um uso residencial ele vai bem, inclusive na minha casa eu uso um TL-WR941ND de R$ 140,00 e sou contente com ele.

  20. #20

    Padrão Re: Roteador travando com varias conexões simultaneas

    Citação Postado originalmente por junior.corazza Ver Post



    Eu uso um cAP2n e é uma boa opçao para 25 conexoes a 1mb cada, o bom do Cap é que se for utilizar ele como unico AP voce dispença o uso de uma RB para nat/dhcp
    E o Uni-fi, esse mais em conta aguenta tocar quantos?? porque o problema desses locais tipo restuarantes e pousadas, não é a quantidade simultanea...na verdade acho que, no meu caso, isso ai não passa de 20, o problema é que ao longo do dia deve ter uma centena de devices que se conectaram e desconectaram...
    Agora pergunto:
    Qual arriscaria, a CAP ou o uni-fi?