Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Projeto FTTH

    Aqui é o CREA Goiás e a concessionária é a Celg...Quanto ao projeto FTTH algumas partes acredito que posso fazer e o restante passar para um Engenheiro assinar se tudo estiver certo..Posso reduzir custos do projeto.. No site da companhia energética vi uns parágrafos referindo sobre cálculos de Esforços mecânicos nos portes..como citado pelo colega acima ... Não me recordo de ser somente Engenheiro..mas provavelmente deve ser...ou nao.. .. vou procurar saber com mais detalhes..Sobre o lançamento da fibra..já pesquisei e já tinha visto q no projeto tem q ter profissional com NR10 e NR35.. Cursos estes q já estou providenciando junto Senai...Economia no lançamento.. quero reduzir o máximo de custo possível..porque é caro e posso não ter o retorno esperado se for pagando todo mundo pra fazer tudo...

    https://www.celg.com.br/arquivos/dad...icas/NTC15.pdf

  2. #22

    Padrão Re: Projeto FTTH

    Amigo... A resolução 262/79 foi revogada em 2014!

    http://normativos.confea.org.br/emen...enta=5&Numero=

    A justificativa que utilizaram pra revogar essa resolução do Confea, foi o Decreto 90922/85.
    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03...gos/d90922.htm

    Procure ler um pouco mais a respeito, existe internamente no CREA um corporativismo cujas decisões favorecem somente aos Engenheiros, porém o Conselho é formado também por técnicos e tecnólogos que ajudam a sustentar com anuidades e ARTs, mas não podem participar plenamente. A Lei permite que os técnicos elaborem Projetos, mas o Crea com suas resoluções e atribuições permite somente aos Engenheiros. Em um passado recente os Arquitetos e Urbanistas também se registravam no CREA e tinham problemas semelhantes, mas conseguiram criar o CAU, ou seja o próprio conselho, e hoje estão batendo de frente com o CREA por causa dessas resoluções sem lógica, e que ninguém tem o direito de contestar em nome da resolução x,y,z. Os técnicos industriais estão indo pelo mesmo caminho, está (parado) no Congresso, Senado, Casa Civil ou em algum outro local em Brasília, e talvez resulte nos próximos anos na criação do Conselho dos técnicos industriais. www.conselhotecnicosja.org/agora-e-a-hora

    Mas isso seria bom ou ruim? Tem tudo pra ser ótimo! O Crea que é formado por Engenheiros parou no tempo da década de 50 com o "boom" da construção civil no Brasil. Tinha tudo pra ser um dos melhores Conselhos de Classe desse País, assim como aparenta ser a OAB e o CRM, mas por causa da vaidade de alguns dirigentes tem andado pra trás.

    O Crea não é bem visto nem pelos próprios engenheiros! Os Engenheiros Químicos tem o CRQ e os Engenheiros Eletricistas manifestam interesse em criar o próprio Conselho, o CFEE www.cfee.eng.br

    Resumo: Atualmente o CREA com suas resoluções obscuras, fará de tudo para que os técnicos não possam exercer legalmente suas atividades, o que vai completamente na contra mão do que se propõem, infelizmente.



    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    Tecnico nao pode emitir CREA de projetos de jeito nemhum.

    RESOLUçãO Nº 262, DE 28 JUL 1979.


  3. #23

    Padrão Re: Projeto FTTH

    Citação Postado originalmente por Luspmais Ver Post
    Piri, sou formado em Técnico de Telecomunicações, tenho CREA e sou responsável no meu provedor no estado de SP.

    Referente a elaborar um projeto de FTTH acho que o buraco é mais embaixo, pois são exigidos algumas coisas que apenas sendo técnico não é suficiente para a concessionaria.

    Sim eu sei, pois ja fiz o caminho das pedras e tenho concessão da AESSUL no RS, assim como todos tbm estou interessado em diminuir o caminho do amigo e evitar perda de tempo desnecessária

  4. #24

    Padrão Re: Projeto FTTH

    Citação Postado originalmente por dmarcio Ver Post
    Amigo... A resolução 262/79 foi revogada em 2014!

    http://normativos.confea.org.br/emen...enta=5&Numero=

    A justificativa que utilizaram pra revogar essa resolução do Confea, foi o Decreto 90922/85.
    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03...gos/d90922.htm

    Procure ler um pouco mais a respeito, existe internamente no CREA um corporativismo cujas decisões favorecem somente aos Engenheiros, porém o Conselho é formado também por técnicos e tecnólogos que ajudam a sustentar com anuidades e ARTs, mas não podem participar plenamente. A Lei permite que os técnicos elaborem Projetos, mas o Crea com suas resoluções e atribuições permite somente aos Engenheiros. Em um passado recente os Arquitetos e Urbanistas também se registravam no CREA e tinham problemas semelhantes, mas conseguiram criar o CAU, ou seja o próprio conselho, e hoje estão batendo de frente com o CREA por causa dessas resoluções sem lógica, e que ninguém tem o direito de contestar em nome da resolução x,y,z. Os técnicos industriais estão indo pelo mesmo caminho, está (parado) no Congresso, Senado, Casa Civil ou em algum outro local em Brasília, e talvez resulte nos próximos anos na criação do Conselho dos técnicos industriais. www.conselhotecnicosja.org/agora-e-a-hora

    Mas isso seria bom ou ruim? Tem tudo pra ser ótimo! O Crea que é formado por Engenheiros parou no tempo da década de 50 com o "boom" da construção civil no Brasil. Tinha tudo pra ser um dos melhores Conselhos de Classe desse País, assim como aparenta ser a OAB e o CRM, mas por causa da vaidade de alguns dirigentes tem andado pra trás.

    O Crea não é bem visto nem pelos próprios engenheiros! Os Engenheiros Químicos tem o CRQ e os Engenheiros Eletricistas manifestam interesse em criar o próprio Conselho, o CFEE www.cfee.eng.br

    Resumo: Atualmente o CREA com suas resoluções obscuras, fará de tudo para que os técnicos não possam exercer legalmente suas atividades, o que vai completamente na contra mão do que se propõem, infelizmente.

    Dimarcio, esta interpretando errado a lei. Ela é especifica para Tecnicos Agricolas, em Construçoes e Industriais. Cada uma dessa especialidades tem no curriculo de 2º grau aquilo que que foi especificado como atribuçoes na Lei.

    Estamos falando aqui de Tecnologo em Telecomunicações ou Eletronico. Elas nao tem no programa de estudos " Estudos das Catenarias em linha de transmissao" nem "Estudo da propagação de ondas Eletromagneticas em meios fisicos" sendo portanto negado assinar projetos que envolvem as situações de "Calculo de esforços nos postes" e "Calculo de cobertura de sistemas de emissao ondas eletromagneticas" , como exemplo.

    Nao se trata de Loby e sim de "Competencias" . O Tecnologo esta orientado para excutar , supervisionar e dar manutenção adequada aos sistemas de sua especialidade.

    Se assim nao for , qual seria o motivo de estudar engenharia em Telecomunicações?????


    Agora se tiver duvidas so mandar consulta a companhia eletrica local e postar aqui a resposta.

  5. #25

    Padrão Re: Projeto FTTH

    Citação Postado originalmente por qloukura Ver Post
    Aqui é o CREA Goiás e a concessionária é a Celg...Quanto ao projeto FTTH algumas partes acredito que posso fazer e o restante passar para um Engenheiro assinar se tudo estiver certo..Posso reduzir custos do projeto.. No site da companhia energética vi uns parágrafos referindo sobre cálculos de Esforços mecânicos nos portes..como citado pelo colega acima ... Não me recordo de ser somente Engenheiro..mas provavelmente deve ser...ou nao.. .. vou procurar saber com mais detalhes..Sobre o lançamento da fibra..já pesquisei e já tinha visto q no projeto tem q ter profissional com NR10 e NR35.. Cursos estes q já estou providenciando junto Senai...Economia no lançamento.. quero reduzir o máximo de custo possível..porque é caro e posso não ter o retorno esperado se for pagando todo mundo pra fazer tudo...

    https://www.celg.com.br/arquivos/dad...icas/NTC15.pdf

    Muito bom, no seu caso voce pode simplificar a sua implantação adotando duas estrategias basicas:

    1) Nao instale equipamento algum nos postes. Ulitiliza eles so para comportar o cabo de FO. Todos os equipamentos devrao ir pindurado no cabo mediante fixação na cordoalha deste. Isso vai evitar a Companhia eletrica implique com sua caxinha em um poste saturado de luminarias, fontes de TV a Cabo, "Loop de FO " da teles, etc.
    tambem vai permitir so apresentar o desenho da rota dos cabos com os esforços atuantes sem necessidade de representar os equipamentos.

    2) Pode evitar a assinatura de Eng no projeto de esforços. Utiliza seu representante tecnico (que pode ser Tecnologo). Acontece que normalmente quem faz o projeto é um engenheiro então nao compensa tirar a responsabilidade dele. Ele esta te cobrando e nao custa nada ele ser responsavel pelo serviço.

    O mais complicado e caro e voce conseguir as plantas com projeto da rede eletrica da companhia . Vai ter que plotar elas em papel para desenhar a rede sua e depois digitalizar novamente para entregar an companhia eletrica.

  6. #26

    Padrão Re: Projeto FTTH

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    Muito bom, no seu caso voce pode simplificar a sua implantação adotando duas estrategias basicas:

    1) Nao instale equipamento algum nos postes. Ulitiliza eles so para comportar o cabo de FO. Todos os equipamentos devrao ir pindurado no cabo mediante fixação na cordoalha deste. Isso vai evitar a Companhia eletrica implique com sua caxinha em um poste saturado de luminarias, fontes de TV a Cabo, "Loop de FO " da teles, etc.
    tambem vai permitir so apresentar o desenho da rota dos cabos com os esforços atuantes sem necessidade de representar os equipamentos.

    2) Pode evitar a assinatura de Eng no projeto de esforços. Utiliza seu representante tecnico (que pode ser Tecnologo). Acontece que normalmente quem faz o projeto é um engenheiro então nao compensa tirar a responsabilidade dele. Ele esta te cobrando e nao custa nada ele ser responsavel pelo serviço.

    O mais complicado e caro e voce conseguir as plantas com projeto da rede eletrica da companhia . Vai ter que plotar elas em papel para desenhar a rede sua e depois digitalizar novamente para entregar an companhia eletrica.

  7. #27

    Padrão Re: Projeto FTTH

    @Pirigoso qual é o caminho das pedras na AES Sul? Pergunto porque estou planejando minha rede.

  8. #28

    Padrão Re: Projeto FTTH

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    @Pirigoso qual é o caminho das pedras na AES Sul? Pergunto porque estou planejando minha rede.
    nao tem misterio pega comprovante de sua licenca SCM junto com documentacao padrao e leva ali em São leopoldo

  9. #29

    Padrão Re: Projeto FTTH

    Amigo,

    Este é o problema, a profissão de Técnico em eletrônica ou telecomunicações, denominados na Lei como "Técnico industrial", prevê as competências que o CONFEA através de resoluções proíbe, ou seja revoga uma Lei e isso obviamente não pode acontecer, motivo da justiça tê-los obrigado a revogar todas as resoluções que continham restrições na atuação dos técnicos industriais, e isso de fato foi realizado porém insuficiente para cessar as dificuldades impostas aos referidos profissionais.

    Já com relação ao Tecnólogo, independente da especialidade, não é ainda uma profissão regulamentada. Existe um projeto de Lei 2245/2007 em trâmite no congresso nacional para regulamentação da Lei que regerá a profissão dos tecnólogos. Você cita que esse profissional pode executar, supervisionar e dar manutenção adequada aos sistemas de sua especialidade (praticamente mesmas atribuições dos técnicos, exceto supervisão se não me engano), mas essas atribuições tem validade por força de resolução e não por força de Lei.

    Em ambos os casos, tanto os profissionais técnicos quanto os tecnólogos, são obrigados a se registrar em um conselho profissional, no caso em questão o CREA que possui várias regras restritivas a atuação em favorecimento aos engenheiros que podem tudo.

    Se os cursos técnicos e faculdades de tecnologia não ensinam matérias de propagação de ondas eletromagnéticas, nem cálculo de esforço estrutural (matéria de física, independente de especificar se é ou não para poste), concordo que esses profissionais realmente não podem assinar projetos, assim como sequer atuar profissionalmente porque não estudaram o básico das teorias.

    Sugiro que pesquise um pouco a respeito desse assunto, a Lei não é específica para técnicos agrícolas, e as atribuições específicas da resolução de acordo o currículo escolar é criado sabe por quem? Pelo conselho, pelo CONFEA, exceto as atribuições dos técnicos em edificações e eletrotécnicos que possuem na Lei um campo citando os limites de atuação dos mesmos em projetos. Os profissionais das demais áreas, incluindo os técnicos em eletrônica e telecomunicações que não são citados específicamente na Lei são PROIBIDOS de assinar projetos, segundo a resolução do CONFEA.

    Você acha mesmo que a Cia elétrica vai contra as resoluções do CONFEA? Obviamente que a resposta não será favorável, a não ser que eu entre com um processo contra essa mesma Cia elétrica obrigando a cumprir a Lei, certamente levaria anos... E sinceramente desconfio muito das "vantagens" em comprar essa briga...

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post

    Estamos falando aqui de Tecnologo em Telecomunicações ou Eletronico. Elas nao tem no programa de estudos " Estudos das Catenarias em linha de transmissao" nem "Estudo da propagação de ondas Eletromagneticas em meios fisicos" sendo portanto negado assinar projetos que envolvem as situações de "Calculo de esforços nos postes" e "Calculo de cobertura de sistemas de emissao ondas eletromagneticas" , como exemplo.

  10. #30

    Padrão Re: Projeto FTTH

    dmarcio diz "Os profissionais das demais áreas, incluindo os técnicos em eletrônica e telecomunicações que não são citados específicamente na Lei são PROIBIDOS de assinar projetos, segundo a resolução do CONFEA"




  11. #31

    Padrão Re: Projeto FTTH

    Amigo, qual parte da Lei 5524/68 e Decreto 90922/85 você não entendeu?

    Você acredita mesmo que uma resolução do CONFEA restritiva a essa legislação tem mais força?

    A Lei permite sim aos técnicos industriais atuar com projetos (mas especifica limites somente aos eletrotécnicos e técnicos em edificações, não especificando limites de atuação para os demais profissionais técnicos, como os de eletrônica e telecomunicações.

    Quem restringe a atuação dos mesmos é o CONFEA em suas resoluções (que já foram revogadas) cujo objetivo principal é a reserva de mercado para atuação dos engenheiros, mesmo motivo que levou os arquitetos e urbanistas a criarem um próprio conselho, ação que está sendo seguida pelos técnicos e torço muito para que seja aprovada.


    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    dmarcio diz "Os profissionais das demais áreas, incluindo os técnicos em eletrônica e telecomunicações que não são citados específicamente na Lei são PROIBIDOS de assinar projetos, segundo a resolução do CONFEA"




  12. #32

    Padrão Re: Projeto FTTH

    dimarcio, eu entendi toda a lei!!! e insisto que tecnicos em eletronica, telecomunicaçoes ou eletricos NÃO podem assinar projetos perante ANATEL ou Companhias Eletricas. Esse é o tema estava sendo debatido.

  13. #33

    Padrão Re: Projeto FTTH

    Exatamente!!! Mas que fique bem claro que tal negativa se dá por conta de uma resolução revogada, somado ao fato de muitos profissionais (como eu) não desejarem comprar essa briga com o CONFEA através da justiça, já que a Lei é bastante objetiva a respeito deste assunto.

    Antes dessa resolução ser revogada andei questionando oficialmente o CREA através de ofícios protocolados na inspetoria sobre entendimento a respeito das atribuições, e nas respostas informaram somente o que eu poderia fazer, deixando de responder o que eu não poderia fazer, obviamente pra não contradizerem a Lei. Na época fui procurado pelo jurídico do Sindicado dos Técnicos que informaram apoio caso eu tivesse disposto a entrar com uma representação contra o CREA, que o corpo jurídico do sindicato estaria a minha disposição, etc... Confesso que faltou coragem, e não me arrependo, afinal uma andorinha não faz verão, e sinceramente não faz falta a autorização para assinar projetos...


    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    dimarcio, eu entendi toda a lei!!! e insisto que tecnicos em eletronica, telecomunicaçoes ou eletricos NÃO podem assinar projetos perante ANATEL ou Companhias Eletricas. Esse é o tema estava sendo debatido.