Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Projeto FTTH

    No fim deste ano, se tudo der certo, terminarei meu curso de telecomunicações onde consequentemente darei entrada no CREA. Minha dúvida é a seguinte: Sendo profissional de nível técnico, posso fazer meu próprio projeto FTTH e apresentá-lo a concessionária ? Eu serei o responsável técnico..Atualmente estou agregando conhecimento com cursos na área...Cursos pela Furukawa , Entelco. e por ai vai ...Aprofundando os conhecimentos em AutoCad..Tenho um conhecimento razoável em redes pois sou Tecnólogo em Redes...O projeto será mesmo só para 2017 pois os custos pra fibra atualmente se encontra alto pelo Dólar esta nas alturas..

  2. #2

    Padrão Re: Projeto FTTH

    vc é eletro técnico? para obter registro ao crea?

  3. #3

    Padrão Re: Projeto FTTH

    Citação Postado originalmente por Pirigoso Ver Post
    vc é eletro técnico? para obter registro ao crea?
    Vou me forma Técnico em Telecomunicações..

  4. #4

    Padrão Re: Projeto FTTH

    Sou tecnico em redes e tenho registro no CREA-RS, bom essa questão vai depender do estado que voce quer trabalhar e a concessionaria que voce quer entragar o projeto...

  5. #5
    Avatar de ConsultLinkFull
    Ingresso
    Dec 2015
    Localização
    Cabo Frio - Rj / Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    10

    Padrão Re: Projeto FTTH

    Bom Dia meu amigo, aconselho você a buscar essas informações direto com a prefeitura da localidade onde ira criar o projeto. Temos projetos FTTH e FTTX em algumas cidades e em cada uma as necessidades burocráticas PODEM variar.

  6. #6

    Padrão Re: Projeto FTTH

    Cara eu estou começando a passar fibra nos postes, e o que voce precisa é do projeto para a concessionaria (para assinar o projeto vai depender do estado em que voce se encontra), e licença SCM,na parte burocratica é isso depois tem a parte pratica da coisa que é todos os funcionarios estarem devidamente registrados, todos terem nr10 e nr35 e claro equipamentos de segurança como cinto, capacete etc... demora uns 3 meses para ser analisado pela concessionaria é firmado um contrato para questao de valores, questoes burocraticas é isso...flw

  7. #7

    Padrão Re: Projeto FTTH

    que eu saiba provedor no CREA é Engenheiro Eletricista/Eletronico ou Eletrotécnico e projeto apenas Engenheiro

    pelo menos no meu estado e na Anatel tbm


    Nas concessionarias a primeira faze é apresentar sua licença da Anatel e os dados de sua empresa

  8. #8

    Padrão Re: Projeto FTTH

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.jpg
Visualizações:	370
Tamanho: 	167,8 KB
ID:      	62270

    Na Anatel sim tem que ser engenheiro eletrico no CREA não é em todos os estados...flw

  9. #9

    Padrão Re: Projeto FTTH

    Citação Postado originalmente por jonessdg Ver Post
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.jpg
Visualizações:	370
Tamanho: 	167,8 KB
ID:      	62270

    Na Anatel sim tem que ser engenheiro eletrico no CREA não é em todos os estados...flw

    nos avisa se vc conseguir registrar como resp de provedor

  10. #10

    Padrão Re: Projeto FTTH

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título1.jpg
Visualizações:	339
Tamanho: 	147,2 KB
ID:      	62271Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título2.jpg
Visualizações:	312
Tamanho: 	164,5 KB
ID:      	62272
    sim no crea sou responsavel pelo provedor!!!!!

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por qloukura Ver Post
    No fim deste ano, se tudo der certo, terminarei meu curso de telecomunicações onde consequentemente darei entrada no CREA. Minha dúvida é a seguinte: Sendo profissional de nível técnico, posso fazer meu próprio projeto FTTH e apresentá-lo a concessionária ? Eu serei o responsável técnico..Atualmente estou agregando conhecimento com cursos na área...Cursos pela Furukawa , Entelco. e por ai vai ...Aprofundando os conhecimentos em AutoCad..Tenho um conhecimento razoável em redes pois sou Tecnólogo em Redes...O projeto será mesmo só para 2017 pois os custos pra fibra atualmente se encontra alto pelo Dólar esta nas alturas..

    Voce como tecnico pode ser Responsavel Tecnico pela empresa porem Não pode assinar projetos. Isso é prerrogativa dos engenheiros. Respeito da concessionaria o projeto a ser apresentado não é o de sinal e sim o de esforços.

  12. #12

    Padrão Re: Projeto FTTH

    Citação Postado originalmente por jonessdg Ver Post
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título1.jpg
Visualizações:	339
Tamanho: 	147,2 KB
ID:      	62271Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título2.jpg
Visualizações:	312
Tamanho: 	164,5 KB
ID:      	62272
    sim no crea sou responsavel pelo provedor!!!!!
    cara esqueci que o crea mudo e agora pode ter negativa de empresa de leigo (ME), antigamente nao podia, legal no meu tempo era o que eu postei nao tinha redes nao

  13. #13

    Padrão Re: Projeto FTTH

    Concordo!! senão pra que fazer engenharia...

    Mas aqui na ceee eles só pedem que esteja registrado no crea e não pedem que seja engenheiro...mas mesmo assim não foi eu que fiz o projeto e sim uma empresa com engenheiro até porque foge do meu conhecimento esse tipo de projeto!!!!!

  14. #14

    Padrão Re: Projeto FTTH

    Que bom que mudou um custo a menos...ufa!!!!

    Senão se torna muito caro, o que der pra min ir assinando eu vou, e o que precisar de engenheiro eu pago paciencia...flw

  15. #15

    Padrão Re: Projeto FTTH

    Citação Postado originalmente por jonessdg Ver Post
    Concordo!! senão pra que fazer engenharia...

    Mas aqui na ceee eles só pedem que esteja registrado no crea e não pedem que seja engenheiro...mas mesmo assim não foi eu que fiz o projeto e sim uma empresa com engenheiro até porque foge do meu conhecimento esse tipo de projeto!!!!!


    Esta dentro das imcumbencias dos Tecnicos que não podem assinar projetos, independente do requerimento do cliente.....

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    Esta dentro das imcumbencias dos Tecnicos que não podem assinar projetos, independente do requerimento do cliente.....
    Cara não sei ai no crea do seu estado mas aqui me informei e projeto elétrico de pequeno porte, tipo prédio de ate 4 anderes eu posso assinar de repente liga la no crea pode ter mudado a pouco tempo isso!!!!

  17. #17

    Padrão Re: Projeto FTTH

    Infelizmente nao depende do CREA estadual, depende das atribuições ditadas pelo CONFEA federal. Tecnico nao pode emitir CREA de projetos de jeito nemhum.

    RESOLUçãO Nº 262, DE 28 JUL 1979.

    Art. 1º - Para efeito de fiscalização do exercício profissional dos Técnicos de 2º Grau, as atividades constantes do Art. 24 da Resolução nº 218 ficam assim explicitadas:

    1) Execução de trabalhos e serviços técnicos projetados e dirigidos por profissionais de nível superior.

    2) Operação e/ou utilização de equipamentos, instalações e materiais.

    3) Aplicação das normas técnicas concernentes aos respectivos processos de trabalho.

    4) Levantamento de dados de natureza técnica.

    5) Condução de trabalho técnico.

    6) Condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção.

    7) Treinamento de equipes de execução de obras e serviços técnicos.

    8) Desempenho de cargo e função técnica circunscritos ao âmbito de sua habilitação.

    9) Fiscalização da execução de serviços e de atividade de sua competência.

    10) Organização de arquivos técnicos.

    11) Execução de trabalhos repetitivos de mensuração e controle de qualidade.

    12) Execução de serviços de manutenção de instalação e equipamentos.

    13) Execução de instalação, montagem e reparo.

    14) Prestação de assistência técnica, ao nível de sua habilitação, na compra e venda de equipamentos e materiais.

    15) Elaboração de orçamentos relativos às atividades de sua competência.

    16) Execução de ensaios de rotina.

    17) Execução de desenho técnico.

  18. #18

    Padrão Re: Projeto FTTH

    De repente mudaram alguma coisa com base neste paragrafo da mesma lei citada...

    CONSIDERANDO que o recente surgimento de novas habilitações profissionais de 2º Grau impõe uma revisão nas normas de concessão das correspondentes atribuições;

    E o crea sp fala sobre poder fazer projetos ate 800kva ta la no site não sou eu que estou dizendo...

  19. #19

    Padrão Re: Projeto FTTH

    Citação Postado originalmente por Pirigoso Ver Post
    nos avisa se vc conseguir registrar como resp de provedor
    Piri, sou formado em Técnico de Telecomunicações, tenho CREA e sou responsável no meu provedor no estado de SP.

    Referente a elaborar um projeto de FTTH acho que o buraco é mais embaixo, pois são exigidos algumas coisas que apenas sendo técnico não é suficiente para a concessionaria.

  20. #20

    Padrão Re: Projeto FTTH

    Citação Postado originalmente por Luspmais Ver Post
    Piri, sou formado em Técnico de Telecomunicações, tenho CREA e sou responsável no meu provedor no estado de SP.

    Referente a elaborar um projeto de FTTH acho que o buraco é mais embaixo, pois são exigidos algumas coisas que apenas sendo técnico não é suficiente para a concessionaria.

    para a concessionaria nao interesa se o projeto é FTTH , HFC, etc. Eles pedem o Projeto dos Calculos de Esforços mecanicos Nos postes. É so uma representação de toda a rota com os postes e as forças atuantes em cada poste.