+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual opção vcs sugerem para colocar os paineis?

    Galera seguinte, em uma nova torre que estou montando, irei colocar 4 rádios com 1painel de 90 graus cada.
    Daí iria colocar assim>
    NetProvedor1, NetProvedor2, NetProvedor3, NetProvedor4.

    Daí um cara me informou que é melhor usar o mesmo nome em todos os radios mudando apenas o canal, nesse caso iria ficar assim
    "NetProvedor" (canal1, canal4, canal8, canal11, por exemplo)

    O que vocês me dizem? Será painel 5.8GHz

  2. #2

    Padrão Re: Qual opção vcs sugerem para colocar os paineis?

    Se usar o mesmo nome o cliente vai conectar hora no aparelho no canal 1 com sinal -70dBm, hora no canal 4 com sinal -50dBm... o rádio é burro e não escolhe sempre o melhor sinal.

    Não tem lucro fazendo isso (Fora só aparecer 1 SSID nos setups simples), e tem o problema eventual de conectar em rádio com sinal baixo/ruim ignorando os de sinal alto/bom.

    Tem cliente que registra o MAC pra conectar, aí sempre conecta no mesmo radio, mas a maioria vai pelo SSID, faz besteira e troca dados com o radio de sinal baixo, perde pacote por besteira.

  3. #3

    Padrão Re: Qual opção vcs sugerem para colocar os paineis?

    Boa tarde, fazendo como você falou não tem erro. eu uso aqui desta forma Nome_do_Provedor_L1 canal tal, Nome_do_Provedor_L2 canal tal, desta forma o cliente conecta somente na antena que você selecionar.

  4. #4

    Padrão Re: Qual opção vcs sugerem para colocar os paineis?

    Exatamente como o pessoal disse, não use o mesmo SSid, terá problemas.
    Coloque cada painel com seu nome com canais diferentes, se é uma torre que tem potencial para crescimento (futuros paineis) já sobe eles com shield para eliminar ruidos, da até para usar canais iguais ou proximos quando estes estiverem de costas um pro outro.
    Uma coisa que sinto muita falta nos UBNT são os "AP Vistuais" presente no MK, hoje mesmo tive problema de queimar um Rocket na torre que tem 2 pro mesmo lado, esta chovendo desde ontem sem parar, se tivesse o "AP Virtual" era so criar um e esperar a chuva parar pra trocar, mas não, tivemos que subir na torre com capa de chuva e trocar o bendito.
    Dica:
    Se nos clientes você tem diversos equipamentos 5,8Ghz e não use nenhum protocolo proprietário tipo: Airmax, nv2 ou Ipoll opte por RB912, é muito melhor que Rocket.

    Espero ter ajudado.

  5. #5

    Padrão Re: Qual opção vcs sugerem para colocar os paineis?

    Beleza.
    Intendi. Valeu pessoal pelas dicas. Obg!