+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Banido por desrespeito à comunidade. Avatar de Portinari
    Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    ---
    Posts
    124

    Padrão Fonte Nobreak Para Radio digital ?

    Alguém ai sabe se funciona bem fonte nobreak 48v para um radio digital Huwaei?
    estou para comprar a fonte retificadora 48v, mas assim eu ainda preciso por um nobreak na torre para alimentar essa retificadora, e com uma fonte nobreak ja fica tudo em 1.

    mas a duvida é será que essas fontes nobreak volt ccn etc, aguenta tocar um radio digital?

  2. #2

    Padrão Re: Fonte Nobreak Para Radio digital ?

    Citação Postado originalmente por Portinari Ver Post
    Alguém ai sabe se funciona bem fonte nobreak 48v para um radio digital Huwaei?
    estou para comprar a fonte retificadora 48v, mas assim eu ainda preciso por um nobreak na torre para alimentar essa retificadora, e com uma fonte nobreak ja fica tudo em 1.

    mas a duvida é será que essas fontes nobreak volt ccn etc, aguenta tocar um radio digital?
    @Portinari, retificadores fazem a mesma função de no-break dessas fontes Volt, CCN, etc., pois também possuem saídas de carga para baterias e fazem a comutação entre elas e a rede elétrica. Não precisa de no-break adicional.

    Agora, considerando que ambos fazem a mesma função, podemos compará-los:

    *) retificadores são -48VDC, a mesma tensão e polarização usada pelos rádios de frequência licenciada. Até hoje, as únicas fontes no-break que já vi terem modelo de -48VDC (+48VDC é fácil de achar mas precisa de gambiarra para usar em equipamento -48VDC) foram as Max Online 500W e Full Power 380/520, ambas da Volt. Retificador há várias opções (XPS, Proteco, PHB...)

    *) Muitos vão concordar que retificador é bem mais confiável e profissional. Eu NUNCA vi um relato de problemas com retificadores, mas com fontes no-break não é difícil de ver. A Volt melhora continuamente os produtos deles, mas não sei se já estão em um patamar onde é possível confiar um rádio de frequência licenciada, uma OLT, ou qualquer outro equipamento -48VDC caro às fontes deles. Às vezes eles cometem alguns erros de engenharia nos produtos, corrigem depois e até substituem a unidade anterior gratuitamente, mas depois de feito o estrago já se foram equipamentos caríssimos.

    Espero ter ajudado.

  3. #3
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Fonte Nobreak Para Radio digital ?

    Acho que a própria Huawei deve ter essa fonte, normalmente são de -48 volts, o que dependendo do caso precisaria montar um outro banco de baterias ou montar um inversor que é o mais comum.
    Nas torres de teles, os equipamentos funcionam em -Vcc diretamente, não são conectados à rede local( 127V ou 230 V) e se necessário são instalados um rack específico, seus retificadores são na maioria trifásicos, monofásico em pequenas estações.

  4. #4

    Padrão Re: Fonte Nobreak Para Radio digital ?

    Minha humilde opinião: se já comprou o radio Huawei compre um retificador de nome e tradição como Proteco ; XPS entre outros ,o que adianta ter uma Ferrari e colocar Gasolina batizada?
    Se for um radio so pode usar retificador 48V/5 Amp que custa só 1400,00.

  5. #5
    Banido por desrespeito à comunidade. Avatar de Portinari
    Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    ---
    Posts
    124

    Padrão Re: Fonte Nobreak Para Radio digital ?

    Obrigado pela ajuda. comprei uma retificadora proteco 48v 10a, o vendedor me informou que ela trabalha como um nobreak também.

  6. #6

    Padrão Re: Fonte Nobreak Para Radio digital ?

    Citação Postado originalmente por Portinari Ver Post
    Obrigado pela ajuda. comprei uma retificadora proteco 48v 10a, o vendedor me informou que ela trabalha como um nobreak também.
    E um nobreak 10000x melhor que marcas como Volt. Tem features tipo compensação conforme temperatura, carga de equalização, coisa que os nobreaks DC provavelmente só terão lá por 2025.

  7. #7

    Padrão Re: Fonte Nobreak Para Radio digital ?

    Caro amigo, como ficou o funcionamento da retificadora? Qual a duração da bateria? Manda dicas que estou montando o mesmo projeto aqui. Obrigado!!!!