+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Ajuda para configuração de servidor caseiro

    Saudações, pessoas. Esse é meu primeiro post aqui e vou me apresentar um pouco.
    Se quiser pular o que eu tenho a dizer sobre mim, é só pular pro "Resumão" lá em baixo.
    Eu planejo configurar um servidor Linux com RAID que ofereça os serviços de FTP, WEB, um banco de dados decente e também o utilizarei como um servidor de jogos. Tudo isso com o mínimo de gambiarra possível (isso não significa nenhuma gambiarra ) somente para uso pessoal, principalmente por experiência.
    Eu uso Linux desde 2010 e minhas únicas experiências com servidores linux foram em 2013, onde somente auxiliei na configuração de um servidor proxy PFSense, e no começo desse ano, onde eu instalei e configurei um servidor PFSense com proxy SquidGuard que não vingou porque o HD dele foi pro espaço durante as configurações (o hd já era de um computador velho e a empresa se recusou a comprar outro e deixou por isso mesmo).
    O serviço de nuvem que eu usava, o COPY, vai sair do ar dia 1 de março. Essa seria a quinta vez que eu mudaria meus arquivos de nuvem, o que me aborrece bastante, além de ser complicado encontrar uma nuvem confiável com uma boa quantidade de armazenamento.
    Por isso, prefiro criar logo meu servidor pra não precisar se preocupar de novo com essas coisas, porém não tenho tanta experiência e gostaria da ajuda e opinião de vocês para algumas coisas.


    RESUMÃO
    Eu planejo configurar um servidor Linux com RAID que ofereça os serviços de FTP, WEB, um banco de dados decente e também o utilizarei como um servidor de jogos. Tudo isso com o mínimo de gambiarra possível (isso não significa nenhuma gambiarra ) somente para uso pessoal, principalmente por experiência.
    Planejo usar o Debian, mas ainda não tenho experiência o suficiente com servidores para saber quais serão os melhores programas para oferecer os serviços. Pra função WEB e o banco de dados eu pretendo usar o XAMPP, mas qual a opinião de vocês sobre a segurança que ele oferece?
    E quanto a função FTP server, eu não conheço nenhum programa que faça esse serviço pro Linux. Vocês poderiam sugerir alguns?
    Para o acessar externamente eu irei usar um serviço de DDNS diretamente do meu roteador, principalmente para diminuir custos.
    Também, quais outras medidas eu poderia recorrer para aumentar a segurança do servidor?
    Quanto a Hardware, eu já tenho tudo o que for necessário.

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda para configuração de servidor caseiro

    Recomendo o ispconfig para debian ou zentyal para ubuntu, caso queira configurar tudo manual vai de Debian + Apache2, php5, mysql, para FTP use Pure-FTPd, ProFTPD com o Webmin para gerenciar. Todos funcionam perfeitamente, para reforçar a segurança utilize iptables, fail2ban, Endian firewall entre outros.
    Existem muitos outros softwares linux, porem esses acima eu uso ou já usei e posso garantir blz!!! qualquer duvida posta ai.

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda para configuração de servidor caseiro

    Boa noite rubens1387,

    Trabalhamos com consultoria para provedores e empresas, temos a solução que precisa para suas configurações entre em contato caso tenha interesse:

    Skype: rb7telecom