+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mk Rb ou PC

    Amigos estive pesquisando sobre rbs e achei caro e a configuração fraca em minha rede uso pfsense como servidor quero trocar por que tudo hj e para o sistema mk minha duvida e melhor eu comprar uma rb ou instalar e uma maquina e comprar a licença?

  2. #2

    Padrão Re: Mk Rb ou PC

    "Configuração fraca" é relativo.
    Uma RB450G com CPU MIPS de 680MHz, com 256MB de Ram, aguenta o mesmo que um Celeron dualcore 1,6GHz com 1,5GB de Ram.

    São mundos completamente diferentes, MIPS, PowerPC e ARM permitem muita coisa com poucos recursos. O mundo ibm/pc tem mil restrições de acesso direto, os sistemas operacionais pra eles são bem mais "pesados" por isso.

    RouterOS pra PC só existe x86, enquanto a maioria dos PPC, Mips, Tile e ARM são 64 bits.

    Se tivesse uma versão RouterOS 64 bits, que aproveitasse mais de 2-3GB de Ram, que aproveitasse corretamente todos os núcleos, aí seria outra estória, mas com sistema x86 limitando quantia de ram e fazendo uso tosco dos cores, você só tem grandes desempenhos com grandes processadores, o preço é alto igual e o consumo de eletricidade vai pras alturas.

    Uma RB1100 ah x2 vai consumir na média uns 20W. Ela dá conta do mesmo numero de usuário que um núcleo muito bom tipo um i5 recente (Socket 1155 ou mais recente) com memória ddr3 1666, mas... esse PC consumiria uns 80W (Graças a trambolhos tipo fonte de rendimento ruim e HD's de alta velocidade onde não precisa).

    São 60W.hora a mais. Em uso 24x7 são 60*24h = 1440W.dia, 1,44*30dias = 43KWh na conta. Na minha conta o KWh sai uns R$ 0,70, então 43*0,70 = R$ 30 por mês. R$ 360 no ano, mais de R$ 700 em 2 anos, mais de R$ 1 mil em 3 anos... e por aí vai. Não adianta supostamente custar 50% a menos (Montando um desktop desatualizado) se em alguns anos vai pagar dobrado essa diferença na conta de luz.

    Se está falando acima de 500 clientes, aí realmente uma CCR1036 complica, mas RouterOS x86 é limitado, teria que emular algumas instâncias dele num Xeon da vida, senão também vai subutilizar o hardware.

    (Por todas as limitações que um sistema x86 tem)

    CCR1036 pra até uns 800 clientes simultâneos tá ok, vai ter problemas conforme a configuração (Regras usadas), mas também é bem fácil configurar um xeon tão porcamente que ele se comporte até pior que uma RB850g2 (Que consome 10% da eletricidade).

  3. #3

    Padrão

    Os sistemas Mikrotik sao de longe os mais indicados para aplicações que requer controle, roteamento e filtragem.
    Nao conheço os sistemas de grandes operadoras, mas em nosso link dedicado na outra ponta tem Mikrotik.
    Nós tínhamos um I3 para servidor com autenticação PPOE e ficava com uso de CPU em 70 a 80% trocamos por uma RB CCR1036 e uso da CPU ficou em 7%.
    Alem da vantagem de ter 10 entrada LAN e 4 Fibra.

  4. #4

    Padrão Re: Mk Rb ou PC

    Alem da aula do Dr Rubem, também te digo que já vi muito mais problemas de hardware em PC desktop ( não é feito para uso 24/7) com mk do que uma RB dar problema.

    Eu sempre vou de Routerboard !

  5. #5

    Padrão Re: Mk Rb ou PC

    Oi fora tudo o que os nossos amigos já falaram o consumo de energia de uma rb e bem menos que um PC que roda em 110 ou 220

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por johnwso Ver Post
    Amigos estive pesquisando sobre rbs e achei caro e a configuração fraca em minha rede uso pfsense como servidor quero trocar por que tudo hj e para o sistema mk minha duvida e melhor eu comprar uma rb ou instalar e uma maquina e comprar a licença?

    Se tiver um PC encostado , vai gastar so na licença porem tera menos confiabilidade de hardware (HD, Fonte, etc.) e consumo maior.

    Se comprar um RB vai economizar energia e tera mais confiabilidade no hard. Tambem ocupa menos espaço e gera menos calor .

    Respeito a performance de cada , depende qual RB e qual PC esta comparando, porem imagino que nao vai comprar um PC para usar como PC Router. Ai compensa um RB sempre.

  7. #7

    Padrão Re: Mk Rb ou PC

    Boa noite pessoal!

    Não quero ser o cara do contra porém eu prefiro arquitetura x86. Vamos lá ao porque eu prefiro.

    1 - Vejo maior confiabilidade em servidor do que rb (Primeiro por conta dos capacitores e demais artefatos presentes no circuito impresso serem de maior resistência a temperatura,e maior tempo de vida. Basta olhar a durabilidade dos capacitores presentes em rbs e servidores)
    2 - Arquitetura em x86 deve ser usada em servidores e não em pcs para ter a confiabilidade requirida
    3 - Fonte reduntante, basta ter uma fonte redundante que se queimar uma a outra entra em funcionamento automaticamente, nas rbs somente uma serie possui isso e para alto processamento não conheço nenhuma.
    4 - É só usar sistema onboard + cfcard que consumo de energia e baixissimo

    Eu tenho um servidor dell + cfcard 2bg + 3 eth + fonte redundante, ao meu ver maior processamento, confiabilidade e custo beneficio com energia. Usando-se hds o consumo aumenta mesmo porém cfcard não consome muito e reduz problemas de hardware. Não preciso mais de 3 eth porque uso vlans, tuneis, consigo receber link e enviar internet via pppoe pela mesma eth sem falhas.

  8. #8

    Padrão Re: Mk Rb ou PC

    Tanto rb quanto pc tem pode ter o mesmo rendimento, para mim usaria rb pelo fato de ser hardware integrado e gasto de energia menor, pc ao longo do tempo se nao for maquinas redundantes q custa mais q rb nao vale apena, pc desktop nao é redundante e nao foi projetado para ficar ligado 24h.

  9. #9

    Padrão Re: Mk Rb ou PC

    Caro deanactive

    1- Isso não é verdade. Os componentes podem ser os mesmos para PC ou RB, tudo depende da qualidade deles e os dos RB são excelentes .
    3- O consumo das RB nao justifica fonte redundante. A probabilidade dela queimar quando ligada a nobreak e minima.Os colegas podem corroborar quantas fontes queimaram em anos de uso. Mentras que com servidores queimei as 4 COOLMASTER 650W (por volta de R$ 370 cada) comprei para dois servidores em menos de 3 anos.
    4-Nao é baxisimo nao, o consumo de uma motherboard para servidor e das duas fontes e bem superior a do RB. Basta lêr as especificações.

  10. #10

    Padrão Re: Mk Rb ou PC

    Servidores geralmente tem fonte Delta.
    Fontes gamer são porcarias que investem em tinta colorida e decalques bonitinhos pra enganar gamers, elas raramente tem qualidade fantástica.
    Queimar fonte gamer (Qualquer uma colorida, de marcas pra adolescentes/leigos) em servidor é previsível.

    Dell, HP, Lenovo, Toshiba, Intel, até uns servidores da Sun, usam fontes Delta, aparência externa normal (Um gamer diria que é feia, como se isso tivesse importância), mas capricham nos componentes.

    Enfim, só gamer (Leigos!) precisam partir pra essas gambiarras tipo fonte redundante, quem usa fonte decente e faz um mínimo de manutenção preventiva (Gamer não tem tempo de parar de jogar pra fazer algo útil) roda server por 2 anos 24x7 e só para pra manutenção preventiva se for ambiente com poeira (Se não for, parte pra 3 ou 4 anos sem limpeza).

    (Nem os Toshiba pra uso medico (Equiptos de R$ 300 mil) usam fonte redundante, isso é pra ambiente onde há divisão de tarefas pelos servers de modo que o server fique em 100% de uso o tempo todo, CPU a 100%, HD a 100%, Ram a 100%, enfim, é coisa pra cluster com balanceamento de carga entre servidores, não ocorre problema (Exceto se usar fonte colorida pra adolescentes adoradoras de Barbie e Ben10) em server que fica em uso brando tipo CPU de 10 a 40% de uso, sem uso de HD (RouterOS praticamente não usa HD), com uso tão pouco de Ram.



    Uma RB CCR1036 chega realmente a 80W de consumo, mas isso é pico, é a situação de uso de recursos que faria um xeon velho usado de R$ 2 mil consumir 200W.
    Uma CCR1016 consome metade disso, uns 40W. Compete bem com um Xeon usado velho de R$ 1,5 mil, mas... este vai consumir 120W no uso mínimo, com picos de 200W.

    É só fazer a conta, o mês tem 720 horas, uma diferença de 80W por hora dá 57KWh na conta de luz, e o KWh pra quem consome muito (Mais de uns 300 ou 400KWh) chega até a uns R$ 0,75, dá R$ 42 no mes, ou R$ 1 mil em 2 anos, não adianta o server usado velho custa R$ 1 mil a menos se em eletricidade ele vai gastar essa diferença em 2 anos (E uma RB em uso 24x7 no pior dos casos ainda dura 4 anos sem parar pra nada, dá pra dizer que economiza R$ 1 mil ao todo).

    Fora que aparelho que consome mais exige nobreak mais caro, ou mais baterias (Essas sim duram 3 a 4 anos mesmo que custem R$ 2 mil. Metade do consumo implica poder comprar bateria de metade do preço e nobreak de 60% do preço, é uma economia em cascata, até pelo rendimento do nobreak (200W com rendimento de 95% significa perda de 10W, 60W com rendimento de 95% significa perda de 3W, só pra dar um exemplo de desperdício extra do equipto de alto consumo (E se tiver ar-condicionado, o calor deles vai afetar a temperatura interna, vai fazer o compressor ligar mais vezes pra compensar essa temperatura extra, mas aí é besteira de gente fugiu da escola, manter salinha a 20°C é coisa de idoso, hardware de hoje (Estamos em 2015, só pra constar), seja CPU ou HD, vivem até melhor entre 40 a 50°C, só precisa ventilar capacitor (E isso os gamers cagam, colocar resfriamento líquido na CPU e deixam o VRM cozinhando de calor, não é a toa que essas antas reclamam de marcas que duram só 2 anos, montam equiptos ridículos sem ventilação ou planejamento)


    Tá cheio de xeon velho e tosco que só a CPU consome uns 190W, bota mais 30 a 50W da placa-mãe, mais 10W por pente de ram, mais 10W por HD, e pega o rendimento tosco de fonte gamer colorida pra noob na casa dos 75%, e chega fácil em server velho com média de consumo na casa dos 200W (E picos nos 300W), especialmente por rodar um antiquado sistema x86, que não sabe usar todos os múltiplos cores, que não aproveita toda a ram que tem (Por ser 32bits tem o limite no endereçamento).

    Pegar um server bem mais parudo e virtualizar alguns servers é outra estória, divide o gigantesco consumo do server pelo numero de virtualizações, aí sim vale a pena.

  11. #11

    Padrão Re: Mk Rb ou PC

    É verdade sim rs. Basta entrar no datashhet dos fabricantes e olhar que terá a certeza do que estou dizendo a durabilidade é menor.

    Cara eu tenho ak uma fonte dell redundante e 0 de queima, fonte de 450w reais. Dimensionada para o servidor. Porém foram retiradas controladoras scsi, discos scsi e inserido compact flash. Meu consumo é de 55w e pela quantidade de link e regras de Qos nem xia o processamento rs.


    Quanto a citação do brother abaixo, prestei consultoria em um amigo com ccr cloud, coitado, tantos problemas e não tem metade das minhas regras de segurança e Qos cloud bufando seus 42% e sem agilizar a entrada de tráfego na entrada de link.

    Com um dell agilizamos a entrada de link e 9%, parece pouco mas imagina isso com fila de pacotes, é um sonho. Fora que a energia na nossa região e uma porqueira, é dificil passar mais de 1 semana sem cair e ter picos de alta quando volta, resultado, ccr queimou algumas vezes o circuito de regulagem de voltagem e servidor dell nada com basicamente o mesmo consumo.

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    Caro deanactive

    1- Isso não é verdade. Os componentes podem ser os mesmos para PC ou RB, tudo depende da qualidade deles e os dos RB são excelentes .
    3- O consumo das RB nao justifica fonte redundante. A probabilidade dela queimar quando ligada a nobreak e minima.Os colegas podem corroborar quantas fontes queimaram em anos de uso. Mentras que com servidores queimei as 4 COOLMASTER 650W (por volta de R$ 370 cada) comprei para dois servidores em menos de 3 anos.
    4-Nao é baxisimo nao, o consumo de uma motherboard para servidor e das duas fontes e bem superior a do RB. Basta lêr as especificações.