Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico

1. Uma outra dica que lhe dou, comece com um bom sistema de gerenciamento, isso ajuda muito na gestão do provedor.

2. Eu estava pensando no mk-auth.
    O que falam sobre ele.

3. amigo, há "N" fatores para considerar seus start operacional, se fosse pra eu começar hoje, eu nao teria a menor duvida, seria cabeado, pode ate ser mesclado fibra+stp ou ate mesmo somente fibra. no entanto, entra ai os fatores consideráveis, area que pretende cobrir, meta para numero x de clientes, investimento, qualidade ofertada, etc..., o conselho que é voce nao precisa atender meio mundo, mas se atender somente 5 quandras com qualidade, baixo custo operacional, nao tera do que se envergonhar. 120 clientes voce atende com 2 portas gpon, fibra ta preço de banana, mais barato que cabo metalico. Bom se precisar de trocar ideias estou a disposicao.

4. @ubenai!

Os equipamentos estão legais pelo que vi.
    Só recomendo que as antenas setoriais sejam de 90º, ai ficariam 4x90º=360º ou instalar somente 3 antenas setoriais na torre central, ficando 3x120º=360º.

Outra recomendação que faço em relação as antenas setorias e que ao invés de usar antenas de alto ganho, 19dbi, troque por antenas de 16dbi.

Pois antenas de menor ganho possuem um angulo de abertura vertical mais amplo e isso garante uma melhor cobertura para clientes muito próximos a torre.

De resto está ótimo para começar.

Recomendo o mk-auth para gestão automática de bloqueio e cadastro de clientes de sua rede.

Att

Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: rafael_themistocles@telmetrics.com.br
    rafaelthemistocles@gmail.com

Whatsapp: (11)9-5962-2128

Citação Postado originalmente por ubenai Ver Post
    Bom pessoal, Sou "técnico em manutençâo e redes" e estou iniciando um projeto de um provedor de internet (Legalizado) para 100 Clientes.
    Gostaria do concelho de todos para minhas duvida sobre quais equipamentos usar.

Minha torre central e Servidor vai ser localizada em um dos locais mais alto da minha cidade,

Link internet 30MB
    2 Antenas Rocket Dish 30dbi Rd-5g30 + Rocket M5

Servidor:
    Mikrotik Cloud Core Router Ccr1009-8g-1s-1s+
    Switch Ubiquiti Toughswitch Ts16 Carrier Pro Poe (16 Portas)
    Servidor Thundercache Full

Setoriais da torre Central:
    4 Ubiquiti Airmax Basestation Am-5g19 -120° 19dbi 120º 5ghz

NanoStation Cliente:
    Ubiquiti Airmax Nanostation Nano Loco M5 5.8 Ghz Mimo 13 Dbi

Lembrando que eu não sou um experte em Redes.

5. Citação Postado originalmente por telmetrics Ver Post
    @ubenai!

Os equipamentos estão legais pelo que vi.
    Só recomendo que as antenas setoriais sejam de 90º, ai ficariam 4x90º=360º ou instalar somente 3 antenas setoriais na torre central, ficando 3x120º=360º.

Outra recomendação que faço em relação as antenas setorias e que ao invés de usar antenas de alto ganho, 19dbi, troque por antenas de 16dbi.

Pois antenas de menor ganho possuem um angulo de abertura vertical mais amplo e isso garante uma melhor cobertura para clientes muito próximos a torre.

De resto está ótimo para começar.

Recomendo o mk-auth para gestão automática de bloqueio e cadastro de clientes de sua rede.

Att

Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: rafael_themistocles@telmetrics.com.br
    rafaelthemistocles@gmail.com

Whatsapp: (11)9-5962-2128
    Muito obrigado pela dica .
    Agora vou começar a implantação desse provedor.
    Muito obrigado.

Tópicos Similares

1. Respostas: 1
    Último Post: 09-02-2015, 20:45
  2. Respostas: 3
    Último Post: 22-03-2012, 20:25
  3. Respostas: 7
    Último Post: 22-03-2012, 16:24
  4. Ajuda Para Escolha De Equipamentos Help Por Favor.
    Por leandrosleal no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 06-06-2007, 16:47
  5. Sinal de um provedor de internet a 8km? Como?
    Por rofegui no fórum Redes
    Respostas: 17
    Último Post: 20-02-2007, 19:26

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L