+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Qual a melhor solução para esse caso?

    Galera, tudo bom? Seguinte, eu sou morador de um condomínio e o síndico aqui propos a seguinte idéia:

    O condomínio alugar um link de fibra de 500mega da COPEL e todos os moradores usufruirem. O prédio possui 12 andares com 4 apartamentos cada. Possuo um conhecimento razoável de redes, por isso o mesmo veio me procurar para discutir essa idéia, mas gostaria de mais opniões:

    O síndico quer colocar um 1 switch em uma sala térrea que existe no prédio e a partir dessa sala distribuir para todos os apartamentos. Já adiantei que essa idéia seria maluca, tanto do ponto de vista da infra, custos e pelo fato do shaft do prédio não comportar 44 cabos UTP. Ele sugeriu que fosse passado pelo exterior, em um vão onde também desce o sistema de SPDA do edifício. Sugeri então que fosse passado um cabo óptico pelo edifício de 24FO, assim colocariamos um switch nos andares pares e cada switch atenderia 2 andares. Mas enfim, qualquer topologia aqui é inviável ao meu ver sem colocar um minimo de gerência e segurança para os moradores. Como tem bastante galera de operadora aqui, acho que algumas coisas se aplicam:

    1) Gostaria de colocar 1 VLAN para cada morador, assim cada morador teria um domínio de broadcast
    3) Gostaria de criar várias sub-redes /30, assim cada morador recebe um IP privado de uma sub rede diferente.
    2) Qual a melhor maneira para se controlar a banda de cada morador? Definir um máximo para cada um?

    Com o Mikrotik consigo fazer isso? Quais outros equipamentos serial necessários? Qual switch?
    É possível criar subinterfaces no Mikrotik como nos routers da Cisco utilizando .1q?
    Bom, qualquer sugestão, idéias é bem vinda.

  2. #2

    Padrão

    Opa...
    Qual cidade você mora? Talvez eu consiga ajudar.

    Só um detalhe, já pediram a viabilidade para 500 MB da Copel? No minimo vai custa de 30 a 35 mil por mês...quase 1000 para cada apartamento por mês. Se estiver pensando em BEL...pode esquecer que a Copel monitora e desliga o circuito.

    Citação Postado originalmente por Lmassoni Ver Post
    Galera, tudo bom? Seguinte, eu sou morador de um condomínio e o síndico aqui propos a seguinte idéia:

    O condomínio alugar um link de fibra de 500mega da COPEL e todos os moradores usufruirem. O prédio possui 12 andares com 4 apartamentos cada. Possuo um conhecimento razoável de redes, por isso o mesmo veio me procurar para discutir essa idéia, mas gostaria de mais opniões:

    O síndico quer colocar um 1 switch em uma sala térrea que existe no prédio e a partir dessa sala distribuir para todos os apartamentos. Já adiantei que essa idéia seria maluca, tanto do ponto de vista da infra, custos e pelo fato do shaft do prédio não comportar 44 cabos UTP. Ele sugeriu que fosse passado pelo exterior, em um vão onde também desce o sistema de SPDA do edifício. Sugeri então que fosse passado um cabo óptico pelo edifício de 24FO, assim colocariamos um switch nos andares pares e cada switch atenderia 2 andares. Mas enfim, qualquer topologia aqui é inviável ao meu ver sem colocar um minimo de gerência e segurança para os moradores. Como tem bastante galera de operadora aqui, acho que algumas coisas se aplicam:

    1) Gostaria de colocar 1 VLAN para cada morador, assim cada morador teria um domínio de broadcast
    3) Gostaria de criar várias sub-redes /30, assim cada morador recebe um IP privado de uma sub rede diferente.
    2) Qual a melhor maneira para se controlar a banda de cada morador? Definir um máximo para cada um?

    Com o Mikrotik consigo fazer isso? Quais outros equipamentos serial necessários? Qual switch?
    É possível criar subinterfaces no Mikrotik como nos routers da Cisco utilizando .1q?
    Bom, qualquer sugestão, idéias é bem vinda.

  3. #3

    Padrão Re: Qual a melhor solução para esse caso?

    Amigo, sou de Londrina no Paraná.

    É 100 Mega não é 500 não. Escrevi errado. Quem deu essa idéia para o Sindico do condômínio foi o próprio pessoal da Copel, então imagino que seja legal. Mesmo porque é uma solução corporativa então não há nada que justifique o bloqueio.

  4. #4

    Padrão

    Sim...mas ai eles vão querer liberar somente Dedicado...noBel existem limitações....para muitos acessando o mesmo tempo iria gerar problema.

    Creio que mesmo assim daria mais de 11000

    Mas use Rb para criar o limite de velocidade...a cada X andar pode injetar energia e alimentar switch....user switcj=h gigabite de 8 portas e 100 Mbit vai suportar tranquilamente...pois assim pode jogar de um switch para outro ja que seu problema é passagem de cabo.


    Citação Postado originalmente por Lmassoni Ver Post
    Amigo, sou de Londrina no Paraná.

    É 100 Mega não é 500 não. Escrevi errado. Quem deu essa idéia para o Sindico do condômínio foi o próprio pessoal da Copel, então imagino que seja legal. Mesmo porque é uma solução corporativa então não há nada que justifique o bloqueio.

  5. #5

    Padrão Re: Qual a melhor solução para esse caso?

    Ja que existe verba para o projeto. Que tal colocar uma OLT, passar fibra com splits nos andares. Ficaria preparado para ampliações futuras.

  6. #6

    Padrão Re: Qual a melhor solução para esse caso?

    A solução mais simple e eficaz , considerando a parte dutos, é utilizar HPNA. Voce instala o switch no DG principal e liga diretamente nos BLI ja instalados. No lado do cliente compratilha a mesma tomada do telefone o que vai te ahorrrar problemas mil de passar cabos externos.

    Nada de fibra, nada de UTP,. Não sao necessarios.

    Pensa que volta e meia terao que desligar moradores que nao pagam. Não ha forma de obrigar a um condomino a pagar por esse serviço compulsivamente.

    Essa minha experiencia de mais de 20 anos cabeando predios.

  7. #7

    Padrão Re: Qual a melhor solução para esse caso?

    Bom dia, aqui em nosso provedor, nós fazemos exatamente isso, trabalhamos com mais de 100 condomínios verticais. Entregamos uma fibra no condomínio, instalamos um mikrotik para autenticar cada apartamento, passo um cabo para cada apartamento e coloco um roteador wi-fi na ponta discando um pppoe, assim fica fácil de controlar cada usuário. E como nem todos prédios tem conduites que suportam passar todos cabos até o DG, nós colocamos um switch em cada andar, assim passo um cabo de cada andar até o térreo. Qualquer dúvida estamos ai...

  8. #8

    Padrão Re: Qual a melhor solução para esse caso?

    Cabeamento estruturado com sala de equipamentos, um Rack com patch panel, RB, Regua de alimentação, No-break, Switch´s Etc..