+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Bateria nobreak serie x paralelo (autonomia)

    Tenho um nobreak aqui de 2kva (microsol solis 2.0DC) internamente ele tem 12 baterias de 9 amperes, e seu banco externo é de entrada 72volts (6 baterias) minha duvida agora é, só com as baterias internas ele segura por 1 hora, mais como as baterias são ligadas em série ele não soma as amperagens, diferente de um nobreak de 12 volts a entrada que pode ser ligar 2 baterias de 40 amperes em paralelo somando 40 amperes, minha duvida é qual nobreak vai aguentar mais, o que recebe 12 volts mais com uma amperagem maior ou o que recebe 72 volts sem somar os amperes? não sei se consegui me expressar corretamente a minha duvida, basicamente é um nobreak com ligarão em serie (o meu atual) segura por mais tempo do que um com ligação em paralelo?

  2. #2

    Padrão Re: Bateria nobreak serie x paralelo (autonomia)

    Se amperagem existir, vai ter que existir wattagem, hertzagem, bitagem, bytagem, dBizagem, etc.

    Se tem 12 baterias 12V 9Ah, em 2 conjuntos de 6 em série, são 2 conjuntos de 72V 9Ah.
    Como os 2 conjutos 72V estão em paralelo, isso significa 72V 18Ah.

    (Assim como se colocar 2 baterias 12V 9Ah em paralelo você vai ter 12V 18Ah)

    Se colocar em série soma a tensão (Não existe voltagem, só nos tradutores ridículos)
    Se colocar em paralelo soma a corrente (Não existe amperagem, só nos tradutores ridículos)

    O fator de ter 6 pares de baterias em paralelo, ou 2 conjuntos de 6 baterias em série, não muda o fato que ele tem 72V 18Ah em baterias.

    São 2 modos de ligação que resultam na mesma coisa:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         72v.jpg
Visualizações:	4936
Tamanho: 	89,7 KB
ID:      	62414


    Se a duvida é: 12 baterias de 9Ah ou 6 baterias de 18Ah:
    Sugiro as 12 baterias SE o custo for o mesmo, porque elas tem durabilidades diferentes, em X meses pifa uma, meses depois outra, e assim você vai aproveitando cada um até o fim da vida útil.

    (Só que tem que testar uma a uma a cada X meses, põe uma lampada de 15 a 20W em paralelo com o multímetro e veja se a tensão cai, se cair muito rápido (Bateria danificada cai de 13V pra uns 11V em 2 ou 3 segundos)

    Mas quando uma bateria está danificada, ela dissipa na forma de calor a energia da bateria em paralelo a ela. Um sistema com 10 baterias em paralelo (10x9 = 90Ah) formando 12V 90Ah é uma ideia ridícula porque uma hora uma das 6 células de 1 das 10 baterias vai morrer, vai começar a dissipar na forma de calor os 2V dela, vai derrubar rapidinho a tensão das demais em paralelo. São 60 células, a chance de 1 ter problema é grande, e nesse uso horrível essa 1 célula derruba a tensão de todas as baterias.

    Ter só 2 baterias em paralelo como tem hoje não é um problemão, mas a grosso modo o modelo da direita no desenho tosco acima é mais recomendado porque se 1 ou 2 células ruins de uma das baterias criarem problema elas consumirão a tensão de todas as baterias do conjunto ao lado, e não só de 1 bateria (Como na opção da esquerda).

    Então 2 conjuntos 72V 9Ah em paralelo é melhor que 6 pares 12V 18Ah em série. Mas só faz diferença caso uma das baterias se danifique. Em uso normal com as baterias ok não faz nenhuma diferença, vai desequalizar ou sulfatar do mesmo jeito por outros motivos que não tem a ver com a forma de ligação.

    (Pra equalizar elas o nobreak devia fazer uma carga de compensação até uns 86V a 90V, mas duvido que ele faça, ele só faz a flutuação tradicional a 80V ou 81V. E pra minimizar sulfatação a sala onde elas ficam deve ficar em temperatura constante, não adianta ligar ar-condicionado e baixar pra 18°C umas 8h por dia, e no resto do dia subir pra 30°C, melhor ficar 24h a 30°C do que ficar variando a temperatura, com variação de temperatura o gel ou líquido muda de pressão, afasta ou aproxima placa, solta pedaços (Sulfatados) mais facilmente, esses pedação depois de uns anos é que vão dar curto na célula. Ventilar é bom (Não encostar uma bat. na outra, deixa espaço pra circular ar), mas resfriar só ajuda se for frio 24x7, ter só umas horas de frio e o resto de calor atrapalha mais que ajuda)
    Última edição por rubem; 20-01-2016 às 09:20.

  3. #3

    Padrão

    o que o amigo falou acima é certo,
    mas uma coisa é certa, em funcionamento normal nao fará diferença nenhuma,
    se um nobreak usa 2 baterias ligadas em série e tem 24v e 40Ah vai dar uma potencia de 960W,
    um outro aparelho que usa as mesmas 2 baterias ligadas em paralelo vai ter 12v 80Ah, que vai dar a mesma potencia de 960W,
    os 2 aparelhos terão o mesmo desempenho e vão durar o mesmo tempo.

    ligados em paralelo se soma a amperagem,
    em série soma a voltagem,
    mas a potencia final será a mesma.

    no caso ai que vc falou, o teu nobreak trabalha em 72v, se vc usar baterias de 9Ah vai durar XX tempo, se usar baterias de 18Ah ou 2 modulos de 9 como o amigo acima falou, vai durar o dobro do tempo, e assim por diante.

    o que muda em um aparelho que trabalha com voltagem mais baixa mas a mesma potencia, (além dos dispositivos internos do aparelho serem diferentes), é que a expessura do cabo é maior por ter que trabalhar com uma amperagem maior.

  4. #4

    Padrão Re: Bateria nobreak serie x paralelo (autonomia)

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         solis.jpg
Visualizações:	1168
Tamanho: 	240,4 KB
ID:      	62440
    Procurando a "voltagem" e a "amperagem"