Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Interferência em torre am/fm com rocket m5

    Boa noite pessoal,

    Tenho aqui em minha cidade 2 rocket m5 em 2 basestation 19dbi, um nanobrigde 27dbi em uma torre AM/FM de 30 mts, estão ligadas a uma fonte volt 24v 7a, 1 path painel volt e 2 baterias 12v, o meu problema acontece que
    devido a interferência as rockets modula pra 10mb, Eu reinicio elas e rapidamente a LAN volta para 10mbs, Já tentei trocar os cabos por cabos blindados e mesmo assim o problema continua. Já procurei em varios foruns e alguns conseguiram resolver da mesma maneira q eu fiz, porém não obtive sucesso, Se não conseguir uma solução rapidamente vou ter que monta uma torre em outra lugar,

    obg

  2. #2

    Padrão

    Quer uma dica bem simples?

    Tente ligar seus equipamentos em um ponto de energia que não seja o mesmo que alimenta os equipamentos da radio.



    Citação Postado originalmente por aderdiniz Ver Post
    Boa noite pessoal,

    Tenho aqui em minha cidade 2 rocket m5 em 2 basestation 19dbi, um nanobrigde 27dbi em uma torre AM/FM de 30 mts, estão ligadas a uma fonte volt 24v 7a, 1 path painel volt e 2 baterias 12v, o meu problema acontece que
    devido a interferência as rockets modula pra 10mb, Eu reinicio elas e rapidamente a LAN volta para 10mbs, Já tentei trocar os cabos por cabos blindados e mesmo assim o problema continua. Já procurei em varios foruns e alguns conseguiram resolver da mesma maneira q eu fiz, porém não obtive sucesso, Se não conseguir uma solução rapidamente vou ter que monta uma torre em outra lugar,

    obg

  3. #3

    Padrão Re: Interferência em torre am/fm com rocket m5

    Mais qual seria a diferença sendo que o problema está na interferência ?

  4. #4

    Padrão Re: Interferência em torre am/fm com rocket m5

    A nanobridge também esta modulando? use uma fonte original da para fazer um teste.

  5. #5

    Padrão Re: Interferência em torre am/fm com rocket m5

    Se tiver espúrio na freguencia de 100 MHZ não adianta só fibra:

  6. #6

    Padrão Re: Interferência em torre am/fm com rocket m5

    Sim.... Tanto com fonte original, tanto ligado com a fonte volt de 24v. =/

  7. #7

    Padrão Re: Interferência em torre am/fm com rocket m5

    Faça o teste...puxe uma extensão e depois me fala...ou tente usar POE Gigabit...já vi dois caso que resolveu mudando o ponto de energia...

  8. #8

    Padrão Re: Interferência em torre am/fm com rocket m5

    Ja tive o mesmo problema, porem na torre tinha tv e fm,

    So resolveu passando fibra, e utilizando conversor de media para utilizar no rocket.

    E subindo o 220v para poder alimentar a fonte do radio e o conversor de media.

    funcionava por algum tempo em 100Mb a interface, mais de o tempo fechasse caia para 10.

    O radio fica modulando, pois não ha alimentação suficiente, pois a indução do cabo da antena fm/am/radio amador/tv gera, abaixa a voltagem na ponta do cabo e faz o radio não funcionar corretamente.



    a interferência ocorre por conta que o transmissor tem muita potencia, 10w 100w 1000w etc, depende da radio.

    Em torres AM antigas, não tem como pois a propria torre já e a antena, e a potencia e mais de 10.000w.

  9. #9

    Padrão Re: Interferência em torre am/fm com rocket m5

    Um colega meu aqui tinha esse mesmo problema e só resolveu quando mandou fazer uma fonte de 24v analogica.

  10. #10

    Padrão Re: Interferência em torre am/fm com rocket m5

    E será mesmo que é interferência?
    Eu pergunto porque este negócio de modular em10mhz com rocket já me aconteceu em local que não tem nada de FM ou qualquer outra transmissão potente...
    Me disseram para trocar fonte, cabos, etc etc... mas nada adiantava... E como tinha duas Rocket na mesma alimentação com baterias e a outra não apresentava o problema, a solução foi simples.... Tirar a Rocket problemática e colocar outra na mesma alimentação e cabeamento que estava "condenado"...

    E resolveu.... a conclusão que cheguei que era problema com o RocketM.

    Então fica a sugestão: coloca outra Rocket no mesmo local e vê se dá isso também.. sai um teste em barato em comparação com fazer uma torre...E como já perguntaram a outra Rocket e a Nanobridge também estão apresentando o mesmo problema? Se também acontece daí você pode suspeitar de interferências.
    Só um detalhe, esta torre que você se referiu não deve ser de AM. Só de FM, pois AM são torres monopolo, onde o elemento irradiante é a própria torre e o aterramento faz o polo positivo. São torres que ficam acentadas em cima de suportes cerâmicos para isolamento entre o polo positivo que é a torre e o negativo que é o aterramento... São torres que devem estar em terrenos enormes para poder colocar uma quantidade muito grande de radiais enterrados para fazer o plano-terra.

  11. #11

    Padrão Re: Interferência em torre am/fm com rocket m5

    Amigo já tive o problema.
    Solução;
    Troquei a rocket por rb912.

  12. #12

    Padrão Re: Interferência em torre am/fm com rocket m5

    Amigo... Eletroduto de METAL (Não pode ser de plastico).
    Distancia minima dos cabos RGC do transmissor da radio = 30 cm.
    Seu problema ficará resolvido!

  13. #13

    Padrão Re: Interferência em torre am/fm com rocket m5

    Pode ser sim AM/FM na mesma torre... A torre nem sempre é o elemento irradiante pra AM, há casos onde ela é isolada...

  14. #14

    Padrão Re: Interferência em torre am/fm com rocket m5

    eu tinha este problema,coloquei shield nos paineis,nos discos radome,e setei a lan em 100mb no roket,,nao deixei automatico,e onde eu to tem 5 radios fm e potentes,usei patch e fonte volt 24v,cabo blindado e bem aterrado,altura da torre 50mts.

  15. #15

    Padrão Re: Interferência em torre am/fm com rocket m5

    Citação Postado originalmente por brunozerves Ver Post
    Pode ser sim AM/FM na mesma torre... A torre nem sempre é o elemento irradiante pra AM, há casos onde ela é isolada...
    Opa, estou aqui para aprender... qual seria a frequência para uma rádio AM comercial que permita uma torre de baixa altura.
    Todas que eu vejo seguem uma regra básica para o comprimento da torre que é a meia-onda.... basicamente 142,5/frequencia. Daí divide por 2 para ter 1/4 de onda que deve ser o comprimento do elemento irradiante.

    Por exemplo uma emissora transmitindo em 1490 quilohertz na faixa de ondas médias que é onde ainda encontramos bastante emissoras de AM, teria uma torre irradiante com quase 50m de altura. Por isso que o sinal é irradiado pela própria estrutura da torre.

    Só se for AM em ondas curtas, o que são poucas no Brasil que ainda operam e normalmente são grandes emissoras que nunca permitiriam fixar qualquer elemento em suas estruturas.

    Ou estamos falando de estações de radioamadores? até esses hoje só usam AM em 3.5mhz na faixa de 80metros e alguns poucos idosos que gostam de AM que ainda falam em 40metros, o que daria um dos polos com 10metros de comprimento. Isso colocado lá na ponta de uma torre já imagino a altura que fica. Por isso que radioamadores usam o velho e bom dipolo para 80/40metros e não antenas em torres. Só se a torre for para elevar o centro do dipolo, o que não me parece o caso.

    Antena para transmitir radio AM fixa em torre, só se for em PX que trabalha em 11metros. Daí daria uma antena com aproximadamente 2,63m para cada lado.

  16. #16

    Padrão Re: Interferência em torre am/fm com rocket m5

    Complementando, a torre tem 45 metros e é de 1957 se não me engano...

  17. #17

    Padrão Re: Interferência em torre am/fm com rocket m5

    Citação Postado originalmente por brunozerves Ver Post
    Complementando, a torre tem 45 metros e é de 1957 se não me engano...
    Então, se a torre é para a estação transmitir em 1410 khz ela deve ter aproximadamente esta altura. Mas pelo que eu saiba, todas as estações nesta frequência tem torres monopolo, sendo que ela mesma é a estrutura irradiante. E como tal não deveria ter mais nada fixado nela.
    http://www.supertower.com.br/superto...adas-monopolo/

    Mas como eu não vi tudo na vida, fico curioso para saber como foi resolvida esta situação. Só curiosidade mesmo. Talvez novas tecnologias, já que o que eu sabia sobre transmissão em ondas médias faz tempo e pode estar desatualizado.

  18. #18
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Interferência em torre am/fm com rocket m5

    Primeiro a potência do transmissor, a julgar pela altura acredito que seja de 25 watts e antena omni de 0 dBi, cabo coaxial rgc 213u ou seja, rádio comunitária e devidamente homologados pela ANATEL. Sendo rádio comercial já seria 1.000 watts no mínimo e com antena circular ou colinear e cabo coaxial cell flex, Pegue um rádio de FM analógico e vá movimentado do dial para certificar-se não está pegando em mais de um ponto, se estiver fica complicado; uma TV de tubo pode complementar essa busca. Melhor solução, você mudar a localização de uns 100 metros, mas acho que hoje se exige 500 metros de distância entre uma torre e outra, conforme o município exige uma certa distância para escolas, igrejas e congregações, fórun, etc. Voce pode mandar consertar o transmissor, se for o caso; Já fiz testes, e em nenhum caso tive problema de interferência, exceto nos transmissores de AM, e HF ( freq . 530 Khz a 1650 Khz e 1,7 Mhz a 22 Mhz), principalmente até 5 Mhz.

  19. #19

    Padrão Re: Interferência em torre am/fm com rocket m5

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Então, se a torre é para a estação transmitir em 1410 khz ela deve ter aproximadamente esta altura. Mas pelo que eu saiba, todas as estações nesta frequência tem torres monopolo, sendo que ela mesma é a estrutura irradiante. E como tal não deveria ter mais nada fixado nela.
    http://www.supertower.com.br/superto...adas-monopolo/

    Mas como eu não vi tudo na vida, fico curioso para saber como foi resolvida esta situação. Só curiosidade mesmo. Talvez novas tecnologias, já que o que eu sabia sobre transmissão em ondas médias faz tempo e pode estar desatualizado.
    Tem uma foto da estrutura, não dá pra ver a FM no topo, mas dá pra ver a AM por fora, isolada...

    http://www.panoramio.com/m/photo/17619937#

  20. #20
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Interferência em torre am/fm com rocket m5

    As torres de AM comercial até 22 Mhz são irradiantes e até 1650 Khz estão com os dias contados. Ocorre que em regiões remotas, o sinal de FM não conseguirá jamais atingir a zona rural obrigando e ficarem mais isolados. Na região em que moro o sinal de FM mal atinge 15 km, e rádio comunitária 3 km sendo que a distância entre cidades é de 50 a 100 km e só tem radio comunitária. Por ironia nestes locais hoje é mais fácil achar o sinal de celular do que o sinal de fm.
    Acho que está mais para ser um transmissor caseiro ou ele está muito desalinhado, requer serviço de profissional habilitado.