+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão antenas Omni duvida

    Boa tarde pessoal.
    Bom estou com uma duvida de qual radio e qual RB devo usar nessas omni's
    equipamentos:
    * antena omni 12Dbi aquario 2.4 GHz
    * antena omni 13 dbi ubuquiti 5.8 GHz
    qual altura devo por elas? bom o meu bairro é plano, estou querendo por a 18 metros de altura.
    e ja tem cliente a 50 metros dela, sera que o sinal ficará bom ?
    ela a 18 metros eu terei visada completa de todas as casas dos meus clientes
    pretendo por 20 usuarios em cada uma delas, com planos de 1 e 2 megas
    Desde ja agradeço por qualquer Resposta.

  2. #2
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: antenas Omni duvida

    Antena omni só se for para usar em celulares e lha lá. Muito caro para pouco rendimento, por outros tantos vc compra(comprava) um nano da Ubiquiti. Única vantagem é que vc pode usar rádio que quiser( bullet, groove, roteadores sem vergonha etc)

  3. #3

    Padrão Re: antenas Omni duvida

    toca fora omni amigo começa com setor, omni é furada e só pra interior, segue o conselho de quem já perdeu cabelo com stress!!

  4. #4

    Padrão Re: antenas Omni duvida

    Omni pol vertical me parece uma grande furada mesmo... Mas omni polarização horizontal são as que tem dado os melhores resultados para nós.
    Temos Pluton, Hyperlink e Ubiquiti ( esta usando só a polarização horizontal, já que é dupla polarização). E pasmem, uma Wirelink pol horizontal é a que atinge os mais altos picos de tráfego.
    Temos também painéis, horizontais por isso é que posso comparar.

  5. #5

    Padrão Re: antenas Omni duvida

    PTP SISO na horizontal pra mim também costuma ser melhor. Acho que é por conta da zona de fresnel ficar mais livre na horizontal (Raramente o sinal passa entre 2 prédio, mas sempre passa acima de algo afetando a zona de fresnel na vertical).


    Mas omni da Ubiquiti é outra estória, não é elemento colinear, é patch, 2 antenas de 180° uma de costas pra outra, todos os problemas de omni comum desaparecem com elas.
    Um Rocket M5 num AMO 5G-10 fica lindo.
    Mas não fica tããão melhor que um simples Mikrotik Omnitik, que já tem Rádio e antena de dupla-polarização por quase 1/3 do preço da solução Ubiquiti.

    É uma diferença de uns 3 a 5dBi (Entre omni UBNT 10 e 13dBi), e... onde tem um sinal tipo -80dBm não adianta nada subir ele pra -77 a -75dBm, não muda tanto o alcance, porque de 1Km pra 2Km o sinal cai esses 5dBm, mas... tendo visada, em 1Km vai ter sinal suficiente MESMO com uma CPE de uns 12dBi.

    Na verdade com 27dBm EIRP (Que a Omnitik consegue com uma mão amarrada nas costas), depois de 1,5Km ainda tem sinal suficiente pra uma CPE de 13dBi.

    Só tem alcance baixo se fizer gambiarra tipo fazer instalação porca sem visada e sem a maior parte da zona de fresnel (Tubo de aço de 1" não é caro, é o MENOR dos custos na instalação, não coloca CPE alta (Pra ter zona de fresnel mais livre) quem não quer).

    Em 2,4GHz é complicado colocar antena alta o suficiente já que a zona de fresnel é quase o dobro de 5,8GHz.

    Então quem está começando não deveria começar com 2,4GHz e sim com 5GHz, uma Omnitik dá e sobra pra quem não tem experiência e ainda vai sofrer muito até acreditar que visada e zona de fresnel são realmente fundamentais pra ter rede decente:
    http://informatica.mercadolivre.com....wi-fi/ominitik
    E
    Última edição por rubem; 25-01-2016 às 16:17.

  6. #6

    Padrão Re: antenas Omni duvida

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Omni pol vertical me parece uma grande furada mesmo... Mas omni polarização horizontal são as que tem dado os melhores resultados para nós.
    Temos Pluton, Hyperlink e Ubiquiti ( esta usando só a polarização horizontal, já que é dupla polarização). E pasmem, uma Wirelink pol horizontal é a que atinge os mais altos picos de tráfego.
    Temos também painéis, horizontais por isso é que posso comparar.
    Esse modelo de 32 slot parece ser xique http://www.antenasbetel.com.br/Omini.../prod-2805095/

  7. #7

    Padrão Re: antenas Omni duvida

    Esquece Omni... Invista em R5N + setorial e seja feliz forever!!!

  8. #8

    Padrão Re: antenas Omni duvida

    Citação Postado originalmente por wala Ver Post
    Esse modelo de 32 slot parece ser xique http://www.antenasbetel.com.br/Omini.../prod-2805095/
    Esta mesma... quem não bota fé nela é porque nunca usou...

    Agora o que o Rubem falou é o caminho. Quem começa já começa tudo em 5.X... Não só porque tem mais canais disponíveis, mas o grande "pulo do gato" é a melhoria na Zona de Fresnel. A maioria dos que estão a mais tempo quando começou não havia quase nada em 5 disponível.
    Hoje praticamente não há diferença de preços entre 2.4 e 5.8