+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RB483G Não da boot.

    Galera de plantão, preciso de um help.

    Estou tendo um problema com uma RB493G e precisei mandar um Netinstall nela, até ai tudo beleza, o sistema foi restaurado! PORÉM, um novo problema surgiu; quando eu ligo ela não da bip nem nada, somente a luz azul que fica acesa e a verde que fica piscando sem parar.
    Pra ela dar boot normal é preciso desligar, segurar o botão do reset e ligar ela novamente; no momento em que os leds da LAN acendem eu solto reset e dai ela da boot normal, mas se reiniciar, ja era!

    Tentativas efetuadas:

    *Netinstall R_OS 5
    *Netinstall R_OS 6
    *Hard Reset + Netistall
    *Reset normal + Netistall
    *Restauração de Backup anterior
    *Restauração via Serial...

    Configurações de boot estão "nand-if-fail-then-ethernet"

    Todas as tentativas fracassaram.
    Somente funciona do modo como citei: desliga, segura reset normal, liga novamente; quando acender os leds da lan solta o reset e funfa novamente.

  2. #2

    Padrão Re: RB483G Não da boot.

    tenho uma aki 450g com o mesmo problema

  3. #3

    Padrão Re: RB483G Não da boot.

    Voce alterou a frequencia da CPU dessas RB antes do problema acontecer?

  4. #4

    Padrão Re: RB483G Não da boot.

    Bom, pelo que eu me lembro, no momento do netinstall a RB estava toda padrão, nada alterado.
    Normalmente eu diminuia a frequência dela pra uns 300mhz. mas no dia da restauração estava tudo padrão de fabrica.

    Essa alteração pode influenciar??

  5. #5

    Padrão Re: RB483G Não da boot.

    Todas as ethernet dela funcionam?

    Se tiver só algumas fora de funcionamento, pode ter um dos switch em curto (Normal depois de tempestade).

    Na RB493 a porta ether1 vai direta pro chipset. Mas as portas ether2 a 9 vem daquele CI escrito IC+, que é um 178c provavelmente. Se ele esquenta muito e a RB não responde nas portas 2 a 9, culpa ele.

    Na RB493G são 2 switch com dissipador em cima. AR8316.
    O primeiro é pras portas ether1 e ether6 até 9. O outro é pra portas ether2 até 5.
    Se a sua é uma RB493G, e a porta 2-5 ou 6-9 não respondem, já sabe em quem por a culpa.
    (E CI em curto, ou aquecendo demais, consome demais, alto consumo dá ripple no VRM, e ripple gera erro de processamento, talvez não afete o boot mas afeta o serviço de restauração, que usa a CPU a 100% por uns MINUTOS (Alias, as vezes o reset completo leva muito tempo mesmo, eu espero 10 minutos sempre).



    E... você põe a mão no fogo pelos capacitores?
    Se a RB tem mais de 2 anos de uso eu trocaria mesmo que pareçam bons, capacitor desse custa R$ 1 ou 2 (É só achar de ESR baixa, não capacitor comum).
    A MK usa uns cap. que não se dão bem com muito calor. No calor do brasil a gente devia usar só capacitor sólido, os eletrolíticos radiais comum que a MK usa (Comuns mas de ESR baixa) não duram tanto, nem sempre estufam pra cima, ou estufam muito de leve, mas se medir a ESR ela estará alta demais, aí cria ripple e de novo o problema só aparece hora que a CPU vai a 100% (Na hora do boot ou da restauração).

  6. #6

    Padrão Re: RB483G Não da boot.

    E ai galerinha?!!

    Muito obrigado pelo feedback de todos.

    Ruben, sua explicação foi bastante técnica e com muitas informações preciosas, Obrigado!
    A minha é nova, tem 8 meses de uso, mas abri aqui só p comparar os capacitores.


    PORÉM, aconteceu algo que nem eu sei explicar.

    Wilksonsinesio, vc citou que está tendo o mesmo problema talvez isso ajude vc tbm.
    Ontem eu fucei mais um pouco nela na tentativa de efetuar mais uma vez o netinstall.
    Fiz todo o procedimento certinho mas ela não aparecia na tela. Tentei umas 4 vezes seguidas e nada dela aparecer. Até que em uma das tentativas, sem querer, depois de uns 7 segundos deixei escorregar o botão do reset e ela deu boot normal; depois disso liguei, desliguei, liguei, desliguei......... e ela voltou a dar boot normal.
    Nas tentativas de netistall anteriores eu tinha deixado o R_OS. 5.25, e depois que ela ressuscitou atualizei p/ 6.33.5 de dentro dela mesmo. não deu mais bug.

    Já subi todos os serviços que ela tinha antes e que tinham dado pau, motivo pelo qual fiz a restauração do R_OS. Esta rodando de boa aqui.

    Agora surge outra duvida: será que isso pode ter sido alguma "bucha" na hora do netinstal??? Pq fiz como manda o figurino: esperar finalizar a instalação do R_OS e clicar em reboot. quando eu fazia isso, ela só desligava e não voltava.
    será de certa forma ela ficou "travada" e o resert corrigiu isso???

  7. #7

    Padrão Re: RB483G Não da boot.

    vlw vou tentar aki, pressionando o botão do reset ela aparece no netinstall, instala mais nao reboot e volta com mesmo problema cabo serial tbm já mudei as opções de boot e continua vamos ver, se tenho a mesma sorte que vc =D . . .

  8. #8

    Padrão Re: RB483G Não da boot.

    consegui aki tbm de uma engraçada, netinstall versão 6.34rc45, com cabo serial tem uma opção de boot backup e funcionou vlw . . .

  9. #9

    Padrão Re: RB483G Não da boot.

    Wilksonsinesio que bom que conseguiu! Fico feliz por ter dado uma ajuda de alguma forma.

    Rubem, poderia dar mais uma mãozinha ai com seu vasto conhecimento eletrônico??
    Um amigo meu me passou uma RB450 com um sintoma um pouco diferente da minha 493G que citei aqui.
    Esta, quando ligada a energia, so da o um "beep" depois reinicia e da um "beep" de novo, e fica nesse
    loop infinito.
    Se ligar com o reset pressionado ela não da nada, mas quando solta o reset ela repete tudo novamente,
    1 beep-reinica, 1 beep-reinica, 1 beep-reinica............
    Nesse caso pode ser algum curto?

  10. #10

    Padrão Re: RB483G Não da boot.

    Pelo visto ele não está terminando o boot, está reiniciando no meio do boot.

    Ao ligar com o reset apertado ele entra noutro boot, que tenta regravar a imagem do sistema de fabrica.

    As vezes tem RB que pra resetar tem que ser preciso: Ligar com o reset apertado, solta o reset quando os primeiros leds piscarem, e então espera muuuuuito tempo, eu hoje espero 10 minutos! (Porque já corrompi rom por esperar "só" 5 minutos)

    Esse erro por não terminar o boot pode ser culpa de software sim, esse é o caso que é bom o Netinstall, liga com o reset apertado e tentar conectar pelo NetInstall.
    Se via ethernet não der, vai ter que ser via cabo serial.

    Mas esse erro também pode ser problema de hardware. Se o VRM está alimentando o chipset com ripple, o chipset trava quando consome mais, e... assim como pc x86, o boot leva o processador a 100%!
    Seria caso de capacitor seco ou estufado na RB, ou fonte com ripple demais (O VRM da fonte filtra alguma coisa mas a fonte que alimenta a RB também não pode ter ripple demais, fonte de alta corrente, digamos 12V 10A, atrapalha mais que ajuda, só pra ligar com 1 ethernet uma mísera fonte 12V 0,5A ou 1A é mais que suficiente.

    O basico:
    - Configura o micro pro IP 192.168.88.10 (Já que ao ligar com o reset a RB vai pra 192.168.88.1). E pluga o cabo de rede na porta 1 da RB (Sempre a mais perto do conector de alimentação, seja lá qual for a RB, caso não esteja escrito).
    - Abre o Netinstall, procura pelo botão Browse a pasta com o(s) arquivo(s) do firmware, aqueles bla-bla-bla.npk
    - Clica em Net Booting.
    - Vai abrir uma janela, lá põe o IP da RB, 192.168.88.1, e marca a caixinha de boot server. Dá ok e deixa o netinstall aberto.
    - Aí sim liga a RB com o reset apertado. Só solta o reset hora que a RB aparecer na lista do netinstall. Se não aparecer, terá que testar com cabo serial.
    - Se aparecer, seleciona a RB e os pacotes abaixo (Só os que quiser, ou todos), e clica em install.

    O software vai mandar os pacotes um a um, se a RB tiver erro na alimentação (Capacitor seco, digamos), vai travar nessa parte, provavelmente logo no primeiro.

    Se tudo for bem, vai enviar todos os pacotes e reiniciar sozinha.

    Hora que a RB reiniciar (E der cabo de rede desconectado e depois conectado), pode fechar o Netinstall e espera uns 5 minutos antes de abrir o Winbox pra verificar.

    Se a RB aceitar tudo isso, o envio dos arquivos e tal, e reiniciar desse mesmo jeito (Dá beep e reinicia), pode ter erro na alimentação ou na ROM. A Rom até existe pra venda, mas não sei se é comum dar problema (Rom de UBNT é mais comum).


    Eu, se vejo qualquer erro no Netinstall, nem penso 2 vezes, troco os capacitores sem nem medir, capacitor custa R$ 0,3 a 1 cada, são sempre só 2 a 4, capacitor novo sempre será melhor que capacitor com X mil horas de calor.

    E tem o CI do chipset em curto que também dá isso as vezes, tô com umas 3 RB433AH assim, o CI esquenta por está em curto, esse curto derruba a tensão de alimentação do processador e da rom, aí o boot não termina nunca.

    O sintoma de CI de switch em curto é mais simples, os leds de todas as portas ficam acesos, as vezes bem fracos mas ficam (Em quase toda RB com CI de switch é assim, led fraco mas aceso, sem cabo plugado), eles deviam ficar totalmente apagados, se acender bem fraquinho sem cabo plugado pode ter certeza que o CI de switch, na RB450 é um IC+175, na RB450G é um AR8316 (O maior, debaixo do dissipador grande).