+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Roteador 3G

    Boa tarde, senhores.

    Estou com um modem 3G, o E5172 Huawei. Mas, infelizmente, a antena que o acompanha é muito fraca e, segundo a própria página de administração dele, o sinal fica entre 20 e 40% (duas barrinhas de sinal, de cinco ao total). Em dias de chuva, esse sinal SOME!

    Adquiri uma antena de 22dbi da Proeletronic:http://produto.mercadolivre.com.br/M...oeletronic-_JM

    Preciso de um cabo de descida de 10m. Usar um RG58 seria tranquilo ou teria muita perda?

    Obrigado e abraços.

  2. #2
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Roteador 3G

    Cabo RGC 58. seria o ideal mas precisa saber qual a frequencia que sua operadora utiliza. Com excessão da Vivo as outras estão usando tipo dual band(recebe em 900 e transmite em 1800), no caso a Proeletronic, Aquario têm essa antena.

  3. #3

    Padrão Re: Roteador 3G

    3G oficialmente é 1700 ou 2100MHz então pra 3G a antena vai servir mesmo.

    Problema é contratar plano 3G mas boa parte do tempo ficar em 2,5G a 850 ou 900MHz, aí essa antena terá ganho menor.

    Teria que ter certeza se é 3G mesmo então.

    Quanto ao cabo RGC-58 (Não compre RG-58 que é mole no terminal central!), 10m dele vai dar perda de uns 8 a 10dBm conforme a frequência e fabricante. Na prática o ganho geral cai de 22dBm pra 12 a 14dBm. Geralmente é suficiente, fora que a antena fica lá fora no alto.

    Mas usar muito mais de 10m não é uma boa. Quanto menos cabo usar, melhor.

    (Cabo RGC-213 é muuuuito mais caro e igual vai dar perda em 10m de uns 2 ou 4dBm, uma diferença de apenas 6 ou 7dBm no nível de sinal não garante qualidade, geralmente não compensa)

    E teria que ver o conector usado pelo modem. Deve ser SMA, mas pode ser SMA reverso.

    O SMA normal é esse:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SMA female 5PIN-3-600x600.jpg
Visualizações:	137
Tamanho: 	111,9 KB
ID:      	62466

    Mas a maior parte dos conectores que você vai achar a venda são SMA reverso, que são feitos pra conectores SMA desse tipo:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1-1-3b.jpg
Visualizações:	137
Tamanho: 	100,4 KB
ID:      	62467

    Ou seja, se chegar em qualquer lugar e pedir um cabo com conector N (Pra plugar na antena) e SMA, vão entregar um com SMA reverso que não te serve, desse:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...cabo-rg-58-_JM

    De modo que tem que achar cabo com SMA comum (Não o reverso), tipo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-e-n-macho-_JM
    (Nota o conector SMA comum na 4ª foto)

    Que isso melhora o sinal, melhora, mas é mais por colocar a antena lá no alto em cima de casa (Se colocar dentro de casa vai ajudar pouco, quase nada), porque o cabo longo atenuar parte do que a antena aumenta o sinal.

  4. #4
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Roteador 3G

    Rubem, você é o primeiro que diz que cabo RGC 58 para RGC 213 não garante a sua confiabilidade em relação ao seu comprimento de até 10 metros. Eu vou contra com esses vendedores que ficam empurrando cabos mais caros, antenas mais caras( 20 dBi por conta da emenda) etc. Muitas vezes vou em uma propriedade, e o único defeito que têm é o fato de colocarem a antena num poste de madeira com meio metro de cano.
    A madeira com o tempo faz com que os parafusos se afrouxem, balançando a antena, sinal fica vai e volta; vou lá e substituo por uma barra de 6 metros de cano de ferro, pronto.

  5. #5

    Padrão Re: Roteador 3G

    Não é que digo que não garante, é que a atenuação é pouca comparado ao preço.

    O RGC213 tenho visto na casa dos R$ 6 por metro, ou R$ 60 por 10m.
    O RGC58 uns R$ 1,5 por metro, R$ 15 pra 10m.
    É uma diferença de R$ 45.

    Só pra ficar no mesmo fabricante, 2 dados de 2 cabos:
    http://www.cabletech.com.br/download/rgc58_75.pdf
    e
    http://www.cabletech.com.br/download/rgc213_75.pdf

    (Sei que um é de 75 ohms e o outro 50 ohms, mas não achei o PDF do RGC58 50 ohms, nos outros fabricantes a atenuação muda pouco)

    Comparando os 2 na faixa dos 900MHz:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rgc.jpg
Visualizações:	148
Tamanho: 	84,8 KB
ID:      	62484


    Na faixa dos 2GHz (1700-2100MHz de 3G) a coisa muda mais em outros fabricantes, mas mal passa de uns 25dBm em 100m (Digamos 25dBm de atenuação no RGC213 e 50dBm de atenuação no outro (RGC58), que em 10m de cabo significa míseros 2,5dBm de diferença!

    (No caso do Cabletech, parece ficar por aí, diferença de 2 a 3dBm por 100m na faixa dos 2000MHz. Isso é míseros 0,2 a 0,3dBm de diferença de sinal com 10m de cabo. Se o sinal mudasse 10dBm em 10m de cabo, aí sim diria que faz diferença, porque com sinal 5dBm diferente um modem GSM ou celular não muda a péssima qualidade da ligação/conexão, é mais útil erguer a antena)


    O que 2,5dBm de diferença no sinal fazem pra um celular, que tem sensibilidade lá pelos -130 a -140dBm?

    A diferença existe e em 100m de cabo é grande, mas... na faixa dos 5GHz e dos 100MHz é que ela é muito maior, no meio do caminho tem diferença mas em apenas 10m de cabo uma diferença de preço de 300% resulta em diferença de sinal que mal faz cócegas, 4 ou 5dBm de diferença entre trocar um RGC58 de R$ 15 por um RGC213 de R$ 60.

    Meu ponto é que investir esses R$ 45 em mastro mais alto faz muuuuuuito mais diferença do que investir em cabo mais caro. As vezes erguendo a antena 2 palmos o sinal sobe 5dBm (A diferença que o cabo mais caro daria).

    No caso desse modem Huawei vai um conector SMA, se já é difícil achar um SMA reverso de wifi pra RGC213 (Toda vez que eu comprava na Usivale me diziam que tinha que ver se ia ter, porque ninguém compra), imagina achar um SMA comum, aí seria obrigado a usar aquelas porcarias de pigtail que é basicamente mais 2 conectores no caminho, e por melhores que sejam cada conector vai dar atenuação de 0,5 a 1dBm, você coloca um cabo com atenuação 5dBm menor no trajeto, mas os conectores e os 30cm de pigtail fino comem 3dBm!

    (E no caso de celular é pior, porque os adaptadores tem cabinho ridículo tipo RGC174 que em 20cm atenua uns 2dBm! Fora o outro 1dBm perdido no conector. Nesse caso não tem o que fazer porque não tem aqueles conectores tipo mmcx pra RGC58. Por isso insisto em celular de mesa, com conector TNC, colocar um TNC direto no RGC58 e pronto, mata o pigtail, economiza uns 2dBm no mínimo)


    Pra mim isso é tipo trocar um carro 1.0 por um 1.4 completamente igual mas este 1.4 custar o dobro do preço. Tem diferenças e vantagens, mas não por essa diferença de preço, melhor investir essa diferença em outras coisas.

  6. #6
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Roteador 3G

    De fato o cabo RGC 213 é muito melhor é, mas num comprimento de 10 metros, onde se compra cabo rgc 58 pronto no varejo por 60 a 100 Reais enquanto que com cabo rgc 213 sairia pelo triplo mais o pig-tail que pode jogar fora toda a perda de sinal. Já existe no mercado adaptadores SMA invertido ou não para conector N ou TNC, mas devido a rigidez do cabo rgc 213 em alguns casos fica complicado.Tem um aparelho que a Claro comercializa, que é basicamente um telefone sem fio, que ao invés de entrar com linha física é inserido o chip na base e tem todas as informações em seu monofone como se fosse um celular comum, e todas as suas funcionalidades( msg, bina, identificador de chamadas, medidor de sinal do celular, medidor de bateria) saída para antena externa com conector TNC e quadri-band; fiz teste e consegui falar até 30 metros com barreiras e 200 metros em campo aberto. Acho que o aparelho é da ZTE.

  7. #7

    Padrão Re: Roteador 3G

    Citação Postado originalmente por surfinhu Ver Post
    Boa tarde, senhores.

    Estou com um modem 3G, o E5172 Huawei. Mas, infelizmente, a antena que o acompanha é muito fraca e, segundo a própria página de administração dele, o sinal fica entre 20 e 40% (duas barrinhas de sinal, de cinco ao total). Em dias de chuva, esse sinal SOME!

    Adquiri uma antena de 22dbi da Proeletronic:http://produto.mercadolivre.com.br/M...oeletronic-_JM

    Preciso de um cabo de descida de 10m. Usar um RG58 seria tranquilo ou teria muita perda?

    Obrigado e abraços.
    Amigo... Só acho errado você ter comprado uma antena sem ver a freqüência da tua operadora... Confirme se sua antena suporta a freqüência do 3G da operadora para não ter problemas...

    Quanto ao cabo, se seu projeto é domestico, não encane.... Fica tranquilo e vai de RG58 com 10 MTS... Este aqui: http://www.aquario.com.br/?action=produto&id=68
    Você também vai precisar deste adaptador: http://www.aquario.com.br/?action=produto&id=117




    Sem o adaptador não é possível conectar o cabo de descida ao roteador.


    Se tens $$$$ sobrando e tá preocupado com perda no cabo, você também pode adquirir um cabo RGC213 no lugar do RG 58 ( também tem no site da Aquário). A perda e de aprox 40% menor que o RG58.... Mas tem suas desvantagens... O cabo e da grossura de um polegar... É duro, difícil de manusear... É de 100% a 150% mais caro que o RG58.




    Boa sorte!

  8. #8

    Padrão Re: Roteador 3G

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Amigo... Só acho errado você ter comprado uma antena sem ver a freqüência da tua operadora... Confirme se sua antena suporta a freqüência do 3G da operadora para não ter problemas...
    Amigo, eu liguei pra lá e vi que opera a 2100MHz. Também dei uma olhada no site da Teleco: http://www.teleco.com.br/3g_freq.asp


    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Problema é contratar plano 3G mas boa parte do tempo ficar em 2,5G a 850 ou 900MHz, aí essa antena terá ganho menor.
    Rubem, é 3G mesmo. Consigo até baixar a uns 15Mbps, quando que 3G vai até 21Mpbs. Alias, acho é o tal do 3G+.
    E vou optar pelo cabo RGC58 mesmo. O conector é SMA normal, e não o reverso.


    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    Cabo RGC 58. seria o ideal mas precisa saber qual a frequencia que sua operadora utiliza. Com excessão da Vivo as outras estão usando tipo dual band(recebe em 900 e transmite em 1800), no caso a Proeletronic, Aquario têm essa antena.
    Uso a vivo. Ela trabalha em 2100GHz.


    Obrigado pela ajuda de todos!