+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Aterramento para cabo de rede RJ 45.

    Boa tarde!
    Uso cabo de rede blindado, mas sempre fico com um pé atrás, tendo em vista que uma das conexões que chega na minha residencia, é de um provedor de bairro, onde usam cabo de 2 pares e não são blindados...
    Quando eles instalaram, eu até pedi que usassem o meu cabo blindado, mas se recusaram e colocaram esse de 2 pares...

    Vi esse produto no mercado livre...
    O que vocês acham?
    O que vocês costumam usar?
    O que me recomendam?

  2. #2

    Padrão Re: Aterramento para cabo de rede RJ 45.

    Citação Postado originalmente por josevivasn Ver Post
    Boa tarde!
    Uso cabo de rede blindado, mas sempre fico com um pé atrás, tendo em vista que uma das conexões que chega na minha residencia, é de um provedor de bairro, onde usam cabo de 2 pares e não são blindados...
    Quando eles instalaram, eu até pedi que usassem o meu cabo blindado, mas se recusaram e colocaram esse de 2 pares...

    Vi esse produto no mercado livre...
    O que vocês acham?
    O que vocês costumam usar?
    O que me recomendam?
    Amigo... Esse aqui e bem mais confiável: http://produto.mercadolivre.com.br/M...lancamento-_JM

    Esses provedores usam cabo de dois pares por 3 motivos: As redes eth/LAN só usam 2 pares para comunicação de dados. O cabo de 2 pares e mais barato. O terceiro par serve para transmissão de energia... Então se não for pra alimentar um POE 2 pares são suficientes.
    Quanto ao cabo ser blindado ou não, tem mais a ver com interferência eletromagnética como das redes de energia elétrica e resistência a infiltração do que proteção contra surtos.

    O que pode acontecer é o cabo infiltrar, ou estar próximo a rede elétrica e começar a falhar pacotes e o provedor ter que concertar.
    Já vi cabos telefônicos, daqueles cheios de pares, com dupla blindagem, aterramento de carcaça e etc, lindos por fora e torrados por dentro.

    Então o correto é isso que o amigo está fazendo... Proteger seu equipamento...
    Só não esqueça de ligar o protetor a uma barra de aterramento bem posicionada, pois o protetor centelha para a linha de terra e se ela estiver desconectada a sobrecarga passa na rede do mesmo jeito...

    Boa sorte!

  3. #3

    Padrão Re: Aterramento para cabo de rede RJ 45.

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Amigo... Esse aqui e bem mais confiável: http://produto.mercadolivre.com.br/M...lancamento-_JM

    Esses provedores usam cabo de dois pares por 3 motivos: As redes eth/LAN só usam 2 pares para comunicação de dados. O cabo de 2 pares e mais barato. O terceiro par serve para transmissão de energia... Então se não for pra alimentar um POE 2 pares são suficientes.
    Quanto ao cabo ser blindado ou não, tem mais a ver com interferência eletromagnética como das redes de energia elétrica e resistência a infiltração do que proteção contra surtos.

    O que pode acontecer é o cabo infiltrar, ou estar próximo a rede elétrica e começar a falhar pacotes e o provedor ter que concertar.
    Já vi cabos telefônicos, daqueles cheios de pares, com dupla blindagem, aterramento de carcaça e etc, lindos por fora e torrados por dentro.

    Então o correto é isso que o amigo está fazendo... Proteger seu equipamento...
    Só não esqueça de ligar o protetor a uma barra de aterramento bem posicionada, pois o protetor centelha para a linha de terra e se ela estiver desconectada a sobrecarga passa na rede do mesmo jeito...

    Boa sorte!
    E funciona contra raios?

  4. #4

    Padrão Re: Aterramento para cabo de rede RJ 45.

    Amigo, funciona sim... Na verdade é especifico pra isso. Surto=descarga elétrica/raio

  5. #5

    Padrão Re: Aterramento para cabo de rede RJ 45.

    Só que sem aterramento não tem pra onde a descarga ir.

    Protetor de surto sem aterramento é pouco efetivo, pode ser um aterramento minúsculo tipo ferro de parede ou uma barra de 1,5m fincado em solo que molha as vezes, mas precisa ter pra onde descarregar.

    Tem vários modelos de protetores de surto porque tem vários modos de tirar o excedente dos pares de dados, todos funcionam desde que leve isso até um aterramento.

  6. #6

    Padrão Re: Aterramento para cabo de rede RJ 45.

    E com relação aos PDs da CCN, Volt... ? Alguém tem experiências válidas depois de passar por uma descarga na rede ?

  7. #7

    Padrão Re: Aterramento para cabo de rede RJ 45.

    Esse da UBNT não seria apropriado....

  8. #8

    Padrão Re: Aterramento para cabo de rede RJ 45.

    Citação Postado originalmente por josevivasn Ver Post
    Esse da UBNT não seria apropriado....
    Explique o motivo de nao ser apropriado amigo...

  9. #9

    Padrão Re: Aterramento para cabo de rede RJ 45.

    Pois seria para a internet de bairro que uso e não para a minha outra internet que vem da torre ubnt...

  10. #10

    Padrão Re: Aterramento para cabo de rede RJ 45.

    Citação Postado originalmente por josevivasn Ver Post
    Pois seria para a internet de bairro que uso e não para a minha outra internet que vem da torre ubnt...
    Amigo... esse protetor serve pra qualquer cabo com conector RJ45, seja da Cia telefonica gigantesca ou seja pro seu PC de casa... Não é pra X ou Y provedor.. é protetor pra cabo Lan com RJ45 e fim...! Voce pode instalar ele tanto na saida de uma antena, como voce pode instalar na entrada do teu PC, na saida do modem ADSL, no cabo da internet do bairro, no cabo da rede XYZ de qualquer lugar...

    Conectou um cabo lan RJ45 na entrada, outro na saída e a ponte de aterramento na barra de cobre de 2.5 metros fechou.... O esquema de ligação é exatamente igual ao protetor chinês que você apresentou no início do post, aliás, o esquema de funcionamento de todos os protetores para cabo de rede são exatamente iguais! A qualidade desse da Ubiquiti é que é muito superior...
    Você pode usar o chinês, o Clamper, etc... O que pode acontecer é o protetor simplesmente não proteger e queimar teu equipamento.. Como te disse.. eu uso esse Ubiquiti e nunca mais tive problemas com raios...

    Boa sorte !

  11. #11

    Padrão Re: Aterramento para cabo de rede RJ 45.

    AH sim, obrigado!