Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Provedor de internet (Aceito várias opiniões.

    Bom dia,tarde ou noite, meu nome é Fabrício trabalho na área de informática desde de 2009,ainda tenho muito que aprender digo isso com toda certeza do mundo,como o Sócrates falava "só sei de nada sei" ,e realmente eu não sei muito sobre provedor de internet como meus amigos que vejo aqui no fórum sempre dando uma aula de redes,eletrônica,programação entre outras coisas como o @rubem , @Zucchi , @1929 entre outros,venho aqui encarecidamente pedir opiniões de todos aqui no fórum hoje surgiu uma grande oportunidade de negócio,um parceiro meu que não entende nada sobre redes quer montar um provedor de internet e perguntou se eu toparia montar um negócio com ele,em plena crise me aparece uma oportunidade de negócio resolvi agarrar com unhas e dentes,então chega de papo furado e vamos direto ao assunto,ele tem a grana eu tenho vontade de aprender e um pouquinho de conhecimento,já li muito post nesse fórum, então resolvi separa uns equipamentos por conta própria vamos a eles:

    Acho que todo mundo conhece essa CPE,ela que decidir usar pra o provedor.

    Cambium_ePMP_Force_180
    Nome:      Cambium_ePMP_Force_180.jpg
Visitas:     560
Tamanho:  1,5 KB
    Creio que também conheça esse basestantion,ele que decidi pra ficar na torre.

    Cambium_ePMP1000sector_Antennas 90°

    Nome:      Cambium_ePMP1000_Antennas.jpg
Visitas:     574
Tamanho:  4,1 KB

    E esse rádio pra acompanhar.
    Cambium_ePMP1000_Connect_GPS
    Nome:      Cambium_ePMP1000_Connect_GPS.jpg
Visitas:     582
Tamanho:  3,3 KB

    Decidi usar esse pra autenticar os usuários
    Mikrotik Cloud Core Router Ccr1009-8g-1s-1s+Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mikrotik-cloud-core-router-ccr1009-8g-1s-1s-906101-MLB20277196610_042015-O.jpg
Visualizações:	489
Tamanho: 	15,1 KB
ID:      	62511
    ubiquiti toughswitch ts8-pro-br poe 8


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ubiquiti-toughswitch-ts-8-pro-br-poe-8-portas-garantia-1-ano-778011-MLB20462946071_102015-O.jpg
Visualizações:	294
Tamanho: 	23,8 KB
ID:      	62512


    A principio não vou ter muitos clientes,mas possivelmente vou acrescentando aos poucos isso depender só do marketing e da assistência entre outras coisas que é de praxe de qualquer empresa que queria de destacar em qualquer ramo,aceito todo tipo de opinião serão todas bem vindas,e só pra esclarecer ainda não passei o orçamente ao o parceiro de negócio primeiro quero ouvi a opinião de cada um e se possível de todos,"reciclar" e tentar seguir o melhor caminho possível.

    Valeu galera do Under-linux.

  2. #2

    Padrão Re: Provedor de internet (Aceito várias opiniões.

    Primeiramente obrigado pelo carinho da lembrança e a confiança.

    A unica coisa que eu mudaria seria ao inves de comprar uma CCR comprar uma RH 1100 AHX2. CCR é muito problemática.

  3. #3

    Padrão Re: Provedor de internet (Aceito várias opiniões.

    no lugar de usar uma ccr, e mais este thougswtch, colocaria um Edgerouter Pro 8.
    Antenas da cambium são top, excelente equipamento, porem a pergunta que você deve fazer.
    Quem é meu publico alvo?
    quem pretendo atender x si estão dispostos a pagar por um equipamento top como cambium.
    Qual valor da mensalidade.
    Quanto de banda pretendo esta vendendo.

    por que usar cambium, pra cliente que vai pagar pouco, ou quase nada, ou pior inadimplência.

  4. #4

    Padrão Re: Provedor de internet (Aceito várias opiniões.

    @Zucchi
    Nada cara,obrigado pela sugestão,agora me tire outra dúvida tenho um "brother" que mora no exterior e tava pensando em pegar os equipamentos por lá mesmo existe algum problema com homologação ? ver essa foto e me fala alguma coisa a mais.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.jpg
Visualizações:	325
Tamanho: 	80,3 KB
ID:      	62520

  5. #5

    Padrão Re: Provedor de internet (Aceito várias opiniões.

    @biohazzard
    tinha nem pensando nessa inadimplência,mas sei que ela existe é uma coisa que realmente incomoda, o público alvo seria residências mesmo,as empresas são bem afastadas de onde eu moro, e a banda que vou trabalhar seria até 10mb,3mb 49,99 4mb 54,99,6mb 69,99,10mb 99,00, e acho que vou adotar esse Edgerouter Pro 8,em sua opinião seria viável esse equipamentos? se não o qual você sugeria ?

    valeu cara pela sua disposição em ajuda-me.

  6. #6

    Padrão Re: Provedor de internet (Aceito várias opiniões.

    monta um PC86x melhor tem manutenção de mais potencia e mais barato sa uma olhada no meu servidor com 4 anos sem troca de pessas e nunca travor to com com 192 clientes ativo no sábado e domingo na segunda e sexta fica 154 a 187 variando de pesseas servidor superman aguanta mais de 1000 clientes aqui fica 26% de uso com todo mundo no sábado e domingos nao passa disso com 200mega da vivo fibra nao uso thunder cache e nem cachefull nao recomendo por q cache full so é bom para Explorer ja testei e o thunder cache nao tem vantagem nem uma por q Exemplo: 30 clientes para ver videos em 5 mega nao da é loucura vc so vai ter problemas com seu clientes ja testei usa speed para os seu clientes padão que vc nao tera problemas e so agradecimento é o q acontece aqui.. boa sorte

    Processador: core 2 duo 3.0ghz
    Memoria Ram: DDR3 2gb 1600mhz
    Placa mae: Gigabyte Modelo: GA-G41MT-S2
    placa wireless Mikrotik: Routerboard Rb 14 Mikrotik - 4 Slots Mini Pci
    4 cartão wireless pci mikrotik: Routerboard R52n uso do 100mw=20dbm de saida para o amplificador wireless 8w
    Amplificador wireless 8000mw de potencia em B,G uso 6 Deses para cada antenas setorial Aquario 17dbi Vertical
    cooler Master Ci5-9jdsb-pl com base de cobre para Lga 775 com 4500rpm
    Placa de rede Ethernet: intel 2 portas 100/1000 pci Express
    HD SSD Apacer sata 8gb
    Fonte Mini-box Picopsu 120w 12v Dc Atx consumo maximo do sistema total 114w

  7. #7

    Padrão Re: Provedor de internet (Aceito várias opiniões.

    at nada ruídos toda tecnologia tem pois eu uso 6 deses a 4 anos sem interferência por que tem muito pode em watts aqui pessoes com a mesma frequencia nem interferi no sinal
    pois estude mais idai o ruido nao da pra os ouvido humano ouvir besta já testei
    quanto masi watts qualquer equipamentos tem mais potente ele é no Radio mais longe ele vai. tem radio AM de 200watts ou mais no wireless ja encontrei no ali express de 30 watts

    leia isso http://www.vivoblog.com.br/no-ar-sai...ossas-antenas/

  8. #8

    Padrão Re: Provedor de internet (Aceito várias opiniões.

    é amigo concordo plenamente biohazzard,
    antenas cambium são top mesmo tenho um ptp com elas aqui
    o grande problema eo preço delas enquanto você vai pagar entorno de 300 reais em uma ubnt, uma cambium sai entorno de 800 a 1000 reais para cliente e se for realmente usar elas no acess point, para o cliente o ideal sera cambium tambem para ambos trabalharem no mesmo protocolo, em uma acess point da cambium tu coloca tranquilo entorno de 120 cliente dependendo do plano que vc for vender, bom se o cara que vai bancar for maguinata aproveita kkkk e mete so cambium e seja um homen feliz .

  9. #9

    Padrão Re: Provedor de internet (Aceito várias opiniões.

    amigo estude mais os equipamento q vc usa nao so compre e use AH e 500mw nao é pra servidor é para clientes ta

  10. #10

    Padrão Re: Provedor de internet (Aceito várias opiniões.

    Na parte wireless está top, como Core usaria a Edgerouter Pro 8. Servidor com certeza é mais flexível, porém gasta-se mais energia. Estou com um edge lite e estou gostando muito, montei um unbound, bandwidthd+apache (http://179.155.141.218:371) htop e iftop . Como é linux based você tem muitas possibilidades. A ER 8 Pro é boa pq já vem com uma SFP, mais portas e muito mais performance. Tem casos de pessoal que substituíram uma RB1100 por uma Lite é ficou melhor com a ERL.

  11. #11

    Padrão Re: Provedor de internet (Aceito várias opiniões.

    Citação Postado originalmente por shadowman Ver Post
    at nada ruídos toda tecnologia tem pois eu uso 6 deses a 4 anos sem interferência por que tem muito pode em watts aqui pessoes com a mesma frequencia nem interferi no sinal
    pois estude mais idai o ruido nao da pra os ouvido humano ouvir besta já testei
    quanto masi watts qualquer equipamentos tem mais potente ele é no Radio mais longe ele vai. tem radio AM de 200watts ou mais no wireless ja encontrei no ali express de 30 watts

    leia isso http://www.vivoblog.com.br/no-ar-sai...ossas-antenas/


    ta de zueira né kkkkkkkkkkkkk?

  12. #12

    Padrão Re: Provedor de internet (Aceito várias opiniões.

    Operadora de celular, emissoras de rádio e TV, recebem uma faixa EXCLUSIVA pra operar.

    Digamos a Vivo, ela pode operar com 20W EIRP porque só tem ELA nas faixas.
    Fora que a emissão separa RX e TX.
    O aparelho celular faz o TX com 1 a 2W EIRP na faixa dos 824 a 849MHz, é a frequência de UPLINK.
    A torre faz a emissão de TX com 20W EIRP na faixa dos 864 a 894MHz, é a frequência de DOWNLINK.

    Todo sistema com uplink e downlink em frequências separadas PODE usar potências altas.

    Mas wifi é bidirecional no MESMO canal.
    O FCC, vários orgãos dos países mundo a fora, e a Anatel, estabelecem limite legal MUITO baixo (36dBm EIRP, ou 4W EIRP, sendo que o rádio não pode passar de 30dBm (1W)) porque se um IMBECIL ocupa o canal com alta potência, os demais usuário só poderão usar o canal em distância suficiente até que o sinal fique baixo tipo -70dBm ou menos.

    É LEI, só descumpre lei que é burro, tá lá na resolução 506 da Anatel, limite de potência de rádio de 1W (30dBm), mas dependendo do tamanho da cidade e dos canais usados (2,4GHz, 5,1GHz, 5,4GHz, 5,8GHz) o limite é ainda menos, 27dBm EIRP (E limite EIRP leva em conta ganho de antena e potência de rádio) ou mesmo 20dBm EIRP (Em 5150 a 5350MHz).
    http://www.anatel.gov.br/legislacao/...-resolucao-506

    Sobre "ocupar o canal mas os outros conseguirem usar", tem que ver throughput.
    Quando tem 1 IMBECIL usando omni de 15dbm com rádio lá pelos 30dBm, totalizando 45dBm EIRP, o incomodo só existe quando o equipto do imbecil está emitindo, transmitindo pacote, só transmitir SSID não atrapalha muito.

    Com ocupação contínua do canal, você não deixa de navegar ou trocar dado, só PERDE CAPACIDADE.
    O throughput depende MUITO dos demais sinais num canal, o chipset de RF (Não a CPU do aparelho), digamos o AR9220 já que foi citado o R52n, precisa analisar TODO pacote que chega antes de descartar.
    O chipset tem filtro ativo, se você selecionou digamos 2422MHz, na largura padrão de 22MHz, ele vai ler tudo que é sinal de portadora (São 54 a 64 dependendo da tecnologia usada) entre 2412 e 2432MHz. As portadoras mais longe do centro são "de guarda", tem dados piloto e não tem dados porque os outros canais tem emissão fora da faixa. Esses dados de portadoras legítimas precisam ser lidos, o chipset precisa ler pra identificar "Isso não é meu, é pra outro", essa ocupação de canal resulta em mais dados chegando no conversor analogico-digital (ADC), um sinal analógico alto pode sim atrapalhar um sinal digital (Por isso é PROIBIDA no mundo TODO o uso de transmissão contínua nas faixas reservadas pra wifi (802.11a/b/g/n/ac), e o problema é distorcer sinal de modo que o ADC entenda sinal alto onde é baixo (1 ao invés de 0), porque a PRIMEIRA coisa no circuito (Depois de filtros e cia) é o ADC:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ofdm.jpg
Visualizações:	244
Tamanho: 	148,5 KB
ID:      	62524

    Tudo depois é feito com o sinal já digitalizado, se um imbecil com potência alta demais atrapalhou a digitalização de um nível de sinal, esse bit está perdido, o byte será formado com erro, vai dar erro no checksum, e o pacote vai ter que ser reenviado.
    (Aí o ping sobe de 2 pra 10ms, o throughput cai de 20 pra 10Mbps, tudo reflexo de ter que ficar reenviando pacote que foi perdido no primeiro envio)

    Aqui um estudo sobre canais vizinhos atrapalhando, pra quem tem preguiça (Quem usa amplificador certamente tem preguiça de ler) é na página 10 em diante o resumo, 1/3 do throughput por usar canal VIZINHO, e na verdade dá na mesma que usar o MESMO canal, visto que com outro AP no mesmo canal ou no canal imediatamente vizinho a extensão do canal acaba acertando igual boa parte do canal vizinho em 2,4GHz.

    Derrubar o throughput em 2/3 é muita coisa, é derrubar um PTP de 100Mbps pra 33Mbps.
    (E eu chamo usuário dessas altas potências de burro porque os 2 sistemas ficam com 33Mbps cada, enquanto com canais distantes ambos iriam pros 100Mbps)

    Se não quer confiar em fabricante nem em estudo de universidade, tem guia de vendedor (que vende de tudo, mas que tem que dar suporte pros clientes), falando essa questão que citei que se o sinal adjacente for mais de 20dBm inferior ao sinal desejado o íncomodo é mínimo:
    https://www.streakwave.com/metageek/...works_2012.pdf
    (A Streakwave também atua no brasil, pergunta pra eles se eles traduzem esses conteúdos)
    Isso talvez seja melhor entendido por um fabricante de componentes (A Texas Instruments é referência faz décadas), com SIR (Igual o SNR) ele cita impossibilidade de conexão caso ele seja só de 6dB, está nas últimas páginas:
    http://focus.ti.com/pdfs/bcg/80211_acr_wp.pdf

    Tem estudo sobre isso com inteferências de equiptos não-wifi mostrando que elas não atrapalham tanto:
    http://www.ida.liu.se/~nikca89/papers/networking10b.pdf
    Ou pode ver os espectros, sem explicação técnica, só as imagens, pra ver o quanto um AP ocupa o canal, comparado a outros aparelhos:
    https://support.metageek.com/hc/en-u...rence-Examples


    Se quer confiar em grandes fabricantes (Gente de renome, que nunca fabricaria um produto pra zé-oreia tipo amplificador), referência em redes é a Cisco, ela insiste nos textos não-técnicos em NÃO usar o mesmo canal pra NADA:
    http://www.cisco.com/c/en/us/product...c07-693245.pdf
    (Isso é um guia leigo, não tem nada de avançado nisso)

    Ela também questiona os mitos LEIGOS mais comuns sobre interferência:
    http://www.cisco.com/c/en/us/product...cd807395a9.pdf


    Ao invés de ficar lendo blog com postagem leiga pra dona-de-casa, recomendo ler conteúdo técnico, coisa de gente grande, pra entender como o mundo real funciona:
    http://www.teleco.com.br/tutoriais/t...1/pagina_3.asp

    Ou, um clássico do wifi, explica primariamente sobre OFDM mas é bem simples adaptar isso ao canais estreitos e concorrentes em 2,4 e 5GHz:
    http://www.amazon.com/Wireless-Commu.../dp/B004GJXM9C
    (Procura por ele no P2P de preferência, tem conteúdo técnico aos milhões no mundo warez, só os idiotas usam aquilo pra ficar trocando filminho ou joguinho)
    Talvez ele esteja completo aqui:
    https://books.google.com.br/books?id...ystems&f=false

    Ou aquele livro da O'reilly sobre wifi com o morcego na capa, é o que formou boa parte dos novos engenheiros que atuam na área. É um desses:
    http://paginas.fe.up.pt/~ee05005/tes.../ieee80211.pdf
    ou
    http://www.itc.edu.kh/bib/ebook/stor...ve%20Guide.pdf
    Minha internet tá lenta pra abrir e verificar. Na dúvida é só ler os 2, no máximo vai criar cérebro e ver a asneira que é poluir o espectro inteiro com algo tão tosco e egoista tipo amplificadores (Ainda por cima 4, ocupando o espectro todo de 2,4GHz).

    Conteúdo técnico demonstrando a burrice que é usar alta potência em área urbana e as perdas de throughput por concorrência no canal não falta, hoje só é burro quem quer.
    (Mas quem não sabe usar a vírgula, duvido que saiba ler)

    (E não adianta comparar com bandas exclusivas, tipo de radio, tv ou celular. Wifi usa uma banda compartilhada, é tipo rádio-amador, se tem um idiota com alta potência e mic de alto ganho (Tubarão) isso impede que os que tem cérebro e usam potência decente usem a banda, a voz deles vai ser tapada pelo idiota com mic de alto ganho)

    Lei é lei, não tem essa de "Não existe sujeito mais honesto que eu", quem usa potência alta (E 8W é imbecilmente alto) tá no mesmo nível de ignorância e egoismo que o Fernandinho Beira-Mar, só consegue enchergar os próprios interesses, é tipo cachorro que come toda a comida em meio segundo e não deixa nada pros outros, é coisa de animal e não de gente.

    (Tô pra ver artigo técnico (Não experiência de leigo feita nas coxas, sem detalhes precisos nem nada de dado decente) demonstrando a manutenção do throughput quando tem outro aparelho de alta potência por perto e no mesmo canal. Quando ver isso eu talvez mude de idéia sobre os pilantras e burros que usam potências alta em setoriais, e o pior, em área urbana)

    Eu até entenderia usar 40dBm EIRP pra atender área rural (25Km), mas isso é pra faixa dos 5GHz onde tem mais canais, e 40dBm EIRP qualquer idiota consegue com equipto barato, não precisa essas asneiras de noob chamado amplificador.


    Mas meu principal ponto ainda é: Precisa ser muuuuuuuuito burro e incompetente pra não saber instalar equipto pra operar com CCQ de 100% com potências legais tipo 36dBm EIRP em ambiente urbano típico.

    Com 36dBm EIRP falamos em alcance de 8Km fácil, com equipto barato, é só respeitar o básico do wifi, visada, zona de fresnel, evitar efeito multipath, etc. Mas usuário de amplificador que mal sabe usar vírgula eu duvido que faça idéia do que são esses fatores.

  13. #13

    Padrão Re: Provedor de internet (Aceito várias opiniões.

    Não acredito que esteja falando esta besteira, inclusive dificilmente irá ver tal recomendação neste fórum, nem em post mais antigos si ver alguém fazer tal recomendação, deve ser alguém querendo ferrar a área.

    Citação Postado originalmente por shadowman Ver Post
    monta um PC86x melhor tem manutenção de mais potencia e mais barato sa uma olhada no meu servidor com 4 anos sem troca de pessas e nunca travor to com com 192 clientes ativo no sábado e domingo na segunda e sexta fica 154 a 187 variando de pesseas servidor superman aguanta mais de 1000 clientes aqui fica 26% de uso com todo mundo no sábado e domingos nao passa disso com 200mega da vivo fibra nao uso thunder cache e nem cachefull nao recomendo por q cache full so é bom para Explorer ja testei e o thunder cache nao tem vantagem nem uma por q Exemplo: 30 clientes para ver videos em 5 mega nao da é loucura vc so vai ter problemas com seu clientes ja testei usa speed para os seu clientes padão que vc nao tera problemas e so agradecimento é o q acontece aqui.. boa sorte

    Processador: core 2 duo 3.0ghz
    Memoria Ram: DDR3 2gb 1600mhz
    Placa mae: Gigabyte Modelo: GA-G41MT-S2
    placa wireless Mikrotik: Routerboard Rb 14 Mikrotik - 4 Slots Mini Pci
    4 cartão wireless pci mikrotik: Routerboard R52n uso do 100mw=20dbm de saida para o amplificador wireless 8w
    Amplificador wireless 8000mw de potencia em B,G uso 6 Deses para cada antenas setorial Aquario 17dbi Vertical
    cooler Master Ci5-9jdsb-pl com base de cobre para Lga 775 com 4500rpm
    Placa de rede Ethernet: intel 2 portas 100/1000 pci Express
    HD SSD Apacer sata 8gb
    Fonte Mini-box Picopsu 120w 12v Dc Atx consumo maximo do sistema total 114w

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por faberfera Ver Post
    @Zucchi
    Nada cara,obrigado pela sugestão,agora me tire outra dúvida tenho um "brother" que mora no exterior e tava pensando em pegar os equipamentos por lá mesmo existe algum problema com homologação ? ver essa foto e me fala alguma coisa a mais.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.jpg
Visualizações:	325
Tamanho: 	80,3 KB
ID:      	62520
    Sendo o mesmo PART NUMBER não. É a própria Cambium que homologa no Brasil, logo, não tem aquela papagaiada de ser do distribuidor X, Y ou Z.

  15. #15

    Padrão Re: Provedor de internet (Aceito várias opiniões.

    Citação Postado originalmente por shadowman Ver Post
    at nada ruídos toda tecnologia tem pois eu uso 6 deses a 4 anos sem interferência por que tem muito pode em watts aqui pessoes com a mesma frequencia nem interferi no sinal
    pois estude mais idai o ruido nao da pra os ouvido humano ouvir besta já testei
    quanto masi watts qualquer equipamentos tem mais potente ele é no Radio mais longe ele vai. tem radio AM de 200watts ou mais no wireless ja encontrei no ali express de 30 watts

    leia isso http://www.vivoblog.com.br/no-ar-sai...ossas-antenas/
    O pior é que ele nao ta de zoeira. Ele já veio perguntar umas coisas no chat aki do under, até salvei a conversa. Ele vai no meio das casas, coloca um monte de roteador wireless da TP-Link de 3 antenas com amplificador. Entao o pessoal nao coloca antena cpe em casa. Usa direto do note ou do celular. Nao posso falar que ele é louco. Mas oq ele faz é loucura.
    Coitado de provedor que esteja perto dele.

  16. #16

    Padrão Re: Provedor de internet (Aceito várias opiniões.

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    @Zucchi, me fale mais sobre essa Basestation 90º da Cambium, fiquei interessado.
    Essa da foto saiu de linha para o Brasil devido a chegada em breve da nova antena para o ePMP e em breve também da antena com beamforming.

    A antena hoje usada da Cambium para o ePMP é a Antena da linha do PMP450 cujo qual, não estou achando onde salvei o link

  17. #17

    Padrão Re: Provedor de internet (Aceito várias opiniões.

    Ele não tem conhecimento algum, alguns meses afirmou que processador i5 É mesma coisa que processador Xeon, a unica diferença que Xeon é mais caro, e desempenhos iguais. Agora solta esta ai de amplificador.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         under.png
Visualizações:	204
Tamanho: 	237,8 KB
ID:      	62525

  18. #18

    Padrão

    E eu pensei que já tinha visto de tudo...

    8W. daí coloca mais o ganho da antena. Para quanto vai o EIRP? Sendo que o EIRP instalado é de no máximo 36dbm ou 4W.

    Será que o mundo inteiro está errado? Será que a legislação está ai só para prejudicar os provedores? Será que tem coisas que a maioria não está sabendo?

    Aquele blog da Vivo é uma piada... vejam esta citação do blog.
    ====
    Antenas de celulares fazem mal à saúde?
    Não, as antenas de comunicação móvel – instaladas em prédios ou qualquer outra localidade – espalham emissões em níveis inferiores aos recomendados pela Anatel e pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Além disso, elas apenas são instaladas depois de atenderem aos requisitos exigidos e autorização por licença. Regularmente são feitos monitoramentos para garantir que os valores não aumentem além do limite. A frequência usada é tão baixa – e, portanto, inofensiva – que, hoje em dia, as antenas precisam estar cada vez mais próximas uma das outras.
    ====

    Para início de conversa não é frequencia que é baixa. Supostamente é a potencia que é baixa. Mas comparar potencia de AM, com micro-ondas é dose....
    Existe um princípio de física que diz que quanto maior a frequencia potencias menores são necessárias. Por isso que estações de AM trabalham com altas potencias. Só que estas ondas eletromagnéticas nestas frequencias baixas não tem o poder de fritar as células.
    A questão da saúde é tão séria que em Estações de Micro-ondas na maioria das vezes se o serviço precisa ser feito muito próximo das antenas, o sistema é desligado. E para o usuário o problema é o celular no ouvido emitindo 1W de potencia por muito tempo.
    Agora, seja como for, é ilegal.... assim como pode-se plantar maconha, mas os riscos são evidentes. Poder pode, mas ser correto é outra coisa.

    Não é a toa que a Anatel tem até exigido laudo radiométrico.

  19. #19

    Padrão Re: Provedor de internet (Aceito várias opiniões.

    Ao mesmo tempo que a OMS dá limites de potência, também regulamenta o uso de micro-ondas justo em 900 a 2400MHz, pra uns tratamentos de tumores, aquecendo com RF.

    Microwave ablation, em PT_BR acho que é DIATERMIA (Hipertermia induzida por microondas):
    http://pubs.rsna.org/doi/full/10.1148/rg.25si055501
    O "tratamento" é 20 a 60W por 5 minutos, com pausa de meia hora, acima disso tem dano. Mas antena de telecom não para por meia hora, funciona no talo por 24x7.


    Micro-ondas de cozinha opera justo a 2,4GHz, são 300 a 1100W por isso aquece tudo rapidinho.
    Mas um gerador de micro-ondas com uns 5W (5V 1A) serve pra aquecer coisa mole tipo carne (Também de humanos, caso algum canibal teste), demora mas o produto é perfeitamente possível, já tem uns anos que esse pessoal promete um micro-ondas USB: http://www.beanzawave.co.uk/

    Curioso, por um lado micro-ondas não faz mal, mas por outro são usadas pra MATAR tumores diversos.



    A maioria das desculpas é que essa potência não produz radiação ionizantes, mas... a ação em nível molecular existe, não há agitação de moléculas (Tipo o forno de micro-ondas faz) mas elas são atingidas. Em humanos talvez não afete tanto, mas um veterinário me falou sobre a ação disso em cachorros que ficam 24x7 no quintal expostos à radiação na faixa dos 900MHz perto das torres, e os problemas ortopédicos deles (Talvez no crescimento, não entendi se é muscular, em cartilagem, osseo...).

  20. #20

    Padrão Re: Provedor de internet (Aceito várias opiniões.

    também há relatos de esterilidade em pessoas que trabalham no alto de torres de micro-ondas. Por isso que pelo menos nos Estados Unidos as ERBs são desligadas, pois o tecido dos testículos é mais sensível a irradiação.

    Também não sei com quanto de potencia trabalha uma ERB de celular, mas acho que não é só 20W como estava lá no blog da Vivo. Me parece que é coisa de 50W para cima...
    Mas isso não justifica a indicação de amplificador de 8W. As citações do blog comparando 20W com 200W de AM ( e neste caso eles foram bonzinhos) é simplesmente ridícula. Deram a entender que não tem problemas pois usam só 20W enquanto as AM usam muito mais... Como disse o Rubem, coisa para leigo...