+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Há possibilidade de configurar um WRN841HP para um maior alcance?

    Olá a todos!
    Tenho um Roteador TP Link TL-WR841HP.
    O roteador diz ser b/g/n até 300Mbps, 600mw de potência.

    Moro em um 1° andar. Posicionei o roteador em uma parede onde as duas antenas ficam bem livres.
    Uma antena é de 5Dbi e a outra de 9Dbi. Teoricamente e na prática há algum ganho misturando antenas?
    Minha dúvida é sobre a melhor configuração para conseguir um maior alcance.
    Quanto aos canais aqui os 1, 6 e 11 são bem congestionados.

    Minha dúvida é:

    Qual será a melhor configuração, deixar em 11G ou em 11N?
    Lembrando que em 11N ainda tem a opção de 20Mhz e 40Mhz

    Há e outra, quanto a potência de transmissão. Os 600mw são utilizados em qualquer modo seja b, g ou n? Ou por exemplo em N a potência de transmissão seja menor que em G. Pois já vi um adaptador usb wireless que tinha descrito isso nas suas especificações, já o meu roteador não encontrei se fala algo do tipo.

    O objetivo é conseguir o maior alcance possível através da configuração.

  2. #2

    Padrão Re: Há possibilidade de configurar um WRN841HP para um maior alcance?

    Canais: sempre é bom ter 5 canais de distância entre eles, por isso que usam o 1, 6 e 11.

    11g ou 11n: se a sua rede toda tem suporte a 11n, deixe 11n.

    Para um maior alcance, diminua a velocidade por cliente, caso não precise de tanta assim.

  3. #3

    Padrão Re: Há possibilidade de configurar um WRN841HP para um maior alcance?

    Olha bem no datasheet ou manual em que datarates ele tem essa potência toda.

    Normalmente potência alta só existe em datarate baixo, ou modo antiquado, tipo 802.11b ou em datarates tipo algo menor que 24M ou 26M (24M em G, 26M em N).

    É bem provável que em G ou N, em datarate fixo tipo 54M ou 65M, a potência real não passe dos 22dBm (150mW). E... quem for conectar nesse AP também deve se comportar assim, é normal notebook ter potência tipo 35mW em 65M, mas ter 63mW em 26M.
    (E smartphone é ainda pior dificilmente um smartphone terá sequer 50mW de potência! E a maioria em 65M (Ou que seja 72M, ou 135M ,ou 150M se quiser POLUIR uma faixa de 40MHz sendo que o espectro todo só tem 80MHz de largura (Ou seja, você seria um egoísta se usasse METADE de todo o espectro 2,4GHz na vizinhança, ia tirar dos vizinhos os canais limpos, wifi não nasceu pra altas bandas)) tem potência ridícula tipo 25mW.

    Ou seja, não adianta ter um AP gritando a 150 ou 600mW, se os notebook ou smartphones vão sussurar as respostas e 50-75mW, se perde muito pacote fazendo isso.

    Um jeito de minimizar isso é usando antena de ganho maior, assim o sinal baixo do notebook rumo ao AP é levemente maior.
    Mas de 5 pra 9dBi o sinal aumenta só 4dBm, se o sinal notebook > AP já é de ridículos -84dBm, aumentar a antena vai subir ele pra -80dBm, que ainda é baixo demais pra ter estabilidade.

    Sugiro fixar em datarate baixo pra usar potência alta, tipo MCS3 ou 4, ou 26M ou 39M, usando N obviamente (Smartphones novos baratos ainda são um lixo que só funciona em B/G, cuida isso, se não tiver smartphone lixo NÃO use G, é tecnologia antiquada de 12 ou 13 anos atrás, bem inferior a N), não use canal de 40MHz (Se precisa banda grande use cabo, ou 5GHz, mas poluir metade do espectro é egoismo demais), e use antena maior, de preferência setorial ou direcional e NÃO omni (Omni é quebra-galho, alto desempenho se obtem com setoriais e direcionais (Disco, grade, patch, yagi). Se omni prestasse, os radios digitais ou TV's via satélite usariam essa porcaria. Roteador acompanha elas porque são baratas, são pra conexão básica, não pra altas bandas ou pra grandes alcances).

  4. #4

    Padrão Re: Há possibilidade de configurar um WRN841HP para um maior alcance?

    maior potencia nao vai te ajudar dentro de um apartamento, pelo contrario , vai se interferir voce mesmo.

    Vai no ultimo canto do Apart e com celular verifica o sinal nao seja maior que -65 a -60dBm (-55dBm por exemplo é maior). Caso seja, abaixa a potencia ate dar esse valor.

    Configura padrao 802.11n para poder ter facil acesso com os celulares (ele vai utilizar as duas antenas em MIMO).

    Posiciona uma antena na vertical e outra na horizontal, teoricamente aumenta a probabilidade de boa conexão.

    Com seu celular ligado faça um scan para ver quais canais ja estao sendo utilizados pelo vicinos e fuje deles.

    Essa forma simples vai obter o melhor rendimento de seu AP.

  5. #5

    Padrão Re: Há possibilidade de configurar um WRN841HP para um maior alcance?

    Ok pessoal.
    Já procurei o canal mais livre.
    Deixei em 11n.

    Quanto ao datashield eu não encontrei. Por isso fiquei com a dúvida da potência.

    Quanto aos 40MHz eu estava entendendo que meu sinal que iria sofrer com interferência, mas é o contrário, irei contribuir com mais interferência, logo vou deixar em 20Mhz mesmo já que minha banda contratada é só 5MB.

    O objetivo é só conseguir chegar com sinal na casa do meu amigo, que mora na rua do lado, com minha casa bem de frente à dele. Onde o sinal chega fraco e não conecta.

    Concordo que antena omni é muito ruim.

    As respostas que me deram até agora foram excelentes!

  6. #6

    Padrão Re: Há possibilidade de configurar um WRN841HP para um maior alcance?

    Pra atravessar rua pode colocar o roteador o mais perto possível da rua, e colocar uma antena dessa virada pra rua
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-ant2406cl-_JM

    Se vai conectar bem ou não depois de umas paredes lá longe depende muito do que vai usar lá, se vai ser um smartphone com anteninha de 1,5dBi, se vai ser notebook com antena de 5dBi.

    E tem a opção de deixar o roteador dentro de casa mas colocar a antena lá fora, apontada pra casa da frente, uma antena tipo
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...l-60-graus-_JM
    Essa com certeza vai pegar do outro lado da rua mesmo em smartphone depois de 3 ou 4 paredes.

  7. #7

    Padrão Re: Há possibilidade de configurar um WRN841HP para um maior alcance?

    Depois de um tempo consegui fazer a conexão que queria.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.jpg
Visualizações:	145
Tamanho: 	376,4 KB
ID:      	62526

    A solução foi mudar a posição do roteador, não deu nem 1 metro de diferença, mas foi suficiente pra conectar e navegar.
    Usei modo B.
    E na casa do meu amigo pra receber o sinal ele usou uma antena caseira como a da imagem abaixo(bem mau feita a que fiz) e que deu um ganho maior que a de 5dbi que ele usava.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         3238368_orig.jpg
Visualizações:	195
Tamanho: 	365,8 KB
ID:      	62527
    Última edição por filipedonato; 30-01-2016 às 11:22. Razão: Solucionado o problema

  8. #8

    Padrão Re: Há possibilidade de configurar um WRN841HP para um maior alcance?

    Como tem árvores no meio e é sem vista pro meu roteador ainda passa 1MB.
    Obrigado mesmo pessoal, foi de grande ajuda!