Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Banido por desrespeito à comunidade.
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Goiânia
    Posts
    75

    Padrão Ptp com airgrid sinal bom mas ping alto

    Bom dia amigos do under-linux, estou enfrentando um problema que nao consigo resolver. tenho dois ponto a ponto ligando ate chegar na torre. os sinais estao bons dos ponto a ponto mas quando pingo entre elas o ping fica entre 1200 ate 5400 ms. ja refiz as configurações e nao consigo resolver o problema. Pingo do PTP A para o B e fica alto o ping.
    O mikrotik pode interferir de alguma forma nisso?
    ALguem poderia me ajudar?

  2. #2

    Padrão Re: Ptp com airgrid sinal bom mas ping alto

    ola amigo vc ja tentou trocar a frequência ? vc usa aquele sistema de frequence scan list se sim desabilite na que esta em mode estação e faca um scan para ver se alguem esta usando aquela frequecia se estiver mude, tive este problema com um PTMP aqui que mesmo poximo do provedor com sina exelente nao ficava bom dava de 300 a 500 ms depois de trocar a frequencia fica em no maximo 5 ms

    procure uma frequencia que esteja bem livre para cima e para baixo

    ex 40mhz na frequencia 5200 ela ficra entre 5180 e 5220 mais ou menos assim
    em 20mhz 5200 fica entre 5190 e 5210

  3. #3
    Banido por desrespeito à comunidade.
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Goiânia
    Posts
    75

    Padrão Re: Ptp com airgrid sinal bom mas ping alto

    amigo eu fiz conforme vc flw e naoo mudou em nada o ping. vc tem skype?
    add eu ai [email protected]

  4. #4

    Padrão Re: Ptp com airgrid sinal bom mas ping alto

    tem como vc posta um print do seu ap e outro da estacao q estao ruim

  5. #5
    Banido por desrespeito à comunidade.
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Goiânia
    Posts
    75

    Padrão Re: Ptp com airgrid sinal bom mas ping alto

    os dois primeiros print são do acess pointClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         print 1.jpg
Visualizações:	445
Tamanho: 	206,2 KB
ID:      	62528Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         print 2.jpg
Visualizações:	284
Tamanho: 	154,9 KB
ID:      	62529Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         print 3.jpg
Visualizações:	346
Tamanho: 	202,3 KB
ID:      	62530Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         print 4.jpg
Visualizações:	376
Tamanho: 	152,3 KB
ID:      	62531

  6. #6

    Padrão Re: Ptp com airgrid sinal bom mas ping alto

    Citação Postado originalmente por orelhared Ver Post
    os dois primeiros print são do acess pointClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         print 1.jpg
Visualizações:	445
Tamanho: 	206,2 KB
ID:      	62528Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         print 2.jpg
Visualizações:	284
Tamanho: 	154,9 KB
ID:      	62529Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         print 3.jpg
Visualizações:	346
Tamanho: 	202,3 KB
ID:      	62530Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         print 4.jpg
Visualizações:	376
Tamanho: 	152,3 KB
ID:      	62531

    Amigo.. Com certeza é canal poluído e/ou visada com problemas na zona de Fresnel... Esse noise floor não tá nada bom... Isso significa muita gente na frequência ou sinal muito refletido devido a obstáculos... Faça um Site Survey e escolha um canal pouco usado... Verifique se a visada está limpa (no minimo 3 metros de qualquer obstáculo no trajeto), verifique se as antenas estão instaladas a pelo menos 1 metro de qualquer telhado/laje. Outra coisa... Vá diminuindo a potência até o melhor CCQ... Nessa distância potência no máximo mais atrapalha do que ajuda.
    Experimente o enlace com Airmax desligado pra ver o que dá, as vezes (bem as vezes mesmo) resolve....

    Boa sorte!

  7. #7

    Padrão Re: Ptp com airgrid sinal bom mas ping alto

    Olerlhared é o seguinte, olhei as fotos e tenho quase certeza que o problema ea largura que vc ta colocando vc ja viu quanto a qualidade aimax esta em 35%, pra se trabalha em uma largura tenque ser no interior pq hj ta dificil vo te manda uma foto minha do ptp que tenho nas minha nonabridge tenque fica mais ou menos assim o meu ta em 30 mhzClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptp.jpg
Visualizações:	547
Tamanho: 	183,1 KB
ID:      	62532

  8. #8
    Banido por desrespeito à comunidade.
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Goiânia
    Posts
    75

    Padrão Re: Ptp com airgrid sinal bom mas ping alto

    Amigos hj passei o dia inteiro refazendo cabo e trocando fonte entre outros mas o ping dos ponto a ponto esta alto ainda...sera q configuração do mikrotik tem haver com isso?

  9. #9

    Padrão Re: Ptp com airgrid sinal bom mas ping alto

    Citação Postado originalmente por orelhared Ver Post
    Amigos hj passei o dia inteiro refazendo cabo e trocando fonte entre outros mas o ping dos ponto a ponto esta alto ainda...sera q configuração do mikrotik tem haver com isso?
    Não era um PTP com 2 Airgrid??? Se tem MK na jogada a conversa é outra!!!

    Quanto ao relato inicial... noise floor alto é sinal de fresnel obstruído...(ideal seria menor que -100... tipo -105/-106) agora acima de -90 já dá problema (o teu tá maior... -89) E o CCQ oscilando pra baixo de 90% é sinal que a transmissão tá perdendo pacotes... Refazer cabos e trocar fonte não adianta nada, segundo a análise do Airmax, o problema é na fase de radiofrequência!!!... O sinal de RF é gerado na ponta da Airgrid...Então teu problema tá no meio físico... ou seja.. no espaço aéreo entre uma antena e outra... Não pode ter nada... absolutamente NADA no caminho!!! Você tem que olhar por trás da antena e só ver AR até a outra antena... Tem que ter um túnel de no mínimo 3 metros de largura e 3 metros de altura livre no caminho do sinal... e olha lá!!!
    Se tiver prédio, casa, telhado, árvore... já era... pode ter um sinal F#d%stico que a reflexão vai estragar tudo... Outra... verifica se tuas antena não estão instalaas muito perto do telhado/laje... elas tem que ficar no mínimo a 80cm do telhado se estiverem na borda... Se estiverem centrais a cada 50cm de recuo da borda se acrescenta 20cm na altura do mastro...

  10. #10
    Banido por desrespeito à comunidade.
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Goiânia
    Posts
    75

    Padrão Re: Ptp com airgrid sinal bom mas ping alto

    Amigos vou testar como o amigo UBNET falou sobre a frequecia, mas levando em conta o que o Spheak falou sobre espelho duas dessas airgrid que ligam os ponto ate a torre estão muito proximas de um telhado de um galpão, aqueles telhados de metal. Seria isso tbm o problema? Mas lembrando que ja usava assim e nao tinha problema.

  11. #11
    Banido por desrespeito à comunidade.
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Goiânia
    Posts
    75

    Padrão Re: Ptp com airgrid sinal bom mas ping alto

    testei como o amigo UBNET flw mudando a frequencia o sinal da uma melhorada mas nada assim tão gritante e a rede fica muito lenta a ponto de ficar dificil trocar as configurações das airgrids novamente

  12. #12

    Padrão Re: Ptp com airgrid sinal bom mas ping alto

    tenta trabalhar no 20mhz seta no access point e na estação 20mhz eu vi que a estação esta no automatico e coloca faixa fixa de frequência veja uma frequência que ninguém esteja utilizando.

  13. #13
    Banido por desrespeito à comunidade.
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Goiânia
    Posts
    75

    Padrão Re: Ptp com airgrid sinal bom mas ping alto

    setei e nada. assim tbm andei reparando que quando ping do mikrotik para qualquer uma dessa airgrids da no maximo 2 ms a 5 ms mas o ping entre elas que esta ruim....de todo jeito e qualquer configuração que coloco o pingo nao muda entre elas...outra coisa é que a visada é limpa..a unica coisa que pode estar atrapalhando é a questão do espelho de um telhado como ja citei acima, mas também como ja disse eu ja usava a muito tempo nesse mesmo locar e nao dava nenhum problema..eu pingo da A pra B e o ping vai la nas alturas ai eu pingo da C pra D e tbm o mesmo resultado se fosse algo de visada ou algo assim tinha que dar esse pingo em somente um dos ptp e nao nos 2 ptp. ou estou errado?

  14. #14

    Padrão Re: Ptp com airgrid sinal bom mas ping alto

    Realmente.. Não deixe os canais no automático! Trave a antena no canal desejado.
    Faça um Airview pra analisar os canais e posta o print aqui...
    Desligue o Airmax e faça o teste sem Airmax

    Teste com o maior e o menor canal...
    Da pra tentar trocar a polarização da antena... Mas tem que girar todas as Airgrid no mastro...

  15. #15

    Padrão Re: Ptp com airgrid sinal bom mas ping alto

    Esse noise floor em -88dBm tá errado, tem que estar no meio de um monte de torres pra ter isso.

    Ou... colocou esse Airgrid mal instalado, encostado em parede, ou do lado de algo.
    Ela está ACIMA do suporte dela? Porque acho que o único jeito de ter noise floor tão alto é com instalação dela perto demais da parede, ou muito baixa em cima do telhado.

    Se colocar digamos só 1 palmo acima do telhado, tudo que a CPE emitir vai refletir nesse espaço curto e chegar com potência bem alta de volta nela mesma, esse sinal é lido como ruído.


    Fora que -58dBm pra MCS7 eu acho sinal baixo. Muuuuito melhor que usar SISO e 40MHz é usar MIMO em 20MHz. Só se usa 40MHz onde tem espectro livre, se aí tem realmente -88dBm de ruído (De outras antenas por perto) aí o espectro já está poluído, e você está poluindo ainda mais usando 40MHz ao invés de 20MHz.

    Sinal BOM pra MCS7 em Airgrid, usando 20MHz, seria uns -54dBm. Pra 40MHz seria um -50dBm. Então esse sinal aí não tem nada de bom, tá é baixo.

    A sensibilidade dele em MCS7 é de -74dBm, aplicando margem de uns 20dBm isso dá necessidade (Pra ter CCQ de 100%) de sinal em -54dBm, isso sim seria sinal BOM. Mas 40MHz geralmente tem demanda por sinal ainda maior.
    O MK é bom pra ver melhor isso, as vezes a diferença entre MCS7 em 20 e 40MHz é só 1 ou 2dBm:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mk2.jpg
Visualizações:	269
Tamanho: 	86,6 KB
ID:      	62545
    Mas olha a diferença em MCS6 em HT20 e HT40, é de 3dBm, em outros datarate passa pra 4dBm de diferença de sinal.

    O normal é diferença de 3 ou 4dBm mesmo:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mk1.jpg
Visualizações:	123
Tamanho: 	89,7 KB
ID:      	62546

    Ou seja, se em 20MHz não está passando o throughput que devia (Uns 30Mbps em MCS7), é uma grande bobeira mudar pra 40MHz. Pra usar canal mais largo você precisa MAIS sinal, usar canal mais largo com o MESMO sinal só serve pra POLUIR ainda mais o espectro, usar 40MHz pra passar míseros 30 ou 40Mbps é um péssimo uso do espectro.
    (A não ser que esteja na roça, onde não tem ninguém mais usado o espectro. Mas em área urbana sempre tem mais gente. E se esse ruído em -88dBm não é culpa de instalação ruim, isso é um ambiente com muuuuita gente usando o espectro, nesses lugares é melhor usar dupla-polarização com antena de angulo baixo, e canal de 20MHz)

  16. #16
    Banido por desrespeito à comunidade.
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Goiânia
    Posts
    75

    Padrão Re: Ptp com airgrid sinal bom mas ping alto

    Este sinal esta bom ou não? independente da capacidade.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sinal ruim.jpg
Visualizações:	298
Tamanho: 	200,3 KB
ID:      	62548

  17. #17

    Padrão Re: Ptp com airgrid sinal bom mas ping alto

    -57dBm pra MCS7 não é bom. Por isso o CCQ Capacity não está nem perto do mínimo de qualidade, que é 50%.
    (Eu nunca ativo isso se ele não ficar acima de 50%)

    O sinal ideal depende do datarate escolhido (Quanto menor o datarate, mais baixo pode ser o sinal) e também largura de canal. -57dBm com 20MHz de largura provavelmente teria qualidade maior (Ping menor, ou jitter menor, diminuiria a largura do canal em 50% mas o throughput provavelmente diminuirá só uns 25 a 40%, indicando que está fazendo um uso ruim dessa faixa de 40MHz).

    -57dBm tá bom pra MCS6, mas talvez não em 40MHz.
    (O maior problema de canal largo é ter um espaço sem uso na vizinhança, achar um espaço vago de 5 a 15MHz é bem fácil, mas um espaço de mais de 40MHz é bem raro)

    E esse noise floor de -91dBm me diz que ainda tem instalação ruim (Muito baixa, com algo metalico muito perto (Uma caixa d'agua metalica do lado, uma calha larga tipo 30cm distante cerca de 1m, essas coisas), ou então é uma cidade super poluída (Onde não vai ter uma faixa livre de 40MHz sem uso, mas talvez tenha uma de 15 a 20MHz).

    Noise floor decente em cidade sem poluição no espectro, em Airgrid e cia, é -96dBm. Acima de -94dBm só existe em cidade com centenas de equipamentos na vizinhança (Ou em instalação ruim).

  18. #18

    Padrão Re: Ptp com airgrid sinal bom mas ping alto

    Desmarque a opção

    CALCULATE EIRP LIMIT

    Mesmo você setando a opção de potencia do rádio ela vai calcular automatico e vai setar a potencia que ela achar viavael...detalhe que isso é meio "bugado" e as vezes gera erro. Já vi isso gerar bastante erro em CCQ.

  19. #19
    Banido por desrespeito à comunidade.
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Goiânia
    Posts
    75

    Padrão Re: Ptp com airgrid sinal bom mas ping alto

    Galera obrigado pela ajuda....esses dois ultimos dias que nao falei nada aqui ė que tirei pra ver o q era. Fui nos dois ptp, ontem em um e hj no outro, quebrando a cabeça com as configuraçoes mas nada dava certo ate q decidi abrir a ponta da airgrid e pra minha surpresa estava aquela mancha de torrado naqueles pinos de solda onde entra o cabo lan e em outro lugar na placa, troquei essa ponta e o ptp A para B ficou com ping de 1.2 ms ai fui testar o outro e o ping 2200 ms a 5500 ms ai abri a airgrid e a mesma coisa. Amanha irei comprar e trocar e resolver d vez o problema.

  20. #20
    Banido por desrespeito à comunidade.
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Goiânia
    Posts
    75

    Padrão Re: Ptp com airgrid sinal bom mas ping alto

    Amigos...troquei as airgrid por power bean 25 dbi e olha o sinal e o ping. Sera que pode ser realmente o mikrotik ou configuração dele?Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         access point wds.jpg
Visualizações:	168
Tamanho: 	186,8 KB
ID:      	62617Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         estação wds.jpg
Visualizações:	160
Tamanho: 	196,8 KB
ID:      	62618Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ping access point para estação..jpg
Visualizações:	152
Tamanho: 	250,3 KB
ID:      	62619