Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Configuração ideal para servidor DNS

    Pessoal, bom dia... depois de muito sofrer com os DNS do google, veio agora a obrigação de colocar um DNS próprio em minha rede.

    Daí pergunto aos parceiros:

    1. Uma boa configuração para uma máquina fazer DNS?

    2. O freebrs da empresa brbyte, é bom? Ou mim indicam outros?

  2. #2

    Padrão Re: Configuração ideal para servidor DNS

    Bom dia companheiro ab5x2.

    No caso vc usa CPU virtual ( vCPU ) certo?

    Queria colocar ele local.

    Debian + Unbound ?

  3. #3

    Padrão Re: Configuração ideal para servidor DNS

    Ok, positivo, desculpas.

    Poderia então mim indicar a configuração de uma máquina para tal? 500 Clientes

  4. #4

    Padrão Re: Configuração ideal para servidor DNS

    Boa noite alvescomunicação;

    Prestamos consultoria para provedores e empresas, tanto na implantação do servidor dns e configurações corretas, caso tenha interesse entre em contato.

    skype: rb7telecom

  5. #5

    Padrão Re: Configuração ideal para servidor DNS

    Citação Postado originalmente por alvescomunicacao Ver Post
    Ok, positivo, desculpas.

    Poderia então mim indicar a configuração de uma máquina para tal? 500 Clientes
    Caro Alves vai de edgerouter PRO a minha esta com 1000 clientes online e não faz nem cocegas, como o amigo disse ocupa pouco espaço, consome pouca energia e aguenta o rock 24/7 tranquilo procura o nosso amigo Uesley Corrêa ele deixa redondinho para você ... Uma boa tarde ... Rodrigo

  6. #6

    Padrão Re: Configuração ideal para servidor DNS

    Boa noite, eitha parceiro agatangelos, acabei de ler sua postagem, mais já é tarde demais, segui o conselho do outro parceiro ab5x2 ( arthur bernardes ) e comprei este equipamento.


    Vou colocar ele para fazer os DNS e instalar o gerenciador Controllr.

  7. #7

    Padrão Re: Configuração ideal para servidor DNS

    Ola Amigo
    sobre a configuração da maquina, ele já indicou acima, qualquer maquina com um processador um pouco recente, com 4 GB de ram e vc vai estar muito bem atendido. Recomendamos intel. Na tua rede é ideal que vc tenha duas maquinas, de preferencia em circuitos elétricos distintos para não ter problemas. 4 gb de ram e HD minimo somente para instalar a maquina.
    Eu mantenho alguns servidores de dns sendo que utilizo para isto debian + unbound. As maquinas são virtuais, geralmente 2 cores ou 4 cores, com 4gb de ram.

  8. #8

    Padrão Re: Configuração ideal para servidor DNS

    Citação Postado originalmente por alvescomunicacao Ver Post
    Boa noite, eitha parceiro agatangelos, acabei de ler sua postagem, mais já é tarde demais, segui o conselho do outro parceiro ab5x2 ( arthur bernardes ) e comprei este equipamento.


    Vou colocar ele para fazer os DNS e instalar o gerenciador Controllr.

    cara eu tinha um dell aqui deste me consumia R$ 150,00 de energia, por isso troquei pela edge router

  9. #9

    Padrão Re: Configuração ideal para servidor DNS

    @agatangelos, edgerouter com unbound? Quantos clientes esta rodando em cima do dns?

  10. #10

    Padrão

    Não faz muito tempo e eu adorava montar máquinas poderosas para jogos de ultima geração. Isto me trouxe uma preocupação com a arquitetura e organização dos processadores e demais componentes. Vejo muita recomendação sobre montar máquinas Xeon, mas nunca se fala sobre modelos de processador. E estamos falando de mais de 15 anos de tecnologia, tudo com o nome de Xeon.
    O ideal é fazer igual recomendação de RB. Em geral falamos uma "RB 1100 X2" atende até X clientes. Nos baseamos no processador, memória, quantidade e versatilidade das portas, etc...
    Tempos atrás desmontei um velho Xeon que eu deixei exclusivamente para monitoramento de rede e CFTV. No lugar coloquei um atom (sim CPU domestico de baixíssimo consumo) e calculei uma diminuição de mais de R$ 70,00 na conta de luz, fora que consegui aumentar a autonomia do nobreak em mais de 10X (troquei fonte AC por fonte DC.)
    E caso alguém queira uma recomendação de uma máquina honesta, compacta, com bom processamento e baixo consumo energético eu recomendo a serie XEON E3 (V2 em diante). Em arquitetura são equivalentes aos i5, mas possuem suporte para memórias registradas e em geral já vem montados com boa configuração de placa mãe, memória, fonte, controladoras, etc...
    Montei o edge router, mas preciso rever configurações. Pois a minha parava de responder o DNS depois de alguns meses ligada.

  11. #11

    Padrão Re: Configuração ideal para servidor DNS

    Citação Postado originalmente por chocobama Ver Post
    Não faz muito tempo e eu adorava montar máquinas poderosas para jogos de ultima geração. Isto me trouxe uma preocupação com a arquitetura e organização dos processadores e demais componentes. Vejo muita recomendação sobre montar máquinas Xeon, mas nunca se fala sobre modelos de processador. E estamos falando de mais de 15 anos de tecnologia, tudo com o nome de Xeon.
    O ideal é fazer igual recomendação de RB. Em geral falamos uma "RB 1100 X2" atende até X clientes. Nos baseamos no processador, memória, quantidade e versatilidade das portas, etc...
    Tempos atrás desmontei um velho Xeon que eu deixei exclusivamente para monitoramento de rede e CFTV. No lugar coloquei um atom (sim CPU domestico de baixíssimo consumo) e calculei uma diminuição de mais de R$ 70,00 na conta de luz, fora que consegui aumentar a autonomia do nobreak em mais de 10X (troquei fonte AC por fonte DC.)
    E caso alguém queira uma recomendação de uma máquina honesta, compacta, com bom processamento e baixo consumo energético eu recomendo a serie XEON E3 (V2 em diante). Em arquitetura são equivalentes aos i5, mas possuem suporte para memórias registradas e em geral já vem montados com boa configuração de placa mãe, memória, fonte, controladoras, etc...
    Montei o edge router, mas preciso rever configurações. Pois a minha parava de responder o DNS depois de alguns meses ligada.
    Estou usando um Lite numa rede pequena com 50 usuários, fazendo o NAT e DNS com dnsmasq + unbound para ter redundância, acho que o seu travamento se deu por estouro da memoria pois o unbound é o item que mais usa memoria na ERL. Sugiro configurar um cron job com uma reboot no horário de menos uso, assim economiza energia e evitar estouro de memoria. No meu cenário com mais de 1 mês ligada usou 37% de memoria enquanto que após o reset fica uns 26%.

  12. #12

    Padrão Re: Configuração ideal para servidor DNS

    Citação Postado originalmente por faelldantas Ver Post
    @agatangelos, edgerouter com unbound? Quantos clientes esta rodando em cima do dns?
    1000 clientes e por enquanto não fez nem cocegas esta rodando redondinho minha conta de luz ficou no mesmo nível de antes esta com unbound sim, eu mesmo configurei com as informações que aprendi com meu amigo e mestre @uesleycorrea e seu amigo Elizandro Pacheco.

  13. #13

    Padrão Re: Configuração ideal para servidor DNS

    Citação Postado originalmente por agatangelos Ver Post
    1000 clientes e por enquanto não fez nem cocegas esta rodando redondinho minha conta de luz ficou no mesmo nível de antes esta com unbound sim, eu mesmo configurei com as informações que aprendi com meu amigo e mestre @uesleycorrea e seu amigo Elizandro Pacheco.
    Como está seu unbound.config? Pode postar pra comparar?

  14. #14

    Padrão Re: Configuração ideal para servidor DNS

    Pessoal,
    sabem se esse hardware suporta instalar o servido DNS e ate quantos clientes posso usar
    Mini Pc Nuc Intel CN28304120 Dual Core N2830 4GB SSD 120GB SSD Hdmi Usb Rede,

    gostei dele pois achei econômico e mais barato que a Edgerouter PRO

  15. #15

    Padrão

    Eu instalei uma raspberry pi2 em um cliente recentemente e funcional muito bem está rodando com mais de 470 clientes.

  16. #16

    Padrão Re: Configuração ideal para servidor DNS

    Boa noite, consegui colocar pra funcionar EdgeRouter Lite como Cache DNS, so que notei que apos cerca de umas 7 horas de uso ao acessar via GUI ocorre um erro como se pudesse obter os dados do equipamento e nem acessar via CLI.
    ele me da a tela so que sem informações do roteador. e o roteador continua funcionando e resolvendo os dns, isso é normal?

  17. #17

    Padrão Re: Configuração ideal para servidor DNS

    essa ta ideal para uma EdgeRouter Lite?

    verbosity: 1
    num-threads: 2
    outgoing-range: 8192
    num-queries-per-thread: 4096
    so-rcvbuf: 4m
    so-sndbuf: 4m

    msg-cache-slabs: 2
    rrset-cache-slabs: 2
    infra-cache-slabs: 2
    key-cache-slabs: 2
    rrset-cache-size: 50m
    msg-cache-size: 100m

    do-ip4: yes
    do-ip6: yes
    do-udp: yes
    do-tcp: yes

    do-daemonize: yes
    module-config: "iterator"
    local-data: "localhost A 127.0.0.1"
    local-data-ptr: "127.0.0.1 localhost"

    root-hints: "/etc/unbound/named.cache"
    use-syslog: yes
    logfile: "/etc/unbound/unbound.log"
    pidfile: "/var/run/unbound.pid"

    hide-identity: yes
    hide-version: yes

  18. #18

    Padrão Re: Configuração ideal para servidor DNS

    Òtimo o freebrs , eu usava unbound no debian , mas abandonei pela facilidade e versatilidade do freebrs , sem contar nas N ferramentas que o sistema apresenta , indico sim ...

  19. #19

    Padrão Re: Configuração ideal para servidor DNS

    Ab5x2 o que vc achou das configs que postei? sera que ta lotando a Ram?

  20. #20

    Padrão Re: Configuração ideal para servidor DNS

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Eu não indico pra ninguém, vive dando problema de licenciamento.

    Tenho FreeBSD com BIND9 rodando há mais de 1 ano com 6000 clientes, maior paz do mundo! Eu só confio no que faço, não confio em DNS que nego faz e fica aplicando licença em cima. Digo isso porque já usei e só foi dor de cabeça.


    Sent from my iPhone using UnderLinux
    Problema de licenciamento ? Nunca tive isso não irmão ,

    Sent from my XT1563 using UnderLinux mobile app