+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Vender internet residencial é ilegal?

    Bom galera, vou explicar a situação. Eu juntamente com mais 2 sócios estamos para abrir um provedor de internet. Iria pegar um link comum(residencial ou empresarial) GTV, de 150mb(199 reais), dividir obviamente e vender como já vi que muitos fazem.
    Acontece que lendo a parte do contrato GVT com o usuário final veja: na parte 3.3.14 Não comercializar, ceder, locar, sublocar, compartilhar, disponibilizar ou transferir o serviço a terceiros, sob pena de rescisão contratual.

    E ai galera, como fica?
    As empresas como a GVT no caso fazem vista grossa, fingem que não veem ou vão atrás, processam e recidem o contrato?

    Mesmo possuindo no caso, toda licença da Anatel relativa a SCM?

    edit: link do contrato: http://www.gvt.com.br/Portal%20GVT/A...rato%20SCM.pdf

  2. #2

    Padrão Re: Vender internet residencial é ilegal?

    Legal não é. Têm vários aspectos ai. 1 - o link residencial não foi feito para uso compartilhado fora da residencial pois não há a garantia de banda pois o mesmo link é compartilhado, não é um link dedicado. A GVT pode verificar o uso abusivo, investigar e "descobri". 2 - Como tem SCM precisa "provar" que possui link dedicado para prover link compartilhado no caso de uma Fiscalização.

    O mais comum é ter uma banda dedicada e "juntar" links compartilhados para aumentar o lucro, legal não é, mas pelo mesmo fica mesmo evidente o crime, podendo priorizar a banda dedicada e num overband usar o compartilhado.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por carlosomena Ver Post
    Legal não é. Têm vários aspectos ai. 1 - o link residencial não foi feito para uso compartilhado fora da residencial pois não há a garantia de banda pois o mesmo link é compartilhado, não é um link dedicado. A GVT pode verificar o uso abusivo, investigar e "descobri". 2 - Como tem SCM precisa "provar" que possui link dedicado para prover link compartilhado no caso de uma Fiscalização.

    O mais comum é ter uma banda dedicada e "juntar" links compartilhados para aumentar o lucro, legal não é, mas pelo mesmo fica mesmo evidente o crime, podendo priorizar a banda dedicada e num overband usar o compartilhado.
    Beleza, então problema com a Anatel não tem. Ai é entre eu e a GVT.
    O meu objetivo era compartilhar o link pra um bloco de apartamentos. Somente um bloco, no máximo 10 pessoas. Ia ser tudo cabo mesmo. E dificilmente iria ter 'uso abusivo'. Vou olhar isso aqui, já vi que não é necessário a SCM ter link dedicado segundo a Anatel, inclusive para ela não importa se o link é dedicado ou xDSL, isso fica entre a operadora e a SCM. Como não ia ter torre nem nada, dificilmente alguém acharia que ali naquele prédio opera uma SCM.

    vamos esperar mais relatos, ás vezes alguem tem mais informações sobre isso.

  4. #4

    Padrão Re: Vender internet residencial é ilegal?

    O maior problema não é este, o maior problema são os crimes digitais, caso o seu vizinho pedófilo que ti paga 60 reais por mês usar a rede para postar arquivos desde conteúdo com certa ele irá utilizar, a PF vem em cima de você, e não do seu cliente, vizinho, a linha esta em seu nome, até refinarem as pesquisas, as investigações, sua vida já foi destruída, e bem provável que seu vizinho esperto, ja tenha até si livrado do computador, e a culpa sem duvidas será sua, a juíza não irá entender que vc estava compartilhando, mas si que você estava usando, pronto sua vida esta um inferno agora, esquenta não, ai vc vai pro presidio, e ti aponto como pedófilo, lembra da naba que Anatel iria ti dar si, ai vai desejar que fosse a Anatel, e não a PF ter chegado, ai vc fica revoltado, e coloca culpa no sistema, passa ser um fora da lei. É tudo por que compartilhou internet, neste tempo já junta dinheiro e compre vaselina por que vc não sabe si ira precisar. Pior é si ti colocarem com pessoal do P.T.

  5. #5

    Padrão Re: Vender internet residencial é ilegal?

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    O maior problema não é este, o maior problema são os crimes digitais, caso o seu vizinho pedófilo que ti paga 60 reais por mês usar a rede para postar arquivos desde conteúdo com certa ele irá utilizar, a PF vem em cima de você, e não do seu cliente, vizinho, a linha esta em seu nome, até refinarem as pesquisas, as investigações, sua vida já foi destruída, e bem provável que seu vizinho esperto, ja tenha até si livrado do computador, e a culpa sem duvidas será sua, a juíza não irá entender que vc estava compartilhando, mas si que você estava usando, pronto sua vida esta um inferno agora, esquenta não, ai vc vai pro presidio, e ti aponto como pedófilo, lembra da naba que Anatel iria ti dar si, ai vai desejar que fosse a Anatel, e não a PF ter chegado, ai vc fica revoltado, e coloca culpa no sistema, passa ser um fora da lei. É tudo por que compartilhou internet, neste tempo já junta dinheiro e compre vaselina por que vc não sabe si ira precisar. Pior é si ti colocarem com pessoal do P.T.
    Como os provedores pequenos fazem então? Pq não me passa confiança alguma que os provedores pequenos tenham o log de acesso dos clientes. Uma RB consegue gerar esse log?

  6. #6

    Padrão Re: Vender internet residencial é ilegal?

    Em uma visita que a Anatel me fez me fizeram a pergunta;
    Anatel: Quantos links e velocidades vcs possuem?
    Eu: No momento 3 GVT 50Mb cada, sendo tudo ADSL.
    Anatel: Nenhum link full?
    Eu: Por enquanto não pela inviabilidade em nos fornecerem, não se pode trabalhar com links ADSL?
    Anatel: Ideal não eh, mas muitas operadoras proibim em contrato, porém o problema é seu com ela. Mas ao estar trabalhando com link ADSL é necessário haver um registro de log pois irá trabalhar apenas com 1 Ip para vários clientes. Possuem tal registro?
    Eu: Entendo, mas possuimos sim os logs de todos clientes, tanto de web (páginas acessadas), qnto de conexão enviada e recebida. Mas a princípio posso apenas lhe mostrar exemplos internos de como é feito, pois para lhes mostrarem o log de algum cliente necessito de uma ação\mandato extrajudicial. Pois eh de sigilo total!
    Anatel: Tranqüilo, apenas nos explique com um breve exemplo, e mantenha funcionando para que futuramente não tenha problemas com a PF se solicitado.

    Isso ai.

  7. #7

    Padrão Re: Vender internet residencial é ilegal?

    Citação Postado originalmente por dookie Ver Post
    Em uma visita que a Anatel me fez me fizeram a pergunta;
    Anatel: Quantos links e velocidades vcs possuem?
    Eu: No momento 3 GVT 50Mb cada, sendo tudo ADSL.
    Anatel: Nenhum link full?
    Eu: Por enquanto não pela inviabilidade em nos fornecerem, não se pode trabalhar com links ADSL?
    Anatel: Ideal não eh, mas muitas operadoras proibim em contrato, porém o problema é seu com ela. Mas ao estar trabalhando com link ADSL é necessário haver um registro de log pois irá trabalhar apenas com 1 Ip para vários clientes. Possuem tal registro?
    Eu: Entendo, mas possuimos sim os logs de todos clientes, tanto de web (páginas acessadas), qnto de conexão enviada e recebida. Mas a princípio posso apenas lhe mostrar exemplos internos de como é feito, pois para lhes mostrarem o log de algum cliente necessito de uma ação\mandato extrajudicial. Pois eh de sigilo total!
    Anatel: Tranqüilo, apenas nos explique com um breve exemplo, e mantenha funcionando para que futuramente não tenha problemas com a PF se solicitado.

    Isso ai.
    Não sabia dessa vista grossa na Anatel. Como faz para gerar o log das requisições ?

  8. #8

    Padrão Re: Vender internet residencial é ilegal?

    No Mikrotik tem em system logging a ferramenta pra isso.

    http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:System/Log

    Tem que criar regra pra marcar os pacotes e ele armazenar só o que está marcado.
    Software não é minha área mas sei que o logging funciona nesse estilo, é só googlar pelo system logging action.
    Antigamente tinha o Syslog da MK, se não me engano era pra pegar os logs e armazenar noutro lugar (RB não costuma ter espaço): http://www.mikrotik.com/archive.php

  9. #9

    Padrão Re: Vender internet residencial é ilegal?

    tem sim compartilha internet é crime cuidado muta pela Anatel aqui é de 8 mil fora sua perda de equipamentos e prisão dependendo de caso mais faça sua parte em risco eu mesmo compartilho correndo risco mais boa sorte.

  10. #10

    Padrão Re: Vender internet residencial é ilegal?

    Citação Postado originalmente por dookie Ver Post
    Em uma visita que a Anatel me fez me fizeram a pergunta;
    Anatel: Quantos links e velocidades vcs possuem?
    Eu: No momento 3 GVT 50Mb cada, sendo tudo ADSL.
    Anatel: Nenhum link full?
    Eu: Por enquanto não pela inviabilidade em nos fornecerem, não se pode trabalhar com links ADSL?
    Anatel: Ideal não eh, mas muitas operadoras proibim em contrato, porém o problema é seu com ela. Mas ao estar trabalhando com link ADSL é necessário haver um registro de log pois irá trabalhar apenas com 1 Ip para vários clientes. Possuem tal registro?
    Eu: Entendo, mas possuimos sim os logs de todos clientes, tanto de web (páginas acessadas), qnto de conexão enviada e recebida. Mas a princípio posso apenas lhe mostrar exemplos internos de como é feito, pois para lhes mostrarem o log de algum cliente necessito de uma ação\mandato extrajudicial. Pois eh de sigilo total!
    Anatel: Tranqüilo, apenas nos explique com um breve exemplo, e mantenha funcionando para que futuramente não tenha problemas com a PF se solicitado.

    Isso ai.
    Faz tempo já essa visita deles?

  11. #11

    Padrão Re: Vender internet residencial é ilegal?

    Todo eh contra e "quase" todo mundo usa link compartilhado para reforçar a banda. Errado eh sim. Eu iria de link de 50mb. Esses de 150 alem de ser muito dificil de conseguir sao monitorados.

  12. #12

    Padrão Re: Vender internet residencial é ilegal?

    Boa tarde,

    Meu caso foi semelhante, no principio usava 3 links GVt de 50 MB cada em um load balance, mas quando eu fui fiscalizado a tia Anatel me intimou para colocar o link dedicado em 30 dias.

    Sendo na segunda fiscalização nenhum momento ela falou que eu não podia ter os links gvt xDSL, tanto que hoje tenho 50 mb dedicado da GVT junto com os 3 links de 50MB.

    Não sei qual a sua região mais aqui funcionou dessa forma.

  13. #13

    Padrão Re: Vender internet residencial é ilegal?

    Em relação ao log no mk dos clientes , poderia enviar para email, ou travaria a rede, .. porque um server 24/7 só pra log compensa?

  14. #14

    Padrão Re: Vender internet residencial é ilegal?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    No Mikrotik tem em system logging a ferramenta pra isso.

    http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:System/Log

    Tem que criar regra pra marcar os pacotes e ele armazenar só o que está marcado.
    Software não é minha área mas sei que o logging funciona nesse estilo, é só googlar pelo system logging action.
    Antigamente tinha o Syslog da MK, se não me engano era pra pegar os logs e armazenar noutro lugar (RB não costuma ter espaço): http://www.mikrotik.com/archive.php
    @rubem você sabe me explicar quais pacotes eu tenho que marcar para não ter complicações mais pra frente, ou sabe se é melhor enviar o log para email?

  15. #15

    Padrão Re: Vender internet residencial é ilegal?

    Eu estava usando guardando num micro ligado 24x7 (Server de ERP e ordens de serviços, p2p, e hospedando as séries pra eu assistir), assim:
    http://redepessoal.blogspot.com.br/2...-mikrotik.html

    Mas com o topics=firewall
    No topics= você seleciona o que vai logar, talvez se colocar topics=ppp ele loga quem pegou qual IP, mas o que EM TESE protege quem usa balance e/ou ADSL é logar CADA conexão (Quem fez cada conexão).

    (Por um tempo eu guardava isso num netbook sem tela rodando p2p, netbook com 512MB de Ram, fazer isso não pesa absolutamente nada, pode usar qualquer hardware carroça. Talvez num NAS, ou num roteador parrudo tipo um WDR4300 com um pendrive)

    Script pra mandar arquivo por email tem como fazer, mas essas coisas não são minha área, se sair da opção Wireless eu já não sei o que fazer.

  16. #16
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Vender internet residencial é ilegal?

    o certo e sempre usar link dedicado e ponto final vou enumerar por que ?

    1) garantia de banda .
    2)garantia de concerto de link em prazo muito curto para que seu assinante nao fique sem conexão .
    3)voce poderar requerer asn quando atingir certo numero de clientes (se o seu link nao for dedicado nem se atreva a requerer asn )
    4)voce pode negociar quantos ips voce precisa com sua operadora para nao fazer muito nat .

    ou seja quer trabalhar com internet faça a coisa certa .

  17. #17

    Padrão Re: Vender internet residencial é ilegal?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Eu estava usando guardando num micro ligado 24x7 (Server de ERP e ordens de serviços, p2p, e hospedando as séries pra eu assistir), assim:
    http://redepessoal.blogspot.com.br/2...-mikrotik.html

    Mas com o topics=firewall
    No topics= você seleciona o que vai logar, talvez se colocar topics=ppp ele loga quem pegou qual IP, mas o que EM TESE protege quem usa balance e/ou ADSL é logar CADA conexão (Quem fez cada conexão).

    (Por um tempo eu guardava isso num netbook sem tela rodando p2p, netbook com 512MB de Ram, fazer isso não pesa absolutamente nada, pode usar qualquer hardware carroça. Talvez num NAS, ou num roteador parrudo tipo um WDR4300 com um pendrive)

    Script pra mandar arquivo por email tem como fazer, mas essas coisas não são minha área, se sair da opção Wireless eu já não sei o que fazer.
    gostei da ideia de pendrive no roteador,
    mas o que você quer dizer com "rodando p2p" ? quer dizer seus p2p baixados ou de clientes?

  18. #18

    Padrão Re: Vender internet residencial é ilegal?

    Os meus p2p rodam em Windows mesmo. Ligado 24x7, mais pra compartilhar do que pra baixar.

    Você não tem nenhum micro ligado 24x7? Não usa eMule, Torrent, ou um desses p2p de criançada tipo Ares?

    Desde a era dos K6-2 algum micro meus está ligado 24x7 (Usando hardware comum, de gente grande, não aquelas porcarias pra gamers, que gastam 150W só de olhar, a conta de luz mal é afetada).

    O micro pode estar ligado em qualquer lugar na rede, na torre, na loja do provedor, em casa, desde que seja visível pro MK.

    A ideia de colocar um pendrive num TP-Link Archer da vida em tese dá, tem como compartilhar por ele um pendrive ou HD externo plugado, mas... aí não é minha área, e... um roteador desse custa R$ 400, por metade disso se encontra notebook ou netbook usado e lerdo que pode rodar isso tranquilamente, e é bem mais simples configurar rodando o Syslog.exe pelo Windows.
    (Gosto de notebook velho porque tem bateria, economiza a compra de um nobreak pra desktop)

    E tem como configurar num servidor remoto um BD com firebird, mysql ou algo assim pra logar lá, mas isso exige igual ter um server rodando isso (Vai que aluga um server, digamos na OVH ou qualquer servidor alugado pra alguma infantilidade tipo jogos).

    E por fim, se rodar um server com controle do provedor, um MK-Auth ou Radius.net.br da vida, tem como salvar isso nele. Alguns desses sistemas tinham plugin pronto, não sei como anda hoje.

  19. #19

    Padrão Re: Vender internet residencial é ilegal?

    @rubem legal mesmo esse do netbook