+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Pinga enlace

    Ola pessoal boa tarde a todos, gostaria de saber se tem como eu diminuir o ping do meu enlace. Meu enlace e de 700M, eu uso duas Litebeam operando na frequência de 10 ''como a maioria dos provedores usam 20 ou 40, essa frequência n sofre tanta interferência'', porem o ping de uma antena a outra fica em torno de 5ms a 8ms. Eu uso pra manda um link de 8mb full de um ponto para outro. Visada limpa, sinal de -56 quando chove forte sobe pra -60 no máximo.
    Tem como eu abaixar esse ping?

  2. #2

    Padrão Re: Pinga enlace

    como você disse que tem muita interferência você pode configurar para operar numa frequência mais livre ou usando uma antena de feixe mais fechado.

  3. #3

    Padrão Re: Pinga enlace

    Citação Postado originalmente por dodr Ver Post
    Ola pessoal boa tarde a todos, gostaria de saber se tem como eu diminuir o ping do meu enlace. Meu enlace e de 700M, eu uso duas Litebeam operando na frequência de 10 ''como a maioria dos provedores usam 20 ou 40, essa frequência n sofre tanta interferência'', porem o ping de uma antena a outra fica em torno de 5ms a 8ms. Eu uso pra manda um link de 8mb full de um ponto para outro. Visada limpa, sinal de -56 quando chove forte sobe pra -60 no máximo.
    Tem como eu abaixar esse ping?


    Frequencia de 10????? Você quer dizer largura do canal em 10mhz... não confunda frequência ≠ largura do canal

    Você tem que verificar o NOISE FLOOR e o CCQ... Airmax também se estiver ativo... isso é o que determina a qualidade do enlaçe...

    Ping alto pode ser 4 coisas: visada, visada, excesso de potência, frequência poluída(que não é nem nunca será 10mhz)

    Não cometa o erro que eu vejo os pessoal comentendo aqui... Você enxergar a outra antena não significa que tua visada esteja limpa... Ela tem que estar desobstruída na área de fresnel, o que significa que a antena não pode estar perto de paredes, tem que estar no mínimo 80cm do telhado ou laje se a antena estiver na borda ou 1,5 mts se a antena estiver recuada.
    O trajeto do sinal tem que ter espaço livre de 3 metros para cada lado...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         images.jpg
Visualizações:	109
Tamanho: 	6,0 KB
ID:      	62577

    A área circular é a zona de fresnel que tem que estar livre... pois o sinal percorre o caminho em formato digamos "cilíndrico"...


    Vou repetir aqui o que falei em outro post: Verifique valores de Noise Floor e CCQ, Faça um Airview e verifique qual canal está menos usado. Verifique com carinho se não há paredes laterais, telhados, arvores abaixo ou obstruindo a zona de fresnel...

  4. #4

    Padrão Re: Pinga enlace

    Excesso de potência pode ser isso, a antena qe está como ap ta com potência de 23db, e a antena e de 23dbi, já a qe está como estação está com potência de 10db e a antena de 23dbi. Tudo isso pra 700m de distância.
    Se eu abaixar a potência do AP, será qe o Ping diminui?

    Sent from my D6543 using UnderLinux mobile app

  5. #5

    Padrão Re: Pinga enlace

    Citação Postado originalmente por dodr Ver Post
    Excesso de potência pode ser isso, a antena qe está como ap ta com potência de 23db, e a antena e de 23dbi, já a qe está como estação está com potência de 10db e a antena de 23dbi. Tudo isso pra 700m de distância.
    Se eu abaixar a potência do AP, será qe o Ping diminui?

    Sent from my D6543 using UnderLinux mobile app
    Não é garantia! Tem que diminuir a potência até melhorar o CCQ, mas de nada adiantará se você estiver usando um canal poluído (noise floor alto tipo: -80,-85 noise floor bom é bem baixo tipo -100,-105) ou se sua zona de fresnel estiver com obstrução.

  6. #6

    Padrão Re: Pinga enlace

    CCQ Meu tá em 99,7% a 100% com noise flor meu tá em -107

    Sent from my D6543 using UnderLinux mobile app

  7. #7

    Padrão Re: Pinga enlace

    Realmente não tá ruim não... Tens Airmax ativo?? Tenta aumentar o tamanho do canal pra 20mhz. Usar criptografia aumenta um pouco o ping, o certo é bloqueio do AP por MAC e configurar o MTU pra 1500 pra ver o que ocorre!

  8. #8

    Padrão Re: Pinga enlace

    Ta ativo o airmax, já testei desativado, com preferência elevada e baixa, quando deixo baixa melhora mais. Embora o Ping n tá tão ruim mais se eu conseguisse 1ms a 2ms nus ia ser bom demais, atualmente ta com 4.

    Sent from my D6543 using UnderLinux mobile app