+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida de Potencia Rocket + painel 19

    bom dia my friends.

    duvida + duvidas + duvidas...


    rocket m5 + painel 19 ubiquiti. = quando de potencia usar?

    estou em 20mhz.

    todos os clientes com airgrid m5. cliente mais distante é de 4km.


    lembrando que estou em uma torre com bastante equipamentos de transmissor de Tv e 500 metros uma torre de FM e AM.


    o problema esta sendo que o sinal da galera é -61 porem o ccq fica entre 80 / 70.
    ja mudei o MCS dos clientes porem resultados poucos favoráveis


    reconheco que a potencia estava 27dbm.

    agora quero saber qual potencia devo deixar nos radios e nos clientes !!!

    valeu galera.

    o resultado vou postar depois aqui ok

  2. #2

    Padrão Re: Duvida de Potencia Rocket + painel 19

    Citação Postado originalmente por saldanhabr Ver Post
    bom dia my friends.

    duvida + duvidas + duvidas...


    rocket m5 + painel 19 ubiquiti. = quando de potencia usar?

    estou em 20mhz.

    todos os clientes com airgrid m5. cliente mais distante é de 4km.


    lembrando que estou em uma torre com bastante equipamentos de transmissor de Tv e 500 metros uma torre de FM e AM.


    o problema esta sendo que o sinal da galera é -61 porem o ccq fica entre 80 / 70.
    ja mudei o MCS dos clientes porem resultados poucos favoráveis


    reconheco que a potencia estava 27dbm.

    agora quero saber qual potencia devo deixar nos radios e nos clientes !!!

    valeu galera.

    o resultado vou postar depois aqui ok
    Em uma distancia similar em uma torre minha na serra tenho um kit identico o seu, só que cliente mais distante 3,5km fica nessa faixa de -70 a -60. Sobre o CCQ é obstruçao, e pode baixar essa potencia pelo menos pra 25, aqui uso 20. Testa em uma cliente seu colocar airgrid em cano de 3 metros estaiado no centro do telhado pra frente sentido torre. Faz isso pelo menos um e veja se melhora.

  3. #3

    Padrão Re: Duvida de Potencia Rocket + painel 19

    Com o Rocket em 20dBm, e antena de 19dBm, tem 39dBm EIRP.

    Em 4Km o sinal cai 120dBm.
    39 - 120 = -81dBm no ar.
    Se é Airgrid de 21dBi de GANHO, o sinal aumenta 21dBm.
    -81 + 21 = -60dBm
    Ou seja, o cliente deverá escanear o sinal a -60dBm.

    Ou pode calcular:
    http://mayo.nuvisions.net/ubnt_link/
    Tipo:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sinal.jpg
Visualizações:	217
Tamanho: 	105,1 KB
ID:      	62583
    Assim você descobre fácil o sinal que DEVIA ter. Se não tiver ele, ou calculou errado ou a zona de Fresnel não está tão limpa.
    (E isso se reflete no CCQ. Se tiver sinal suficiente, independente da distância e numero de cliente terá CCQ de 96-99%. 4Km não é nada pra esse equipto, só que tem que usar data rate baixo já que não terá sinal fantástico tipo -50dBm (Esse sinal serviria pra deixar o data rate em automatic)


    A potência ajustada em CADA cliente deve ser DIFERENTE, já que cada cliente está numa distância DIFERENTE.
    Não tem nenhuma lógica colocar a mesma potência em clientes de distância diferente.
    O sinal cai mais quanto maior for a distância, logo, cliente mais distância precisa antena maior ou potência maior.

    Se com rádio a 27dBm o cliente recebia -61dBm de sinal (E devia receber -53dBm), deve ter visada meia-boca derrubando sinal.
    Zona de Fresnel parcial derruba sinal, mas derruba muito mais o CCQ.

    Ajusta no cliente a potência de modo que o sinal dele chegando na torre (RX na torre) fique na casa dos -60dBm.
    Se o rádio está em 18dBm e o sinal desse cliente na torre é -62dBm, ao subir a potência pra 20dbm o sinal tem que subir pra -60dBm, bem simples.

    Se o sinal do cliente chega lá pelos -78dBm, e o rádio já está nuns 25dBm, NÃO ADIANTA nada aumentar a potência do rádio, se passar pra 27dBm isso vai aumentar 3dBm de potência e de sinal, subir de -78 pra -76dBm não ajuda nada, é a situação onde precisa rever a instalação, erguer pra conseguir visada, ou se for distância grande mesmo (10Km) colocar uma antena de maior ganho.


    Na torre não adianta nada usar potência alta, instalação sem visada é porquice e atrapalha a qualidade de todos os outros clientes, melhor colocar o radio em 15 a 18dBm, e se o cliente não escanear sinal suficiente, sobe a antena ou acha posição com visada boa, ou simplesmente não instala, porque colocar rádio a 27dBm (46dBm EIRP, já que 27 + 19 = 46) e o cliente receber só -60dbm em distância nem tão grande é sinal de falta de visada, o CCQ vai ser muito pior que se recebesse esse mesmo sinal de -60dBm COM VISADA.
    Ou seja:
    - Potencia baixa gerando sinal baixo com visada = Rede boa, CCQ ótimo
    - Potência alta gerando sinal baixo sem visada = Rede ruim, CCQ ruim tipo 80%

    Troca alta potência por visada e zona de Fresnel 100% limpa que terá rede 100x melhor.


    E sobre a potência nos clientes, cada caso é um caso, ajuste pra chegar na torre com sinal suficiente, um cliente próximo vai ficar em 8dBm, outro em 12dBm, outro mais longe em 18dBm, outro bem longe lá pelos 22dBm.

    Mas é melhor usar data rate BAIXO do que usar potência máxima. Usar 25dBm, e ainda por cima MCS7, esquenta pra caramba o chipset e amplificador, gera uma rede bem mais lixo do que uns 20dBm de potência e usando apenas MCS4.