Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão CCQ cliente x pop

    Olá, amigos. Estou com um problema estranho e venho ver se alguém já passou pelo mesmo.

    Estou com 3 clientes com sinais bom, -57, -60 e -65. Ambos o ccq na torre o rocket marca em 98% porem na airgrid deles o CCQ fica pulando sempre de 14% a 98% e na maioria das vezes fica em 70%.

    Porem no rocket na torre o ccq deles sempre estão entre 95% a 98%, uso painel da computech+rocket m5.

    Se alguem tiver ideia do motivo disso estar acontecendo ou já passou por isso, ficaria grato se pudesse compartilhar a solução.

  2. #2

    Padrão Re: CCQ cliente x pop

    Acho que o que vale é o da torre, mais como está a conexão do cliente?

  3. #3

    Padrão Re: CCQ cliente x pop

    O CCQ q mostra no Rocket é a qualidade entre torre e cliente e na Airgrid é entre cliente e torre. Não é somente o Rocket que transmite, a Airgrid transmite de volta, apesar do Download Torre->cliente ser maior e estar com o CCQ mais alto, o cliente precisa enviar o pedido ao Rocket para ele mandar oq o cliente pediu. Entao seria bem interessante o CCQ dos dois lado estarem proximos de 100%. no cliente vc pode tentar setar a potencia manualmente. Va em ADVANCED e ative a caixa Instal EIRP, depois vá em Wireless e desative a caixa Auto EIRP, algo assim, tou sem tempo pra olhar. Mas tem que ser nessa sequencia, ADVANCED, depois WIRELESS. E na aba WIRELESS escolha a potencia e va testando, aproveite e va em MCS, desative AUTO se for Airgrid coloque MCS 0 pois é 1x1, se for Nano, Nanobema, algo que seja 2x2 escolha o MCS 8. Teste e veja se resolver.
    PS: Se a instalaçao no cliente for "porca", cano custo, atras de arvore, de rede de alta tensao, enfim, oq nao pode, ae nada poderá te ajudar.

  4. #4

    Padrão Re: CCQ cliente x pop

    Irei testar desativando o EIRP, sempre coloco em MCS 0, as instalações todas bem feita. Ja fui na casa deles para ver se não tinha desalinhado e tava igual, irei fazer o teste desativando o EIRP para ver daqui a pouco e volto relatar.

  5. #5

    Padrão Re: CCQ cliente x pop

    Citação Postado originalmente por mathcardoso Ver Post
    O CCQ q mostra no Rocket é a qualidade entre torre e cliente e na Airgrid é entre cliente e torre. Não é somente o Rocket que transmite, a Airgrid transmite de volta, apesar do Download Torre->cliente ser maior e estar com o CCQ mais alto, o cliente precisa enviar o pedido ao Rocket para ele mandar oq o cliente pediu. Entao seria bem interessante o CCQ dos dois lado estarem proximos de 100%. no cliente vc pode tentar setar a potencia manualmente. Va em ADVANCED e ative a caixa Instal EIRP, depois vá em Wireless e desative a caixa Auto EIRP, algo assim, tou sem tempo pra olhar. Mas tem que ser nessa sequencia, ADVANCED, depois WIRELESS. E na aba WIRELESS escolha a potencia e va testando, aproveite e va em MCS, desative AUTO se for Airgrid coloque MCS 0 pois é 1x1, se for Nano, Nanobema, algo que seja 2x2 escolha o MCS 8. Teste e veja se resolver.
    PS: Se a instalaçao no cliente for "porca", cano custo, atras de arvore, de rede de alta tensao, enfim, oq nao pode, ae nada poderá te ajudar.
    Cara realmente isso que você citou, estabiliza o CCQ. Único detalhe é que em uma celula (digo celula mais me refiro a torre ou pop como o pessoal costuma falar), onde o AP é MIMO e nos clientes é misto entre MIMO e SISO, teria que deixar no mínimo em MCS8 no AP pois se tratando de Ubiquiti não conseguimos manipular os MCS tipo o que fazemos no Mikrotik, selecionando apenas o que realmente queremos usar.

    Qual seria sua dica p/ esse caso com Rocket na torre como AP e MIMO/SISO nos clientes ?

    Abraço...

  6. #6

    Padrão Re: CCQ cliente x pop

    Citação Postado originalmente por FabianoMartins2 Ver Post
    Cara realmente isso que você citou, estabiliza o CCQ. Único detalhe é que em uma celula (digo celula mais me refiro a torre ou pop como o pessoal costuma falar), onde o AP é MIMO e nos clientes é misto entre MIMO e SISO, teria que deixar no mínimo em MCS8 no AP pois se tratando de Ubiquiti não conseguimos manipular os MCS tipo o que fazemos no Mikrotik, selecionando apenas o que realmente queremos usar.

    Qual seria sua dica p/ esse caso com Rocket na torre como AP e MIMO/SISO nos clientes ?

    Abraço...
    Foi como eu disse. Se vc transmite 2x2 e os clientes são mistos. No cliente SISO (1x1-Airgrid, Litebeam) use o MCS 0 6.5Mb em 20MHz. Se for cliente MIMO (2x2-Nano M, Nanobeam) use o MCS 8 6.5Mb + 6.5Mb que são 13Mb.
    SISO - MIMO
    MCS0 - MCS8
    MCS1 - MCS9
    MCS2 - MCS10
    MCS3 - MCS11
    MCS4 - MCS12
    MCS5 - MCS13
    MCS6 - MCS14
    MCS7 - MCS15

  7. #7

    Padrão Re: CCQ cliente x pop

    @mathcardoso e aí blz.

    Sim, isso está claro, mas acho que não expliquei corretamente. Eu quiz dizer que no caso por exemplo se fosse uma Omnitik ou RB912 nós conseguimos manipular perfeitamente os MCS, exemplo, quero que antenas SISO conectem somente em MCS4, e antenas MIMO conectem em MCS8, com Mikrotik sabemos que dá p/ fazer isso facilmente e funciona.

    No caso do Rocket (Ubiquiti), mesmo que eu selecione MCS8 no AP, e em clientes SISO deixe em MCS0 e clientes MIMO em MCS8, o AP continuará modulando em todos os outros MCS do 1 até o 8, então um cliente SISO poderá conectar em MCS7 por exemplo.

    Justamente por ter clientes mistos entre SISO/MIMO que não podemos deixar o "automático" desmarcado no AP.

    Abraço.

  8. #8

    Padrão Re: CCQ cliente x pop

    estou com o mesmo problema e com os mesmos equipamentos, vou trocar a antena amanha cedo, ainda bem que tenho uma nov aqui e rever as instalações que estão com ccq muito baixo.

  9. #9

    Padrão Re: CCQ cliente x pop

    Citação Postado originalmente por FabianoMartins2 Ver Post
    @mathcardoso e aí blz.

    Sim, isso está claro, mas acho que não expliquei corretamente. Eu quiz dizer que no caso por exemplo se fosse uma Omnitik ou RB912 nós conseguimos manipular perfeitamente os MCS, exemplo, quero que antenas SISO conectem somente em MCS4, e antenas MIMO conectem em MCS8, com Mikrotik sabemos que dá p/ fazer isso facilmente e funciona.

    No caso do Rocket (Ubiquiti), mesmo que eu selecione MCS8 no AP, e em clientes SISO deixe em MCS0 e clientes MIMO em MCS8, o AP continuará modulando em todos os outros MCS do 1 até o 8, então um cliente SISO poderá conectar em MCS7 por exemplo.

    Justamente por ter clientes mistos entre SISO/MIMO que não podemos deixar o "automático" desmarcado no AP.

    Abraço.
    Voce ta confundindo. Tem como escolher o MCS tanto torre->cliente quanto cliente->torre

    na torre vc seta o MCS no rocket ou RB912 por exemplo, seria o Down do cliente de acordo com ruido, sinal. Já no cliente vc seta o MCS de UP, se vc usa menos de 1Mb de UP nos clientes pode ser MCS 0 pra Siso e MCS 8 pra Mimo. Tendeu?

  10. #10

    Padrão Re: CCQ cliente x pop

    @mathcardoso entendi.

    Nesse caso o MCS no AP (falando de Rocket), teria que escolher um e desmarcar a caixa "automático", correto ?

    Já se fosse uma Omnitik ou RB912 eu poderia escolher manualmente mais de um MCS, igual eu citei na resposta anterior.

    Mas blz, foi bom trocar informações, só assim p/ ampliar nossos conhecimentos.
    Abraço.

  11. #11

    Padrão Re: CCQ cliente x pop

    Citação Postado originalmente por FabianoMartins2 Ver Post
    @mathcardoso entendi.

    Nesse caso o MCS no AP (falando de Rocket), teria que escolher um e desmarcar a caixa "automático", correto ?

    Já se fosse uma Omnitik ou RB912 eu poderia escolher manualmente mais de um MCS, igual eu citei na resposta anterior.

    Mas blz, foi bom trocar informações, só assim p/ ampliar nossos conhecimentos.
    Abraço.
    Sim sim. O Rocket tem um acesso mais restrito às configurações. Mas se for setar MCS fixo nele acima de MCS8 só poderá usar MIMO e abaixo de MCS7, MIMO e SISO. Nele o certo é ter sinal bom se quiser usar os dois e deixar no automatico.

  12. #12

    Padrão

    @mathcardoso

    Entendi. Anexei 2 prints, o primeiro é um cliente SISO em MCS0 (automático desmarcado).

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Cliente SISO.JPG
Visualizações:	207
Tamanho: 	36,0 KB
ID:      	62819
    A segunda imagem é esse cliente conectado em um AP MIMO setado em MCS12 e automático marcado.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Cliente SISO_AP.JPG
Visualizações:	207
Tamanho: 	13,5 KB
ID:      	62820

    Nesse caso, como o AP está c/ MCS automático, o cliente (down) conectou em MCS7,6,5 e o up dele conectou no AP em MCS0 6.5Mbps, correto ?

    Abraço.

  13. #13

    Padrão Re: CCQ cliente x pop

    Isso mesmo @FabianoMartins2
    Sinais perfeitos.
    Se usar setorial, coloca alguns clientes em Horizontal e outros em Vertical com SISO.

  14. #14

    Padrão Re: CCQ cliente x pop

    Citação Postado originalmente por mathcardoso Ver Post
    Isso mesmo @FabianoMartins2
    Sinais perfeitos.
    Se usar setorial, coloca alguns clientes em Horizontal e outros em Vertical com SISO.
    E aí blz.
    Cara uso só setorial Ubiquiti. Porém os clientes SISO estão todos na Vertical. Na Horizontal a diferença seria no sinal ?

    No exemplo acima, que postei os prints, acabei setando no AP o MCS7, e nos clientes SISO em MCS0, notei que o CCQ ficou bem melhor e mais estável. Valorosa sua dica, realmente dá resultados.

    Abraço.

  15. #15

    Padrão Re: CCQ cliente x pop

    Citação Postado originalmente por FabianoMartins2 Ver Post
    E aí blz.
    Cara uso só setorial Ubiquiti. Porém os clientes SISO estão todos na Vertical. Na Horizontal a diferença seria no sinal ?

    No exemplo acima, que postei os prints, acabei setando no AP o MCS7, e nos clientes SISO em MCS0, notei que o CCQ ficou bem melhor e mais estável. Valorosa sua dica, realmente dá resultados.

    Abraço.
    Em alguns locais fica melhor na vertical e em outros na horizontal. Pra mim fica melhor assim. Perto da torre a antena do cliente na vertical e longe da torre o cliente na horizontal. Mas vai muito do terreno e claro, visada sempre limpa. E cliente na vertical a intereferencia é quase nula.

  16. #16

    Padrão Re: CCQ cliente x pop

    entendi, valeu cara.

    Abraço.

  17. #17

    Padrão Re: CCQ cliente x pop

    @mathcardoso
    cara, fazendo algumas alterações tentando ajustar e melhorar o CCQ de dois clientes, quando setei no AP MCS7 e desmarquei o automático, esses dois clientes conectaram no AP porém não deu CCQ, e portanto não autenticaram na rede.

    Dai habilitando o automático deu CCQ filé neles mas observei que eles conectaram no AP em MCS4 e 3.

    Isso deve ser sinal ruim, bem provável.

  18. #18

    Padrão Re: CCQ cliente x pop

    https://under-linux.org/showthread.php?t=180381 o rubem, da umas dicas da hora aqui

    Sent from my XT1068 using UnderLinux mobile app

  19. #19

    Padrão Re: CCQ cliente x pop

    Citação Postado originalmente por rafaelplis Ver Post
    https://under-linux.org/showthread.php?t=180381 o rubem, da umas dicas da hora aqui

    Sent from my XT1068 using UnderLinux mobile app
    Valeu, essa aí é uma verdade aula do rubem, eu acompanhei esse tópico.
    Abraço.

  20. #20

    Padrão Re: CCQ cliente x pop

    Cai de cabeça nesses 4 meses e descobri que são as airgrid m5 o problema, pois coloquei no lugar sxt lite5 e estão perfeitas.

    Alguém conhece alguma assistência boa e que realmente arrume???
    Pois o problema esta no CCQ caindo de 99% a 10% 60% 80%.