Página 7 de 7 PrimeiroPrimeiro ... 234567
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por Rondrinelio Ver Post
    Amigo, acabei de receber um painel solar que comprei com esse vendedor ele tirou todas as minhas duvidas que nao eram poucas, mostra teu caso que ele ti indica o material correto para evitar erros
    http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_503991
    Cheff falei com o vendedor e nao botei muita fé. O cara sai recomendando um monte de painel de 95w o que torna o custo muito superior a usar painel de maior capacidade ou seja mais lucro pra ele.

Painel menores de 140 a 150w tenho 4 encostado aqui, mas gostaria de usar painel de maior ganho no local por se tratar de uma area isolada.
    Última edição por JonasMT; 31-08-2016 às 10:31.

2.    Publicidade

3. Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Sobre os painel, me corrija se estiver errado! Mas 2 paine de 315W 24v cada ligados em serie continua 315w e tensao sobe para 48v nao? Em paralelo sim ficaria 630w e 24v nao é verdade?

Os meus atualmente sao ligados em serie, sendo assim tenho apenas 315w.
    Em série ou em paralelo a potência dobra.

Em série dobra a tensão mas mantém a corrente.
    Em paralelo dobra a corrente mas mantéma tensão.
    E a potência é o resultado da multiplicação de corrente com tensão, se um dos 2 números dobra (Seja lá corrente ou tensão) a potência também dobra.

315W/24V = 13,125A

Em série você tem 48V 13,125A.
    Em paralelo você tem 24V 26,25A

E 48*13,125 ou 24*26,25 dá 630W.

Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Sendo necessario no minimo 6 painel de 315 pra me dar 945w em 48v só nao sei como ligaria eles rsrsrs.
    Ligando 2 deles em série você tem 48V 13,125A (Dobra a tensão mas mantém a corrente).
    Ligando esse par em paralelo a mais 2 em série você mantém a tensão mas dobra a corrente, tem 48V 26,25A.
    E 48*26,25 = 1260W.

1260W é energia pra caramba, é "só" 26A porque são 48V, se fosse um sistema 12V isso seriam mais de 100 amperes! É a potência de um alternador de carro comum, é energia pra cacete, mais de 1kW! Em 5h dá 5kWh por dia, em 30d passa pra 150kWh, é o que metade das casas do Brasil gastam no mês.

Sobre os controladores tenho em 2x 12/24/48v 45a pwm e 2 mppt 12/24/48 45a.
    Os pwm até que nao sao caros coisa de 650,00 os mppt nao baixa de 1.200,00
    Se já tem controlador 48V, e ele é de 45A, pode meter os 4 painéis 315W (De 2 em 2) nele, sem mais nada. Seu custo pra aumentar isso tá fácil então se já tem controlador.

Pensei tbm na opçao de
    4 painel de 315 fazendo 24v c/ 4 moura 150a e usar um conversor xps de 24v para -48v eficiencia dele é de 85% conversor custa 1.700,00
    Pra mim só faria sentido armazenar em 24V se tivesse só 1 painel 24V (Os de 250 a 315W são todos 24V). Mas se tem 2, coloca os 2 em série, e armazena nas 4 baterias em série, terá os 48V (E -48V é só inverter polarização, não aterrar o negativo da bateria e sim a carcaça do equipamento). É que em 48V a corrente é menor, 22A em 48V é 1056W, exige fio mais fino que um sistema 24V 44A (Que dá os mesmos 1056W), não que seja tão importante a perda nos fios quentes, mas bateria dura mais se ficar em lugar mais fresco, entre os painéis e controlador, e entre controlador e baterias, geralmente precisa muitos metros de fio, com fio 10mm pra 48V 1260W tá mais que suficiente, e fio flexível 10mm² acha fácil em autoelétrica e loja de material pra construção.

Sobre a vida das baterias, se continuar incomodando vou instalar mais 4x 150a.

O maior problema é como captar tanta energia nessa epoca de chuva.
    Agora de qualquer jeito fica meio caro aumentar bateria, mas dia que trocar talvez seria bom partir pra 4 de 200Ah, são uns 20% mais caras mas no preço por ampere compensam, duram mais porque descarrega um percentual menor por dia.

A vantagem de ter muito painel é ter captação razoável mesmo nublado, não vai captar o suficiente pro equipamento (Nem com 4 painéis 315W) mas vai passar da metade provavelmente, isso aumenta o tempo de duração das baterias na prática.

Uma coisa que coloquei em 2 lugares com 2 painéis é: Painéis em ângulo diferente.
    Ao invés dos 2 painéis lado a lado coloquei um meio inclinado pro leste, pra pegar mais o sol da manhã, e o outro (Em paralelo, mas todo painel tem diodo então o que um capta não se perde no outro) virado mais pro oeste pra pegar mais o sol da tarde. Se deixar virado só pra cima só pegar sol em cheio digamos das 11 as 14h, no resto do tempo está muito fora de ângulo, e... se acontece um nublado JUSTO das 11 as 14h você perde o ponto onde o painéis captariam o máximo. Com eles em ângulos diferentes eles captam o pico em horários diferentes, não aumenta a captação em situação normal mas em nublado ou chuva no meio do dia faz diferença. Mais pro norte, pra Marabá e tal tem a chuva toda tarde, pra eles faz mais diferença virar o painel uns graus pro leste, pra começar a captar mais cedo, já que lá pelas 16h fica meio nublado e chove.

48V com 4 painéis 24V fica:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         48v.jpg
Visualizações:	29
Tamanho: 	109,9 KB
ID:      	64883

Pra 4 painéis de 250W um controlador 25A até serviria. Pra 4 de 315W um de 30A serviria, mas nesse caso não tem muitas opções no mercado, pra esse caso um de corrente muito maior (40 ou 45A) não cria nenhum problema e sim dura mais.

Pros equiptos 24V no meio, passar de 48V pra 24V tem rendimento melhor (Ou seja, perde menos energia) que subir de 24 pra 48V. Só que... a maioria dos conversores pra reduzir tensão aguenta só até 32 a 40V na entrada, e 4 baterias carregadas chegam a 56V, só conheço esse controlador DC pequeno que suporta isso:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...na-entrada-_JM
    Precisaria quase um desse por rádio.

4. @rubem muito obrigado, como sempre dando uma aula de conhecimento!!!

Ligar os 4 painel em 48v eu ja tinha noção de como fazer, vou instalar mais 2x de 315w e caso não resolva vou adicionar mais 2 ficando 6 painel ao total é essa ligação que tenho duvida de como fazer para que ela continue em 48v!

As baterias, não comprei logo 220a pois não iria caber no shelter, esse pop era em 24v c/ 2x de 150a alimentando af5x e rb912 tinha bateria de sobra.

Sobre as posição dos painel solares, estava justamente com essa ideia pois outro dia madruguei no pé da torre para trocar as baterias que zero e amanheceu nublado foi começa a carregar alguma coisa ja era proximo as 08:00.
    Unico trabalho que vou ter é tirar o suporte e chumbar novamente.

Conversor -48v para 24v uso um modelo da volt isolado de 10a
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...v-10a-volt-_JM
    Tem me atendido muito bem.

5. Ih, se você já tem conversor 48>24V então já tem tudo pronto.

Se faltar espaço no shelter, pense seriamente em colocar outras 4 em BAIXO dele. Cava, põe um suporte no meio, e põe o shelter em cima. Se tiver um espaço de 2cm pra trocar um pouco de ar (Com ou sem bateria a umidade da terra faz o shelter suar por baixo) já não vai ter calor, afinal elas estão bem protegidas do sol. Pros encaixes dos cabos é bom passar um plastidip pra isolar do contato com o ar: http://www.dipbrasil.com.br/plasti-d...fosco-unid-p42

Eu já enterrei bateria por causa do medo de roubo, mas o dono da fazenda fez uma caixa quadrada de madeira de 60cm, que fica com uns 20 a 40cm de terra por cima, os cabos vão por baixo da terra até a base da torre pra ninguém ver.

6. Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Ih, se você já tem conversor 48>24V então já tem tudo pronto.

Se faltar espaço no shelter, pense seriamente em colocar outras 4 em BAIXO dele. Cava, põe um suporte no meio, e põe o shelter em cima. Se tiver um espaço de 2cm pra trocar um pouco de ar (Com ou sem bateria a umidade da terra faz o shelter suar por baixo) já não vai ter calor, afinal elas estão bem protegidas do sol. Pros encaixes dos cabos é bom passar um plastidip pra isolar do contato com o ar: http://www.dipbrasil.com.br/plasti-d...fosco-unid-p42

Eu já enterrei bateria por causa do medo de roubo, mas o dono da fazenda fez uma caixa quadrada de madeira de 60cm, que fica com uns 20 a 40cm de terra por cima, os cabos vão por baixo da terra até a base da torre pra ninguém ver.
    Muito boa a ideia de enterrar elas kkkkkk

Ja ouvi relatos de Telecom fazer isso, o problema la é cavar só o cascalho e pedra, pra fazer as base ja foi uma peleia. Vou instalar os novos painel e se voltar a dar dor de cabeça tenho 2 daixa de metal que ja usei como rack/shelter e estao jogadas aqui, vou chumbar elas e add mais 4 baterias.

Unico porem nao instalar mais 4 agora é pq sao 2 torres com esse mesmo sistema.

Os fios sempre uso 10mm flexivel, distancia entre painel e controlador 4mts e controlador baterias 1 metro.
    Minha duvida sobre manter os 4 painel em 24v é que poderia manter as 4 baterias tbm em 24v pulando assim de 150a para 300a.
    O que mata nisso é conversor para 48v aonde eficiencia dele é de apenas 85% e custa seus 1.900,00

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L