Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luti1901 Ver Post
    Tentou com um trafo e ponte retificadora apenas? Fiz algo parecido pra um amigo. Um controlador solar mais barato do mercado livre e trafo de 18v mais ponte retificadora ligado no controlador. Ele tem isso alimentando uma airgrid e um roteador a quase 1 ano. E só fica sem internet quando fica mais de 2 dias sem energia da consecionaria. Usa bateria de 48a das mais baratas ainda
    Essa opção não tentei. Vou tentar arrumar um trafo e fazer esse teste.

    Citação Postado originalmente por wala Ver Post
    Isso aconteceu comigo, com aquele modelo de controlador de carga mais barato, outros um pouco mais caro nem muito, não tinha esse problema, a fonte ficava continua normal. tem uns barato tambem que deixar retornar a energia da bateria para a propria fonte, sao aquelas que se vc desligar da energia a bateria retorna energia para a fonte e ela fica ligada.
    Eu uso controladores PWM daqueles que vende no Aliexpress, desse modelo principalmente:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         pwm.jpg
Visualizações:	61
Tamanho: 	194,1 KB
ID:      	69931

    Nunca tive problemas ligado em painel. Agora com esse modo de ligar com fonte chaveada dá esse problema.

    Citação Postado originalmente por luti1901 Ver Post
    Um diodo não resolve seu problema será?
    Coloquei diodo sim. Até uma ponte retificadora (desnecessária por ser corrente contínua) eu testei... Nada... Fica pulsando e nada de passar carga pra bateria.

  2. #22

    Padrão Re: Ligacao Fonte Nobreak com Painel Solar

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Essa opção não tentei. Vou tentar arrumar um trafo e fazer esse teste.



    Eu uso controladores PWM daqueles que vende no Aliexpress, desse modelo principalmente:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         pwm.jpg
Visualizações:	61
Tamanho: 	194,1 KB
ID:      	69931

    Nunca tive problemas ligado em painel. Agora com esse modo de ligar com fonte chaveada dá esse problema.



    Coloquei diodo sim. Até uma ponte retificadora (desnecessária por ser corrente contínua) eu testei... Nada... Fica pulsando e nada de passar carga pra bateria.
    O dono de uma internet via rádio usa desse mesmo controlador de carga nas torres dele com fonte chaveada; ele falou que alguns dos que ele comprou, não funcionou também!

  3. #23

    Padrão Re: Ligacao Fonte Nobreak com Painel Solar

    Só vi as respostas agora...

    Bom, realmente tem controlador que dá curto na entrada, é alguma proteção pro painel solar não ficar em aberto e passar dos 21V. Tenho que achar por aqui quais os modelos que tem isso que eu anotei.

    Agora de cabeça lembro dos que mais usei, que não dão curto, que são esse: https://produto.mercadolivre.com.br/...v-original-_JM

    e esse: https://produto.mercadolivre.com.br/...carregador-_JM

    Eu realmente lembro que o único que vi dando curto era com painel, imaginei que era pelo microcontrolador do painel ser afrescalhado com o pico de alta tensão (Painel em aberto), sí não lembro se era desses azuis. Mas eles tem umas variações, tem esse com USB na direita, tem os com os botões na direita, alias, até esses 2 que passei o link tem variação na fabricação, não sei se algum dá curto, mas os amp. op's e mosfets na placa mudam porque a placa interna também muda (Sei porque me precavi comprando componentes reserva pra reparo, e quando apareceu um pifado tinha placa e componentes diferentes, apesar da caixa plástica ser igual).

    O controlador mais rústico será o mais funcional.

    Alias, os mais rústicos eram uns vermelho ou laranja lacrados, esses davam curto também, mas tem uns 15 anos que sumiram do mercado, nem vale citar.

    Uma solução é ver se a fonte tem ajuste pra 13,5V (Algumas 12V sobem até isso, as 15V sei que descem até os 14,4V pra carga cíclica, mas flutuação nessa tensão não pode), ligar a fonte nessa tensão direto na bateria, e usa o controlador ligado na bateria e no equipamento alimentado somente pra evitar que a bateria descarregue por completo (Ou fique abaixo de 10V, aí a fonte vai esquentar pra cacete antes de conseguir carregar a bateria!).

    Se a fonte não tiver ajuste, poderia usar conversor dc-dc step-down ajustado pra 13,2V, mas os conversores de R$ 10-15 só dão conta de bateria pequena, pra corrente maior teria que usar aqueles conversores com limitador de corrente acoplado (Esse: https://produto.mercadolivre.com.br/...-5a-cod145-_JM Limitando a corrente nuns 2A, mas daria 24-26h pra chegar na tensão de flutuação da bateria de 40Ah, ou seja, 100% de carga). Os conversores dc-dc maiores pra aguentar isso são mais caros que um controlador solar PWM que não dá curto na entrada (Exemplo do mais simples e sem frescura: https://produto.mercadolivre.com.br/...v-original-_JM Quanto mais firula, mais chance de ser circuito afrescalhado que não aguenta picos de 21V por isso dá curto na entrada).

    Ah, e se o equipamento aguentar os 15V da fonte, mete um diodo na saída do controlador, e outro diodo vindo da fonte, assim: https://under-linux.org/attachment.p...7&d=1455118073 Esse é o jeito do consumo do aparelho não vir do que passa pelo controlador ou conversor dc-dc, viria direto da bateria (Vem sempre de onde tem a maior tensão).

    Talvez dê pra modificar o circuito desses controladores, o único que vi foi um pra uso solar mesmo, só vi porque as vezes testo eles com fonte, mas todos que usei com fonte foram os mais simples (No máximo esse com display antigo de segmentos), eu nunca vi um circuito desse propriamente pra dizer certinho se a função do curto é proteger de alta tensão ou que circuito anormal é esse.

  4. #24

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Só vi as respostas agora...

    Bom, realmente tem controlador que dá curto na entrada, é alguma proteção pro painel solar não ficar em aberto e passar dos 21V. Tenho que achar por aqui quais os modelos que tem isso que eu anotei.

    Agora de cabeça lembro dos que mais usei, que não dão curto, que são esse: https://produto.mercadolivre.com.br/...v-original-_JM

    e esse: https://produto.mercadolivre.com.br/...carregador-_JM
    Os controladores que utilizei são esses:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         controlador-carga-rbl-solar-inteligente-pwm-30a-envio-grats-D_NQ_NP_633024-MLB31868726864_082019.jpg
Visualizações:	65
Tamanho: 	37,2 KB
ID:      	69932

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         pwm.jpg
Visualizações:	62
Tamanho: 	194,1 KB
ID:      	69933

    Dentro deles a estrutura básica é a mesma, com 4 mosfets soldados atrás da placa:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         20200210_105633.jpg
Visualizações:	55
Tamanho: 	255,9 KB
ID:      	69934Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         20200210_110959.jpg
Visualizações:	62
Tamanho: 	450,4 KB
ID:      	69935

    Provavelmente são controladores/reguladores da entrada do controlador.

    O que me deixou indignado é que os infames rasparam toda a inscrição dos mosfets impedindo a identificação. Entretanto em um deles eu consegui ler alguma coisa que me remeteu a um mosfet FZ44N (55V ~ 49A).

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         20200210_110250.jpg
Visualizações:	65
Tamanho: 	454,7 KB
ID:      	69936Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         20200210_111011.jpg
Visualizações:	67
Tamanho: 	461,1 KB
ID:      	69937


    Eu achei na internet uma foto interna desse controlador mais simples. Mas visualmente pela imagem não consigo definir nada diferente que possa explicar o motivo dos outros controladores não trabalharem com fonte chaveada.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSCF1050.JPG
Visualizações:	68
Tamanho: 	296,7 KB
ID:      	69938
    Última edição por sphreak; 10-02-2020 às 22:11.

  5. #25

    Padrão Re: Ligacao Fonte Nobreak com Painel Solar

    Fiz uns testes rapido hoje. esse controldor https://produto.mercadolivre.com.br/..._JM?quantity=1 com uma fonte dessas https://produto.mercadolivre.com.br/..._JM?quantity=1 e essa aqui https://produto.mercadolivre.com.br/..._JM?quantity=1, testei tambem com trafo 16v e ponte retificadora, ambos carregou a bateria, mas com o trafo ficou pulsando a ponte, dava uma tremida e uns estalos, testei poucos minutos cada e nao aqueceu

  6. #26

    Padrão Re: Ligacao Fonte Nobreak com Painel Solar

    Demorei pra voltar...

    Testei uns aqui, e notei que parte do problema parece ser o pulso de alta corrente mesmo. Hora que você aciona uma corrente muito alta de uma vez (PWM libera um pulso meio largo quando a bateria está baixa) a fonte não aguenta e desarma.

    Com trafo o "tranco" é o som do alto consumo elétrico. Testei com trafinho de 1,5A e não se ouve quase nada, colocando o ouvido do lado dá pra escutar o ronco diferente a cada consumo.

    Nesses dias abri vários controladores, e em todos vi os mosfets em série com tudo, ou seja, em série entre bateria e entrada, em série entre bateria e saída, nenhum mosfet ligando nada ao GND (Ou melhor, ao positivo, já que na maioria o GND é unido, é forma de fazer o aterramento chegar em todas as partes).

    Só consegui 1 fonte que desarma, uma dessas colmeia de 10A, mas com filtro LC (Já tinha uns prontos, com ponte retificadora, mais de um capacitor, e bobinas duplas) parou de desarmar, só consegui desarmar quando peguei uma bateria velha zerada, provavelmente o pulso era largo demais, mas com bateria do carro em 11V e filtro LC grande o led deu umas piscadas no começo mas logo normalizou, depois de meia hora não notei calor excessivo na fonte.

    Esse problema já tive com lâmpada, na roça direto trator tem problema em farol, se quero medir os faróis funcionando tenho que usar o carregador de baterias que tem trafo, porque as 2 fontes chaveadas que deixo por lá (Ajustadas pra 13,5V pra carregar as baterias) desarmam, em tese tem capacidade pra digamos 10A, mas se ligo farol 70W (70/12V = 5,8A) ela desarma, carga resistiva e fonte chaveada realmente não casa.

  7. #27

    Padrão

    Citação Postado originalmente por weslly21 Ver Post
    Estou querendo fazer a seguinte ligação

    Acrescentar um carregador auxiliar para uma fonte no-break utilizando um painel solar

    Anexo 62637

    Utilizo a fonte no-break da volt full power 200w sem tempo de comutação, preciso fazer essa ligação afim de garantir que a bateria sempre esteja recebendo carga mesmo na falta de energia ( que nesse pop quando falta fica 4 dias sem energia)

    O técnico da volt me falou que funciona perfeitamente e que não vou ter problemas, mais quero a opinião do pessoal do forum

    Funciona mesmo ou isso vai da problema na bateria fonte no-break etc.. lembrando que tanto a fonte no-break como o controlador de carga são flutuantes e ambos de 24 volts

    eae o que me dissem ?

    Pessoal desculpe reviver o tópico, estou querendo usar esse esquema em torres onde fica por um bom tempo sem energia da concessionária, quero o solar somente como backup mesmo, esse esquema pode me trazer algum problema em relação a queimar minha fonte nobreak ou algo assim?

  8. #28

    Padrão Re: Ligacao Fonte Nobreak com Painel Solar

    Citação Postado originalmente por alisonbsilvaa Ver Post
    Pessoal desculpe reviver o tópico, estou querendo usar esse esquema em torres onde fica por um bom tempo sem energia da concessionária, quero o solar somente como backup mesmo, esse esquema pode me trazer algum problema em relação a queimar minha fonte nobreak ou algo assim?
    Nenhum problema.

    Quando se usa só como nobreak geralmente usamos bateria pequena, e quando falta energia muito tempo as baterias acabam, se tiver bateria pra digamos 15h elas vão quase zerar toda noite, e bateria de chumbo NÃO é feita pra descarga diária total, com descarga de 90% elas viram lixo em meses.

    Então precisa ter baterias pra 18h ou mais, aí sim elas talvez tenham descarga de só 50% nessas noites (Vai que fica nublado bem no dia que fica sem eletricidade, aqui a eletricidade some justo em dia de chuva, que tem muita nuvem e portanto pouco sol), e elas durariam uns anos.

    Se colocar bateria pra 24-30h, aí nem precisa AC, fica só no solar mesmo, nem precisa nobreak DC caro.


    Ou pode usar só uma fonte chaveada de 30V na entrada do controlador solar (Se for MPPT pode ser fonte 24V mesmo), painel e fonte em paralelo na entrada, bota diodo pra tensão no painel não voltar pra fonte e pronto, o painel já tem diodo, com tudo isolado assim terá consumo saindo do painel em horário de sol forte, e da fonte nos outros horários, é automático, sem precisar regular nada).

  9. #29

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Nenhum problema.

    Quando se usa só como nobreak geralmente usamos bateria pequena, e quando falta energia muito tempo as baterias acabam, se tiver bateria pra digamos 15h elas vão quase zerar toda noite, e bateria de chumbo NÃO é feita pra descarga diária total, com descarga de 90% elas viram lixo em meses.

    Então precisa ter baterias pra 18h ou mais, aí sim elas talvez tenham descarga de só 50% nessas noites (Vai que fica nublado bem no dia que fica sem eletricidade, aqui a eletricidade some justo em dia de chuva, que tem muita nuvem e portanto pouco sol), e elas durariam uns anos.

    Se colocar bateria pra 24-30h, aí nem precisa AC, fica só no solar mesmo, nem precisa nobreak DC caro.


    Ou pode usar só uma fonte chaveada de 30V na entrada do controlador solar (Se for MPPT pode ser fonte 24V mesmo), painel e fonte em paralelo na entrada, bota diodo pra tensão no painel não voltar pra fonte e pronto, o painel já tem diodo, com tudo isolado assim terá consumo saindo do painel em horário de sol forte, e da fonte nos outros horários, é automático, sem precisar regular nada).
    Muito obrigado, estava em duvida pela diferença que as vezes se da na tensão do controlador de carga e da fonte nobreak(mesmo que pouca), vou utilizar dessa forma com a fonte nobreak porque já tenho elas nas torres e agora vou acrescentar apenas o painel solar e o controlador de carga.