Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Qual sistema para gerenciar virtualizações da maquina??

    OK. Peço desculpas pela minha resposta deselegante, mas eu fico extremamente alterado quando vejo as pessoas confundindo qualidade com facilidade, me deixe explicar melhor, na comparação dos hypervidores o tal proxmox tem uma interface gráfica, ou um CLI "bonitinho" para interagir com as VMs, já o Xen instalado sobre o Debian, não tem algo assim, entretanto nunca tive problemas usando o Xen, e tenho cluster e live migration, tenho tudo isso, sem problemas, mas em linha de comando!

    Agora sobre o comentário de usar RAID0 em produção, você ao menos sabe o que é RAID0? Você recomenda o uso dele em algum tipo de servidor? Por favor colega, se estamos falando sobre algo tão bom como o ProxMox, porque fazer parecer que ele é algo tão ruim recomendando o uso sobre um RAID0? Eu realmente não consegui entender o beneficio disso.

  2. #22

    Padrão Re: Qual sistema para gerenciar virtualizações da maquina??

    É isso que você quer transmitir?
    Pois é, é por aí o caminho, tem muitas outras formas de melhorar o desempenho sem que se perca a confiabilidade. Quero resaltar que não quero provocar/incitar ninguém a discutir, só não acho justo alguém chegar aqui nesse post e pensar "nossa olha a experiência do amigão ali, deve ser bom usar RAID0 junto com o ProxMox".

  3. #23
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Qual sistema para gerenciar virtualizações da maquina??

    Acho que os senhores esquecem que estamos falando de hds para servidor, e sim, entendo de raid sim, sem ser arrogante, mas tanto quanto os senhores , vivo em ambientes de alta disponibilidade e produção, e usar Raid0 APENAS para o hypervisor é algo altamente normal, até porquê isso traz desempenho pro baremetal gerenciar as maquinas, e de fato as Vzs ficam em raid5 isso se não ficarem em storages, (pratico este cenário em servidores que administro) e acredite quem quiser, tenho um excelente desempenho no hypervisor alem de muita segurança, tenho servidores rodando a mais de 2 anos assim. (em Vmware e recentemente em PVE)
    hoje existem soluções como hds SSD com preço acessível, mas leiam o que o amigo aqui havia dito, ele tem um desktop como servidor, e acho justificável usar o Raid0 para isto.

    Penso que somos todos profissionais da área aqui, alguns aqui estão buscando conhecimento pra futuramente virarem profissionais, evitem os paradigmas de conhecimento e conceito de tecnologias(no caso do Raid), assim como o Xen e o VMware, utilizem, coloquem em produção. e irão abrir um grande leque de conhecimento.

    porem ainda assim defendo a tese do:
    Raid0 (hypervisor)
    Raid5 (containers/vzs/qcow2)

    um abraço a todos
    .'.

  4. #24

    Padrão Re: Qual sistema para gerenciar virtualizações da maquina??

    Citação Postado originalmente por vagnerricardo Ver Post
    Acho que os senhores esquecem que estamos falando de hds para servidor, e sim, entendo de raid sim, sem ser arrogante, mas tanto quanto os senhores , vivo em ambientes de alta disponibilidade e produção, e usar Raid0 APENAS para o hypervisor é algo altamente normal, até porquê isso traz desempenho pro baremetal gerenciar as maquinas, e de fato as Vzs ficam em raid5 isso se não ficarem em storages
    hummm... não me convenseu ainda! Haha!

    Assim concordo com o ponto de vista para ser usado em laboratório e para estudos, mas acho que mais colegas vão compartilhar da minha opinião se pensarmos em raid0 em produção seja lá qual for a finalidade, é furada total! Se você entende mesmo de RAID vai concordar comigo que cada cenário tem suas peculiaridades, pois se colocar um banco de dados com alta taxa de escrita sobre um raid5 vai ter problemas, acho que já sábia disso, ou não? Logo não existe uma receita exata do melhor, mas podemos saber bem o que evitar, e com certeza raid0 é algo se evitar fortemente em ambiente virtualizado ou qualquer outro ambiente de produção! É bom saber disso para não vir aqui no fórum depois dizendo que perdeu todos os dados por que viu algum maluco dizendo que era bom!

    Outra coisa que percebi no teu comentário, você disse que esta falando de discos para servidor, isso não existe mais, qualquer disco é disco de servidor hoje em dia, a HP, por exemplo, até um tempo estava usando os Barracuda da Seagate, eram até bons, mas dizer que barracuda é um disco pra servidor, por favor, mas se a HP vender aí se torna disco para servidor? Claro que não! Falemos então de discos SAS de 10k, por exemplo, aí sim estamos falando de um disco corporativo. E amigão se você usar um ou mais discos SAS de 10k, com certeza, não vai precisar de raid0, mas acho que sabia disso né?

    O terceiro é um argumento a favor do Xen, se usarem Xen como hypervisor, não precisam de nenhum desempenho extraordinário no tal "Bare Metal", termo meio besta até, mas sim, o Xen quando usado em conjunto com o Debian fica leve para a Dom-0, onde são compartilhados os recursos de rede e etc. Fica a dica, essas soluções bonitinhas não são ruins, entretanto levam seu dinheiro aos montes, e diga-se de passagem à toa, vou repetir, gosto de open source bem dimensionado, quem quer gastar dinheiro, gaste, porém, eu, defendo o open source bem dimensionado!

    Fica o link para ler um pouco, com atenção:
    Um pouco sobre RAID 0
    Excelente leitura sobre RAID
    Última edição por andrecarlim; 04-08-2016 às 21:00. Razão: erro de gramática

  5. #25

    Padrão Re: Qual sistema para gerenciar virtualizações da maquina??

    entao realmente eu nao devia ter deixado raid 0 para as maquinas virtualizada
    o erro foi meu, eu que antes de instalar o proxmox fiz uma raid0 no hd pra geral, tanto sistema como as maquinas virtualizada!!

    estou tendo outro problema agora, alem do troughput da interface de rede que nao esta legal, agora estou tendo problema de lentidao em um servidor de hospedagem que configurei em uma maquina virtualizada!

    o site fica lento, mais percebi que quando reinicio a maquina PVE a principal, o hypervisor, quando volta e eu subo as maquinas virtuais, no caso a de hospedagem, ai fica legal, fica rapido abre rapido, ai da um tempo fica lento!

    ja tive problemas de lentidao de sites em servidor de hospedagem antes, e era hd ruim,,, pode ser algo sobre o raid0 que esta me dando essa lentidao???

    se alguem quiser dar uma opniao, como vcs me recomendam a fazer o raid??
    estou com 3 hds de 4 tera, sera que rola eu nao fazer raid nenhum, adiciona mais 1 hd para o sistema principal, o hypervisor, e os outros para maquinas virtuais porem sem raid, vou usando conforme lota o hd, uso o outro!!!!?!? sera??

    obrigado pelas opnioes ate agora, @vagnerricardo muito obrigado vc me ajudou muito e tbm ao @andrecarlim que tbm ajudou!

  6. #26

    Padrão Re: Qual sistema para gerenciar virtualizações da maquina??

    Cara, teria que tentar descobrir o que está causando a lentidão, pode não ser relacionado aos discos, nunca usei o proxmox então não sei te dizer como investigar isso.

    Sobre o uso de RAID, eu sempre uso nos meus servidores 3 discos e uso RAID via software (mdadm). Uso uma partição de 100G em cada disco configurado como RAID 1 e o restante de cada disco dentro de um array RAID 5, como eu uso Xen Source não tenho esses problemas de ficar lento o Hypervisor, fiz um vídeo sobre esse esquema de múltiplos RAIDs, vou deixar abaixo o link.



    Enviado via XT1563 usando UnderLinux App

  7. #27

    Padrão Re: Qual sistema para gerenciar virtualizações da maquina??

    esse servidor meu eh um dell power edge, tem como fazer o raid nele mesmo, lendo com mais calma vc citou sobre HD SAS, esse tem 2 HDs SAS de 1 Tb cada, ai fiz um raid0 e instalei o hypervisor, no caso o proxmox e virtualizei duas maquinas onde uma esta um debian fazendo hospedagem com o ispconfig

    outra coisa nao eh o meu hypervisor que fica lento, e sim o debian instalado na maquina virtualizada que esta hospedando o site, no caso o site fica lento!
    reinicio o hypervisor, ele volta a fica rapido ai vai alguns dias, e volta fica lento!!

    e por ultimo, eu pesquisei sobre o XEN porem pelo que vi, vc cria as maquinas tudo na unha em comando, onde eu acho um tutorial dele, do tipo criar maquinas virtuais, e ate mesmo pra instalar e configurar ele, no seu blog tem algo sobre isso? me interessei no XEN por ser open source

    o proxmox eu instalei no debian jessie, ele rodo legal, tem interface web, eh muito bacana!!! porem estou com esses dois problemas e nao sei ao certo se vem dele!!

    estou pensando em fazer um teste no XEN, se eu achar algum tipo de material pode ate ser inlges!!

    []´s

  8. #28

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Nks Ver Post
    Estou com uma ideia de virtualizar uma maquina meio parruda que tenho, ela eh quad core i7 3.2, com 32gb kingston, HD sao 4 SATA3 total de 4 Tera, eu sei que nao eh muito violenta mais da pra brincar de virtualizar!!
    Somos ISP temos link dedicado de 380Mb ligado a BGP, temos ASN, nosso roteador de borda esta direto na nuvem!

    Perdao, mas poderia me explicar o que e roteador de borda na nuvem?!

    Qual sistema eu instalo para gerenciar as virtualizacoes, do tipo quando quiser criar uma maquina nova, eu entro nele e crio por la!! Porem queria fazer isso tudo pela rede, acesso via web se possivel, sem ter que ligar teclado e monitor, muito menos vpn, teamview essas coisas.

    Existe algum sistema gratis? Alguma distribuicao Linux?

    Desculpe minha ignorancia na area de virtualizacao, ate hoje soh usei o virtual box no windows, mais agora quero usar para servidor.

    Aguardo alguma ajuda ou opniao!!

    []´s
    Perdao, poderia me explicar o que e roteador de borda na nuvem?!

  9. #29

    Padrão Re: Qual sistema para gerenciar virtualizações da maquina??

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    @andrecarlim, esse Xen que você está citando é o hypervisor que roda sobre o Debian? Estou interessado em conhecer melhor essa solução, que por rodar em Debian já me atrai muito.
    Mais ou menos, hehe, na verdade mesmo o Xen é tipo um micro kernel que é acionado pelo grub ou qualquer outro boot manager, ou no caso das novas placas mãe com suporte a UEFI pode ser acionado pela própria bios EFI, à partir de acionado o kernel Xen, ele "captura" alguns recursos de hardware como CPU, memória e mais alguns, e liga a Dom-0 que compartilha recursos como rede e disco, agora com o Xen ativo e a Dom-0 ligada já é possível criar/iniciar máquinas virtuais, usar o PCI Passtrough para compartilhar hardware diretamente com alguma VM e muitas outras coisas bacanas envolvendo virtualização.

    É bem simples até, haha! Já pensar em alta disponibilidade são outros 500, eu por exemplo uso para alta disponibilidade de VM o GlusterFS, sistema de arquivos via rede, já para alta disponibilidade de BGP, por exemplo, eu não quero ter sincronia a quente da VM do BGP, aí eu uso keepalived (vrrpd) que faz meus roteadores sempre estar disponíveis! Enfim, existem vários métodos, mas sempre parte do que se entende por alta disponibilidade...

    Sobre tutorial nunca vi nada, eu sempre desenvolvi sozinho meus projetos, apenas lendo o 'man', se os colegas tiverem interesse eu posso fazer algo para ajudar e colocar no meu blog pessoal, lá tem um vídeo explicativo sobre a estrutura de disco/raid que costumo usar em meus servidores de virtualização.

    Uma coisa interessante é que o XenServer que a Citrix usa é o Xen mesmo, a Citrix viu um grande potencial no projeto Xen, então comprou o código e mantém o projeto Xen Source sob licença GPL e criou um projeto proprietário chamado XenServer para oferecer como estrutura de virtualização para seus clientes, esse é o arque rival da Citrix frente ao VMware que lidera o mercado de virtualização.

    Eu uso o Xen desde o Debian Etch, e não pretendo mudar, andei testando o KVM esse dias, mas não gostei muito.

    Abraços!


    Enviado via XT1563 usando UnderLinux App

  10. #30

    Padrão Re: Qual sistema para gerenciar virtualizações da maquina??

    @jpslmb roteador de borda eh por ser um roteador com rotas BGP, falo nuvem pois BGP sempre esta conectado a um ou mais peer e assim por diante, esses peer eu considero como nuvem!!
    @andrecarlim muito obrigado pelas contribuicoes aqui no post, vou pesquisar mais sobre o XEN, eu soh gostaria aqui de dar minhas opnioes sobre o proxmox, pois estou usando ele a 3 meses +-, pois na primeira maquina que citei aqui no primeiro post, essa maquina nao rodou o proxmox pois a placa mae mesmo sendo asus moderna, nao tinha a opcao de virtualizacao na bios, e assim nao virtualizava as maquinas no proxmox!
    depois de um tempo eu adiquiri um dell edge e com ele consegui virtualizar pois a bios tinha suporte!

    resumindo, foi facil instalacao, instalei o debian primeiro do jeito que pede pelo wiki proxmo, ai depois por apt-get instalei o proxmox, provavelmente ele faz alteracoes no kernel do linux, pois a inicilizacao muda depois do proxmox instalado!

    vou falar sobre a interface web dele resumido, eh muito bacana, da pra iniciar a maquina diretamente no navegador vendo a tela como se fosse monitor!!!
    da ate pra rodar windows, uma maquina em windows ali e vc usa ela normalmente pelo navegador!!!
    da pra subir varias .iso de sistemas, armazenar tudo la e gerenciar!
    vc altera memoria e clock do processador virtualizado sem tem que reiniciar ou parar a maquina virtualizada!
    e eh de graca!

    as vezes foi eu que fiz algo errado e nao o proxmox que eh tao ruim, sabe que gosto eh gosto, cada um tem o seu!!
    tive aqueles problemas que ja falei, nao sei se eh por causa do proxmox ao certo, estou desconfiado desse raid0 que fiz, nao eh errado, mais tbm nao eh o recomendado!! esses hds sas que veio, nao sei se esta bom, pois esse dell tem 1 ano e 4 meses de uso!! to pensando em por hd novo, fazer os raids corretamente e instalar o proxmox novamente e testar!!!

    []´s feliz dia dos pais pra quem eh pai.... kkk

  11. #31

    Padrão Re: Qual sistema para gerenciar virtualizações da maquina??

    É um bom teste, porém nunca vi hd SAS com problema, hehe, são bons mesmo, mas o teste é válido!

    Concordo plenamente com você @Nks, cada um tem um gosto, e deve defender suas idéias!


    Enviado via XT1563 usando UnderLinux App

  12. #32

    Padrão Re: Qual sistema para gerenciar virtualizações da maquina??

    voltei aqui pq todos nos que trabalhamos com tecnologia,,, somos brasileiros e nao desistimos nunca!!! kkk

    nao cheguei a mexer nos raids como falei acima, comecei a desconfiar de inundações flood e ataque DDoS, no momento inicial nao estava preocupado com DDoS, pois alem de eu ter firewall na rede, nao estava subindo os pacotes e nem o upload da interface do linux, entao eu la achando que estava tudo normal!!! kkk enfim...

    um pouco desconfiado disso pela perca de desempenho da rede e lentidão do site, comecei a pesquisar sobre inundacoes flood e filtragem no proprio linux e cheguei ate esse artigo muito bom:
    https://javapipe.com/iptables-ddos-protection

    fiz umas alterações pra rodar os scripts no debian, e executei no root do hypervisor e por alegria pannn..... na hora o site ficou rapido, e entao comecei a testar, e o troughput comecou a rodar liso, os testes de banda tudo passando a banda que teria que passar mesmo!!!

    conclusao: meu problema nao esta o hypervisor!!!

    mais vou mexer nele ainda, vou tirar o raid 0 que realmente nao eh legal usar ele nessa aplicação!!

    muito obrigado @vagnerricardo vc me ajudou muito, sempre que eu precisar de informações sobre o proxmox vou procurar vc!!!

    obrigado tbm @andrecarlim pelas informações sobre raid, fiquei muito contente desse tópico ter trazido pessoas que entendem de verdade!

    []´s

  13. #33
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Qual sistema para gerenciar virtualizações da maquina??

    Estou sempre a disposição. Peço desculpas se nem sempre respondo. Mas como toco o t.i de um provedor tem dias que a única coisa que quero é minha cama rs
    Abraço. Conte comigo


    Enviado via SM-J500M usando UnderLinux App