Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Omni Ubiquiti vale a pena hoje em dia?

    Olá, sou novo no fórum e esse é meu primeiro tópico. Ultimamente tenho lido muito sobre redes wireless e venho sempre aqui pra tirar muitas dúvidas, mas já fiz besteira em montar um provedor sem pesquisa antes e queria a opinião de profissionais dessa vez rs.

    Já vi alguns topicos relacionados aqui mas todos de 2012.

    - Em 2016 vale a pena comprar uma Omni AMO-5G10 + um Rocket M5 para servir uns 20 clientes em meu bairro? Levando em consideração que hoje tá custando em torno de 1.350,00 o kit.
    - O Rocket M5 tem configuração de limitar a banda para os clientes, ou preciso de um rádio para isso?
    - Qual a altura ideal para instalar essa antena, tenho um cliente a 110m? no datasheet da Ubiquiti informando "Elevation Beamwidth 12° e Electrical Downtilt 4°". O que isso significa?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de Tela (30).png
Visualizações:	311
Tamanho: 	129,0 KB
ID:      	62784

    Desde já agradeço.

    OBS: Tem uns 3 provedores aqui na região operado em 5Ghz, cada torre com 4 paines setoriais.
    Última edição por dyjeyms; 15-02-2016 às 00:28. Razão: Inclusão do valor do kit Omni+Rocket

  2. #2

    Padrão Re: Omni Ubiquiti vale a pena hoje em dia?

    Quanto a viabilidade eu não comento, mas se não for usar AirMax use um Basebox5 que creio que estará melhor servido para o cenário. Se puder usar Lite5 nos clientes, melhor ainda.

  3. #3

    Padrão Re: Omni Ubiquiti vale a pena hoje em dia?

    qfqsw, quais as principais vantagens do basebox5 para o rocket m5?
    Vi que a Basebox é gigabite e tem mais memória flash, o rocket tem mais sdram e menos flash e é apenas megabite. Mas o rocket trabalha em maiores temperaturas. Quanto ao custo, não vi tanta diferença, eu iria usar o airmax, embora a mikrotik tbm tenha uma tecnologia parecida certo?

    Minha maior dúvida é a questão da antena omni e a altura ideal para "Elevation Beamwidth 12° e Electrical Downtilt 4°"

  4. #4

    Padrão Re: Omni Ubiquiti vale a pena hoje em dia?

    Bem, se pretende usar o AirMax então descarte Basebox5 e continue com seu projeto.

    EU prefiro a linha Mikrotik por alguns motivos que são, maior flexibilidade de configuração, custo da CPE que será usada no cliente que é MIMO sendo menor que uma UBNT mais em conta que é SISO, protocolo Nv2, menor índice de queima por descargas eletricas e mais alguns. Mas isso tudo é aqui no meu cenário e para meu gosto pessoal. Muitos concordarão, outros discordarão.

    Quanto a omni, não tenho experiência com ela então não dou opinião.

    Abraço.

  5. #5

    Padrão Re: Omni Ubiquiti vale a pena hoje em dia?

    Ah massa, vou esperar só alguém comentar sobre a antena e torre. Obrigado "gfqsw".

    Abraço

  6. #6

    Padrão Re: Omni Ubiquiti vale a pena hoje em dia?

    Possuo uma juntamente com rb912, uso sxt lite 5 nos clientes, conjunto perfeito, sem dor de cabecas. Uso esse kit em 1 torre e 1 omnitik em outra torre, sempre com sxt lite 5 nos clientes, kit muito bom tambem. Uso para os clientes ate no maximo 1km, altura esta a mais ou menos 15 metros nas duas torres, no ponto mais alto, pois omni reflete muito. Acho que sua duvida era essa. Em ambos os casos ficam em media 12 clientes simultaneos, processamento baixissimo.

    Enviado via LG-E615f usando UnderLinux App

  7. #7

    Padrão Re: Omni Ubiquiti vale a pena hoje em dia?

    Para apenas 20 clientes, tanto basebox quanto rocket atenderão muito bem. A maior vantagem da basebox é o seu hardware superior e ter o MK embarcado.
    Trabalhe em curta distância e nunca faça instalações com visada obstruída.

  8. #8

    Padrão Re: Omni Ubiquiti vale a pena hoje em dia?

    aplinktelecom, esse omnitik ta num preço mt bom. Não sei se tem relação mas suponho que seja melhor o omnitik do que o rb912 +omni ubiquiti, por misturar fabricantes. Certo?

    No caso se eu colocar nessa altura (15m) qual a distancia do cliente mais próximo ter um sinal com ccq alto? Tava pensando em colocar entre 12 e 17m.

    Obrigado pelo comentário e sugestão. =D

  9. #9

    Padrão Re: Omni Ubiquiti vale a pena hoje em dia?

    chocobama muito obrigado, pesquisando antes de vim aqui pro forum me convenci em usar ubnt, mas tou ja mudando de ideia e indo pro mikrotik rsrs.

  10. #10

    Padrão Re: Omni Ubiquiti vale a pena hoje em dia?

    Citação Postado originalmente por dyjeyms Ver Post
    aplinktelecom, esse omnitik ta num preço mt bom. Não sei se tem relação mas suponho que seja melhor o omnitik do que o rb912 +omni ubiquiti, por misturar fabricantes. Certo?

    No caso se eu colocar nessa altura (15m) qual a distancia do cliente mais próximo ter um sinal com ccq alto? Tava pensando em colocar entre 12 e 17m.

    Obrigado pelo comentário e sugestão. =D
    Já que vai de omni, esta é uma boa escolha. Ela vai dar mais rendimento do que o omnitik. O @aplinktelecom pode confirmar se isso é verdade ou não, já que ele usa os dois.

    Já usar misturar fabricantes neste caso não faz diferença alguma. A antena é um elemento passivo e como tal não interfere no desempenho por ser de outro fabricante. A diferença está no ganho que cada uma promete alcançar.

    Poderia fazer diferença se fosse o caso de querer usar Airmax ( que é Ubiquiti) e nos clientes usar NV2 ( que é Mikrotik) ou vice-versa. Nesta situação sim a mistura poderia ser prejudicial pois são protocolos TDMA mas levemente diferentes um do outro e daí não vão "conversar". O prejuízo neste caso está em ter que usar o protocolo 802.11 e não se beneficiar do tdma.

    Misturas de marcas mas dentro dos mesmos protocolos não impede desempenho. A não ser se a qualidade de uma marca não for justificável. Mas aí é questão de qualidade e não de diferença de marcas.

  11. #11

    Padrão

    Sobre o downtilt:

    Uma setorial normal emite o sinal reto pro lado. Se você deixar ela reto na vertical, ela emite o sinal reto pro lado, o sinal sai a 90° da torre.
    Se a antena normal tem 12° de abertura, a emissão é 6° acima da linha do horizonte (O sinal vai chegar no espaço, ele segue subindo) e outros 6° abaixo da linha do horizonte.

    Se tem 4° de downtilt elétrico, é como se você inclinasse a setorial 4° pro chão. A abertura ainda é de 12°, mas está tudo 4° pra baixo, ou seja, ao invés de 6° acima da linha no horizonte é só 2° acima. E ao invés de 6º abaixo da linha do horizonte são 10° pra baixo (Ou seja, "toca o chão" mais perto da torre).

    Algo assim:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AMO10-13dBi.GIF
Visualizações:	335
Tamanho: 	8,0 KB
ID:      	62815

    (Donwtilt em setorial ou em omni é a mesma coisa, uma simples emissão caida pros lados. Setorial pode ser inclinada, mas omni não, por isso é importante que elas tenha downtilt elétrico (Este é "caído" pra todos os lados, não é como inclinar setorial que abaixa a frente e ergue a traseira).

  12. #12

    Padrão Re: Omni Ubiquiti vale a pena hoje em dia?

    Isso @1929, com certeza o rendimento do conjunto omni ubiquiti mais a RB912 e muito melhor... e como uso sxt nos clientes, tanto num caso como no outro, utilizo o protocolo proprietario nv2 da mikrotik, sem dor de cabeca, mais como ja disse, todos os clientes sem visada obstruida e a no maximo 1 km, o cliente mais proximo esta a 100 metros e o CCQ dele esta entre 96 e 98. E como o @1929 disse tambem, nao vai misturar fabricantes usando a omni ubiquiti e a RB912 nao, pois a antena e sim um elemento passivo na rede. Agora se o capital esta curto, pode ir as cegas de omnitik, desde que use sxt nos clientes ficara muito bom. Aqui pra mim estou satisfeito nos 2 casos, mais a mistura de omni ubiquiti mais RB912 e bem superior por conta tanto do radio ser bem mais parrudo, como a antena ter 10dbi e a omnitik 7,5dbi, se nao mim falha a memoria. E 12 metros de altura esta muito bom, desde que so coloque clientes com visada limpa. Bom, acho que e isso. Obrigado

    Enviado via LG-E615f usando UnderLinux App

  13. #13

    Padrão Re: Omni Ubiquiti vale a pena hoje em dia?

    Desculpas, nao tinha visto a excelente explicacao do @rubem. Perfeito.

    Enviado via LG-E615f usando UnderLinux App

  14. #14

    Padrão Re: Omni Ubiquiti vale a pena hoje em dia?

    Citação Postado originalmente por dyjeyms Ver Post
    Ah massa, vou esperar só alguém comentar sobre a antena e torre. Obrigado "gfqsw".

    Abraço
    AMO-5G10 + um Rocket M5 é uma excelente opção pára ter 30 clientes. Ela é MIMO e omni.

    Para funcionar 100% utiliza AIRMAX e LOCO M5 nos clientes. No mude de marca de jeito algum pois isso vai impedir usar AIRMAX (que é a grande diferença)

    Outra opção é Mikrotik com Omnitk como AP e SXT como cliente. Vai ter resultados semelhantes.

    A altura da antena depende da visada. A menor altura é a quela que o ultimo cliente consegue enxergar desde o telhado e que o angulo de irradiação da antena do AP permita a conexão.
    Exemplo: Angulo vertical 12º vai dar em 110m uma altura de 23m. Quer dizer que se a torre esta a 23m de altura, um cliente a 110m , no nivel do chao , vai receber no limite da cobertura, e todos os que estão a menor distancia caem fora da cobertura.

    Por esse motivo o ideal é que considere que todos os clientes enxergem o AP no mesmo plano.

    Exemplo : em terreno plano os clientes estarao a 5m de altura e a antena do AP a 10m aprox. Isto permite exergar e nao fujir muito da linha de maxima irradiação.

  15. #15

    Padrão

    Perfeito @rubem, muito obrigado a todos, tbm a @1929 e @aplinktelecom . Tiraram todas as minhas dúvidas.

    Abraços.

  16. #16

    Padrão Re: Omni Ubiquiti vale a pena hoje em dia?

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    Por esse motivo o ideal é que considere que todos os clientes enxergem o AP no mesmo plano.

    Exemplo : em terreno plano os clientes estarao a 5m de altura e a antena do AP a 10m aprox. Isto permite exergar e nao fujir muito da linha de maxima irradiação.
    Excelente @emilidani,

    Como tem possíveis clientes a menos de 110m vou deixar a torre a 17m, o terreno aqui é plano e tem visada limpa na área que quero cobrir.

    Muito grato.

  17. #17

    Padrão Re: Omni Ubiquiti vale a pena hoje em dia?

    @dyjeyms perfeito... essa e sim a ideia, 17 metros acredito eu esta muito bom, ate pq vc pode colocar um mastro na ksa do cliente com 3 metros de altura para elevar o equipamento e deixar dentro da area de irradiacao da omni, lembre de que quanto mais alto o mastro no cliente, a probabilidade dele balancar e maior, entao se for preciso, estai o mesmo ( o exemplo dado pelo parceiro @emilidani e top ). E se for colocar em media 20 clientes, va de omnitik mesmo, supre tranquilo suas necessidades, use a sxt nos clientes e seja feliz. Se conseguimos te ajudar, da uma estrelinha ai.

    Enviado via LG-E615f usando UnderLinux App

  18. #18

    Padrão Re: Omni Ubiquiti vale a pena hoje em dia?

    Estrelinha de xerife pra vcs rs. De verdade muito obrigado.

    Só tenho mais uma dúvida, no datashhet do omnitik não vem informando o Elevation Beamwidth nem Electrical Downtilt.

  19. #19

    Padrão Re: Omni Ubiquiti vale a pena hoje em dia?

    Eu nao tenho muita certeza, chamo ate o parceiro @rubem para confirmar ou mim desmentir... mais se nao mim engano, na minha certificacao mikrotik ( isso foi a mais de 2 anos eu acho, rsrsra ), vi la que era 12 e 4 graus respectivamente. Sei que tanto a omnitik quanto a AMO-5G10, possuem o sinal mais aberto e mais para o chao, isso quer dizer que ambos praticamente tocam o chao perto da torre, entao ambas sao bem melhores que antenas omni de maior ganho. A omnitik por ser 7,5dbi, possivelmente e melhor ainda para clientes proximos a torre, mais uma vez peço a confirmaçao do parceiro @rubem. Vlws

    Enviado via LG-E615f usando UnderLinux App

  20. #20

    Padrão Re: Omni Ubiquiti vale a pena hoje em dia?

    posso estar enganado, mas ela não é homologada.