+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Terei algum problema com a ANATEL?

    Boa noite,

    Gostaria de saber o seguinte:

    Possuo aqui em meu servidor ( na estação registrada na Tia Ana ) uma routerboard rb 2011 uias e um switch gigabit 3com não homologados ( e sem nota fiscal ), se a Tia Ana baixar aqui para fazer uma fiscalização, terei algum problema com a mesma?

  2. #2

    Padrão Re: Terei algum problema com a ANATEL?

    vc tem scm?

  3. #3

    Padrão Re: Terei algum problema com a ANATEL?

    Sempre que for encontrado produto não homologado, dá problema...

  4. #4
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Terei algum problema com a ANATEL?

    Qualquer produto não homologado pode dar problema. Comprei um roteador greatek sem selo da ANATEL, minha surpresa é que o rendimento como um todo foi uma *****, isso mesmo *****. queimou com pouco mais de um ano. Dei para um amigo, da mesma marca, homologado, funcionando já uns 5 anos eu usei 2 anos. Não fui autuado pela tia ANA, mas pelo bolso e raiva.

  5. #5

    Padrão Re: Terei algum problema com a ANATEL?

    Tenho SCM sim parceiro... e que queria saber qual seria entao a penalizacao por parte da tia Ana? Pois dai saberia se vale apena deixar como esta ou mudar, e que ja fiz visita em uns 4 provedores tambem licenciados e sempre vejo produtos nao homologados.

    Enviado via LG-E615f usando UnderLinux App

  6. #6

    Padrão Re: Terei algum problema com a ANATEL?

    Os equipamentos estao dentro da estação , se nao pertencem a etapa de RF (irradiação) nao é problema. So aqueles que emitem RF para o meio que podem ser atuados.

  7. #7

    Padrão Re: Terei algum problema com a ANATEL?

    Nao entendi muito bem essa questao da etapa de RF... aqui esta assim: minha torre cadastrada esta num terreno fechado ( e meu o terreno, todo murado e seguranca eletronica )... o link recebo em minha residencia ( fibra optica ) que fica a 200 metros da torre, e aqui em ksa que controlo tudo, o rack mais todos os ativos da rede, envio a fibra para a torre e ela entra la num.switch hp ( este sim homologado ) e dai sai os cabos para os radios ( 8 RB912 mais painel aglcom ), e dai sai o sinal para os clientes. A rb 2011 uias e o switch que falei no titulo do topico, esta aqui em minha residencia. Se nao deu pra entender bem o que quero dizer, eu posso fazer um esquema . Obrigado

    Enviado via LG-E615f usando UnderLinux App

  8. #8

    Padrão Re: Terei algum problema com a ANATEL?

    A incumbencia da ANATEL esta relacionada a parte dos radios, o que voce utilizar na intranet não é imcumbencia deles.

    Todo aquilo que utilice o espectro eletromagnetico é imcumbencia ANATEL (mesmo que tentem se imiscuir em tudo o que for possivel como relacionamento com cliente)

  9. #9

    Padrão Re: Terei algum problema com a ANATEL?

    A questão da homologação é muito mais ampla. Não se limita a emissão de radiofrequencia.
    Se fosse assim, os cabos UTP, Fibra e outros usados nos serviços não precisariam ter homologação. Uma rede cabeada não precisaria de equipamentos homologados.

    A homologação é necessária para tudo que está instalado na rede.
    Até os rj45, pelo que está no papel teria que ter homologação. Até as fontezinhas de 12V, se vocês observarem no certificado de homologação, tem as fotos das originais.

    Porém, e sempre tem um porém.... a coisa na prática é diferente. É tanta exigência que acaba virando um Elefante Branco. Talvez por isso a própria fiscalização se apega ao que está mais evidente... e faz vista grossa para muita coisa.

  10. #10

    Padrão Re: Terei algum problema com a ANATEL?

    Obrigado parceiros... levantei esse topico afim de sanar algumas duvidas, mais a coisa e tao burocratica, que acredito eu que todos nos temos duvidas a respeito... mais pergunto agora assim: qual seria a pena aplicada ao ser questionado pelos fiscais ao ser verificado um equipamento nao homologado? Nao corro risco de perder minha scm certo ( ou errado ) ? Alguem ai ja foi fiscalizado na ksa do proprio cliente? Pq acredito eu que muito provedor nao usa radio homologado em cliente ( minhas sxt nenhuma sao homologadas ). Todas essas minhas duvidas, se diz respeito pq um outro provedor aqui de minha cidade fez uma denuncia formal contra 2 provedores clandestinos, e eu so tenho no meu server e demais torres, somente esses 2 unicos equipamentos nao homologados... E tenho medo de por um acaso a tia Ana vir aqui mim fazer uma visita e eu ser penalizado. Ha 2 anos vieram aqui e eu ainda nao tinha esses equipamentos, mais tinha outro nao homologado ( nao tenho mais ) e exigiram apenas a nota fiscal e nao questionaram mais nada, mais se eles vierem ate aqui e forem outros fiscais, possam ser que venham a questionar dessa vez, apesar que acho que so virao para açao com a policia contra os gatos net. Vlw pessoal

    Enviado via LG-E615f usando UnderLinux App

  11. #11

    Padrão Re: Terei algum problema com a ANATEL?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    A questão da homologação é muito mais ampla. Não se limita a emissão de radiofrequencia.
    Se fosse assim, os cabos UTP, Fibra e outros usados nos serviços não precisariam ter homologação. Uma rede cabeada não precisaria de equipamentos homologados.

    A homologação é necessária para tudo que está instalado na rede.
    Até os rj45, pelo que está no papel teria que ter homologação. Até as fontezinhas de 12V, se vocês observarem no certificado de homologação, tem as fotos das originais.


    Porém, e sempre tem um porém.... a coisa na prática é diferente. É tanta exigência que acaba virando um Elefante Branco. Talvez por isso a própria fiscalização se apega ao que está mais evidente... e faz vista grossa para muita coisa.

    Não ha base juridica para atuar um provedor por utilizar switch nao homologado, da mesma forma que nao ha servidor homologado e cada um pode montar o seu .

    A homologação desses equipamentos pode servir como referencia para os usuarios porem eu posso usar a tomada que quiser no meu provedor e eles nao poderam me atuar.
    ANATEL ultrapassou os limites no goberno do PT , querendo regular todo o que passa pela frente com intuito de receber imposto de todo mundo porem não compete a eles esse tipo de regulação.

    Nem sequer conseguem atuar a quem possui receptores de TV pirata pois esta fora do que a lei contempla para eles.

  12. #12

    Padrão Re: Terei algum problema com a ANATEL?

    Obrigado por mais uma otima explicacao @emilidani

    Enviado via LG-E615f usando UnderLinux App

  13. #13

    Padrão Re: Terei algum problema com a ANATEL?

    mas a legislação está ai. E concordo que 99,99% não cumpre a risca. Nem eu.

  14. #14

    Padrão Re: Terei algum problema com a ANATEL?

    Eu tambem nao caro @1929... hehehehe

    Enviado via LG-E615f usando UnderLinux App

  15. #15
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Terei algum problema com a ANATEL?

    Equipamento homologado, significa que todas as obrigações fiscais foram cumpridas, normalmente os aparelhos sem o selo pode estar em processo de homologação ou expirado.

  16. #16

    Padrão Re: Terei algum problema com a ANATEL?

    Depende também do fiscal, no meu caso aqui, a situação mais complicada que eu pensei que poderia me prejudicar era com relação aos AF24, sendo que eu havia comprado em uma empresa que não o havia homologado,mas tem varias empresas com homologação deste equipamento, como ele estava em torre, me pediram nota fiscal, dele olharam tudo, mas o que eles queriam era as frequências utilizadas, modelo dos equipamentos de transmissão, modelo de router wi fi, fornecido ao cliente, cpe. E todos precisão ter o selo da anatel, onde fiquei preocupado pois AF24Ghz não tinha tal selo, o fiscal ligou em algum departamento em Brasilia, ficou 20 minutos no telefone, e a interface do AF aberta, me perguntou qual distancia estava, e depois olhou no gps do AF, fez alguns comentarios solicitando que abaixasse um pouco a potencia, e neste momento ja estava tenso, ai ele printou a tela enviou pra pessoa do outro lado, depois ele imprimou um arquivo que pessoa enviou, pra minha surpresa contendo já Fistel, dados da empresa, mais embaixo informações da homologação do AF, e por fim com tom mais serio, Parabéns seu provedor esta todo regular.
    Tudo feito na sala da minha residencia, pois o provedor funciona ao lado da minha casa, na época vi que foi bem menos burocrático do que si fala, mas tem que contar com a sorte por que si eles observarem algo diferente e não conseguirem identificar no sistema deles, eles podem até aprovar, mas com ressalva.

  17. #17

    Padrão Re: Terei algum problema com a ANATEL?

    Já existe RB homologada dentro de caixa hermética. Da Computech.
    E SW tem vários homologados. Cabos UTP também.
    Se não fosse necessário homologação, estes fabricantes não iriam encaminhar processo que é caro, pois tem que pagar primeiro para entidades certificadoras.