Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão NV2, AP e Clientes, Postem suas experiências

    Bom dia, vejo muita gente usando equipamentos Mikrotik para envio de sinal, mas ao mesmo tempo fazem MIX de marcas nos clientes. Geralmente com Intelbras e UBNT.

    Minha experiência é com UBNT em AP e Clientes, com AirMax.
    Gostaria de saber relatos de quem tem usado tanto AP quanto cliente Mikrotik com NV2.
    Qual desempenho, como está funcionando?
    Quantos clientes, quais velocidades vendidas, como fica a latência?

    Por favor, compartilhem, vai ser útil para muitos.

    Att

  2. #2

    Padrão NV2, AP e Clientes, Postem suas experiências

    Cara tem vários posts nesse sentido, mas vamos lah!

    Desempenho: vendo planos de ate 5mb em 20mhz, uso tambem em 10mhz porem pra planos de 1mega somente, porem em 20mhz na minha casa jah passou 20mb no speedtest.

    Média de 40 clientes por painel, evito passar disso, latência baixíssima (5 a 10ms).

    RB912 + SXT lite5 com NV2






    Sent from my iPhone using UnderLinux mobile app

  3. #3

    Padrão Re: NV2, AP e Clientes, Postem suas experiências

    Meu cenario e muito parecido com o do parceiro @olivionet, tambem uso RB912 mais paineis algcom e sxt lite 5 nos clientes... a latencia nao passa dos 10ms. Uso tambem as frequencias 20 e 10Mhz. Planos de 1, 2 e 3 megas, acima disso so para clientes coorporativos, tenho 6 clientes dessa classe, uso tambem RB912 e aglcom blindada de 22dbi tanto para enviar como para receber nesse tipo de cliente numa distancia de ate 10km. O desempenho da rede desde que passei a usar somente o protocolo proprietario nv2 mim tirou todas as dores de cabeca, durmo tranquilo desde entao. Possuo poucos clientes ainda, nao chega a 500... uso tambem omnitik no ap e sxt nos clientes e em outra torre uso uma RB912 mais a amo-5g10 da ubiquiti e sxt no cliente tambem, esta tudo muito bom. Acho que e isso ai, pode ir sem medo parceiro, rede mista e um pe na cova ( muitos usam e tem sucesso, no meu cenario mesmo nao deu certo ).

    Enviado via LG-E615f usando UnderLinux App

  4. #4

    Padrão Re: NV2, AP e Clientes, Postem suas experiências

    qualquer um UBNT ou Mikrotik funciona 100% com AIRMAX ou NV2 pois resolve o problema do acesso nos AP (utilizam TDMA). Se mixturar as marcas nao vai poder utilizar esse tipo de acesso e nao vai conseguir performance boa nunca.

  5. #5

    Padrão Re: NV2, AP e Clientes, Postem suas experiências

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    qualquer um UBNT ou Mikrotik funciona 100% com AIRMAX ou NV2 pois resolve o problema do acesso nos AP (utilizam TDMA). Se mixturar as marcas nao vai poder utilizar esse tipo de acesso e nao vai conseguir performance boa nunca.
    Concordo plenamente.
    Existe pessoas que vão dizer, "Ah mas aí você vai ficar refém de uma só fabricante". Pois bem, que fique, resolvendo os problemas é o que importa.

    Aqui uso 100% UBNT, PTMP e Clientes, tranquilidade total, conheço quem usa Intelbras com Ipoll ativo e tbm só alegria.

  6. #6

    Padrão Re: NV2, AP e Clientes, Postem suas experiências

    Pois e, aqui eu tambem so uso mikrotik com RB912 mais antenas algcom ( para PTP e AP ), e nos clientes sxt. Antes eu possuia rede mista, sofri muito com problemas e ainda sofri depois para migrar a rede toda para mikrotik, pois perturbei alguns clientes coorporativos para substituir equipamentos, mais no fim deu tudo maravilhosamente certo, hoje tenho um indice muito alto de satisfacao dos clientes, inclusive, foi realizado uma pesquisa aqui em minha cidade atraves de uma radio comunitaria entre os 4 provedores que operam aqui, e meu provedor saiu vencedor. Resumindo, nao tenho mais dor de cabeca desde o momento que migrei toda a minha rede para mikrotik, e estou muito feliz em ser dependente apenas de um fabricante, pois ele resolveu meus problemas. Fica a dica.

    Enviado via LG-E615f usando UnderLinux App

  7. #7

    Padrão Re: NV2, AP e Clientes, Postem suas experiências

    Aqui estamos migrando também para NV2, em todos os pontos que usamos está perfeito.

    Porém estranhei o relato de 40 clientes por painel, isso seria conectados/simultâneos ou só cadastrados? Expliquem melhor, por gentileza.

    Outra coisa, Basebox5 (RB912) + setorial (Basestation 17) e Lite5 nos clientes usando Nv2 não seria para suportar mais de 40 clientes simultâneos?

  8. #8

    Padrão Re: NV2, AP e Clientes, Postem suas experiências

    Citação Postado originalmente por olivionet Ver Post
    Cara tem vários posts nesse sentido, mas vamos lah!

    Desempenho: vendo planos de ate 5mb em 20mhz, uso tambem em 10mhz porem pra planos de 1mega somente, porem em 20mhz na minha casa jah passou 20mb no speedtest.

    Média de 40 clientes por painel, evito passar disso, latência baixíssima (5 a 10ms).

    RB912 + SXT lite5 com NV2
    Sent from my iPhone using UnderLinux mobile app
    Obrigado pelo relato.

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    qualquer um UBNT ou Mikrotik funciona 100% com AIRMAX ou NV2 pois resolve o problema do acesso nos AP (utilizam TDMA). Se mixturar as marcas nao vai poder utilizar esse tipo de acesso e nao vai conseguir performance boa nunca.
    Sim, na verdade a questão é que eu conheço o desempenho de uma rede B, G, A, N sem TDMA, com equipamentos mistos.. e tambem de redes UBNT com TDMA, que é 100% de nossa rede hoje. Eu pedi para que postassem relatos justamente para comparar com o que eu já vi no TDMA UBNT.
    Citação Postado originalmente por Luspmais Ver Post
    Concordo plenamente.
    Existe pessoas que vão dizer, "Ah mas aí você vai ficar refém de uma só fabricante". Pois bem, que fique, resolvendo os problemas é o que importa.

    Aqui uso 100% UBNT, PTMP e Clientes, tranquilidade total, conheço quem usa Intelbras com Ipoll ativo e tbm só alegria.
    Intelbras ainda não tive experiencia com Ipoll.

    Citação Postado originalmente por gfqsw Ver Post
    Aqui estamos migrando também para NV2, em todos os pontos que usamos está perfeito.
    Porém estranhei o relato de 40 clientes por painel, isso seria conectados/simultâneos ou só cadastrados? Expliquem melhor, por gentileza.
    Outra coisa, Basebox5 (RB912) + setorial (Basestation 17) e Lite5 nos clientes usando Nv2 não seria para suportar mais de 40 clientes simultâneos?
    Isso que eu queria comparar nesse tópico..
    Utilizando Rocket M5, BaseStation, AP em 20Mhz, com equipamentos SISO no cliente (AirGrid), conseguimos manter com excelência cerca de até 30-35 clientes por painel com tráfego de até 14-15Mb. O que passar primeiro, seja os 15Mb ou os 35 clientes conectados a navegação permanece razoável, mas serviços que necessitam latência sofrem, principalmente jogos.

    Obrigado aos que relataram até agora.

  9. #9

    Padrão Re: NV2, AP e Clientes, Postem suas experiências

    Uso rb912 no ap mais painel da algcom, nos cliente sxt com nv2 ativado, está muito bom, estabiliza mt bem o ccq,o segredo é configurar o mcs fixo e achar um canal limpo pra trabalhar, fazer um bom alinhamento das sxt nos paineis e pronto. ( obs; já trabalhei com rocket como ap, rb912 tem um processamento melhor, percebe-se que é mais robusta, aguenta o tranco, ja o rocket estabiliza bem, porém o processamento é mais fraco, passa pouca banda no ptmp se comparado a rb912 ) .

  10. #10

    Padrão Re: NV2, AP e Clientes, Postem suas experiências

    Tenho painel algcom + rb912 c/ nv2 e sxt,lhg em cliente painel com 77 e 85 cliente planos de 1 a 5mb trafego medio 25mb e maximo 45mb por painel.

  11. #11

    Padrão Re: NV2, AP e Clientes, Postem suas experiências

    Meu sonho passar em torno de 40Mbps numa RB912, nunca consegui mais que 30Mbps, isso com tendo 40 a 50 conexões no AP

  12. #12

    Padrão Re: NV2, AP e Clientes, Postem suas experiências

    Matendo abaixo de 30 clientes e todos com CCQ alto, consegue.

  13. #13

    Padrão Re: NV2, AP e Clientes, Postem suas experiências

    Quais configurações os colegas usam nos APS ? MCS , etc ?

  14. #14

    Padrão Re: NV2, AP e Clientes, Postem suas experiências

    Amigos, tentei passar de 40 clientes na RB912+Nv2. Cheguei a 70 cadastrados com 62 conectados, mas ai não passa de 15Mb nem a pau. Mesmo desconectando todos e deixando apenas um, continua entre 15Mb e 16Mb. Sinal, CCQ, latência, tudo perfeito, mas não vai.
    Alguém teria algum comentário a fazer?
    Grato.

  15. #15

    Padrão Re: NV2, AP e Clientes, Postem suas experiências

    Isso é recorrente lá no forum da Mikrotik e acontece o mesmo com Airmax, não adianta, passou dos 25-30, não rende, não me perguntem porque! Só sei que existe algo na implementaçao dessas soluções TDMA que limitam a banda depois de um patamar de clientes. Com exceção da Cambium com seu TDD e Sincronia GPS e os novos radios com AIRPRISM da UBNT, que tem conseguido bandas "coletivas" no AP, maiores. NV2 e AIRMAX, não passe de 25 no AP pra conseguir passar no maximo uns 45Mega. Com Nstream alguns dizem que rende mais, mas é cheio de bug... Agora vc diz q mesmo so com 1 no AP nao passa mais q 15. Entao tem algo errado aí! Pq aqui consigo 60 a 80 Mega so com 1 num AP.

    EDITADO: Se vc tem todos clientes pertos, tipo 1km no maximo e sem muito bloqueios entre eles, o desempenho é melhor com 802.11, porque daí vc nao tem o problema de Nó Oculto, Hidden Node, que causa colisão na rede. Agora se tem clientes muito espaçados entre si, o problema de colisão se torna pior ainda, quanto mais clientes tiver.

  16. #16

    Padrão Re: NV2, AP e Clientes, Postem suas experiências

    Tenho rb912 que hj chego a 92 conectado 40 a 50mb de trafego.
    Tenho ac lite e airpism2 com média de 52 a 67 com 25 a 40mb planos de 1 a 5mb.

  17. #17

    Padrão Re: NV2, AP e Clientes, Postem suas experiências

    @JonasMT, sinceramente não consigo encontrar o erro aqui. A dias estou batendo nesse problema, mas só viro em volta sem solução. Pode até ser simples, mas não consigo enxergar o erro.

  18. #18

    Padrão Re: NV2, AP e Clientes, Postem suas experiências

    Citação Postado originalmente por gfqsw Ver Post
    @JonasMT, sinceramente não consigo encontrar o erro aqui. A dias estou batendo nesse problema, mas só viro em volta sem solução. Pode até ser simples, mas não consigo enxergar o erro.
    manda seu skype via mp que te ajudo depois se posta a soluçao.

  19. #19

    Padrão Re: NV2, AP e Clientes, Postem suas experiências

    Jonas, tbm queria saber qual solução usou para chegar nessa patamar de banda no AP.

  20. #20

    Padrão Re: NV2, AP e Clientes, Postem suas experiências

    Citação Postado originalmente por juliopedrox Ver Post
    Jonas, tbm queria saber qual solução usou para chegar nessa patamar de banda no AP.
    Basicamente nv2, tdma size 4ms, cell 10, mcs 12.
    Sinal bem parelho entre -50 E -60.
    Atualmente 94 conectado nessa 912, mas relator em mais 1 painel pra latencia baixar que hj tá na média de 30ms.

    Mas o principal espectro limpo.