Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

Padrão Dúvidas manutenção Antenas Ubiquiti (Nanostation, loco M5, NanoBeam)

Salve Colegas!

Andei pesquisando bastante sobre manutenção de antenas Ubiquiti neste fórum e gostaria de saber se possuem dicas
    e links sobre o assunto, componentes que mais se danificam, enfim, tudo que for possível para o auxilio neste tipo de manutenção pois estou com aproximadamente 5200 antenas para serem consertadas e fiquei responsável pelo trabalho.

Desde já agradeço a ajuda dos colegas!

Padrão Re: Dúvidas manutenção Antenas Ubiquiti (Nanostation, loco M5, NanoBeam)

5200 antenas para reparar? cara vc vai precisar de muito conhecimento e equipamento de ponta para dar reparo, componentes é um problema aqui no Brasil, mas encontra muita coisa sim.

Pois é, isso somente da unidade em que trabalho. Se for levar em consideração outras unidades eu fico é louco..rsrsrs

Bom dia K0nt1;

Realizamos reparos desses equipamentos de toda linha ubiquiti, caso tenha interesse em realizar o concerto dos equipamentos entre em contato, temos preços especiais.

etapa potencia RF , e porta LAN , essas duas queimam . Abre eles e verifica depois compra direto dos USA.

Salve Emilidani!
    O problema da Porta lan normalmente é o controlador né? O indutor também danifica muito?
    A etapa RF que você se refere é em caso de perda de potência e afins?
    Tem algum lugar que indique para a compra dos componentes?
    Abraços

Obrigado!

Fiquei aqui tentando fazer contas. Um provedor que tem 5.200 equipamentos UBNT com defeito, ou é um provedor fazendo frente a VIVO ou é muito azarado.

Considerando que 5.200 seja 5% (que já seria muito) do total de equipamentos em uso, o total em uso seria 104.000 equipamentos instalados, talvez o maior provedor a rádio do Brasil. Meus parabéns.

Isso que nem consideramos as que deram RMA e foram trocadas.

Agora estou tentando imaginar o volume de estocagem disso tudo.

Vamos também considerar o valor calculando por baixo em R$300,00 por peça que daria R$ 1.560.000,00.

Tô aqui de boca aberta....

Agora que reli e vi que 5.200 peças é em apenas em uma unidade.... Agora humilhou... Sou um micróbio...rs....

Reitero meus parabéns!!!

Salve gfqsw!

Volume de estocagem não é muito: 1,5 x 1,5 x 3,00 metros ou aprox. 7m³, isso acondicionado em caixas, fora das embalagens originais, só não sei te dizer a quanto tempo estão estocando equipamento, porém o responsável pelo almoxarifado me informou antigamente jogavam fora os equipamentos danificados, e o pior é que ainda tem unidade que faz isso!
    Abraços!

Padrão

Geralmente é:

Lan queimada é culpa do chipset. XS usa AR2313 e cia, XM usa AR7240 e cia, XW usa AR9344 e cia. TI não ví ainda.

Rádio que nem liga led nenhum, ou tem chipset em curto, ou é com o controlador do VRM, o z1212 ou similar.

Rádio que recebe sinal normal mas transmite com potência baixa é culpa do amplificador, Nanostation e outro dupla polarização tem 2 amplificadores. Airgrid tem só 1. A Ubiquiti usa muito os Sige modelos 2593 ou 5004.

Rádio que nem escaneia nada, ou o amplificador está em curto (Põe o dedo pra ver se esquenta a ponto de queimar o dedo, se acontecer: Ele está em curto), ou o mais normal, queimou o chipset de RF, é o chipset menor que fica debaixo da latinha geralmente, digamos um AR9220, AR9280.

No caso do Nanobeam e outros equiptos, tem um chipset de ethernet. Ele fica entre a porta ethernet e o chipset principal.
    Nos Nanobeam M5 é um AR8032. Se está sem lan, não é culpa do chipset principal mas sim dele.

No Nanobeam o chipset principal tem embutido o chipset de RF, então em caso de ter rede, mas não conseguir usar a parte de RF, troca o chipset todo (AR9342 ou AR9344).

Marquei aqui os principais componentes que dão problema:

Airgrid:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Airgrid.jpg
Visualizações:	852
Tamanho: 	127,1 KB
ID:      	62857

Nanostation versão XM:

Nome:	         nanostation.xm.jpg
Visualizações:	769
Tamanho: 	2,01 MB
ID:      	62858

Nanobridge antiga de frente:

Nome:	         nanobridge1.jpg
Visualizações:	1158
Tamanho: 	937,6 KB
ID:      	62859
    E na traseira só tem a Ram e a Rom:

Nome:	         nanobridge2.jpg
Visualizações:	557
Tamanho: 	386,3 KB
ID:      	62860

A Nanobeam em close:

Nome:	         Nanobeam2.jpg
Visualizações:	443
Tamanho: 	231,5 KB
ID:      	62861

E mais de longe, pra marcar o VRM lá do lado do jack RJ45:

Nome:	         nanobeam1.jpg
Visualizações:	371
Tamanho: 	151,4 KB
ID:      	62862

No brasil não vejo esses componentes em lojas de componentes (Cinestec, Blucolor, Milcomp, SoldaFria), tem que ver quem vende especificamente pra isso, tipo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...airgrid-m5-_JM

Ou procura no Ebay, tirando o fato de que ultimamente demora 40 a 80 dias, e as vezes a RFB taxa um chipset de US$ 12 em R$ 90, as vezes só no ebay que encontrará alguns componentes.

Exemplo, a lan dos PBE, se comprar em quantidade sai barato:
    http://www.ebay.com/itm/5pcs-Brand-N...-/281748218236

Pra trocar isso é só ter estação de ar quente e ter muita prática. Não adianta investir R$ 5 mil em estação de trabalho fantástica se quem operar ela não tiver prática nisso, vai é voar componente pra todo lado, queimar CI por calor, chamuscar placa enquanto solda...
    Mas é como trocar CI de qualquer eletronico, seja TV, notebook, ou radinho de pilha AM.
    (Sim, o meu Degen AM/FM/OC é integrado, usa CI's SMD com solda BGA, nem reparador de radinho de pilha viver sem trabalhar com BGA hoje)

Pra ver o CI com problema tem que ter testar no uso, sentir no dedo chipset aquecendo, medir a tensão de saída do VRM pra confirmar (Multimetro não mede ripple então se tiver osciloscópio use ele pra isso), mas geralmente tem é chipset queimado.

Indutor queimado já foi mais comum, ultimamente anda bem raro.

Ram queimada é raro, geralmente quando queima o chipset por raio.
    Rom idem, se trocar o chipset e não iniciar nem conseguir ler nada via cabo serial, o CI da Rom foi pro saco.

É bom ter cabo serial/TTL pra tentar comunicação, digamos um desse:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...232-pl2303-_JM
    Tenta conectar pelo Putty.
    (Mas se nem tem rede, provavelmente o chipset foi pro lixo, baixa potência idem, não tem como resolver por software um problema de hardware, se o CI queimou, tem que trocar, e não fazer gambiarra tipo usar em 10M)

Parabéns para @rubem fico admirado com o seu conhecimento e vontade de ajudar isso estimula para outras pessoas ajudarem, fico muito agradecido pois sou um dos muitos que e ajudado pela sua boa vontade, muito obrigado!!!

Sent from my XT1068 using UnderLinux mobile app

Salve Mestre Rubem!

Eu esperava conseguir algum tipo de ajuda, porém nunca imaginei que seria a esse nível, inclusive com especificações tão detalhadas e fotos das localizações.
    Superou em muito as minhas expectativas! Agora só me falta a aquisição dos componentes, mais uma vez obrigado pela ajuda.
    Abraços!

OLA BOM DIA , EU TENHO UM AMIGO AQUI EM CAMPINAS QUE FAZ ISSO, ELE MECHE COM TODOS OS TIPOS DE ANTENAS,
    SEGUE O CONTATO DELE:
    http://rmatronicbrasil.com.br/
    [email protected]

(19) 4062-8838

ABRAÇO

Parabéns @rubem, muito boa sua explicação e o nível de detalhes é impressionante. Também comecei a reparar algumas antenas ubiquiti e mikrotik mas como não vi seu post antes muitos desses defeitos descobri pesquisando na internet e testando os componentes um a um. Suas informações vão ser de grande ajuda! Obrigado!!!

ADS Circuitos Integrados e Importações

Importamos e vendemos os principais circuitos integrados para reparos de Ubiquiti, Mikrotik e Intelbras.

Principais Componentes que vendemos:

AR7241-AH1A
    AR7240-AH1A
    SE2593A20
    LSHW-43HHB-AE1
    .K
    AWL5905
    KSZ8721B
    AR8035-A
    AR8033

Entre vários outros circuitos integrados.

Temos a pronta entrega, consulte nos.

Adriano DS
    [email protected]
    62 99985-2410 whatsapp

Prezados Boa tarde.
    Teria alguém que poderia me ajudar com algumas duvidas que tenho em relação a manutenção das antenas Ubiquit. Comecei a pouco tempo a fazer manutenção nelas mas estou com algumas duvidas.

Curso em Tocantins de reparo

Onde eu encontro o curso?

Citação Postado originalmente por alexandrestos Ver Post
    Curso em Tocantins de reparo
    Como é o nome do curso?