Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico

1. tem um curso on line sobre reparo muito bom de 12 horas.. se tiver interesse

2. passa o endereço pra ver mais sobre o curso

3. Boa tarde, tenho 2 Litebeam M5 em um enlace de 600m, operava normal em largura de banda a 30mhz com 99.1% de CCQ cravado. De um dia pro outro a antena do AP simplesmente caiu drasticamente o CCQ para 65%, oscilando muito e dessa forma não consegui acessa a antena cliente. Pra eu conseguir conexão com as duas, tive que reduzir a banda para 10mhz e colocar a potencia do AP no máximo, que é 25dbm e mesmo assim fica oscilando entre 85-95% o CCQ, fazendo eu ter muitas perdas. Vc sabe, devido a este problema, queimou algo na antena AP?

4. Citação Postado originalmente por Neto82 Ver Post
    Boa tarde, tenho 2 Litebeam M5 em um enlace de 600m, operava normal em largura de banda a 30mhz com 99.1% de CCQ cravado. De um dia pro outro a antena do AP simplesmente caiu drasticamente o CCQ para 65%, oscilando muito e dessa forma não consegui acessa a antena cliente. Pra eu conseguir conexão com as duas, tive que reduzir a banda para 10mhz e colocar a potencia do AP no máximo, que é 25dbm e mesmo assim fica oscilando entre 85-95% o CCQ, fazendo eu ter muitas perdas. Vc sabe, devido a este problema, queimou algo na antena AP?
    Esse é tipico problema de interferência co-canal. Quando você diminui a banda , vai transmitir em um setor menor, com menos possibilidades outro radio o interfira. Quando aumenta a potencia esta dando mais chances ao receptor de receber seu sinal e dispensar o interferente.

Faça um scan em ambos radios e tome nota dos canais e das potencias esta recebendo de cada. Com essa informação escolha um canal livre ou com menor sinal interferente possível.

5. Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    Esse é tipico problema de interferência co-canal. Quando você diminui a banda , vai transmitir em um setor menor, com menos possibilidades outro radio o interfira. Quando aumenta a potencia esta dando mais chances ao receptor de receber seu sinal e dispensar o interferente.

Faça um scan em ambos radios e tome nota dos canais e das potencias esta recebendo de cada. Com essa informação escolha um canal livre ou com menor sinal interferente possível.
    O que mais me espantou foi que aconteceu do nada de um dia pro outro. Estava a 7 meses com tudo funcionando bem. Eu já fiz o scan e peguei a melhor frequência livre que tinha, que no meu caso la é 5635 (DFS).

Eu já consegui usar normal em 20/40 mhz, porém se eu colocar 20, 30 ou até 40mhz, o ccq fica em uns 60-70% e não consigo conexão com a client. Eu já subi nas antenas e a única coisa que tem e sempre teve era o final da ponta de uma árvore, mas não tinha problemas com isso. Usava as antenas com limite de EIRP ativado, que ficavam em 7dbm pra não poluir. Meus níveis de sinal no alinhamento das antenas estão bons, -60dbm, intensidade entre -62 e -65 e ruído de fundo -108. As antenas estão alinhadas corretamente. A unica coisa que me fez conseguir conecta-las foi colocar em 10mhz ou menos a largura, mas em 7dbm elas não conectam, só se eu por em 20dbm pra cima. Do jeito que tá agora, em 10mhz a 23dbi e 25dbm se eu fizer um teste de velocidade o ccq do AP cai pra 74% e perco conexão. A antena client não oscila o ccq. Poderia ser o amplificador que deu problema? Estou pensando em comprar uma ponteira igual usada mais barata e testar. Não faz muito sentido pra mim de um dia pro outro acontecer isso. DETALHE, só estou tento essa variação grande de CCQ na antena AP, na antena cliente está normal, o CCQ fica em 99.1% não importa a largura da banda. Sou do RJ e estamos numa época de muita chuva forte com raios e trovões.

6. Sobre a possibilidade de ser o amplificador, geralmente quando ele está ruim mas ainda não queimado, não adianta mudar potência que o nível de sinal no outro lado não muda quase nada.

E quando ele está queimado de vez, ou entra em curto e o AP nem inicia o boot, ou então liga normal mas não emite nada, nem SSID (E em modo cliente não conecta em nada).

Então não tem muita cara de problema no amplificador. Mas se botar outra temporariamente pra testar, e parece normal, tem que abrir essa e ver se não tem muito calor no chipset principal ou no amplificador, indica dano físico mesmo (Sem uso pode ficar morno, mas quando tem dano chega a quase queimar o dedo de tanto calor depois de uns minutos ligado).

Sobre árvore na frente, já vi umas vezes isso da árvore crescer devagar, mas... o problema no PTP aparecer "de uma hora pra outra", tipo a árvore sempre esteve lá, mas em 3 ou 4d o thrpughput caiu e não teve troca de equipamento que resolveu, só a poda da árvore. Não entendi bem o efeito, também nunca testei coisa pouca tipo apontar 1° mais pra cima do ideal, porque aqui na roça isso quase sempre é em área rural onde cortar árvore é rapidinho e qualquer peão faz, e "se não está atrapalhando agora, vai atrapalhar ano que vem, então pode logo".

7. Citação Postado originalmente por Neto82 Ver Post
    O que mais me espantou foi que aconteceu do nada de um dia pro outro. Estava a 7 meses com tudo funcionando bem. Eu já fiz o scan e peguei a melhor frequência livre que tinha, que no meu caso la é 5635 (DFS).

Eu já consegui usar normal em 20/40 mhz, porém se eu colocar 20, 30 ou até 40mhz, o ccq fica em uns 60-70% e não consigo conexão com a client. Eu já subi nas antenas e a única coisa que tem e sempre teve era o final da ponta de uma árvore, mas não tinha problemas com isso. Usava as antenas com limite de EIRP ativado, que ficavam em 7dbm pra não poluir. Meus níveis de sinal no alinhamento das antenas estão bons, -60dbm, intensidade entre -62 e -65 e ruído de fundo -108. As antenas estão alinhadas corretamente. A unica coisa que me fez conseguir conecta-las foi colocar em 10mhz ou menos a largura, mas em 7dbm elas não conectam, só se eu por em 20dbm pra cima. Do jeito que tá agora, em 10mhz a 23dbi e 25dbm se eu fizer um teste de velocidade o ccq do AP cai pra 74% e perco conexão. A antena client não oscila o ccq. Poderia ser o amplificador que deu problema? Estou pensando em comprar uma ponteira igual usada mais barata e testar. Não faz muito sentido pra mim de um dia pro outro acontecer isso. DETALHE, só estou tento essa variação grande de CCQ na antena AP, na antena cliente está normal, o CCQ fica em 99.1% não importa a largura da banda. Sou do RJ e estamos numa época de muita chuva forte com raios e trovões.
    O lado cliente esta OK porque a interferência esta só no AP. A ponteira não tem nada a ver porque esta recebendo bom sinal (-60dBm) . Faça o scan do lado do AP para ver quais canais esta recebendo ai.

8. Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Sobre a possibilidade de ser o amplificador, geralmente quando ele está ruim mas ainda não queimado, não adianta mudar potência que o nível de sinal no outro lado não muda quase nada.

E quando ele está queimado de vez, ou entra em curto e o AP nem inicia o boot, ou então liga normal mas não emite nada, nem SSID (E em modo cliente não conecta em nada).

Então não tem muita cara de problema no amplificador. Mas se botar outra temporariamente pra testar, e parece normal, tem que abrir essa e ver se não tem muito calor no chipset principal ou no amplificador, indica dano físico mesmo (Sem uso pode ficar morno, mas quando tem dano chega a quase queimar o dedo de tanto calor depois de uns minutos ligado).

Sobre árvore na frente, já vi umas vezes isso da árvore crescer devagar, mas... o problema no PTP aparecer "de uma hora pra outra", tipo a árvore sempre esteve lá, mas em 3 ou 4d o thrpughput caiu e não teve troca de equipamento que resolveu, só a poda da árvore. Não entendi bem o efeito, também nunca testei coisa pouca tipo apontar 1° mais pra cima do ideal, porque aqui na roça isso quase sempre é em área rural onde cortar árvore é rapidinho e qualquer peão faz, e "se não está atrapalhando agora, vai atrapalhar ano que vem, então pode logo".
    Amigão, primeiramente queria agradecer pela resposta e suporte!!

Acredito ter descoberto o problema, só vou saber hj quando for montar de volta as antenas. Eu acabei retirando as duas antenas (AP e Cliente), pra testar lado a lado. Ao retirar a antena do AP notei as luzes de led todas apagadas, daí fiquei surpreso. Como pode ela estar em conexão com a Estação???!!! Pois bem, coloquei ela lado a lado, arrumei uns cabos menores de rede pra ligar tudo e as luzes acenderem normalmente e ela se conectaram. Fiz testes de tráfego e tudo correu certinho. Daí lembrei de uma coisa, meu cunhado me comprou um filhote de border collie, e o bicho andou dormindo uns dias no quarto da minha irmã. A fiação de rede saí do meu quarto e passa numa caixa de passagem (que estava sem tampa cega), e vai direto pro telhado para antena. O bichinho roeu o cabo de rede e quando fui ver, ele conseguiu arrancar a parte azul externa de proteção dos cabos trançados e alguns dos fios coloridos estavam desencapados e o fio marrom escuro estava praticamente partido, pois quando encostei nele ele arrebentou de vez. Dei uma pesquisada na internet sobre as funções dos fios e aprendi que pra rede entre pc pc ou pc router só usam-se 4 pares, 2 tx e 2 rx, os outros 4 pares vc pode usar em conexão PTP onde vc usa um fio para positivo e outro para o neutro ou tb para instalação de linha telefonica ou interfone. Pelo que vi, o marrom escuro era o positivo de alimentação da antena (por isso ela estava desligada), porém o resto dos fios, apesar de estarem desencapados e roídos, estavam passando dados, fazendo funcionar a placa de rede.

Não tenho certeza ainda se é esse o problema, mas fazendo o testes da antena lado a lado, tudo correu normal. fiz tráfego de dados para forçar a CPU e fazer ela esquentar mas a ponteira estava morta. Mesmo assim eu resolvi abrir a ponteira e retirei a placa, fiz os mesmo testes e coloquei o dedo no chipset principal e estava quente mas não a ponto de queimar meu dedo, suportável. Como eu já abri a antena, vou aproveitar e colocar um dissipador pequeno que tenho em casa e colar nele pra melhorar essa temperatura, depois vou blindar a pontei com silicone de alta temperatura que tenho. Mais tarde estarei fazendo os testes pra valer ao colocar as antenas na distância que estavam (600 metros) e em breve posto os resultados. Estou confiante do problema ter sido do cachorro que comeu o bendito fio. Inclusive, já passei fio novo na casa!

Desculpe o textão, grande abraço!

Tópicos Similares

1. Respostas: 9
    Último Post: 27-10-2016, 01:01
  2. Duvidas sobre antenas ubiquiti air grid M5
    Por henriquek no fórum Ubiquiti
    Respostas: 12
    Último Post: 28-12-2015, 20:38
  3. Respostas: 36
    Último Post: 31-07-2015, 00:00
  4. Respostas: 6
    Último Post: 16-06-2015, 17:25