+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão PTP 250 metros - quais equipamentos comprar?

    Prezados,
    boa noite.

    Já pesquisei absurdamente no fórum, já li opiniões de todos os tipos mas ainda não consegui tomar uma decisão e gostaria da ajuda de vocês.

    Preciso fechar um ponto a ponto entre a minha casa e a casa do meu pai, para navegar pela internet (link de 30mb, mas se possível pretendo aumentar), com a distancia de 250 metros.

    Tenho uma visada boa, mas não 100% da zona de fresnel limpa.

    Estou inclinado a compra 2 WOM 5000 mimo, mas já li relatos que pra fechar um PTP, seria mais indicado antenas tipo Airgrid M5.

    Dado o cenário, distancia de 250 metros, 30 a 50mb de internet, gostaria muito da ajuda de vocês em relação a compra dos equipamentos.

    Grande abraco,
    Edgar.

  2. #2

    Padrão Re: PTP 250 metros - quais equipamentos comprar?

    Amigo, se tua zona de Fresnel não está 100% então tua visada não é boa.... Pra essa velocidade eu recomendo Powerbeam M5 300, tendo em vista que é um equipamento 2x2 e não 1x1como a Airgrid . Teu Fresnel tem que tipo de problema? Prédio, casa, vegetacao ,morro?
    Lembre de configurar bem o equipamento ( escolher melhor canal, melhor largura de canal, potência correta, etc)

    Posta os detalhes que a gente vai te ajudando

  3. #3

    Padrão Re: PTP 250 metros - quais equipamentos comprar?

    Em 250 seria +ou- uns cinco postes. Considere passar uma fibra drop fig8 de 1 via e dois conversores wdm tplink mod 111 e 112. A fibra vc compra conectorizada no ML ela eh bem parecida com fio FE de telefone e passa despercebida.

  4. #4

    Padrão Re: PTP 250 metros - quais equipamentos comprar?

    Existem algumas questões legais para se passar fibra em poste. Mas como a distância eh curta vc deve avaliar seu cenario pra decidir se tem condições. Se der certo fica show.

  5. #5

    Padrão Re: PTP 250 metros - quais equipamentos comprar?

    Outra alternativa eh vc comprar um par desses powerline da tplink que tem no mercado livre e passar um Fe telefonica entre os dois pontos. So nao esqueça que passar energia em poste eh coisa séria. Vc precisa colocar na origem um disjuntor de 4A e um DR (diferencial residual ) 30ma. Caso esse fio venha se partir nao prejudicar ninguém. O resto eh so alegria.

  6. #6

    Padrão Re: PTP 250 metros - quais equipamentos comprar?

    Pega um par de nanobeam 16 dbi, 2x2 também, pela distancia curta é bem pratico,
    Um par de SXT lite5 tbm faz o serviço muito bem, porem já é um pouco mais trabalhoso para configurar.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Amigo, se tua zona de Fresnel não está 100% então tua visada não é boa.... Pra essa velocidade eu recomendo Powerbeam M5 300, tendo em vista que é um equipamento 2x2 e não 1x1como a Airgrid . Teu Fresnel tem que tipo de problema? Prédio, casa, vegetacao ,morro?
    Lembre de configurar bem o equipamento ( escolher melhor canal, melhor largura de canal, potência correta, etc)

    Posta os detalhes que a gente vai te ajudando

    Bom dia sphreak,
    obrigado pela resposta.

    Então, meu problema na zona de Fresnel são poucas pontas de telhado, vazado (telha de amianto), mas bem poucas mesmo. se eu conseguir subir uma barra para prender a antena, consigo livrar muito minha zona de Fresnel, mas ainda não to 100% certo disso, pq preciso pedir ajuda pra subir na casa do vizinho e instalar por ele.
    O ponto forte de postar minha duvida aqui no fórum, é saber o que seria ideal com uma visada que nao fique 100% (no pior caso).

    Se eu conseguir visada 100%, mantenho o equipamento indicado?

    Você me recomenda então 2 Powerbeam M5 300? uma pra enviar e outra pra receber? ou usar outro equipamento para receber?

    Vou tentar uma foto e postar aqui, pois não estou em casa.

    Abs,
    Edgar

  8. #8

    Padrão Re: PTP 250 metros - quais equipamentos comprar?

    Citação Postado originalmente por Fcnetwork Ver Post
    Pega um par de nanobeam 16 dbi, 2x2 também, pela distancia curta é bem pratico,
    Um par de SXT lite5 tbm faz o serviço muito bem, porem já é um pouco mais trabalhoso para configurar.
    Acha que seria suficiente com uma velocidade 30 a 50mb?

    Abs,
    Edgar

  9. #9

    Padrão Re: PTP 250 metros - quais equipamentos comprar?

    Sim dr. São pequenos, o que facilita a instalação, por ex, com um mastro de 5 metros para ter 100% da visada, tem que ser bem alinhados, passa os 50Mb tranquilo nessa distancia, tenho clientes rodando com as 2 soluções, ate a 500 mtos, e chega a 80mb.

  10. #10

    Padrão Re: PTP 250 metros - quais equipamentos comprar?

    Fcnetwork,
    sera o modelo Ubiquiti NanoBeam M5 16dBi (NBE-M5-16)??

    Acho que consigo um mastro nesse esquema para melhorar minha visada.

    Muito obrigado pela ajuda.

  11. #11

    Padrão Re: PTP 250 metros - quais equipamentos comprar?

    Citação Postado originalmente por ecouto Ver Post
    Bom dia sphreak,
    obrigado pela resposta.

    Então, meu problema na zona de Fresnel são poucas pontas de telhado, vazado (telha de amianto), mas bem poucas mesmo. se eu conseguir subir uma barra para prender a antena, consigo livrar muito minha zona de Fresnel, mas ainda não to 100% certo disso, pq preciso pedir ajuda pra subir na casa do vizinho e instalar por ele.
    O ponto forte de postar minha duvida aqui no fórum, é saber o que seria ideal com uma visada que nao fique 100% (no pior caso).

    Se eu conseguir visada 100%, mantenho o equipamento indicado?

    Você me recomenda então 2 Powerbeam M5 300? uma pra enviar e outra pra receber? ou usar outro equipamento para receber?

    Vou tentar uma foto e postar aqui, pois não estou em casa.

    Abs,
    Edgar
    Amigo, use sempre equipamentos aos pares, ficar misturando pode dar problemas... A Nanobeam dá conta se o enlace estiver bem bom (sinal + CCQ + noise flor), sinal não me parece ser problema devido a distância ser curta, o CCQ fica na conta do Fresnel ( tenta subir o maximo que der as antenas), agora o noise flor você vai ter que analisar bem como está o uso do 5.8ghz na sua área....

    A galera falou de cabeamento, mas isso depende de licença cara e aluguel de postes pra não dar problema com a Cia elétrica e com essas antenas se você acertar a freqüência direitinho você não precisa dar satisfação pra ninguém (nem pra Anatel... Vide resolução 506, art 3°).

    A escolha do equipamento tá mais no quesito velocidade, tendo em vista que se futuramente houver aumento de velocidade, pode ser necessário equipamentos mais parrudos. Tendo em vista que em um cenário ideal, esses equipamentos estão limitados a velocidade da porta LAN que é 100mbps ( o WiFi é 150mbps, mas capado pela porta LAN). Liberando esse Fresnel ai dos telhados mencionados, e bem configurado, esse enlace fecha sem maiores problemas.

  12. #12

    Padrão Re: PTP 250 metros - quais equipamentos comprar?

    fácil compra 2 pares de conversores eu recomento intelbras e 250m fibra drop.

  13. #13

    Padrão Re: PTP 250 metros - quais equipamentos comprar?

    Citação Postado originalmente por ecouto Ver Post
    Fcnetwork,
    sera o modelo Ubiquiti NanoBeam M5 16dBi (NBE-M5-16)??

    Acho que consigo um mastro nesse esquema para melhorar minha visada.

    Muito obrigado pela ajuda.
    Não esqueça de estaiar e fixar bem os mastros, pois as vezes você alinha, fica show, quando você tira a escada o mastro enverga e desalinhada tudo

  14. #14

    Padrão Re: PTP 250 metros - quais equipamentos comprar?

    Isso essa mesmo !

  15. #15

    Padrão Re: PTP 250 metros - quais equipamentos comprar?

    Muito a todos obrigado pela ajuda!
    Vou providenciar logo a compra dos 2 NanoBeam M5 conforme indicado e volto aqui para postar o resultado.

    Grande abraço,
    Edgar.

  16. #16

    Padrão Re: PTP 250 metros - quais equipamentos comprar?

    a qual zona de fresnel esta se referindo 1º?