+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb 2 link em pontos diferentes da rede (Ajuda)

    Bom pessoal,

    Eu tenho em minha rede rodando OSPF, tudo certo.
    porém eu tenho 2 links, 1 em cada extremidade da rede, vou fazer um cenário bem simples, será apenas 3 RB.

    RB 1 com link 1
    RB 2 não tem link apenas vai receber da RB 1 ou Rb2
    RB 3 com link 2

    O link principal fica na RB 1, e na RB 3 apenas redundancia, nas duas eu tenho a rota default de cada link, adicionado de forma fixa na tabela de roteamento.

    Eu quero que ao subir o OSPF todas as RB recebem as 2 rotas, e fiquem com as 2 rotas default na tabela de roteamento, e seja definido por onde vai sair pela métrica.

    Hoje eu estou fazendo de forma fixa.
    o OSPF distribuir a rota default para sair pelo link 1 com distance em 110 (padrao OSPF), e eu adiciono a segunda rota em todas RB com distance 111, assim quando cair o link 1 e derrubar a rota atraves do OSPF todas vai virar para o link 2.

    Mas eu não quero adicionar a rota na tabela de roteamento, gostaria que isso acontecer via OSPF, de forma dinamica também, caso venha mudar alguma rota no link não precisa acessar todas pra fazer isso, o OSPF se encarrega de fazer.

    Espero que entendam e possa me ajudar.

    Obrigado desdejá.

  2. #2

    Padrão Re: 2 link em pontos diferentes da rede (Ajuda)

    Caro colega, vou acompanhar seu topico, tenho um cenario parecido com o seu, e estou querendo fazer a mesma coisa, mas no meu caso nao sei nem como configurar esse ospf, se voce puder me dar uma ajuda eu ficaria agradecido!

  3. #3

    Padrão Re: 2 link em pontos diferentes da rede (Ajuda)

    Ac.

  4. #4

    Padrão Re: 2 link em pontos diferentes da rede (Ajuda)

    amigo, como até agora ninguem nos ajudou...kkk...estive estudando aqui e fiz o seguinte, usei vlans para enviar o link ( vou usar seu cenario como exemplo ) da torre 1 para a torre 5, e da torre 5 para a torre 1, nao consegui "ainda" fazer isso de maneira que se um deles cair o outro assuma, mas consegui de tal forma que se algum cair, terei q ir lá na rb e habilitar a rota do outro link ...fazendo assumir td...mas creio que se criar duas rotas default em cada servidor com distancias diferentes, uma pra cada link, eles se atives de forma automatica, vou continuar estudando aqui e tentando aprimorar essa ideia, caso queira devirar dessa ideia me chama no privado que te ajudo!

  5. #5

    Padrão Re: 2 link em pontos diferentes da rede (Ajuda)

    https://under-linux.org/showthread.php?t=183456

    Respondi nesse tópico, com o qual é duplicado aqui!

  6. #6

    Padrão Re: 2 link em pontos diferentes da rede (Ajuda)

    Boa noite caros colegas, o meu caso seria bem semelhante ao do amigo acima, rede toda roteada(OSPF) funcionando perfeitamente, na RB01 fica o link principal, que manda para RB02 que RB02 manda para RB03 e da RB03 manda de novo para RB01 dando assim uma rota de redundância, tudo funcionando bem, só que na RB03 estou recendo outro link, queria o msm que o amigo, quando o link da RB01 cair o da RB03 assuma, assim visse e verça, tudo dentro do OSPF.

  7. #7

    Padrão Re: 2 link em pontos diferentes da rede (Ajuda)

    Crie as rotas do OSPF com anúncios maiores, Quando uma cair ela assumirá o outro.

    Mas são maiores mesmo, não utilize 10, 11 , 12 , etc;;

    Utilize 5 10 20 30 40.

    Faça o esquema da rede para verificar se o custo do link será igual ou menor ao anuncio principal,

  8. #8

    Padrão Re: 2 link em pontos diferentes da rede (Ajuda)

    Se não for pedir muito o amigo poderia dar mas ou menos um detalh melhor baseada na minha estrutura como acabei de me referir.

  9. #9

    Padrão Re: 2 link em pontos diferentes da rede (Ajuda)

    Se você é ASN faça anúncios iguais para ambos os circuitos.
    Faça um anúncio mais específico para um lado. E faça outros anúncios mais específicos para os outro lado.
    E deixe a rede fazer o que ela querer.

    Agora se você não é ASN, você não terá êxito em anunciar diretamente para a operadora.
    As rotas serão diferentes. São dois links com anúncios diferentes. Você poderia tentar alguma coisa sobre loopback. Tente criar interfaces de loopback, coloque os ips nas loopback e gateway da loopback. Ente manter mesmo range de ip, Faça anúncio do gw nas duas pontas com pesos diferentes.



    Enviado via GT-I9515L usando UnderLinux App