+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão PBE‑M5‑300 e FONTE MINI MAX 12V/2A POE VOLT

    Pessoal eu tenho Uma PBE‑M5‑300 que está em um condomínio num poste fechando um PTP de 1.400 metros. o problema é que a noite tem muita queda de energia (as famosas piscadas), com isso o rádio fica restando varias vezes interrompendo o serviço. Gostaria de saber se essa PBE‑M5‑300, funciona em 12V e se eu poderia colocar no poste uma bateria de 12v com essa FONTE MINI MAX 12V/2A POE VOLT. O motivo eh que não quero colocar equipamento muito caro na rua pra chamar atenção. O consumo deste PTP é cerca de 30Mb.

  2. #2

    Padrão Re: PBE‑M5‑300 e FONTE MINI MAX 12V/2A POE VOLT

    Amigo, terá que colocar uma fonte nobreak, com bateria, ou colocar controlador voltagem e alimentador de painel solar nas baterias; recomendo a comprar fonte da ccn, e bateria estacionaria boa. para com seu problema.

  3. #3

    Padrão Re: PBE‑M5‑300 e FONTE MINI MAX 12V/2A POE VOLT

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    Amigo, terá que colocar uma fonte nobreak, com bateria, ou colocar controlador voltagem e alimentador de painel solar nas baterias; recomendo a comprar fonte da ccn, e bateria estacionaria boa. para com seu problema.
    Eu gosto de usar a Mimi Max pelo tamanho compacto. Consigo colocar bateria e fonte em uma caixa pequena e ainda sobra espaço para uma RB ou Switch. Eu medi o consumo de 2 SXT , switch e a bateria em regime de carga, o pico de consumo foram 11W fazendo teste de banda com os SXT. Em teoria 50% da capacidade da Mimi Max, isto em regime de carga máxima.
    Só tome cuidado para um detalhe, caixa plástica ou de metal irão esquentar demais a bateria, considerando que ficarão no poste.

  4. #4

    Padrão

    Se é pelas "piscadas", pode também simplesmente colocar uns capacitores grandes na saída da fonte atual, se for uma fonte 24V.

    É mais fácil fazer isso usando injetor do que fonte POE.

    Em CPE barata usei capacitor 1000uF muitas vezes, só o capacitor, mas tinha uns problemas de travamento igual, diminuíram muito quando fiz filtro LC, com capacitor igual ou maior.


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         lc2.jpg
Visualizações:	284
Tamanho: 	67,9 KB
ID:      	62867Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         lc1.jpg
Visualizações:	462
Tamanho: 	82,5 KB
ID:      	62868Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         26246-main.jpg
Visualizações:	391
Tamanho: 	120,1 KB
ID:      	62869Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         filter.jpg
Visualizações:	271
Tamanho: 	60,5 KB
ID:      	62870Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DC_Power_Filter_sm__30057.1389942536.1280.1280.jpg
Visualizações:	290
Tamanho: 	22,6 KB
ID:      	62871

    (A tensão da capacitor devia ser algo tipo o dobro da tensão em uso. Use capacitor 25V pra fonte 12V, e pra fonte 24V use capacitor de 50V por precaução (Talvez 35V, se achar a venda e o preço for bom, mas geralmente é centavos a menos que o 50V))


    Com capacitor de 4700uF um switch 5p leva uns 3 segundos pra desligar, depois que tira da tomada.
    Uso isso porque aqui OU tem piscada de meio segundo, ou tem blackout de meia hora, qualquer coisa que não me atenda por meia hora não vale a pena, prefiro resolver pelo menos as piscadas rápidas.



    Mas se quiser usar em 12V a PBE, funcionar funciona, mas o cabo não pode ser longo pela queda de tensão, 15m tá no limite mas só se usar cabo com cobre mesmo (CCA não é pra isso, é pra dados).

    (Não calcule a queda de tensão com 12V, mas sim com a bateria em tensão baixa, 10,8V, ou pelo menos 11V. O problema não seria o nobreak não durar nas, mas travar quando for religado (Quando a energia voltar) e a fonte mandar tensão baixa porque a bateria está sendo carregada no momento de menor tensão dela)

    Não sei porque não tem mini-nobreak 26,8V com 2 baterias 12V 1,3A, ou que seja com 5 baterias de lithium baratas (20V cheias, 15V vazias), bateria 12V no fim da capacidade tem tensão muito perto do limiar dos rádios comuns, gera travamento demais se o cabo POE tiver queda de tensão demais (Por ser longo ou fino).

  5. #5

    Padrão Re: PBE‑M5‑300 e FONTE MINI MAX 12V/2A POE VOLT

    Ah, e meu maior problema era: Estabilizador ou nobreak!

    Por conta dos malditos relés (Tecnologia dos anos 20 do século passado) fechando e abrindo quando a tensão varia, se ligar a fonte direto na tomada a fonte lida bem com variação, mas se coloca nobreak ou estabilizador no caminho, quando a queda de tensão ocorre num tempo X não dá tempo do nobreak acionar o inversor, e o estabilizador não necessariamente desliga.
    Fontes ATX tem capacitores na entrada de vários valores, 220uF, 330uF, 470uF, 560uF, as com capacitores menores, se alimentarem equipto de alto consumo (Uma porcaria gastadora tipo Pentium HT da vida) é dar uma piscadinha na eletricidade que eles desligam, enquanto as fontes com capacitores maiores aguentam cosia tipo 0,3 a 0,8s a mais, faz muita diferença esse pequeno detalhe.

    (Mas nesses casos o estabilizador atrapalha, ele detecta que tem menos de 100V então desliga o rele de saída, por mais que a fonte ATX funcione com 85 ou 90V, ela não recebe nem isso do maldito/inútil estabilizador!)

    O capacitor de entrada das fontes POE poderia ser maior, mas... toda vez que aumentei ele deu muitos erros, o que dá pra fazer é filtro LC direto na tomada, com ponte retificadora, se for 127V um capacitor de 200V de uns 220uF (De fonte ATX pifada), e terá mais 1s de funcionamento sem eletricidade (Falando em fonte POE comum de 12 a 15W).

    Enfim, se tiver estabilizador no caminho, desconfie dele, essas porcarias com tecnologia do século passado tem relés lerdos, demoram séculos pra fechar esse e abrir aquele, transformam uma piscada de 0,1s na entrada em uma falta de energia de 0,3s na saída, atrapalham mais que ajuda.

    (E nobreak também tem o tempo pra trocar da tomada pro inversor, se a fonte tiver capacitores muito pequenos ela não aguenta esse tempo de troca tipo 0,03s (30ms, sendo uns 10ms pra ler a tensão, 5ms pra definir ação, 10ms pra fechar rele, e só 1ms por inversor começar a funcionar))