+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Trabalhar com Cabo de Rede de 2 e 4 Pares Simultaneamente

    Fala galera.

    Estou montando um provedor de internet cabeado, e tenho planos de usar cabo de 4 pares para interligar a rede e de 2 pares para interligar os clientes. Bem, a minha dúvida é qual a desvantagem de eu utilizar essa estrutura de cabos, se eu perco em velocidade ou instabilidade, se não é bom devido as interferências, etc, qual o problema em usar essa estrutura? E a outra dúvida é se eu usar cabos furuwaka eu posso aumentar a distancia entre os switchs, quero dizer de 100m para 150m por exemplo?

  2. #2

    Padrão Re: Trabalhar com Cabo de Rede de 2 e 4 Pares Simultaneamente

    1 - cabo 2 pares é para rede 100mbit, o de quatro pares nao vai produzir diferença alguma, o padrão só usa 2 pares.
    2 - a distância nao eh definida pelo cabo e sim pelo padrão ethernet 100base-tx. são 100 metros. Algumas combinações de PLACAS + cabos podem passar disso, mas fiar-se nisso pode não ser estável.
    3 - acredito que dê para usar 150 metros, mas "ninguem garante".

    no geral, preciariamos saber o padrao da rede (100base-tx ? 1000base-tx ?) para poder responder com certeza.

  3. #3

    Padrão Re: Trabalhar com Cabo de Rede de 2 e 4 Pares Simultaneamente

    Bom dia JorgeAldo.

    O padrão da rede que vou trabalhar é 100base-tx.

  4. #4

    Padrão Re: Trabalhar com Cabo de Rede de 2 e 4 Pares Simultaneamente

    Uso cabeamento em postes ha anos, e posso afirmar certeza que um dos maiores problemas em cabeamento e tentar aumentar a distância até o limite. Nunca faça isso porque com o tempo apareçe os problemas. Aqui na minha região os postes tem entre 40 a 45 metros. Uso cabo com distância de 80 a no maximo 90 metros.

  5. #5

    Padrão Re: Trabalhar com Cabo de Rede de 2 e 4 Pares Simultaneamente

    Agora começo a usar o padrão gigabyte e coloco um switch em cada poste. Pareçe ficar caro mas eh so impressão , pois no final acabo economizando a diferença no cabeamento dos clientes.

  6. #6
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: Trabalhar com Cabo de Rede de 2 e 4 Pares Simultaneamente

    já vi rede ficar lenta com 90 metros, e no caso de cabeamento de 2 pares, se futuramente resolver aproveitar o mesmo cabo para fazer um gigabyte, não vai ter jeito, só trocando o cabeamento.

  7. #7

    Padrão Re: Trabalhar com Cabo de Rede de 2 e 4 Pares Simultaneamente

    O ideal eh usar cabo de boa qualidade, se possível dupla capa e nunca usar CCA (alimino cobreado) principalmente se passar energia dentro deles.

  8. #8

    Padrão Re: Trabalhar com Cabo de Rede de 2 e 4 Pares Simultaneamente

    Amigos o cabeamento de 2 pares vai ser somente pra ligar os clientes a rede, o cabeamento da rede vai ser de 4 pares cat5e.

  9. #9

    Padrão Re: Trabalhar com Cabo de Rede de 2 e 4 Pares Simultaneamente

    uma curiosidade vocês que já trabalhão com cabeamento em poste vocês tem muita queima com raios ? e você trabalhão com 160V ou alimentados pelo cliente ?

  10. #10

    Padrão Re: Trabalhar com Cabo de Rede de 2 e 4 Pares Simultaneamente

    Tenho rede cabeada a 6 anos e posso te dizer, se quiser zero de dor de cabeça (ou quase zero) parta para fibra. Parece caro, mas logo se paga o investimento. Se a região onde você deseja atuar tiver uma boa concentração de clientes ótimo. Poderás trabalhar com os pac pons e ftth ao mesmo tempo. Estou estudando a implantação de uma rede gpon aqui e realmente não vejo contras (a não ser o custo), para que compense mais rápido seu investimento acredito que seria melhor usar, ao menos inicialmente, o sistema de pac pons.

  11. #11

    Padrão Re: Trabalhar com Cabo de Rede de 2 e 4 Pares Simultaneamente

    Já me decidi, comprei cabo de rede de 4 pares furukawa, tanto pra rede quanto para clientes. Obrigado pela ajuda!

  12. #12

    Padrão Re: Trabalhar com Cabo de Rede de 2 e 4 Pares Simultaneamente

    Amigo na minha cidade é pouca a incidência de raios. Tenho amigo que trabalham a mais de dois anos com o mesmo equipamento sem precisar troca-lo. E trabalhamos com 160v mesmo.

  13. #13

    Padrão Re: Trabalhar com Cabo de Rede de 2 e 4 Pares Simultaneamente

    aproveitando o topico do amigo, trabalho com 160 vdc, faz pouco tempo, minha duvida é se é normal o polo negativo dá uns beliscalzinho? hehehe